Editorial: Uma nova fase para a minha vida animística/mangazeira

E cá estou eu de volta. O final do período foi puxado, tive que me ausentar do Anikenkai para subir o Himalaia e focar nos estudos, mas consegui, felizmente, terminar tudo sem maiores problemas. No entanto, nesse tempo ausente, eu pude dar uma maturada maior em algumas ideia e tomar algumas decisões que já estava querendo tomar tem tempo para a minha vida animística/mangazeira. Não é de hoje que eu venho observando umas mudanças no meu padrão de usufruir animes/mangás. Lembro que já em 2012 eu via aonde isso ia dar, com o post Relembrando Animes de um Passado Recente.  Na época escrevi que tava parando de ver tanto anime semanalmente, a cada nova temporada. Porém, isso não se tornou uma realidade como eu achava que se tornaria. Demorou dois anos, mas agora, em 2014, posso dizer que estou, de fato, entrando no que chamei lá de Fase de Produção Selecionada. Hora de parar de assistir animes semanalmente, temporada a temporada.

HLtZu

Antes de mais nada, não se assustem se vocês gostam dos posts (e agora vídeos) de primeiras impressões. Eles continuarão, assim como os de apostas da temporada. No entanto, passados os primeiros episódios, eu só irei assistir aos animes que me interessaram quando os mesmos estiverem terminado.

Mas vamos aos motivos por trás disso…

Conforme vamos crescendo, vamos tendo mais responsabilidades e compromissos. O tempo que nós temos para nos dedicarmos ao nosso hobby, infelizmente, diminui. Isso, por si só, já nos deixa mais seletivos no que decidimos ler/assistir/jogar/etc. Porém, não é só isso. Decido a esses fatores, não é mais tão fácil lembrar da história de cada uma das séries – incluo tanto animes quanto mangás – que você acompanha semanalmente. Você acaba confundindo as coisas, ou esquecendo de certas partes e, no final das contas, se vê na situação de: assistir a elas de maneira superficial ou de acabar se focando em uma ou duas que mais te interessaram e esquecendo as outras que começou.

Assim sendo, hoje, eu acabo tendo mais prazer quando “maratono” uma série do início ao fim, ou vejo um pack de episódios, do que acompanhando semanalmente. Essa consequência da situação anterior acaba sendo mais um dos motivos que me fez tomar essa decisão. Além disso, cada vez que paro pra ver a quantidade de séries já finalizadas – antigas ou recente – de excelente qualidade que eu tenho pra ler/assistir parar com os animes semanais se torna ainda mais fácil.

Porém, é claro que existe um lado negativo nisso. Você perde o “momento” das coisas. Eu tive uma experiência com isso na época de Madoka Magica. Eu só fui ver a série após ela ter terminado. Não só isso como esperei os episódios saírem em blu-ray para assisti-los. Foi difícil? Num primeiro momento sim, pois era chato ficar de fora das discussões no twitter, mas depois eu vi que não fez falta e eu digo que curti muito ter visto a série numa tacada só em excelente qualidade.

Deixo claro também que minha decisão não é algo radical, definitivo. Se tiver uma série que eu acho que é válido acompanhar semanalmente, eu o farei, tal qual está sendo Haikyuu! nesse momento. Só que, agora, acompanhar animes de temporada não será mais o foco, apenas algo eventual.

É engraçado, mas estou bem empolgado com tudo isso. Mudanças são sempre interessantes e cheias de expectativas.  Minha decisão agora está tomada. A consequência disso eu só vou saber lá pra frente, porém, estou bem feliz com ela. Acho que minha relação com o meu hobby e a minha própria produção de conteúdo aqui no Anikenkai só têm a melhorar. Mas eu quero saber de vocês, como vocês se veem hoje em dia? Já pensaram em parar com os animes semanais ou nem veem essa possibilidade chegar tão cedo? Diga aí nos comentários qual é a opinião sobre o assunto.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E cá estou eu de volta. O final do período […]

17 thoughts on “Editorial: Uma nova fase para a minha vida animística/mangazeira”

  1. Eu até curtia parar de ver semanalmente e gastar o meu tempo em coisas que sei que são de qualidade, mas não consigo. xD

  2. Eu também adoto isso, quando você dedica a acompanhar a obra por picados querendo ou não, tira bastante da imersão acredito eu, num mangá pra de fato eu entrar naquele mundo e esquecer todo o resto demora cerca de 25 à 30 páginas, imagine eu acompanhando semanalmente, lembro que lendo um volume de OP numa luta X o luffy de fato estava prestes a morrer, como eu já estava lendo a um tempo e estava totalmente imerso, realmente pensava que ele ia morrer e fiquei muito apreensivo por isso, se fosse semanalmente eu teria uma semana pra pensar o obvio, a obra esta na metade e é claro que o protagonista não vai morrer. Acho que há muitas vantagens ler, assistir numa tacada do que picado.

