Os carismáticos olhos de Dagashi Kashi

Quando vi as primeiras imagens de divulgação de Dagashi Kashi, minha atenção imediatamente se voltou para os olhos dos personagens. Agora, tendo assistido já a três episódios do anime, digo que estou gostando bastante da maneira como esses olhos contrastam entre si e como refletem a personalidade dos personagens que os carregam.

Peguemos o exemplo de Hotaru, a energética amante de doces. Ela é bastante determinada em sua missão de fazer Kokonotsu aceitar herdar a loja de seu pai e bastante expressiva quando se trata de guloseimas. Seus olhos, retratam exatamente. Os diversos círculos concêntricos indicam foco, sua cor levemente arroxeada, combinando com o cabelo, indicam sua excentricidade e repare como eles estão sempre bem abertos, quase numa pegada de fanatismo, uma pegada maníaca. No caso de Hotaru, por doces.

dagashi_kashi_olhos_04

Kokonotsu possui olhos sempre franzidos, cansados, pesados, indicando exatamente sua postura diante de tudo aquilo. Ele não quer herdar a loja do pai, ele quer ser um mangaká. Mesmo quando Hotaru aparece ele raramente muda sua expressão, com exceção dos momentos em que deixa transparecer seu conhecimento e interesse por doces. Porém, reparem que, mesmo nesses momentos, seu olhar difere do olhar apaixonado de Hotaru. Ele gosta de doces, bastante até, mas aquilo pra ele é algo natural. Ele vê tudo aquilo com inocência, quase que ainda como as crianças que são os principais fregueses de sua loja.

dagashi_kashi_olhos_02B

Indo para os personagens coadjuvantes, temos Saya, curiosamente uma personagem que me agradou bastante. Seus olhos são bem grandes e abertos, mas todo branco com pequenas pupilas castanhas. O tamanho indica como ela parece estar sempre surpresa e interessada no mundo ao seu redor. Saya é a única que, por exemplo, parece verdadeiramente se interessar pelo papo de Hotaru sobre doces. As pequenas pupilas, perdidas no meio daqueles olhos grandes, no entanto, apontam mais para o aspecto desligado de sua personalidade. Ela parece estar sempre perdida ou com a cabeça nas nuvens, até que algo ou alguém chama a sua atenção. Por fim, é legal ver como a decisão de deixar seus olhos totalmente brancos contrasta com a cor incomum dos olhos de Hotaru. Enquanto esta é extremamente excêntrica em todos os aspectos, Saya é mais… comum.

dagashi_kashi_olhos_03

Por fim, temos o irmão de Saya, Tou, cujos olhos até agora não vimos, por ele estar sempre usando óculos escuros. Ainda assim, esse detalhe dá a ele um to de cool e descolado, que é o que ele quer tentar passar para todos, mesmo estando mais pra loser do que qualquer outra coisa, mas ao mesmo tempo o coloca um pouco afastado dos demais, algo que ele de fato é. Embora ele seja amigo de Kokonotsu, sua participação é bastante limitada nos eventos da série e, normalmente só serve como alívio cômico. Pelo menos até onde assisti.

Adoro quando detalhes de certos animes me dão material para mergulhar um pouquinho mais fundo. Esses detalhes são só uma das razões pelas quais eu estou gostando bastante de Dagashi Kashi, uma série que, definitivamente, acompanharei bem de perto nessa temporada.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Quando vi as primeiras imagens de divulgação de Dagashi Kashi, […]