A “falha”-tsundere de Erina Nakiri (Shokugeki no Soma)

ATENÇÃO, esse post pode conter SPOILERS de Shokugeki no Soma.

Personagens tsundere são aquelas que, em um primeiro momento, é bastante agressiva, mas que no decorrer da história vão se mostrando mais amável/fofa. Essas persoangens, normalmente tem alguma “falha” que faz seu lado fofo vir a tona. Os animes e mangás estão cheios de personagens desse tipo, mas uma em particular me chamou muito a atenção recentemente quando sua “falha” foi revelada: Erina Nakiri, a riquinha-mimada que possui o melhor paladar da Academia Totsuki no mangá Shokugeki no Soma.

Personagens tsundere normalmente se encaixam em alguma dessas três categorias: As personagens que não conseguem aceitar ou expressar direito seu interesse romântico em outro personagem e reage agressivamente quando ele não percebe seus sentimentos; as personagens que, por diferentes motivos, são colocadas em posição de autoridade e se forçam a manter uma linha durona devido ao seu cargo; e as personagens cujo histórico conturbado justifica essa faxada agressiva que elas acabam externalizando. Curiosamente, Erina se encaixa, de alguma forma, em todos esses.

Dá para perceber que ela tem uma certa queda pelo Yukihira Soma, o protagonista da série, mesmo que ainda não esteja completamente consciente disso e/ou não queira aceitar; ela está numa posição de autoridade, sendo filha do diretor, uma das melhores alunas e membro do conselho supremo da Academia Totsuki; e todo o contexto familiar e social em que ela foi criada justificam seu lado mimado e sua ideia de superioridade.

Durante o mangá, esse lado extremamente triplamente agressivo e esnobe foi quebrado diversas vezes, muitas das quais com participação direta ou indireta do próprio Soma. Entretanto, eram sempre situações circunstanciais, não necessariamente uma “falha” da personagem. Bem, pelo menos eram até o capítulo 82 mostrar a verdadeira “falha”-tsundere (como decidi chamar) de Erina. A característica que faz parte do seu ser que a torna mais “humana”, mas amável, mais fofa, mais “moe”.

Ela gosta de ler mangás Shojo.

O fato dela gostar de ler mangás shojo traz a personagem para um nível mais “normal”. Tira ela daquela posição de superioridade e a coloca fazendo uma coisa “normal”. Tal qual um nobre que gosta de fazer atividades de plebeus. Além disso, Erina se envolve bastante emocionalmente  com as histórias que está lendo, revelando, assim, não ter um coração de gelo. Para colaborar ainda mais com o lado fofo, ela mostra “não ter senso comum”, como diria sua prima, Alice, no momento em que não faz ideia de como comprar os mangás, já que ela não entende o porquê desse tipo de coisa não estar na biblioteca de seu pai e quem comprava para ela era sempre sua secretária.

Quando Soma descobre esse seu “passatempo plebeu”, ela assume a postura clássica de personagens tsundere: se envergonha, tenta esconder, tenta explicar que “não é bem isso” e reage agressivamente. Isso sim é uma “falha”-tsundere. É aquela característica da personagem que vai sempre persegui-la por fazer parte do seu ser, não de uma circunstância. Inclusive, o Soma agora tem participação ativa nessa falha já que ele é que faz o intercâmbio entre ela e uma moradora do dormitório do Soma que coleciona mangás. Ou seja, agora, além da falha ter sido revelada, ela faz parte inerente da relação entre ela e o protagonista.

soma_anime2

Por fim, vale também comentar sobre a escolha dos autores por essa falha em específico. Pode ter sido propositalmente ou não, mas ao colocar a “falha”-tsundere da personagem no fato dela ler mangá, isso acaba criando uma relação direta com o leitor. Afinal, ele é um leitor de mangás tal qual ela. A quebra do lado agressivo se dá tirando a personagem daquele pedestal idealizado e a colocando no mesmo nível do leitor. Desenvolve-se assim uma proximidade personagem-leitor em que a torna mais amável e colabora para o fator “moe”, bastante importante para a comunidade otaku japonesa (e mundial de certa maneira).

