4º ANIKENKAI AWARDS – OS MELHORES DOS ANIMES DE 2013

ankkawardstop_2014

ARE YOU READY!!!??? Está para começar o mais importante prêmio animístico na opinião deste que vos fala, o 4º ANIKENKAI AWARDS! Deem o play abaixo para rodar a música que embalará esse post e espero que os seus favoritos tenham ganhado em alguma categoria!

Na edição desse ano nós não estaremos mais elegendo o Melhor Personagem pois o juri (eu) estava tendencioso demais a dar o prêmio para a Ogiue de Genshiken Nidaime. Sendo assim, para a felicidade da nação, foi melhor pular a categoria esse ano. A categoria Melhor Animação também não terá vencedor eleito esse ano pois não consegui escolher entre um ou outro.

Para compensar, no entanto, teremos uma categoria nova: Melhor Direção de Arte, para honrar os animes que ousaram trazendo visuais fora do padrão mas que ainda assim encantam e tornam tudo mais interessante.

 —————————————————————————-

E a primeira categoria é…

cenario

Como já é tradição por aqui, o Anikenkai Awards começa com a escolha do anime com melhor cenário do ano. O curioso é que vocês provavelmente nem viram o anime escolhido aqui e muitos provavelmente discordarão, mas o motivo pelo qual escolhi Aiura é simples: ele é um anime curtinho e eu nunca esperaria encontrar um cenário tão bem trabalhado, colorido, estiloso e aconchegante. Outros podem até ser melhores em uma ou outra dessas categorias, mas no conjunto da obra, Aiura leva.

arte

E para continuar com as “categorias técnicas”, nada melhor do que já ressaltarmos o melhor que tivemos em termo de direção de arte em 2013. E nesse quesito, o vencedor é, sem dúvida, KILL LA KILL. O anime que muitos julgam como um forte concorrente a anime do ano vence sua primeira categoria. Além de ser um anime basante divertido, KILL LA KILL destrói a concorrência. Ele é estiloso, único, bem feito, e usa seu visual como auxiliar da narrativa. Uma grande parcela do mérito por isso é do designer de personagens Fushio, que já fez excelentes trabalhos como animador em diversas outras obras e que agora foi dado a oportunidade de brilhar a frente dos personagens desse clássico moderno do exploitation animístico.

anisong

Serei um pouco egoísta agora nessa categoria. Quando a minha dubladora preferida se junta com uma das maiores ídolas (existe essa palavra?) pop do Japão para fazer uma música eu tenho que parar para ouvir. E se essa música for ainda muito legal? Ela ganha a categoria de melhor anisong, oras! Antes que perguntem, eu não assisti a Senki Zesshou Symphogear G, nem quero, o que importa é essa música. Quero muito poder conferir um vídeo com uma performance ao vivo das duas. Por enquanto, confiram o áudio somente clicando no player acima.

ost

Não tinha como eu escolher nenhum outro anime. A trilha sonora de Shingeki no Kyojin é ANIMAL! Já devo ter ouvido os discos dezenas de vezes porque praticamente TODAS as músicas são boas. Bem compostas, executadas e dão o clima perfeito para as cenas. Épica demais. Merece ser eleita a melhor do ano.

surpresa

Na boa, ninguém esperava que esse anime ia ser legal. Podem falar a verdade. Uma premissa que parecia muito clichê e que provavelmente teria um roteiro ralo e sem sal. No entanto, depois de um primeiro episódio MATADOR a série conseguiu manter um bom nível podendo ser considerada um das melhores comédias da temporada e, quem sabe, um dos melhores animes do ano. Se vocês tiveram alguma surpresa positiva maior que essa, eu, sinceramente, não tive.

decepcao

Em compensação, todos achavam que a adaptação do polêmico mangá Aku no Hana seria boa… até verem o primeiro episódio. A produção quis estilizar e tomou a questionável decisão de animar tudo usando rotoscopia. O anime em si é ruim? Não pois a história original sustenta (apesar de não ser meu maior interesse), mas o aspecto visual compromete o todo. Não sei o que eles queriam com isso, mas se era causar um desconforto, conseguiram. Tanto que não passei dos primeiros episódios.

