Primeiras Impressões da Temporada de Inverno 2016 – Parte 4

Em meio a tantas estreias, é inevitável que algumas sejam fracas, outras bem fracas e outras simplesmente ofensivas. Felizmente, nem tudo é tristeza nessa parte 4 das primeiras impressões dos animes da temporada de Inverno 2016 onde falaremos de Koukaku no Pandora, Phantasy Star Online 2: The Animation, Bubuki Buranki e Divine Gate!


Koukaku no PandoraDireção: Munenori Nawa – Roteiro: Tatsuya Takahashi – Estúdio: Studio Gokumi

Koukaku no Pandora - 01

Um anime moe saído da mente do criador de Ghost in the Shell… é, este é Koukaku no Pandora. Ao terminar de assistir ao primeiro episódio eu só conseguia pensar em uma coisa: “Esse deve ser o anime mais OTAKU que eu já vi em muito tempo”.

Chequem comigo….

Garotas fofinhas moe… CHECK!  Garotas fofinhas moe ciborgues… CHECK!  Garotas fofinhas moe ciborgues usando armas… CHECK!  Garotas fofinhas moe ciborgues usando armas se tornando mahou shoujo… CHECK! Garotas fofinhas moe ciborgues usando armas se tornando mahou shoujo e com momentos ecchi… MEGA CHECK!

Se você estava procurando um anime que é a definição do otaku japonês, parabéns, você o encontrou. Porém, se você estava procurando qualquer outra coisa, olha… chances é que vocês ficarão bastante decepcionados. Porém, acho que vale conferir esse primeiro episódio pelo simples fato dele conseguir ser esse fenômeno otakuzesco. Mas só esse primeiro episódio.


Phantasy Star Online 2: The Animation Direção: Keiichirou Kawaguchi – Roteiro: Mitsutaka Hirota – Estúdio: Telecom Animation Film

Phantasy Star Online 2 The Animation - 01

Só Deus sabe como eu NÃO estava empolgado para esse anime. A série Phantasy Star é um clássico dos J-RPG para consoles. Foi criada pela SEGA e conta com um monte de jogos, que em sua maioria são bem bons. Infelizmente, esse anime, de bom não tem quase nada.

A começar pelos personagens extremamente genéricos, tanto em personalidade quanto em design. Há tempos não via personagens tão pouco memoráveis quanto esses. Mas enfim, se a história fosse boa, ok… mas não é. Na verdade, a história nem se passa no mundo de Phantasy Star Online, o que poderia render uma excelente história, mas sim no mundo real, numa realidade onde o jogo Phantasy Star Online 2 é extremamente popular. Nesse cenário eu só consigo imaginar um único tipo de espectador para esse anime: quem joga o jogo e vai curtir ver algumas referências e participações especiais, ou uma criança que vai ficar fascinada em ver seu joguinho “ganhar vida” fora do PC.

Para o espectador comum, Phantasy Star Online 2: The Animation não passou outra impressão nesse primeiro episódio além da de um anime genérico, com personagens fraquíssimos, uma animação bem mediana pra ruim e um roteiro de dar vergonha.


Bubuki BurankiDireção: Daizen Komatsuda – Roteiro: Jirou Ishii / Yukinori Kitajima – Estúdio: SANZIGEN

Bubuki Buranki - 01

Duas coisas me chamaram a atenção nesse anime quando estava fazendo minhas apostas e sugestões para a temporada: a qualidade da animação e o plot proposto pela sinopse. Ao assistir a esse primeiro episódio posso dizer que fiquei extremamente satisfeito com ambos e com muito mais.

Começando pela animação: aqui temos o estúdio SANZIGEN nos trazendo o melhor CG que já vi em um anime antes. Tá tão bom que em muitos momentos é difícil discernir se estamos vendo uma animação 2D ou 3D de tão bem que ela se mistura com os outros elementos em cena. Não só isso como ela é também bastante estilosa, com bons efeitos especiais, de iluminação, etc. Eu realmente fiquei impressionado e, quem der uma chance, também acredito ficará. Se vocês já viram algum CG melhor, deixem nos comentários porque eu, realmente, não lembro.

