Avaliação: Tom Sawyer

download

Olá, amigos. Essa avaliação demorou um pouco, já que até o gibi saiu faz anos, mas estou sem pc e como é um material diferenciado, acho que que ainda está valendo. Tom Sawyer se trata de Haru, uma menina que está sem rumo e perde a mãe, cujo enterro é um vilarejo isolado e na sua ida para lá ela conhece Taro, um moleque peralta e estranho que a faz ver a vida de forma diferente.

Bem, honestamente, Tom Sawyer é um título estranho. Eu entendo o porquê do nome, já que há uma pequena semelhança com a história original, mas essa semelhança é de um tamanho tão pequeno que me faz pensar que até Yuyu hakusho poderia ser chamado de Tom Sawyer. Não é uma adaptação do clássico, nem uma reinvenção… Só tá usando o nome mesmo pra trazer mais público.

Os personagens são interessantes e ajudam a história a fluir. A Haru, que tem tantos problemas consigo e em sua posição atual, consegue entender melhor o que ela quer fazer e como chegar lá graças ao Taro e sua experiência na vila e o Taro é um típico moleque sapeca. Os dois tem uma ótima química entre eles e acho que funcionam bem.

images

O problema é que a história nunca engrena e parece que está sendo arrastada o tempo todo, o que pra um gibi de 300 e tantas páginas é incrível. Tem muita encheção de linguiça no meio e apesar da história geral ser legal, até você chegar em pontos interessantes demora…

Há todo um desenvolvimento pra trama final, que é até legal, mas não acho que justifique todo o investimento emocional que o autor tentou passar e o final parece que não houve muito esforço de ninguém ali e, quando chegou o fim, o sentimento foi mais de “Acabou? Ok” do que “Nossa, que incrível.”

images (1)

A edição está legal, com páginas coloridas, bem feitinha e custando vinte reais. Eu honestamente não acho que valha. Há uma trama interessante no meio, mas que acaba sendo muito parada por histórias que vão do nada ao lugar algum e enrolação. Os personagens são legais e acho que se o mangá fosse de 200 páginas ia ficar melhor. A impressão é que o autor quis passar como é o dia a dia de uma criança, mas se esqueceu de como deixar isso legal.

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

Olá, amigos. Essa avaliação demorou um pouco, já que até […]

2 thoughts on “Avaliação: Tom Sawyer”

  1. Hum… eu gostei. Não li o livro original que serviu de inspiração, mas pelo que entendi a referencia é mais uma homenagem do a tentativa de fazer uma releitura.

    Quanto a historia, achei bastante agradável. Me parece, não sei o quanto era a intenção ou se sou apenas eu dando atenção ao que me interessa, mas esse mangá tem uma pegada bem Slice of Life. A trama acaba ficando em segundo plano em detrimento dos momentos daqueles personagens juntos. O mistério é o catalizador, no entanto a serie não se trata sobre ele.

    Conta sobre a redescoberta do sentido da vida daquela garota naquele verão. Talvez o ritmo seja meio lento mesmo, mas não chego a considerar um demérito da obra, sei lá, talvez por não esperar nada e não ter nenhum conhecimento do Tom Saywer, nem o original ou o mangá.

    Mas, pelo menos eu, achei a historia gostosa, quando peguei na mão pra ler me assustei com o tamanho. Cheguei a pensar que ia ser bem cansativo, só que acabei lendo tudo de uma vez e me senti bem satisfeito no final.

    Ah! A química entre o garoto e a garota é mesmo muito legal, foi divertido e pra mim isso é o suficiente.

  2. Não me foi uma leitura cansativa pelo contrário extremamente prazerosa, terminei o manga em apenas uma leitura e recomendo a todos. E parabéns pelo texto.

Deixe um comentário!