continuacao

No ramo das continuações, nós tivemos excelentes surpresas, como a volta de Hajime no Ippo, mas nenhuma delas foi melhor que a segunda temporada (e final) de Chihayafuru. A produção do anime decidiu amarrar a história e finalizou a história da jogadora de Karuta mais fofa da história com chave de ouro. Quem imaginaria que um anime sobre um obscuro jogo de cartas japonês faria tanto sucesso e agradaria tanto o público. Todos os envolvidos fizeram um grande trabalho e conseguiram envolver emocionalmente o espectador na história. Melhor do ano fácil.

curto

Desde o ano passado, os animes curtos (com tempo de duração menor por episódio) ganharam mais espaço e em 2013 não foi diferente. Tivemos alguns muito legais e outros não tanto, mas um se destacou entre eles: Aiura! Sim, o mesmo que ganhou o prêmio de melhor cenário agora leva o prêmio de melhor anime curto. Aiura é o típico anime sobre o nada, que gostamos de chamar de slice of life. Três garotinhas falando sobre coisas da sua vida escolar. Por mais monótono que possa soar, tem sempre uma coisinha interessante para se ver nos quatro minutinhos de cada episódio. A animação sensacional e os cenários lindos só acrescendo ainda mais production value ao anime. Mereceu a vitória.

comedia

Não sei nem se eu deveria colocar essa série como Melhor Comédia. Ela tem vários elementos de drama em sua trama. É um anime bem difícil de assistir pois seu envolvimento com a personagem principal é inevitável e você, ao mesmo tempo que ri das suas trapalhadas, sofre junto dela por entender que ela tem sérios problemas de sociabilidade. Ainda assim, é um anime divertido e o trabalho que a produção fez no processo de adaptação foi primoroso. Grande destaque para a fotografia e para a dubladora Tomoko. Uma das maiores surpresas da temporada e um anime que deveria ganhar uma continuação.

acao_aventura

Podem falar o que quiserem, mas eu adorei Kill la Kill. É divertido, empolgante e tem um roteiro cretinamente legal. Usa e abusa de clichês, mas o faz de maneira primorosa. Muitos o acusam de ser só fanservice, mas se você já parou para assistir sabe que tem muito mais do que isso (porque sim, tem fanservice, faz parte de toda a brincadeira). Um exploitation no melhor sentido da palavra, com uma equipe de qualidade por trás dando toda sua personalidade a essa obra que não será esquecida tão cedo.

drama3

Não sei se todos aqui viram esse anime ou se lembram dele, mas deveriam. É uma série que, em sua primeira metade, tinha  um ritmo lento e um climão denso que afastou muita gente. Uma pena, pois a história estourou na segunda metade se tornando um suspense de primeira cheio de tensão psicológica e uma história que culmina num final memorável. Sem contar todo o visual que o torna um anime ainda mais único. Achei realmente incrível como pouca gente acabou assistindo à essa série. Espero que vencendo essa categoria, mais gente possa dar uma chance a ele. Tem lá no Crunchyroll, pessoal!

E agora… a categoria que todos estavam esperando para saber o vencedor…

melhoranime

DUVIDO que alguém pensava que Watamote seria escolhido como Melhor Anime do ano, mas é um fato. Sim, Kill la Kill e seu estilo conquistaram o público; Shingeki no Kyojin conquistou o Japão e o mundo; mas Watamote me conquistou. Entregou um anime complexo, cheio de camadas e trazendo personagens com quem podíamos nos envolver emocionalmente. Fico muito feliz de ter podido assistir esse anime. Não importa por que perspectiva você o assista. Ele é ótimo. Seja na parte técnica, seja no roteiro, seja no que quer que for, Watamote é impecável. Pode ser que vocês não gostem, claro (tem gente que só gosta de anime com porrada), mas é um anime completo, e, como tal, venceu a mais importante categoria do Anikenkai Awards. Que venha uma continuação! Eu estarei esperando!