Cada vez mais Erina Nakiri se mostra um exemplo de ULTIMATE TSUNDERE, categoria em que verdadeiras referências em tsunderezismo ocupam, tal como Asuka (Evangelion) e Taiga (Toradora!).

A imagem acima é uma tradução da postada pelo AICN Anime.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

ATENÇÃO, esse post pode conter SPOILERS de Shokugeki no Soma. […]

26 thoughts on “A “falha”-tsundere de Erina Nakiri (Shokugeki no Soma)”

  1. Ótimo post Diogo!, realmente a nikiri foi uma personagem que foi cada vez mais e mais se amolecendo, mostrando seu lado humano etc.Apesar de ter um ódio gigante pela personagem ainda mais no inicio do manga onde a única coisa que ela sabe dizer pro souma que ele “você não vai conseguir”, isso sempre me irritou mas vendo um outro lado dela nos últimos capítulos me deu uma visão diferente da personagem mas principalmente pela pergunta que não quer calar: qual é a relação dela com o pai do Souma?

    1. Certeza que é amor pela culinária. Provavelmente, os pratos do pai do Yukihira são os que ela mais gosta. Ele deve ser realmente incrível para ter prendido o paladar dela. E isso reflete no Souma, 😀

      Mas as expectativas para a descoberta da Erina sobre quem é o pai do Yukihira, são enormes, haha!

      1. “palmas”… vc disse algo realmente foda agora!!!
        o pai do Yukihira é tao foda mas tão foda que enfrentou de cara o chef Doujima de cara, e ele era um primeiro assento onde todos atuais chefs tem enorme respeito por ele!!!… afinal, quem é o pai do Yukihira??? ele nunca se revelou ao certo, mas sempre se mostrou ser foda pra caralho kkk…

    2. Pratos do Pai do Souma=> Paladar Supremo do Supremo
      Habilidade Palativa da Erina=> Divindade
      Se multiplicar deve dar ∞!

      Ele deve ter trabalhado durante um curto período de tempo na casa da Erina e ela realmente adorou a comida dele(coisa rara para alguém que prova as melhores comidas do mundo como rotina e ainda esnoba).

      Especulação:
      Qual tipo de comida ela comeu?(só imaginando….. e se o que ela comeu foram do “Menu proibido Yukihira”?(tem problema se admirar pelo quão horrível sao os gostos?))
      Quanta inveja ela vai ter do Souma que comia a comida do pai dele quase todo dia?
      Quanto tempo falta para isso!?!!?!?!??!!?!?!?!?!?!?(mangas bons: você quer que acabe logo para chegar na parte mais épica)

  2. Por isso entre outras coisas, sou o fã número 1 dela 😉

    E dado todos os 93 capítulos de Shokugeki, eu tenho certeza que 98% do que acontece nesse mangá, o autor tem consciência. Ele construiu não um ou dois, mas todos os personagens de forma incrível. E pelo histórico, é impossível não ter sido proposital. Na minha humilde opinião de fãboy número 1.

    Ela me arrepiou desde o primeiro momento, pois era bonita, ehuehue. E eu sou fanático por Tsunderes. Mas eu não esperava ver essa profundidade da Erina. Achei que ela continuaria mantendo sua pose irritante, que é a melhor coisa. E pow, o autor nos trás essa humanidade até da língua de deus. E se contarmos com o capítulo do parque aquático, vamos vendo o mundo da Erina, que nasceu envolta de toda perfeição, completamente imergida em culinária, e de repente seu lado humano aparece de forma que nem mesmo ela consegue compreender.

    Bem, quanto mais capítulos com ela, melhor para mim, haha. E pelo menos desse mangá, por mais que as garotas se envolvam com o Souma, nada de harém. Os dois se casam até final, haha.

    Muito bom texto, parabéns!

