Anikencast #006 – Hibike Euphonium!

Nesse episódio do Anikencast, Diogo, Starro e Leonardo Kitsune confabulam sobre o que acharam de Hibike Euphonium, o mais recente anime da Kyoto Animation, e também conversam um pouco sobre os eventos de julho desse ano, Watsuki no Brasil, e por aí vai.

Participe também nos dando o seu feedback sobre o que comentamos, sobre o Anikencast em si e, claro, o que vocês acharam de Hibike Euphonium!

anikencast_001_post-b

Anikencast #006 – Hibike Euphonium
[71 min / 50MB]

Links comentados nesse episódio

Fotos da palestra do Genkidama no Anime Friends 2015

Participe

Mande e-mails para [email protected] ou comente aqui mesmo no post! Deixem sua opinião sobre o que foi falado e nos enviem sugestões de temas que vocês querem que a gente comente! A nossa ideia é sempre trazer tópicos sugeridos pelos ouvintes para nossas discussões!

Acompanhe

Youtube: http://www.youtube.com/VlogAnikenkai
Facebook: http://www.facebook.com/anikenkai
Facebook: https://www.facebook.com/portal.genkidama
Twitter: http://twitter.com/didcart
Tumblr: http://mbbanikenkai.tumblr.com/

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

16 thoughts on “Anikencast #006 – Hibike Euphonium!”

  1. UIa! eu adorei esse anime, foi o unico animes que me prendeu dessas ultimas temporadas.

    Eu estava com receio de assistir, por que achei que seria mais focado no relacionamento das personagems…
    Mas depois de ver o primeiro ep eu víciei e vi até o ep 9 direto, depois fui acompanhando semanalmente.
    Esse anime me lembrou muito os tempos que eu fazia aula de violão com um grupo de pessoas. ainda mais aquela anciedade dos ultimos episodeos. Deu a maior nostalgia. o(*0*o)

  2. Adorei o anime já nos primeiros onde a Kumiko diz que a banda da tocando em frente a escola é terrível. A Kumiko evitando a Reia no começo da série, parecia ser por vergonha de não dado tanto valor a competição que elas perderam, mas mesmo assim continuar em uma banda. Qual a simbologia da Reina e a Kumiko estarem descalças na cena entre a passada de dedo da Reina nos lábios da Kumiko e elas começarem a tocar?
    Faltou vcs falarem da vice presidente do clube de música, ela não pareia estar mt preocupada com quem fria o solo de trompete msm sabendo que a Reina era a melhor.

  3. Eu também maratonei a série e o ultimo episódio foi na minha opinião o melhor pois apesar de pelo estilo do anime no começo você tem a sensação de que tudo vai se resolver tranquilamente,pelos acontecimentos anteriores nem todas os problemas foram resolvidos de forma passiva,então deu pra criar uma tensão sobre o ultimo episódio mesmo assim.

  4. Otimo cast … vocês conseguiram expressar o que eu senti vendo o anime . É bom saber que não fui o único.
    Bom , hoje considero Hibike o melhor anime da temporada passada, e sobre a Kumiko vencer a musica, teve um episodio focado nisso não ? ela treinando tanto que desmaia , bom eu sei que isso aconteceu so não sei em que trecho . E faltou falar do mito Asuka porem ela perde um pouco do brilho durante os eps se não ela roubaria a cena sempre.

  5. Eu tinha decidido que não ia ver por que tenho trauma de banda marcial, haha.Moro perto de um quartel da polícia militar, imagine o inferno, todo feriado pátrio sou acordada pelo Hino Nacional, Hino da Bandeira, Canção do Expedicionário… e tem dias que ficam ensaiando e você escuta o mesmo trecho 100 vezes, e desafinam no mesmo ponto todas as vezes… Imagina tentar estudar ou fazer um trabalho assim!

    Maaas, já q estão falando tão bem, talvez eu dê uma chance. Mas preciso de um tempo pra criar coragem, kkkk….

  6. Acompanhei episódio a episódio. Um dos melhores da temporada. Surgiu sem prometer muito, e surpreendeu pela construção de ambos enredo e personagens. Mas o melhor é mesmo a produção de alta qualidade em praticamente todos os aspectos.

    Excelente cast!

  7. Meio off topic, mas tragam um cast de Haikyuu (tanto anime quanto mangá) ou Tokyo Ghoul (mangá) quando der, são obras que realmente gosto e seria bom ver algum br comentando!