Menções honrosas: KILL LA KILL, Shingeki no Kyojin, Gin no Saji (aka Silver Spoon), Gatchaman Crowds, Gundam Build Fighters e Jojo’s Bizarre Adventure.

 —————————————————————————-

Categorias bônus:

melhor_ngm_viu

Uma grande pena, mas muitos estão deixando passar a série Gundam mais divertida dos últimos tempos. Sim, a franquia está querendo se renovar e atrair novos espectadores, isso pode desagradar os puristas, mas na boa, se o conceito de Gundam Build Fighters já era legal, a execução ficou melhor ainda. Temos personagens legais e empolgantes, um roteiro simples, mas eficaz, uma ambientação de deixar qualquer moleque maluco de tão legal e ainda temos Gundams dando porrada uns nos outros! Deem uma chance. A série é infantil? Sim, é, não vou negar, mas é incrivelmente divertida e merece seu espaço ao sol. Eu estou acompanhando viciadamente e não pretendo parar.

pior_todos_viu

Eu falei mais acima que Hataraku Maou-sama deu uma caída de qualidade conforme os episódios passavam. O mesmo aconteceu com Suisei no Gargantia. No entanto, a diferença é que ninguém esperava que o primeiro fosse bom, e ele foi… já o segundo, todos achavam que seria maravilhoso, e foi uma completa bosta. Sim, o anime é visualmente estonteante, mas e aí? E o resto? O primeiro episódio é empolgante e nos mostra que uma história sensacional está por vir… mas essa história nunca chega. Os personagens não evoluem. Nem porrada de mecha tem direito. O final é até legal, confesso, mas e o meio? Cadê? Com tanta gente competente na produção, inclusive o aclamado Gen Urobochi a frente do roteiro, Suisei no Gargantia deveria ter sido muito melhor, mas muito melhor. Um verdadeiro fracasso, que, querendo ou não, muita gente assistiu.

 —————————————————————————-

E assim terminamos o 4º Anikenkai Awards… ou melhor, terminamos o post pois a discussão pode continuar nos comentários! Diga o que vocês acharam! Concordam? Discordam? Quais foram os melhores (e quem sabe piores) do ano para vocês? Que comece a discussão…

Até o ano que vem!

Quer conferir os Anikenkai Awards anteriores?

1º Anikenkai Awards / 2º Anikenkai Awards / 3º Anikenkai Awards

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

ARE YOU READY!!!??? Está para começar o mais importante prêmio […]

18 thoughts on “4º ANIKENKAI AWARDS – OS MELHORES DOS ANIMES DE 2013”

  1. Não assisti Watamote, mesmo com todo mundo falando bem. Sei lá, eu não consigo sentir vontade de assisti-lo. Se eu participasse do processo de escolha, meu voto pra anime do ano seria Shingeki no Kyojin.

    A segunda temporada de Chihayafuru é a última mesmo? Isso me surpreendeu, eu tinha certeza de que teria pelo menos uma terceira. Vou começar a ler o mangá então.

    Poderia ter uma categoria pra melhor anime de esporte né? Hehe. Se tivesse, meu preferido seria Ace of Diamond.

  2. Aiura? Mas é claro que eu vi. Os melhores animes são os fofinhos, e quem discorda não pode se considerar um ser humano. Seu cérebro tanto do lado direto como esquerdo estão podres. U.U

    Kill La Kill definitavamente chutou bundas na direção de arte, mas acredito que o amiguinho Kyousougiga merecia uma menção honrrosa aí.

    Achei digno a victória de Shingeki em Soundtrack, é algo simplesmente maravilhoso.

    Hatakaru foi uma surpresa, realmente. Mas eu não esperava muito de Nagi No Asukara, sinceramente, não esperava quase nada, e POW! De qualquer forma, grande supresa fora este.

    Em Aku no Hana eu não tenho o que dizer.

