ANIKENKAI AWARDS 2015 – O Melhor dos Animes

Parem o que estiverem fazendo pois está no ar o mais importante prêmio animístico na opinião deste que vos fala, o ANIKENKAI AWARDS!

ankkawardstop_2014

Nem acredito que conseguimos chegar à 6ª edição desse prêmio! Agradeço a todos vocês que acompanham o Anikenkai e que, de alguma maneira, curtem o Anikenkai Awards. Como de costume, escolhemos o que de melhor vimos no ano de 2015 no mundo dos animes. Para estar elegível para o prêmio desse ano, o anime precisa:

– Ter terminado em 2015.
Não ser OVA, filme ou especial para TV.
– Nas categorias musicais, as músicas precisam ter estado no ar esse ano.

Esse ano, o vencedor de anime do ano estava bem claro, porém, foi bem difícil escolher os vencedores das categorias temáticas (ação/aventura, comédia, drama). Tivemos uma boa seleção de animes esse ano e concordando ou discordando das escolhas, não deixe de ir lá nos comentários dar a sua opinião! Bora conferir!

Melhor Cenário

2015_cenario

Começando com a categoria mais tradicional do Anikenkai Awards, em matéria de cenário não teve nenhum outro anime que tenha se destacado mais que Hibike Euphonium. Paisagens belíssimas e se misturando muito bem com os demais elementos de cena. Uma verdadeiro deleite aos olhos. A equipe do Kyoto Animation teve um tremendo cuidado com jogo de luz e sombra, tons, perspectiva, enfim… um trabalho perfeito que merece reconhecimento.

Melhor Direção de Arte

2015_direcaodearte

Ainda nas categorias artísticas, o anime que mais se destacou em matéria de direção de arte foi Rolling Girls. Acredito que poucos de vocês tenham assistido esse anime, mas não tem como negar que ele é estiloso. Além da animação que está muito bem feita, o uso de bastante cor, de cenários aquarelados e de designs arrojados fez desse um dos animes mais bonitos do ano. Pena que pouca gente assistiu. Deem uma conferida. Vai que gostam, como eu gostei. Ah, e menção honrosa para a música de abertura que achei muito boa!

Melhor Anime Curto

2015_curto

Infelizmente, 2015 não foi um bom ano para animes curto. Se não fosse por Wakako-zake, realmente não sei quem escolheria para essa categoria. Porém, não vamos diminuir o mérito de Wakako-zake por isso. O anime que traz as desventuras de uma jovem mulher que só quer poder tomar um bom sake e comer uma comidinha gostosa após um cansativo dia de trabalho me conquistou totalmente e acredito que também conquistou muita gente. PSHUUUUUU pra todos vocês!

Melhor Anisong

2015_anisongEssa categoria foi MUITO mais concorrida do que eu achei que seria. Porém, depois de muito pensar, acredito que RAISE YOUR FLAG, música da primeira abertura de Gundam Iron-Blooded Orphans (ainda em exibição no momento desse post) merece a posição de melhor. A música empolga demais e embala cada episódio dessa série que estou gostando muito de acompanhar. Não posso deixar de dar menção honrosa para a música de encerramento do mesmo anime, Orphans no Namida, que, no meu coração tá pau a pau com RAISE YOUR FLAG, e pela abertura de Rolling Girls que mencionei lá em cima.

Maior Surpresa

2015_surpresa

Essa é pra mim uma das categorias mais gratificantes de se escolher um vencedor. Simplesmente porque adoro a sensação de ver uma série sem conhecer nada ou não ter muita expectativa e ser surpreendido com algo de tremenda qualidade. Foi assim com Ore Monogatari esse ano e não tinha como escolher qualquer outro como vencedor. A comédia sobre o divertido romance entre o gigante e desengonçado Takeo Gouda e da pequena e fofa Rinko Yamato foi um sopro de ar fresco em meio a tanto mais do mesmo. Uma verdadeira surpresa!

Maior Decepção

2015_decepcao

Por outro lado, se tem uma categoria que eu não gosto de escolher um “vencedor” é essa. Porém, infelizmente, todo ano temos alguns animes para os quais esperávamos bastante e acabamos nos decepcionando. Em 2015, acredito que Dragon Ball Super foi o avatar da decepção. Trazendo uma recontagem de eventos que aconteceram em dois filmes anteriores e com uma qualidade de animação e de produção duvidável, o anime desagradou bastante quem esperava um bom retorno para a adorada franquia. Uma pena.