    1. kkkkkkkk…
      Adoro seus comentários sobre Shokugeki no Souma :3 :3
      É sempre bom ver pessoas apaixonadas por esse mangá assim como eu *–*
      Vc com certeza é o fã número 1 de SnS, e eu, hum… Acho que posso me colocar em segundo, kkkk.
      Sou completamente apaixonado pelo mangá, por praticamente todos os personagens, pela arte fantástica e principalmente por toda a aula de culinária que o mangá nos dá ;3 ;3
      Mas… Eu não suporto Tsunderes, então acabo não suportando a Erina, kkkkk.
      Eu gosto msm é quando o Souma ferra com ela. Tipo, quando ela fala que vai acontecer algo de ruim com ele, mas ele acaba superando e joga na cara dela, kkkkk. (Adoro a cara de: ”Pqp, não venço uma desse garoto”, kkk
      Ah, e meu personagem favorito na história é o grande Marui, kkkkk
      Ele pouco aparece, mas sempre que da as caras é para me fazer rir, hehehe. Só vive sofrendo e quase morrendo. Mito <3 <3

      1. Nossa, obrigado, 😮 *-*

        Lembre da cena do Souma falando para Erina, por que ela era tão chata sempre que conversavam, haha. Foi uma patada das boas. Mas a Erina só faz isso porque o Souma impressionou língua dela sendo um ‘plebeu’. Algum dia ela reconhece a culinária do garoto 😛 Interessante é ver o autor colocando Erina e Souma juntos. Um pode aprender muito com o mundo do outro. Afinal, é a culinária perfeita contra a culinária livre.

        É muito personagem bom para escolher nesse mangá (Tadokoro Megumi tem que estar no coração de todo mundo :v). Até os que pouco aparecerem, aparentam ser demais. Até agora não teve nenhum que eu não tenha gostado. Tanto protagonistas quanto antagonistas.

        E o Marui não tem quarto pessoal, hahahaha.

        1. Isso msm XD
          Os dois meio que são opostos, mas trabalhando juntos com certeza resultaria em algo fantástico.
          A Megumi é muito fofa e o que mais chama atenção na personagem é o fato dela ser uma das mais humanas ali.
          Ela sente medo constantemente, é desacreditada nas suas habilidades, sempre se vê atrás dos outros. E justamente por ser assim, ela é a personagem que mais cresceu com o decorrer da história.
          Aquele Shokugeki com o graduado no acampamento foi sensacional e muito importante para a evolução dela como personagem.

          Uma das principais regras desse mangá é a seguinte: Festas e reuniões tem que ser no quarto do Marui! kkkkkk

          1. Megumi é um personagem inacreditável. O quanto ela cresceu nesse mangá não está escrito. Uma garotinha humilde e pequena, brilhando entre gênios e monstros com sua Hospitalidade. Com certeza ela protagonizou um dos, se não o melhor, Shokugeki’s do mangá, que foi exatamente esse contra o Shinomiya. Fora a fofura Moe dela. Souma tem a Tsundere de um lado, e a Moe do outro, haha. É um constaste incrível que o autor fez. O Souma aprende com as duas, e ensina as duas, e são praticamente opostas.

            É muita coisa para meu coração :v :v

          2. É realmente um belo contrate XD
            A cada capítulo que passa eu fico mais apaixonado por esse mangá *–*

            Ah, vc tem facebook? rs S:

          3. esse papo de vcs duraram ein kkkkkkkk….
            infeslismente nao venho acompanhando esse fodastico trabalho que é o mangá a tanto tempo quanto voces, mas eu realmente virei um fanzaaassso desse mangá, ja esta nos meus top 10 de animes e mangás… afinal eu conheci o mangá por causa do anime!!! a animação está muito boa, e me chamou tanto a atenção que nao suportei e pulei pro mangá, na qual me surpreendeu mais ainda T-T
            pena que ja alcancei o lançamento, queria que tivesse mais de 200 capitulos lançados ja T_T…
            uma vantagem de começar a ler um mangá foda quando ele já estaá longe é isso… vc se empolga e nao ve a hora de chegar logo nos climax dos arcos… e vc nem vê o dia passar hauhauehae

      2. 1º É verdade, é muito bom ver alguém superior sentindo a derrota(e eu curto fofura tsunedere, então a hype sofre potenciação).
        2º Marui é daorinha mesmo. É o mais normal ou próximo da realidade do estrela polar(acho que o segundo em todo o manga), inclusive pela habilidade dele.