    Chihayafuru está na lista para mim assistir… T-T

    Olá novamente Aiura, seu lindo U.U

    Watamote merece sim ser considerado uma comédia e a melhor do ano. Ser humano gosta de rir da disgraça alheia, e esse anime fez isso com excelência. Ele tem tantos pontos bons, principalmente na explosão maluca de sentimentos de tristesa e alegria ao mesmo tempo, que merece ser colocado como melhor em algum ponto. No minimo.

    Kill La Kill chutou bundas, eu quebrei a banca na aposta. E alguns perdores no cassino ficam ai ratiando pelos cantos.

    Shin Sekai Yori, está na lista…. Oh my…

    Watamote ganhou outro. Chupem. Dois para Aiura, dois para Kill La Kill, Dois para Watamote. quero só ver a carinha dos haters, muahahahahaha.

    Aliás, o senhor fracasso teve confirmado a dessnessária continuação. Triste não?

    Minha opinião para melhor anime song, fica com a Ending de Shingeki (A primeira… Se é que teve duas. Perdoem minha memoria falha). Utsukushiki Zankoku na Sekai. Isso em uma visão técnica, o nível é inacreditavél. A única anime song de todo o ano que eu ouvi como eu tivesse ouvindo clássica. Ouvi como se fosse um Chopin, elevado a uma guitarra. Posso estar exagerando um pouco, mas que é música inacreditavél, é.

    Mas, já que a opinão egoista pode ser cotada, a melhor animesong fica para Watamote e sua abertura ‘chuta bundas para ser popular’.

  3. Eu Não costumo acompanhar Animes semanalmente. Assisto um ou dois epis e espero pelo menos chegar na metade pra fazer maratona. Mas dessa vez dois dos animes da temporada que não consegui deixar de acompanhar foram KILL LA KILL e GUNDAM BUILD FIGHTERS (e diga-se que foram os únicos da temporada que me chamaram a atenção imediatamente.

    NESTE ANO acompanhei Shingeki no Kyojin, mas vi em duas maratonas, não acompanhei semanalmente. Já GBF, inclusive me fez tentar a primeira importação da minha vida ;).

  4. Concordo com quase tudo, menos com a melhor continuação: para mim foi Little Busters Refrain. A primeira temporada foi um lixo desastroso, mas a segunda foi um primor de qualidade, equilibrando bem comédia e drama.

  5. Não tenho nenhuma opinião formada sobre quem venceria em algumas dessas categorias mas sei que discordo de alguma delas.

    Melhor Continuação: Monogatari Series Second Season
    Chihayafuru foi ótimo e não tenho como discordar disso…Mas Monogatari conseguiu ser ainda melhor! A franquia que parecia não ter muito para onde ir após Nisemonogatari ganhou novo fôlego e nos apresentou um mundo de alternativas muito interessantes para o futuro da mesma com episódios que te fazem ir ao êxtase mostrando que nessa história tudo parece ser uma questão do ponto de vista que é visto.

    Melhor comédia: Servant x Service
    Enquanto Watamote não conseguia me fazer rir por que o drama da vida da protagonista me fazia sentir mais pena do que qualquer outra coisa, Servant x Service me fez rir bastante com seus episódios e durante sua exibição foi um dos meus maiores xodós.

    Melhor anime: Monogatari Series Second Season
    Depois de todas as emoções que esse anime me fez sentir durante toda sua exibição não havia como escolher outra serie para esse posto.

  6. temos que respeitar a opinião de cada um,relativo a sua eu concordo com três tópicos
    MELHOR CENÁRIO: Monogatari second season
    MELHOR TRILHA SONORA:Shingeki no Kyojin
    MELHOR ANIME CURTO:miss monochrome
    MELHOR ANIME DE AÇÃO E AVENTURA :kyoukai no kanata
    MAIOR DECEPÇÃO: Aku No Hana
    MAIOR SURPRESA: My teen Romantic Comedy
    MELHOR CONTINUAÇÃO: Monogatai second season
    MELHOR COMEDIA: boku wa tomodachi ga sukunai NEXT
    MELHOR SERIE DRAMÁTICA: shin sekai yori
    MELHOR ANIME: Shingeki no Kyojin

  7. Meu deus, fiquei muito feliz que Hataraku no Maou-sama está Anikenkai Awards, acho até que além de anime revelação deveria ser a melhor comédia, porque né, chorei muito de rir com esse anime que segue um ritmo muito divertido e animado conforme passas os episódios…

    E sim, cai um pouco de qualidade no final, mais isso não atrapalha a grande sacada que é o anime!