Melhor Trilha Sonora

2015_ost

Kekkai Sensen já séria um anime sensacional se tivesse uma trilha sonora mediana, mas ele não quis se contentar com isso e nos apresentou uma seleção de músicas que, além de terem casado muito bem com os momentos da série, impressiona por si só. Eu adorei a mistura de jazz, orquestra, blues e até pop que a trilha, sob autoria do até então desconhecido Taisei Iwasaki, entregou. Vale lembrar que a própria diretora da série, Rie Matsumoto, foi a diretora de som, seguindo bem a escola Shinichiro Watanabe de ser.

Melhor Continuação

2015_continuacao

Nós tivemos boas continuações esse ano, mas pra mim nenhuma chegou aos pés de Haikyuu!! 2 pelo simples motivo de que esse anime me trouxe de volta o gosto por animes de esporte! Não tem como não se empolgar vendo essa série. Seja pela qualidade da história ou pela qualidade técnica. É tudo muito bem feito e merece vencer a categoria de melhor continuação. Se ainda não conhece Haikyuu, corre porque vale bastante a pena!

Melhor Anime de Comédia

2015_comedia

Dando início às categorias temáticas, esse ano foi um ano muito bom para comédias. Tivemos séries como Shimoneta, Himouto! Umaru-chan, Sore ga Seiyuu, Osomatsu-san… e embora essas também tenham sido bem boas, o vencedor de Melhor Comédia do ano é Ore Monogatari! Seja pela excelente dinâmica entre o trio principal, seja pelas piadas, seja pelo romance, seja o que for, Ore Monogatari me conquistou. Sem dúvidas, um vencedor!

Melhor Anime de Ação/Aventura

2015_acaoaventura

Kekkai Sensen não só uma trilha sonora sensacional, mas também tem ação de primeira! Foi precisa muita fibra para vencer One-Punch Man nessa categoria, mas no overall achei Kekkai Sensen um anime mais completo e interessante. Infelizmente o anime sofreu com atrasos quando estava em exibição, o que afastou muita gente da série. Porém, acreditem em minha palavra: vale a pena. Rie Matsumoto fez um trabalho espetacular e me colocou muito esperançoso para seu próximo trabalho como diretora. Um anime realmente único e que mais pessoas precisam conhecer.

Melhor Anime Dramático

2015_drama

Embora a série tenha também elementos de comédia, não temos como negar que Hibike Euphonium é uma série dramatica e, como tal, foi muito bem executada. Temos o relacionamento entre Reina e Kumiko, a jornada da banda em direção à sua principal competição, os conflitos ali gerados entre os alunos e até com o professor. Um anime bastante envolvente e que conduziu perfeitamente em sua história. Acrescentemos à isso a absurda qualidade de animação, de efeitos visuais, de design, e etc e temos um dos melhores animes do ano, mas sem dúvida o melhor anime dramático. Se quiserem saber mais sobre o que eu e a equipe do Anikenkai achamos dessa série, confira o Anikencast #006!

E agora, rufem os tambores porque é hora do…

Melhor Anime de 2015

2015_ANIME

Eu esperei praticamente um ano para poder dar o prêmio para SHIROBAKO. O anime terminou em Março e desde então todo anime que eu via eu pensava: “E ai? Será que é melhor que Shirobako? Não, né?”. Shirobako foi um anime incrível. Ele, de uma maneira leve e divertida, humanizou a produção de animes. Deu vida às pessoas que, para nós, eram apenas nomes nos créditos de uma série. Com um elenco de vários personagens interessantes e com uma história envolvente, nós praticamente viramos colegas de Miyamori enquanto ela dá seu máximo trabalhando na Musashi Animation. Assim como Hibike Euphonium, se quiser saber mais o que eu e a equipe do Anikenkai temos a dizer sobre Shirobako, confira o Anikencast #004.

Melhores de 2015 (Starro)

Vencedor: SHIROBAKO

Menções Honrosas: Yuri Kuma Arashi, Kekkai Sensen e Gatchaman Crowds.

Melhores de 2015 (Clara)

Vencedor: SHIROBAKO

Menções Honrosas: Denki-gai no Hony-san

—————————————————————————————

E assim terminamos o 6º Anikenkai Awards… ou melhor, terminamos o post pois a discussão pode continuar nos comentários! Diga o que vocês acharam! Concordam? Discordam? Quais foram os melhores (e quem sabe piores) do ano para vocês? Que comece a discussão…

Até o ano que vem!

Quer conferir os Anikenkai Awards anteriores?

1º Anikenkai Awards / 2º Anikenkai Awards / 3º Anikenkai Awards / 4º Anikenkai Awards / 5º Anikenkai Awards

Sobre Diogo Prado

Tradutor, podcaster, jornalista, amante de cinema, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Parem o que estiverem fazendo pois está no ar o […]