Editorial: Sobre o futuro do Anikenkai em 2014

Olá, leitores do Anikenkai,

2014 já começou e o tema desse ano, para mim, aqui no Anikenkai, é “voltando às origens”. Nos últimos anos, mais especialmente no último, o Anikenkai cresceu bastante e somando isso aos problemas de tempo e organização que tive fizeram as coisas por aqui perderem um pouco o rumo. Porém, depois de muito refletir, decidi que o que eu estava me esquecendo, era de ter um foco.

Desculpem se o post ficar longo, mas tenho muito o que falar.

Quando comecei o Anikenkai, lá em 2010, eu queria um lugar onde eu pudesse escrever o que eu pensava sobre o que eu lia e assistia no que tange o universo dos animes e mangás. Era um objetivo simples, funcional, e que deu um excelente resultado. Embora eu não tenha abandonado essa ideia, fui acoplando mais e mais coisa, mais e mais projetos, mais e mais extras que acabavam não indo pra frente pois não eram exatamente o que eu queria fazer. Depois do “breakdown” do final do ano passado, acho que consegui amadurecer minha consciência blogueiristisca (se é que isso existe) para trazer o Anikenkai de volta aos eixos e produzir conteúdo de excelente qualidade para vocês.

Então é exatamente sobre isso que eu quero falar com vocês no Editorial de hoje, sobre como eu espero que seja o ano para o Anikenkai e o que vamos fazer para trazer o melhor conteúdo possível para vocês, sem perder o foco nas nossas raízes.

Vlog Anikenkai

Bem, para começar, vocês devem ter reparado uma novidade já: o Vlog Anikenkai. Quem é antigo aqui no blog sabe que há alguns anos atrás eu fazia o MBB Anikenkai LIVE! (quando o blog ainda tinha o MBB no nome, faz tempo). Era basicamente um Video Quest da vida onde eu falava sobre um ou mais assuntos na frente da câmera. Infelizmente a ideia não foi pra frente por diversos fatores, mas o gostinho de fazer vídeos para vocês não parou. Sempre tinha gente mandando e-mail ou tweet perguntando se os vídeos voltariam. Eles voltaram!

A ideia, nesse primeiro momento, é focar nas primeiras impressões dos animes da recente temporada. Nos vídeos, vocês poderão conferir uma impressão rápida e objetiva, que será desenvolvida num texto escrito no blog. Assim, agrada quem quer algo rápido e agrada quem quer algo mais desenvolvido e agrada a mim pois é algo que eu sempre quis fazer.

No decorrer da vida do canal eu espero fazer vídeos sobre as mais diversas coisas: comentários sobre algum mangá que eu ler, alguma notícia que me chamou atenção, alguma coisa que eu comprei, algo que aconteceu na minha vida… sei lá… as possibilidades são várias. O que vai se manter é a ideia de serem coisas rápidas. Nada de vídeos longos ou com roteiros mega-elaborados. A ideia é ser direto e ter vídeos com maior frequência, sem grandes edições ou montagens. Algo que vocês possam acompanhar e curtir.

Tema dos posts

Outra coisa que eu quero falar para vocês é quanto aos posts que eu pretendo escrever aqui no Anikenkai. Não vai ficar nada muito diferente mas, primeiro, eu não devo mais fazer posts de notícias tirando algumas muito específicas (como envolvendo Rurouni Kenshin, ou Genshiken, etc); segundo, quero focar em dois tipos de posts: os de opinião, claro, e os de comportamento. Dois dos temas que eu mais gosto de tratar sobre e que sempre se destacaram no Anikenkai.

Esses são os temas mais gerais, no entanto, eu pretendo voltar ainda com a coluna Diário de Bordo Gunpla e a falar de figures  no geral por aqui, além de dicas para compras no exterior e coisas do tipo.

Além disso, no que diz respeito ao animes, eu pretendo deixar de focar tanto nos animes recentes das temporadas e me voltar também para animes “antigos” que eu to querendo rever, terminar de ver ou até mesmo começar a ver. Isso vai dar uma dinamizada no conteúdo, além de gerar boas discussões sobre dezenas de bons (e de repente alguns maus) animes por aí.

Mercado Brasileiro

Além do que foi dito anteriormente, eu quero dar maior atenção ao nosso mercado de mangás. Ele está crescendo e melhorando, sendo que tem se mostrado um assunto de interesse dos leitores e, claro, deste que vos fala.

Sendo assim, quero escrever posts opinativos sobre o mercado como um todo, sobre as editoras, sobre mangás que estão sendo lançados e por aí vai. Posts ou até vídeos, claro.

Isso se estende também a qualquer meios oficiais para se conseguir ter acesso a animes e mangás que cheguem ao Brasil esse ano. O quão mais eu puder incentivar esse tipo de negócio o farei.

Anikencast

Uma notícia triste para alguns é que o Anikencast não tem prazo para voltar. Eu gostava muito de fazer o podcast e acho que os ouvintes também gostavam, mas ele me dava muito trabalho para planejar e editar, além de que algo do tipo precisa de uma boa regularidade para dar certo, algo que eu não sei se conseguirei manter.

Por tudo isso, preferi ser sincero com vocês e dizer que o Anikencast não tem previsão mesmo para voltar esse ano, mas tudo pode acontecer, não?

Comentários Gerais

Acho que era basicamente isso que eu queria compartilhar com vocês. Com essa mentalidade, acho que dá para tornar 2014 um excelente ano aqui pro blog.

Espero que isso se torne verdade! Farei o possível para isso! Que 2014 seja sensacional!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Olá, leitores do Anikenkai, 2014 já começou e o tema […]

5 thoughts on “Editorial: Sobre o futuro do Anikenkai em 2014”

  1. Boa sorte, e espero grande resultados o/ Gosto bastante desse blog, e o assunto que mais gosto é o de opiniões. É um lugar agradavél para se discutir sobre animes e mangás 😉 Que seja um ótimo 2014 para todos o/

  2. Triste por causa do Anikencast… era o meu conteúdo favorito do Bolg.
    Também sinto falta dos posts comentando os capítulos de Genshiken (e dos assuntos que envolvem o cotidiano otaku trazido pelo mangá) e dos posts semanais comentando algum anime.

    1. Esses posts sobre o cotidioano otaku que você diz se encaixarão na parte de Comportamento. Pode acreditar que não deixarei de falar disso. Quanto aos comentários sobre os capítulos de Genshiken… bem, é possível que volte sim. Vamos ver…

  3. Fico muito feliz com esse novo foco que vc pretende tomar. Espero que as coisas agora se tornem realmente melhores. Vamo que vamo! 😀

Deixe um comentário!