  8. Sim, Shingeki no Kyojin foi um arraso, Hataraku Maou Sama uma grata surpresa, sem dúvida uma das melhores do ano. E se tivesse a categoria melhor OP, pra mim seria Kuroko no Basket 2.

  9. Incrível, geralmente as listas sobre os melhores de cada ano só costumam se assemelhar a minha opinião em um terço ou no máximo metade da lista, mas esta foi a que chegou mais próxima da minha opinião! Realmente, o melhor do ano para mim foi “Watamote”, enfim… A minha lista ficaria assim:

    MELHOR CENÁRIO(Não sei um único, sem muitas opções, mas fico com menções a): Kill la Kill
    MELHOR TRILHA SONORA: Shingeki no Kyojin
    MELHOR ANIME CURTO: Super Seishun Brothers(Opinião pessoal apenas, ainda não vi Aiura)
    MELHOR ANIME DE AÇÃO E AVENTURA : Kill la Kill
    MAIOR DECEPÇÃO: Aku No Hana
    MAIOR SURPRESA: Hataraku Maou-sama
    MELHOR CONTINUAÇÃO: Chihayafuru II
    MELHOR COMEDIA: Watamote(Okay, possui muito drama, mas como humor negro esta na medida certa sem duvida! Além do mais eu já riu das minhas próprias desgraças pessoais…rsrs)
    MELHOR SERIE DRAMÁTICA: Shin Sekai Yori(Merecia uma menção honrosa dos melhores com certeza)
    MELHOR ANIME: Watamote
    -Menções Honrosas: Shin Sekai Yori, Kill la Kill, Shingeki no Kyojin, Gin no Sanji, Jojo’s Bizarre Adventure e Yowamushi Pedal.
    *Melhor protagonista feminino: Tomoko Kurosaki (Watamote)

    *Melhor protagonista masculino: Satan/Sadao (Hataraku Maou-sama)

    MELHOR ANIME QUE QUASE NINGUÉM ASSISTIU: Non Non Biyori
    PIOR ANIME QUE TODO MUNDO ASSISTIU: Infinite Stratos(Nem vi Suisei no Gargantia e antes estava na duvida, mas pelas resenhas dos sites e comments… não verei, mesmo… HAHA)

    Ps: Sorry, ainda nem comecei a ver Monogatari Series, mas verei numa maratona, quando possível a primeira temporada! E também ainda não vi Aiura, Gundam Build Fighters e Gatchman Crowds! XD

    Ps²: Não sei tanto de Animesong, por isso não comentarei sobre o caso…

  10. Entendo as razões, gostei dos comentários de cada categoria e estão bem fundamentados.

    Agora, vem minha opinião:

    Aiura levando duas categorias? Eu costumo falar a meus amigos que esse é o PIOR anime q eu já vi. É um slice-of-life, claro, n é bizarro nem nada mas, é muito MONÓTONO, sem propósito algum. Sério, assisti mais por obrigação. São 5 minutos, dentre os quais 1:30 aproximadamente são de abertura e ainda fiquei com sono.
    E como se não bastasse, abertura essa que fez uma estapafúrdia tentativa de humor negro com Steve Jobs. Além de ser totalmente contra esse tipo de atitude para auto-promoção, acredito que o efeito não foi o esperado.

    Mas respeito completamente a opinião de quem gosta, porém não compartilho dela.

    Vi e vejo poucos animes curtos, mas acredito que o melhor do ano foi Sparrow’s Hotel, claro, n é um primor, a arte é inferior à Aiura, mas houve um objetivo maior na história, consegui rir em alguns momentos e os personagens foram bem mais carismáticos.

    Quanto à Watamote, n posso opinar, não vi.