  3. Parei com os semanais faz tempo, e as leituras de mangás também é seleta agora. Mas nunca deixei de ler.

  4. Entendo perfeitamente sua decisão, e me identifico perfeitamente com isso.
    Não trabalho ainda, apenas estudo.. e mesmo assim estou começando a diminuir cada vez mais o numero de animes que acompanho por temporada.. isso não é bem o meu forte, várias séries em um certo dia da semana, ai se você acaba não vendo, vai atrasando, vão ficando episódios acumulados.. você esquece da estória.. e ainda dá a impressão de que você tem tanto anime pra ver, que acaba não aproveitando cada um como deveria aproveitar.. acaba virando mais responsabilidade que hobbie.
    Nessa temporada estou acompanhando apenas Haikyuu, Sidonia e o bom e velho HxH, só isso mesmo.

  5. nesse momento eu estou passando por uma transição na minha vida, acabei de terminar o ensino medio e resolvi tirar um tempo pra pensar um pouco sobre varias coisas, e claro que a maneira como eu vejo animes e leio mangas não poderia ficar de fora, não penso em parar de ver, longe disso, mas a responsabilidade vai aumentar o tempo vai encurtar ou pelo menos tera que ser usado de outras maneiras, as coisas terão que ser levadas um pouco mais a serio! ou seja diferente de como eu tenho levado as coisas até agora! rsrs
    a ideia de deixar um anime terminar primeiro pra depois “maratonar” realmente pode funcionar de um jeito muito melhor (eu já fiz isso com alguns animes), pois voce sempre tera o episodio anterior fresco na mente as coisas fluem de uma maneira mais dinamica, pois voce não tem uma semana de espera a sua cabeça não se enche com outras coisas. já aconteceu de eu ficar esperando o episodio e quando ele chegava eu ficava tipo “mas espera ai! o que foi que aconteceu semana passada mesmo??” claro tem aquele problema de ficar de fora das discussões e tals (sem falar no risco dos spoilers que se pode tomar de que já vui o anime) mas isso não é grande coisa!
    agora! que venha essa nova fase na minha vida! ricardo otaku viciado esta prestes a evoluir para ricardo otaku seletivo e responsavel!

  6. Nunca curti ver animes semanais (principalmente os da temporada), o único que eu acompanho hoje em dia é Hunter X Hunter. Algumas séries que gostei como Haikyuu! e Sidonia no Kishi dei uma pausa e estou esperando acumular uns episódios, a experiência fica bem melhor mesmo. Entendo a sua decisão.

  7. Eu compreendo perfeitamente sua decisão. No meu caso, mesmo com tempo eu tinha parado de acompanhar tudo semanalmente, me limitando apenas a séries que realmente eu gosto e não tem como pará-las (Tipo Kill La Kill ou Nagi no Asukara de duas ou três temporadas atrás, e agora Haikyuu, Isshukkan Friends, No Game No Life e Yowamushi Pedal).

    Acontece que… Por exemplo, assim como você, eu não assisti Madoka Mágica na sua época de lançamento. só depois que terminou e várias ondas de hipes bateram em mim. Então fui lá assistir numa tacada só e foi incrível… Mas… Eu definitivamente senti falta de discutir semana a semana o anime. Para várias séries, isso me faz muito falta.

    De qualquer forma, lhe desejo boa sorte nessa nova fase, haha o/ Não importa o meio, contanto que chegue conteúdo até nós :v

  8. Realmente assistir de uma tacada só tem mais pros do que contras, eu acabei de maratonar Sword Art Online e gostei muito, já pensei em parar de acompanhar animes/mangas semanalmente mais nunca coloquei em pratica no momento eu acompanho Sindonia, Bokura wa mina, Mekaku city e Hunter x Hunter, vou seguir o seu exemplo vou tentar parar de acompanhar semanalmente dar um tempo para esses animes acabarem e maratonar para ter uma experiência melhor e entrar numa fase mais responsável.

