[Anikenkai Indica] Taiga – Organizando seus animes

Eu nunca gostei de usar o MyAnimeList. Embora o site tenha um excelente banco de dados sobre animes, a interface de suas listas era confusa e nem um pouco prática, sem contar a lentidão exacerbada. Bem, e se alguém desenvolvesse uma plataforma que faz uso desse extenso banco de dados, corrigisse esses problemas e ainda adicionasse novos recursos? Legal, né? Pois conheçam o Taiga.

qlUPih_L

O TAIGA (baixe o programa no link) é um programa gratuito, open source e bem levinho que funciona como um intermediário entre o usuário e a péssima interface do MyAnimeList (MAL). Você pode fazer nele tudo que você faria no próprio site, como procurar informações sobre animes, adicionar à lista de “assistindo”, “assistidos”, “para assistir”, etc. Porém, a função que mais me interessou no programa foi o fato dele funcionar parcialmente “off-line”, possibilitando, por exemplo, ajustes em mais de um item ao mesmo tempo.

No MAL nós só podemos atualizar um item de cada vez. Se você quer mudar algum status de alguma série de alguma das suas listas, é um parto. Se quer remover ou adicionar mais de uma, outro parto. Porém, no Taiga, você faz todas as mudanças em suas listas off-line de maneira rápida e descomplicada e, depois, aperta o botão de sincronizar e VOILÀ, o programa se encarrega de fazer o upload dessas informações na plataforma online do MAL.

taiga_01

Vocês não têm ideia de como isso poupa tempo. Sério. Se você é usuário do MAL vai se sentir no paraíso depois de começarem a usar esse programa.

E se isso já não fosse bom o suficiente para valer o download, ainda existem diversas outras funcionalidades que melhoram ainda mais a experiência do usuário: pode-se, por exemplo, configurar o programa para detectar que episódio de que anime você está assistindo no seu PC e atualizar sua lista automaticamente; há uma seção onde você pode conferir os animes por temporada em que foram exibidos; há como configurar alertas para avisarem quando um novo episódio estiver disponível para assistir; dentre outras.

Taiga é um dos melhores programas para organizar animes que eu já vi. Ele trabalha com o excelente banco de dados do MyAnimeList oferecendo uma interface leve, prática, útil, simples de se usar e totalmente gratuita. Precisa mais?

taiga_02

E que fique claro que eu não recebi um tostão para falar bem desse programa. Ele simplesmente me surpreendeu muito positivamente e compartilhar coisas desse tipo é o que eu faço aqui na coluna ANIKENKAI INDICA. Deem uma conferida e postem aí nos comentários o que vocês acharam! Se já fazem uso do programa, postem também suas opiniões.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Eu nunca gostei de usar o MyAnimeList. Embora o site […]

32 thoughts on “[Anikenkai Indica] Taiga – Organizando seus animes”

  1. Caramba, que ótima dica! No momento, estou lendo mais mangás que assistindo animês, mas isso vai me ajudar muito organizar aquilo que pretendo ver… ou até mesmo ter uma ideia de quantos animês vi nos últimos anos (e quem sabe revisitar essas obras para ver se eles eram tão legais assim ou péssimas).

    Não conhecia o programa, então, obrigada pela recomendação!

      1. Atualmente estou lendo (e colecionando): Lúcifer e o Martelo, Magi, After School of the Earth, Green Blood, Claymore, Shingeki no Kyojin, Nanatsu no Taizai e Steins Gate. Comecei a ler também Boku no Hero Academia e estou gostando bastante.

        Outros, finalizei a coleção, mas ainda não li… Ufa. Começarei depois. =)

        A lista ainda vai crescer, pois planejo comprar outros mangás que serão lançados esse ano.

        E você?