    SnK está muito hypado claro, mas acredito ser o anime do ano, indiscutivelmente.

    Gargantia me decepcionou muito, mas ainda assim é uma produção bem superior à mais da metade dos animes contemporâneos de temporada.

    Maou-Sama… eu gostei, mas só gostei. Bem divertido, mas não acho que mereça todo esse crédito, muito bem ressaltado que os últimos episódios tiveram uma queda estrondosa na qualidade. Porém, concordo que ainda foi uma grata surpresa e está acima da média.

    É essa minha opinião. Porém, como ressaltei lá em cima, gostei muito dos seus comentários! Parabéns pelo site e por mais um Awards! ^^

  11. Shin Sekai Yori ♥♥ – Eu adorei os cenários de Kamisama no Inai Nichiyoubi, mas sou suspeita, pois amei esse anime tanto 😛

    Watamote eu odiei, dropei no episódio 10, não consegui achar força pra ver dois eps.

    Kill La Kill não me agradou, nem vi uns 15 minutos.

    E eu gostei de Suisei no Gargantia u-u

  12. Sério que Uchouten Kazoku não tá na lista? Exijo resposta Didcart.

    Espero que só não tenha assistido, porque assistir aquele masterpiece e não colocar em pelo menos duas categorias daí, só tendo muito mal gosto.

  13. Sério que Uchouten Kazoku não tá na lista? Exijo resposta Didcart.

    Espero que só não tenha assistido, porque assistir aquele masterpiece e não colocar em pelo menos duas categorias daí, só tendo muito mal gosto.

  14. EU nao acredito em melhores do anos, mais e legal ver o povo falando dogue eles mais gostarão. Meu lema para ver um anime e o da shonem junp do bakuman si e interessante esta bom nao precisar ser o melhor nem o mais bem feito pois parei de ver o kill la kill no ep da tenista aquela roupa(da principal) era ridícula de mais a tenista também brocho ali param min + o primeiro ep foi foda

  15. É estranho que muita coisa legal não é citada em quase nenhum lugar: White Album 2(trilha sonora), Nagi no Asukara (Cenário), Namiuchigiwa no Muromi-san (anime curto/comédia), Love Lab, Dog & Scissors, Gingtsune … dos escolhidos acima, só curti/assisti Hataraku Maou-Sama, Gargantia, Kill La Kill e SnK. Gargantia … só curti o Chamber … Maior decepção? GaliDon … mas minha opinião não vale nada, o que vale é a diversão !!!

  16. Senti a falta do Kyoukai no Kanata, esperava muito do anime e foi tudo o que esperei (fiquei ate surpreendida), Como sempre Kyoto fazendo um grande trabalho (esperava que ganhasse como melhor cenário, pq pqp que perfeição, fiquei encantada com abertura (eu gostei da musica final, o que é um milagre por raramente me apaixono, as unicas foram do SnK a da segunda temporada e K-On que foram todas as temporadas.
    Kill la Kill não tem o que comentar, não espera muito do anime. Por causa da arte do anime, não fui muito conquistada com o trailer. Mas quando assisti o primeiro episodio ja estava pedindo por bis, realmente é um anime foda!
    Watamote… como não amar a abertura? Me diz, nunca gritei tanto com uma abertura (é meu toque do celular *-*). Foi pra uma surpresa esse anime, amei do começo ao fim (espera uma continuação, e por favor com Yuri eu agradeço).
    Pra mim melhor anime do ano vai para Kill la Kill, SnK é incrivel (que por acaso sou muito fã) mais não merece por alguns errinhos (pequenos descasos com personagens segundarios mal desenhados, e de uma hora pra outra começou tocar uma musica do estilo meio eletronica no fundo, o que me deixou meio confusa..

  17. lol nunca tentei assistir um anime curto quando fui assistir o Aiura ate me assustei shuashau

  18. Affs que bosta de melhores do ano, shingeki no kyojin é o ganhador de melhor em quase todas as categorias, esse cara deve ser viado, fela da puta

Deixe um comentário!