  9. Não tem medo de, ao ouvir/ler os coments de seus amigos sobre as séries, vc se sinta… atrasado? Não estou fazendo piada, já que essa “pressa” é uma característica comum de nossa geração interneteira. Eu já tentei, mas não consegui…

  10. Eu geralmente acompanho de dois a três animes semanais, mais pra ficar ligado nas discussões. Mas maratonar uma série já concluída é sem dúvida uma escolha mais prazerosa.
    Diogo, desejo-lhe sucesso neste novo caminho escolhido pra sua produção de conteúdo. 😀

  11. No meu caso eu comecei cedo vendo anime e quase não leio muito manga,a quantidade hj de animes que eu acompanho e bem menor de quando eu tinha 12 devido minhas obrigações.

    Eu sinto não faz tanta diferença parar de ver semanal ou não mas sim qualidade do que se esta vendo tem temporadas que eu vejo 1 ou ate 3 e pego um nome de anime ou manga aleatório que vejo aqui ou em outros sites.Finalizando meu pensamento acho que melhor e vc conseguir sentir aquele prazer em fazer o que vc gosta desde que não atrapalhe suas obrigações diárias.

    Ha obrigado pelas analises e pelo manga 20th Century Boys que conheci através do site !

  12. Por enquanto eu acompanho os animes da temporada(os que são relevantes pra mim),entendo sua decisão e faria a mesma coisa nesse caso

  13. Essa até que é uma excelente ideia para pessoas que não tem mais tanto tempo livre. Eu adoto a política em animes de não assistir nada que o original seja mangá ou light novel em andamento, porque me arrependi vendo alguns animes (Claymore, Deadman Wonderland, Kimi no Iru Machi, etc), nesse tipo de obra vou direto pro mangá, pois poupo tempo de ver um anime sem um final ou um final em aberto. E se gostar do mangá e quiser ver o anime vou numa tacada só. mas não vejo muitos animes por temporada, em geral não passa de 10.

  14. Eu quase nunca acompanho anime semanalmente, só se for algo extraordinário, além do mais eu sou muito seletivo na escolha do que vou acompanhar, essa forma de comportameno foi precoce, por exemplo, eu priorizo histórias com maior imersão, não gosto dessas coisas de fofura ou inocência exagerada, até eu procuro animes mais antigos para ver, e tem aquele negócio de esquecer a história que você falou, se o anime é meia boca com certeza vai ter apagões na memória. Animes que estou vendo (não tenho dia certo para assistir), Haikyuu(No momento, Kuroko no Basket é muito superior em história), Mushishi (o novo), FullMetal Alchemist Brotherhood (já vi o primeiro faz tempo, quero ver se essa é legal). Abraço.

  15. Desde que comecei comei a assistir animes em 2006 nunca consegui gostar de muitas séries – prefiro animes alternativos -, então essa não me é uma dificuldade.

    Na temporada passada só consegui assistir ‘Space Dandy’.

    Agora ‘Ping Pong The Animation’.

    Desde então vou procurando outras séries antigas, a ultima que encontrei foi ‘Lupin the Third: The Woman Called Fujiko Mine’.

    Mangá somente: ‘Kangoku Gakuen’.

    O que você está lendo e acompanhando Diogo?

  16. Estou no mesmo barco que você. Quando entrei na universidade fui parando de acompanhar as séries aos poucos, animes e mangás. O mangás eu continuei comprando, mas é difícil ter tempo pra ler, vou acumulando e tiro um dia de folga pra colocar as leituras em dia. Os animes eu quase não vejo mais nada, só um ou outro que em chamam muito atenção. Acho que estou bem melhor assim. Entre 2008-2011 eu assistia/lia de tudo, mas so por ver/ler e como vc disse, às vezes nem lembrava o que tinha visto. Já tô nessa há 2 anos, seu bolso agradece e vc vai aproveitar mais o que vai ler/assistir. Boa nova fase pra vc.

  17. Estou nessa já faz algum tempo. Com a falta de tempo cada vez maior e com a decepção de acompanhar animes tão aleatórios, tenho preferido conferir os animes já terminados e que tenham críticas boas, dadas por pessoas que tem gosto parecido com o meu.

    Isso também vale pra mangá. Um tempo atrás eu comprava quase tudo que saia nas bancas e hoje tenho comprado só aquilo que me agrada muito, mas muito mesmo. Ainda sim compro bastante, mas muito menos que já comprei um dia.

    Sem contar que procuro cada vez mais coisas que fujam do senso comum. Títulos que já tenham uma premissa manjada estão passando batido, sem arrependimento algum. Ufa, enfim, meu hobby voltou a ser um hobby. hehe

Deixe um comentário!