  8. Falar de valores de produção em um anime do Kyoto Animation chega a ser desnecessário. Todos os animes deles tem um cuidado especial com a animação, em fazer os movimentos autênticos, os cenários convincentes, direção de fotografia a sério e sonoplastia de alta qualidade. Esse último ponto costuma não ter tanta atenção quanto deveria, não a música, os sons mundanos mesmo. Os animes do Kyoto Animation tem um som delicioso. Dito isso, Euphonium na verdade não é tão caprichado quanto outros animes do estúdio na parte dos cenários. Sim, a qualidade aqui é mais baixa. Não sei por qual motivo mas é claro que eles tiveram que depender mais do que o normal em fotografias. Normalmente eles usam elas como referências para desenhar por cima, aqui em metade do tempo apenas jogaram uns filtros rápidos por cima e só. Ficou bastante aparente. E teve um episódio inteiro de “quallity”, mesmo que um episódio mal feito do Kyoto Animation já seja dentro da média do mercado.

    Antes de comentar sobre a série, por qual motivos não gostam de K-On e Tamako Market se eles tem mais ou menos as mesmas qualidades que Euphonium? Só consigo ver questão de gosto.

    Terminados os rodeios, o Kitsune está um cuzão nesse podcast ein?
    Talvez eu tenha entendido errado a forma como ele se expressou, que ele não estava opinando sobre os personagens em tom de acusação.
    Euphonium pode ser considerado um anime de esporte? Até que sim só que naquele estilo de o esperto ser apenas o meio para desenvolver os personagens e não o fim. É uma atividade coletiva, haverá conflito entre as pessoas envolvidas, mesmo que de forma não intencional. As vezes a tentativa de evitar conflitos se torna a causa deles. O Taki agiu como o orientador que ele foi contratado para ser. Ele manipulou sim a turma e isso faz parte da função dele. Cada um ali manipula um pouco suas amizades, por que então ele deveria ser questionado por fazer o mesmo? Como toda decisão para um objetivo há seus efeitos negativos, ele não pode deixar de tomar uma decisão para evitar os efeitos negativos, potencializados por haver muito fator emocional nessa série. Quando pode ele faz o que pode fazer, como quando ele mandou a Kumiko parar de tocar em um ensaio, mesmo que a primeira vista isso tenha sido algo ruim. E aqui eu não posso continuar a escrever sem comentar que tenho um ponto de vista bastante diferente dos participantes do podcast porque eu sei o que acontece nas novels seguintes, e quais alterações foram feitas no roteiro dessa primeira temporada. Eu sei o que se passa na mente do Taki e da Asuka, que aliais é de certo modo a protagonista oculta da série. A série se chama Hibike Euphonium por causa da Asuka… Então, fico em uma posição complicada para discutir as ações dos personagens nessa temporada.

    O que eu posso dizer no entanto é que a história original já é bastante boa por si só, e algumas pequenas alterações que fizeram no roteiro foram para melhor. O conflito durante a audição para solista acontece de forma sutilmente diferente, deram muito mais dignidade para a Kaori ao mesmo tempo jogando a Reina de forma mais agressiva contra a turma para fazê-la ser menos mal vista.
    Porém tem algo que pioraram, que foi o fanservice da Kumiko com a Reina.

    Todo mundo sabe porque fizeram isso, supostamente para gerar discussão e vender mais produtos, mas será que era mesmo necessário para pagar as contas? As duas tem sim aquela relação no original, só que o Kyoto Animation forçou um pouquinho a amizade ao animar as cenas… Agora é esperar para ver quando haverá uma segunda temporada, no episódio final fizeram vários preparativos para o que vem a seguir.

  9. eu assisti o anime e n achei nada de mais, ate meio chato pq esperava mais sobre musica, mas depois de ouvir oq vcs falaram sobre e trançando um paralelo com a maioria de porcaria q existe, ele é realmente bom, tem ritmo legal os personagem são humanos e n animescos, e parece q n mais o universo eh muito rico tem muito detalhe colocado sutilmente nos epi q se n prestar a atenção passa batido.

  10. Melhor Hibike nem sequer foi citada, que sacanagem.

    Gostei bastante da série por satisfazer o meu gosto por cenas bonitas, cenas como a Kumiko correndo e toda a sequência das garotas no topo da montanha me fizeram tremer, beleza e elegância em um nível excelente.

    De resto eu não me importo muito. Só acho que deveria ter mais Natsuki, quem sabe na próxima temporada.

  11. Muito bom Anikencast como sempre parabéns ae, alguém poderia escrever o nome do filme citado pelo Kitsune!?, vlw.

  12. Gostei bastante do podcast, vocês comentaram sobre muitas coisas que eu não tinha atentado! O anime realmente me surpreendeu (não estava esperando muita coisa rsss ou que fosse um nodame da vida), a qualidade de animação, junto com o desenvolvimento dos personagens me animou bastante. Porém, depois que eu fui atras da light-novel tive um certa decepção com o resultado final…… mas fazer o que?! Que venha uma 2 temporada.

Deixe um comentário!