RAIL WARS! – Primeiras Impressões

…. Impressões não muito positivas, devo dizer. Não que eu depositasse muita expectativa sobre o anime, mas o que eu vi nesse 1º episódio foi tão insatisfatório que me surpreendi com a aposta tão falha. O que a princípio me pareceu um carismático anime sobre trens e as pessoas envolvidas no funcionamento dos mesmos, mostrou-se apenas mais uma oportunidade de vender fanservice em seu nível mais mainstream possível.

railwars1

Não serei hipócrita, confesso que só me interessei pelo anime porque queria ver belos trens e fui conquistada pelo design do uniforme da companhia. Ou seja, fui guiada pelo fanservice, ainda que um tipo mais específico. No entanto, nada do que buscava dessa série se apresentou nesse 1º episódio praticamente, o que já justificaria minha insatisfação.

Porém não foi isso que realmente me fez desistir de Rail Wars, seria muito pouco para não encarar nem ao menos mais um episódio. O novato estúdio Passione fez um bom trabalho com a animação, em especial quanto às cenas de luta ao final do episódio, mas o mesmo elogio não pode ser dirigido ao seu roteiro.

Os principais são quatro jovens iniciados no treinamento para trabalhar na Japanese National Railways, a estatal responsável pelas ferrovias que ligam o Japão de norte a sul, portanto nada mais comum que começar a história familiarizando o espectador com os personagens, mostrando como eles interagem entre si nesse início do curso. Não sei como eles são trabalhados na light novel, mas o que puder ver nessa adaptação para tv foi como se os personagens em si não fossem importantes, limitando-se a passar apenas uma impressão muito rasa sobre eles e colocá-los em situações supostamente interessantes para o público.

railwars2

Descaradamente resumindo toda a convivência dos protagonistas durante seu primeiro mês de treinamento a apenas 10 minutos, a época mais importante para compreendermos porque eles estão juntos, a impressão final é de que não importa. Não ficaria surpresa caso, ao fim do anime, eles ainda fossem apenas um grupo formado pela “encrenqueira misândrica”, a “tímida, estudiosa e peituda”, o “cara meio malandro” e o principal que só quer ter uma vida tranquila e tão sem-sal quanto ele próprio. Como se todos esses esteriótipos já não estivessem testando minha paciência, ainda jogam duas situações em que o grupinho provavelmente teria se separado – mas que convenientemente não acontece e fica por isso mesmo.

Talvez eu esteja sendo um pouco dura demais no meu julgamento, mas esse primeiro episódio foi muito “meh” pra mim. Boa sorte para quem decidir em acompanhar o anime, espero sinceramente que Rail Wars não fique estagnado nessa mediocridade. Enquanto o anime não se provar o contrário dessa primeira experiência e fazer jus à originalidade de sua proposta, prefiro apostar em times mais sólidos…

Sobre Clara

Sou apaixonada por quadrinhos desde que me entendo por gente, mas desenhar tem espaço no meu coração há mais tempo ainda. Nas horas vagas, costumo ler, assistir anime e fingir que toco piano. Quando não estou tendo pesadelos, estou sonhando com as figures que nunca terei. </3

…. Impressões não muito positivas, devo dizer. Não que eu […]

9 thoughts on “RAIL WARS! – Primeiras Impressões”

  1. falasse tudo mas eu sinceramente gostei das musicas de abertura e encerramento, e esse motivo ja foi o suficiente pra mim assistir 4 episodios de seikon no qwaser por exemplo, vamo ve quanto tempo eu guento
    e ja te adianto, no segundo episodio foca o fã service na ruiva e mostra um desenvolvimento um poco mais solido q com a peituda mas eh so isso mesmo, axo q vo dropa no proximo se n me mostra nada de interessante

    1. Sim, também gostei bastante de ambas! Meu “record” foi com Code Geass, comecei a assistir unicamente pela op do FLOW… Dropei no mesmo episódio que mudaram. rs
      Hmm, que chato… Obrigada por avisar!

        1. Acho que Code Geass é o típico anime “ame ou odeie”, por isso nem tento reassistir. Não sei explicar, eu simplesmente detestava todos os personagens (menos a Nunnally) e a história não me convencia. xD

          1. Ah entendi, bom Code Geass é realmente o tipo de anime que joga a história na sua cara sem muito mais que isso. Eu ainda acho ótimo mesmo assim mas muita gente como você disse não gosta, acho que se o anime tivesse melhorado nesse aspecto muito mais gente ia gostar.

  2. esse que já nem estava na minha lista acabou de perder as unicas chances que tinha de “talvez eu veja os primeiros episodios”

  3. Sei lá gosto de dar chance a animes estranhos. Não gostei muito do primeiro epi também mas vou ver pelo menos até o terceiro pra ver se melhora.

  4. Olha eu gostei do anime, é uma historia simples com um tema diferente, adorei a End. O 2º episodio já tivemos uma grande mudança, é um anime que pretendo acompanhar até o fim. Só acho triste e uma falta de respeito varias pessoas falando mal da obra só por causa do tema ou pq viram 10 minutos do 1º epi. Mais enfim brbrbr….

    1. Não sei como está a recepção do anime, mas não estou simplesmente falando mal. Quanto ao tema, eu achei super legal e original, apenas muito mal explorado nesse 1º episódio – que é o que estou julgando, não a obra inteira. Os posts de primeiras impressões são bem pessoais, um espaço para cada um falar o que achou das estreias, não para desrespeitar a opinião de ninguém. Que bom que está gostando do anime, por sinal concordo com você que a ending é ótima. =)

Deixe um comentário!