ANIKENKAI AWARDS 2014 – O Melhor dos Animes

ankkawardstop_2014

E está para começar o mais importante prêmio animístico na opinião deste que vos fala, o ANIKENKAI AWARDS!

Nessa 5ª edição do prêmio escolhemos o que de melhor vimos no ano de 2014 no mundo dos animes. Para estar elegível para o prêmio desse ano, o anime precisa:

– Ter terminado em 2014
Não ser OVA, filme ou especial para TV
– Nas categorias musicais, as músicas precisam ter estado no ar esse ano.

Foi bem mais difícil escolher os animes vencedores desse ano. Em muitas categorias eu fiquei muito em dúvida entre dois ou até três séries. Concordando ou discordando das escolhas, não deixe de ir lá nos comentários dar a sua opinião!

Melhor Cenário

2014_cenario

E a tradição do Anikenkai Awards diz para começarmos com a categoria que provavelmente só a gente premia: Melhor Cenário. Glasslip não foi um anime incrível. Pelo contrário, na verdade. Foi um anime de romance adolescente bem fraco. Porém, em meio a tantos motivos para não assistir à série, o único que realmente se destaca positivamente são os cenários. Incrivelmente belos e detalhados. Não teve pra nenhum outro nesse ano.

Melhor Direção de Arte

2014_direcaodearte

Dando continuidade às “categorias artísticas”, o anime que mais se destacou no quesito direção de arte foi, sem dúvida, Ping Pong – The Animation do diretor Masaaki Yuasa, que teve liberdade total para criar as mais doidas composições nessa animação nem um pouco “tradicional”. Sendo quem mais inovou e estilizou esse ano, é dele o primeiro lugar nessa categoria.

Melhor Anime Curto

2014_curto

Tonari no Seki-kun chegou logo no início do ano e agradou muita gente. A premissa é simples: um garoto inventando as mais diversas maneiras de não prestar atenção na aula e sua colega de classe reagindo a isso, porém sua genialidade está justamente nessa simplicidade. Uma das melhores comédias do ano que leva essa categoria sem praticamente nenhuma competição. E se já não fosse o bastante, ainda tem o melhor encerramento do ano.

Melhor Anisong

2014_anisong

Kill la Kill tem uma das melhores trilhas sonoras dos animes e suas anisongs são igualmente sensacionais. Especialmente a segunda abertura do anime, ambigous, cantada pela artista GARNiDELiA, que eu confesso nunca ter ouvido falar até então. Lá no YouTube tem um preview do clipe da artista, mas dá pra conferir também uma versão completa da música. Diz aí se não é viciante!

Maior Surpresa

2014_surpresa

Uma das categorias que mais gosto de escolher o vencedor. Isso porque surpresas, positivas claro, são sempre boas. Esse ano, quem mais surpreendeu foi Gundam Build Fighters. Uma série sobre Gunpla, miniaturas em escala de Gundams para montar, tinha tudo para ser apenas um anime-comercial para os produtos reais ou um anime infantil sem sal, mas não… NÃO! Build Fighters se mostrou um anime empolgante, com uma boa história, bons personagens, boa animação, bons mechas… E sabem o melhor de tudo? O anime já teve uma segunda temporada e ela tá rolando nesse momento! Se ainda não viu, corre pra conferir.

Maior Decepção

2014_decepcao

Se temos uma maior surpresa, também temos uma maior decepção e esse ano o que decepcionou muita gente foi pupa. Dá até raiva de falar desse anime. Uma premissa diferente e que prometia agradar os fãs de horror e gore… só que não. O anime simplesmente cagou no material original e entregou uma adaptação porca e descuidada que, se já não fosse ruim por si só ainda veio cheio de censura. Na boa, qual é a de um show gore onde não mostram nenhum gore? Decepção é pouco para falar desse anime.