Quanto ao plot, eu me vi extremamente envolvido nele desde o começo. A ideia de começar mostrando a relação dos irmãos protagonistas com seus pais (em especial com sua mãe) foi bastante acertada já que ela, ao que parece, ocupará um lugar importante na história. Além disso, no segundo ato do episódio, nós passamos para o “mundo atual” onde a série se passará. Vemos a dupla se reencontrando e o resultado disso até chegarmos ao final do episódio que termina com um gancho que me deixou realmente temeroso pela segurança dos personagens. Para vocês verem o quanto eu estava envolvido naquilo ali.

Acho que o diretor e os roteiristas conseguiram balancear bem a quantidade de informação que nos é dada para podermos acompanhar a história nesse momento e a quantidade de informação que não é dada para nos deixar com vontade de saber mais sobre aquele universo e sobre o que aconteceu no timeskip de 10 anos entre o primeiro e o segundo ato.

Percebi que algumas pessoas criticaram o fato do protagonista ter se mostrado meio bundão, mas além disso por si só não tornar a série ruim (Shinji… é você?), a própria irmã dele e co-protagonista se mostra uma verdadeira badass, além da própria mãe do moleque que se mostrou ser extremamente poderosa no primeiro ato. Enfim, eu bem que queria continuar falando aqui, mas esse é só um post de primeiras impressões. Adoro séries que me deixam interessado e querendo discuti-la ou comentá-la. Bubuki Buranki é uma delas.


Divine GateDireção: Noriyuki Abe – Roteiro: Natsuko Takahashi – Estúdio: Studio Pierrot

Divine Gate - 01

Após já ter assistido tantos animes para escrever esses posts de primeiras impressões, a gente começa a ficar meio sem saco para animes ruins. Divine Gate é um desses animes ruins e, no caso, BEM ruins.

Tirando um ou outro aspecto da direção de arte, eu não consegui tirar nada de bom dessa série. Certos momentos, inclusive, me deixavam extremamente constrangido. Por exemplo: se já não bastasse a forçada introdução em linguagem poética tentando posar de profunda, o anime em vários momentos coloca uma narração poética em off para tentar incessantemente convencer o espectador que ele está vendo algo sério e profundo, quando na verdade não passa de um anime raso maquiado. Nem boas cenas de ação tivemos, o que era o mínimo que eu esperava dessa série. Nem lembro, na verdade, de ter visto alguma ação nesse episódio.

Palmas para o Studio Pierrot por conseguir pegar uma boa equipe, em especial, um bom roteirista, e fazer essa bomba sem graça.

Sim, eu posso estar sendo precipitado e a série pode vir a ser boa daqui pra frente, mas esse primeiro episódio não me deu nenhuma garantia ou projeção disso ser possível.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Em meio a tantas estreias, é inevitável que algumas sejam […]

5 thoughts on “Primeiras Impressões da Temporada de Inverno 2016 – Parte 4”

  1. Bubuki concordo cara e bundão mesmo que melhore através dos eps ja deu , a entender que e a irmã a mais forte da dupla isso e ruim ao meu ponto de vista

      1. o problema não e esse , que faltou eu dizer que se ele ficar mais forte que ela dai e o problema , pois sempre quando a menina e mais forte que o cara eles arrumam um jeito dele ficar fodão tipo maioria dos animes genéricos

  2. phantasy star online foi dificil de conseguir ver o primeiro ep todo eim, meu, horrivel de mais.
    aquela coisa da presidente do conselho ser mega famosa e todo mundo babar nela e ainda a incrivel coisa de que “agora vc é do conselho estudantil, vai jogar joguinho online sim” é uma merda.

    babuki buranki realmente foi segundo melhor da temporada pra mim, fiquei surpreso, ainda mais eu que tenho certa aversão a CG realmente gostei da animação e a história parece bem promissora, fora que no final do ep quando vc vê apenas um esqueleto e não o robo inteiro me faz pensar o que era o robo afinal pra ele se decompor a ponto de ficar só um esqueleto

Deixe um comentário!