  3. Ótimo Texto XD
    Eu não gosto de tsunderes!! (Jáh começando bem, kkkk)
    A Erina, para mim, é uma ”pessoa” muito chata e irritante. Mas é claro que, como personagem, ela é bem construída e vem sendo desenvolvida aos poucos, com o desenrolar da história.
    O fato dela ter esse lado mais ”humano” não me fez gostar mais ou menos da personagem, mas eu tenho certeza que afetou outras pessoas. Mas pelo menos me chamou a atenção por ela ter se interessado por algo que não está no ”nível de sua nobreza”.
    Ah, e se tem um coisa que eu gosto muito na personagem, isso é quando ela quebra a cara sempre que debocha do Souma, ehehehe XP

  4. e não é só a Erina; a Nikumi tambem tem um lado Tsundere pelo Soma (e eu particularmente gosto mais dela. pra ser sincero, ODEIO a Erina. e Tsunderes em geral com algumas excessões.), começando como uma antagonista que não gostava dele mas desenvolvendo uma queda pelo Herói depois de ele derrota-la. o que eu gosto na Nikumi é que ela tem uma timidez mas não deixa de tentar dar uns avanços de vez em quando, alêm de sempre se esforçar pra ajudar o Soma sempre que possivel, não sendo 100% Tsundere.

  5. Sim, com certeza ela “ama” o Souma, só que de um jeito estranho. Ela adorou tanto o prato dele no capítulo 2, um que era plenamente plebeu e simples, feito por um chefe que também parecia ser um plebeu, que ela considerou uma ruptura com todo seu universo de Deusa, daí, toda a raiva e desprezo que ela tem pelo Souma é amor! E ainda, parece ser o mesmo tipo de admiração que ela tem pelo pai do Souma(bem que o pai dele disse que nunca pegou leve).

    Acho que quando ela descobrir quem é o pai do Souma e quando ela perder um pouco esse caráter mimado e tirar-se da posição de deusa(vejo umas imaginações culinárias bem interessantes para isso) ela vai sentir seu amor por Souma e ajuda-lo a vencer o pai dele.

    Quando o Souma vai começar a amar Erina? Aí só divindades e demônios reais sabem! Mas creio que vai ser ao longo do tempo, conforme ele batalha com ela ou conforme ela ajuda ele, Souma vai ganhando certa admiração por ela e aí….=> We are happy!

    Espero que seja assim.

    Muito bom post, uma obra prima.

    1. concordo com vc 😀 e inclusive a erina realmente gostou do prato do souma ‘-‘ o problema é o que o pai dela ensinou pra ela :/ que nada alem do perfeito é aceitavel e por isso a megumi fez aquilo com o souma 😀 e quando ela tacar um foda-se pro que o pai dela ensinou pra ela COM CERTEZA ela vai ficar com o souma :v pq lançou o cap 149 e nele ela ta começando a sentir ciumes da secretaria dela :v

  6. Curti muito a matéria… realmente Erina parecia ser uma pessoa detestável a principio, com seu geito esnobe de pisar nos menores! Hoje, eu curto muito ela, e entendi que foi pelo modo como ela foi criada que a fez ser quem é, assim mesmo ela nao é tao ruin assim, ela se importa e corre atrás quando preciso… espero ter um final SOUMA E ERINA, apesar do mangá ser um shounen e nao um shoujo, seria bacana esses dois como casal!!!
    atualmente ela está tendo uma certa queda pelo Yukihira, e dps que ela souber que ele é filho da pessoa que ela admira, sera ainda mais foda T-T…

Deixe um comentário!