Dragon Ball Super – Primeiras Impressões

Dragon Ball Super é a continuação de Dragon Ball Z que merecíamos e um verdadeiro alívio para quem esperava que fosse algo no (baixo) nível de Sailor Moon Crystal e Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro.


Dragon Ball Super 001 - 01.mkv_snapshot_00.08_[2015.07.05_12.50.28]

Há quase 20 anos não tínhamos uma série original de Dragon Ball. Muito menos uma com seu criador, Akira Toriyama, no comando. Porém, embarcando no sucesso dos recentes filmes da franquia, chega a nós Dragon Ball Super.

Nesse primeiro episódio, seis meses se passaram após Goku e companhia terem salvado a Terra do poderoso Buu. Com a paz de volta, Goku precisa fazer algo que, até onde eu me lembro, nunca fez: trabalhar para botar dinheiro em casa. Apesar dessa proposta ser um pouco estranha para quem estava em busca de épicas lutas, é bom lembrar que Dragon Ball sempre teve inícios mais lentos em seus arcos, onde podemos ver os personagens interagirem e se relacionarem para, de certa maneira, criar o cenário para a próxima ameaça que está por vir.

Dragon Ball Super 001 - 02

E por falar em ameaça, eu confesso que não gostei tanto assim de terem trazido o vilão do filme A Batalha dos Deuses, Beerus como o primeiro vilão que os heróis provavelmente precisarão enfrentar. Essa repetição pode criar confusão com quem assistiu aos filmes e pode também fazer com que muita gente ache que Dragon Ball Super será apenas uma recontagem do filme, o que eu espero que não seja. Confesso que preferia um novo vilão, mas entendo também a Toei, juntamente com o Toriyama, terem preferido jogar seguro e trazer um vilão que já teve uma certa aceitação pelo público. De qualquer forma, a atuação de Beerus nesse primeiro episódio foi bem secundária, só se mostrando um verdadeiro filho da p*** ao destruir metade de um planeta sem motivo aparente.

>>Memórias de um fã: Dragon Ball Z e a fase Buu (Gyabbo)

O episódio preferiu optar por nos mostrar como está a vida dos personagens nesse momento: Gohan e Videl estão nos preparativos para seu casamento, Senhor Satan ainda está desfrutando da fama por ter “salvado o mundo”, e Trunks e Goten estão soltos por aí sem se preocuparem muito em serem vistos voando no meio das “pessoas normais”. Gostei de ver essa ambientação, me trouxe de volta àquele mundo depois de tantos anos sem parecer forçado.

Dragon Ball Super 001 - 03

O que também colaborou muito em me trazer de volta foi a direção de arte da série. Embora ela esteja atualizada para os tempos de hoje, os personagens possuem os mesmos traços e personalidades de antigamente, fazendo o reencontro ser bem mais fácil. E o que dizer daquela abertura? Tanto ela quanto o encerramento foram bem nostálgicos. A cena do início com a Terra aparecendo por trás do sol em alusão clara à primeira abertura de Dragon Ball foi foda. A música de abertura até que encaixou bem com a série, mas confesso que preferiria ouvir algo mais empolgante, como foi a abertura de Dragon Ball Kai, por exemplo. Até o narrador no início do episódio eles mantiveram. Curti. Curiosamente o que mais me “incomodou” ao ver Dragon Ball Super foi ter que ouvir a voz dos personagens em japonês (“Trunks-kun” é sacanagem… rs).

>> Os 10 animes/mangás que fizeram parte da minha vida (Anikenkai)

Enfim, depois da Toei ter trazido de volta Sailor Moon e Cavaleiros do Zodíaco com animes de qualidade BEM duvidosa, fiquei extremamente aliviado de ver que com Dragon Ball Super, pelo menos nesse primeiro episódio, eles mantiveram um bom nível. Não é uma animação incrível, mas até aí nunca foi. O que precisamos ver nessa nova série de Dragon Ball é o estilo do Toriyama sobressaindo. São as situações bestas, personagens aleatórios engraçados, um bom vilão e, claro, épicas batalhas. Se tivermos isso, acredito que todo fã da série vai estar mais do que satisfeito.

Dragon Ball Super 001 - 05

Seja bem vindo de volta, Akira Toriyama. Esse primeiro episódio foi, no geral, muito bom e espero que o nível se mantenha por todo o decorrer da série. Espero poder voltar à infância e curtir cada episódio como eu curtia Dragon Ball Z. Toei, por favor, não cague também essa série. Ainda mais depois desse início tão legal.

E vocês, curtiram esse retorno de Dragon Ball? Deixem suas opiniões nos comentários e bora comemorar porque DRAGON BALL ESTÁ DE VOLTA!


Confira também as Primeiras Impressões dos outros animes dessa temporada de Verão 2015:

Parte 1
Parte 2
Parte 3
God Eater

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Dragon Ball Super é a continuação de Dragon Ball Z […]

5 thoughts on “Dragon Ball Super – Primeiras Impressões”

  1. Queria muito ver isso dublado, mas como provavelmente vai demorar, acho que vou ter que encarar essas vozes estranhas mesmo…

  2. Foi tenso assistir ao Dragon Ball na dublagem original. Mas achei muito bom e nostálgico esse episódio. Pela prévia do próximo acredito que irei rir bastante,

Deixe um comentário!