        1. Lendo UM MONTE: nanatsui no tazai, fairy tail ansatsu kyoushitsu, world trigger, gin no saji (silver spoon), magi, shokugeki no souma, suicide island, ReLIFE, watari-kun no xx ga houkai sunzen, otoyomegatari, tokyo ghoul, shingeki no kyojin (relembrando na verdade), Kissxsis, To Love-Ru Darkness e vários outros que me fogem da memória hahaha

          Tenho Akame ga Kill, Kissxsis, Gokukoku no Brynhildr e One Punch Man, mas vou dar um boost incrível este mês com mangas, antes me concentrava bastante em LN

          1. Nossa, é bastante! Desses que você citou, só conheço uns seis. Ouvi falar (bem, inclusive) desse Silver Spoon… tenho que conferir depois! =)

            E sim, esse ano está difícil acompanhar tanta coisa legal que está saindo. Haja dinheiro para acompanhar os que quero ter, como Akira, Eden, GITS…e por aí vai. Hah.

          2. Leia Otoyomegatari, tenho certeza que tu vai gostar. É o manga com a melhor arte que já vi na história

  2. Diogo, dá uma destacada no link pro site do Taiga. Fiquei uns 2 minutos revirando a página depois de ler a notícia procurando o link, achei que você nem tivesse colocado. Tenta deixar separado do corpo de texto que fica bem visível.

  3. Eu utilizo o MAL Updater! Ele auxilia também essa lentidão e porcaria que é o site do MAL. E caso eu assista um episódio ele automaticamente reconhece de qual anime é, e já imediatamente atualiza o episódio na lista. Se ele achar no banco de dados que é o último episódio do anime ele automaticamente atualiza para Complete.
    Além de poder colocar o tema que quiser no programa. Embora ele precise de estar conectado a internet e esse Taiga já não é necessária de sempre estar.

    1. Acho que no MAL Updater não dá pra atualizar varios de uma vez. Pra mim é essa função que destaca o Taiga dos demais. Sem contar que é um programa bem leve.

      1. Sim o MAL Updater vai apenas um por um, mas como peguei o MAL desde que comecei a assistir animes, nunca tive problema de atualizar vários animes de uma só vez já que eu atualizava poucos por semana. Então o MAL Updater veio bem a calhar pra mim ^^. Mas o Taiga realmente se destaca nisso, isso auxilia ainda mais quem está começando agora a criar sua lista de animes.

    1. Caraca! É o Biguá do Arashi, com a mesma foto de perfil hahahahahah mito.
      Deu saudade do IRC agora…

      Opa, tenho que voltar a usar o MAL e testar esse TAIGA, gosto de marcar os mangás (que leio mais do que animes).
      McFly

  4. Vou baixar esse Taiga e ver como é, nunca fui mto com o estilo do MAL, sempre achei cansativo mexer nele haha. Aparentemente, não funciona para mangás, somente animes. O bom que talvez ele me force a dividir melhor o tempo entre seriados e animes, atualmente estou lendo mangás (pouco) e animes menos ainda (Só One Piece e Assassination Classroom).

  5. É bom, mas, só da pra atualizar os animes, e pra atualizar os mangás? Se for assim, continuo usando o MAL que já tem os dois. E no MAL da sim pra atualizar vários de uma vez.

  6. ou cara valeu eu usava o hummingbird mais recentemente o site não abre mais por aqui vlw pela recomendação

    1. Uso o Filmow para filmes e o Banco de Séries para seriados e acabo adicionando alguns animes lá também. Ambos são ótimos.

  7. NOSSA! eu tava essa semana procurando alguma coisa que fizesse isso pra mim, poxa essa foi a dica do ano! eu sou usuaria do tv calendar e orangotag pra series, e tava alucinada tentando achar algo legal pra animes *-* brigadão mesmo <3

  8. Não conhecia, instalei e dei uma mexida mas, não gostei.

    O MAL tem seus problemas, só que parece que ainda é melhor do que esse programa, especialmente depois que eles andaram dando uma melhorada no sistema deles. Que apesar dos pesares admito que até que gosto.

    Mesmo assim obrigado pela dica, acho que é mais valida pra quem está começando a mexer na sua lista agora ou pra quem não tem o costume de atualizar tudo constantemente, o que não é um problema pra mim agora mas foi quando conheci o MAL.

Deixe um comentário!