Melhor Trilha Sonora

2014_ost

Space Dandy tem como diretor chefe Shinichiro Watanabe e quem conhece o diretor sabe que ele sempre dá atenção especial às músicas de suas séries. Animes como Sakamichi no Apollon e Cowboy Bebop são prova disso e agora podem acrescentar Space Dandy a essa lista. Com uma trilha sonora com claras inspirações na música pop dos anos 80, cheio de sons de sintetizadores e muito groove, dá pra ouvir o CD inteiro numa tacada só sem se cansar. Sempre me pego ouvindo alguma das músicas enquanto escrevo um post ou edito um vídeo. Estou fazendo isso agora mesmo por sinal.

Melhor Continuação

2014_continuacao

E aproveitando que Space Dandy ganhou a categoria anterior, é bom falarmos que Space Dandy 2 foi a melhor continuação do ano com toda certeza! Embora a primeira série tenha sido um tanto irregular, a segunda simplesmente não teve episódios ruins! Acompanhar as aventuras do caçador de alienígenas Dandy em suas estripulias pelo espaço ganhou um novo gás com a nova temporada e é isso que caracteriza uma boa continuação. Superando a série original então, melhor ainda!

Melhor Anime de Ação/Aventura

2014_acaoKill la Kill, sem dúvida, já entrou para a galeria dos clássicos modernos da animação japonesa, mas além disso, é um sensacional anime de ação. Tanto é que ganhou nessa mesma categoria ano passado (quando a regra de ter que ter terminado no ano da premiação ainda não existia). Repito o que disse naquela oportunidade: “Um exploitation no melhor sentido da palavra, com uma equipe de qualidade por trás dando toda sua personalidade a essa obra que não será esquecida tão cedo”. Equipe essa que simplesmente destruiu a concorrência no que diz respeito a cenas de ação.

Melhor Comédia

2014_comediaVocês podem discordar de mim, mas Barakamon me fez rir e me divertir como nenhuma outra série essa temporada. Ela não é perfeita, a falta de um antagonista ou de um problema real para o protagonista enfrentar é um de seus defeitos, mas a série consegue contornar isso trazendo uma história leve e divertida, com personagens agradáveis e fáceis de se identificar. No quesito diversão, não teve outra.

Melhor Anime Dramático

2014_drama

Ok… nessa vocês provavelmente vão discordar de mim, mas Wake Up, Gilrs! foi a série com a qual mais me envolvi esse ano. Muito mais do que eu achava que iria me envolver. Foi uma das poucas, inclusive, que fiz review ao final esse ano. É uma série curta, de apenas 12 episódios, que sofreu com sérios problemas orçamentários mas que, ainda assim, conseguiu passar uma história sólida, com personagens bons e com uma ideia por trás de tudo bem bacana.

E agora… a categoria que todos estavam esperando…

Melhor Anime de 2014

2014_anime

É, queridos leitores, se até a primeira metade do anime Kill la Kill era só um exploitation muito do AWESOME, a segunda metade sedimentou a série como um verdadeiro clássico. Kill la Kill é o épico pelo épico, ao mesmo tempo que é uma sátira da vida escolar japonesa, uma metáfora da passagem pela puberdade e a descoberta do seu corpo e muito mais. É toda essa enorme possibilidade de leituras, envolta em uma embalagem muito bem cuidada pela nata do estúdio Trigger fez com que não tivesse pra ninguém esse ano além de Kill la Kill.

Menções honrosas: Gundam Build Fighters, Haikyuu!, Space Dandy 2

—————————————————————————————

E assim terminamos o 5º Anikenkai Awards… ou melhor, terminamos o post pois a discussão pode continuar nos comentários! Diga o que vocês acharam! Concordam? Discordam? Quais foram os melhores (e quem sabe piores) do ano para vocês? Que comece a discussão…

Até o ano que vem!

Quer conferir os Anikenkai Awards anteriores?

1º Anikenkai Awards / 2º Anikenkai Awards / 3º Anikenkai Awards / 4º Anikenkai Awards

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E está para começar o mais importante prêmio animístico na […]