Samurai Flamenco – Primeiras Impressões

flamenco_001

Essa semana foi bem pesada, mas vamos voltar com os posts de Primeiras Impressões para um anime que eu estava bastante interessado em saber como que iria ficar: Samurai Flamenco. Pouco se sabia do anime antes dele estrear. Os trailers eram vagos e as informações mais ainda. Com o primeiro episódio chegando ao Crunchyroll, fui dar uma conferida e… bem… ele me surpreendeu… só não sei se positivamente.

Acontece que, muito provavelmente como muitos de vocês, eu achava que esse anime seguiria uma linha Tiger&Bunny, com super-heróis de verdade. O que temos, no entanto, é uma versão “para todas as idades” de Kick-Ass. O plot é basicamente o mesmo: menino comum, viciado em histórias de super-herói, decide se fantasiar e ir “combater o crime”, mas acaba se ferrando. Troque um nerd viciado em quadrinhos por um modelo viciado em seriados de super sentai e tokusatsu e pronto, trocamos Kick-Ass por Samurai Flamenco.

flamenco_002

Mas aí você você vai me perguntar se Samurai Flamenco é ruim e eu vou te dizer que não. É um anime bem agradável até, tirando o design de personagens que me incomodou um pouco. Acontece que, para quem já leu/viu algo relacionado ao “primo americano”, vai ser difícil desassociar um do outro. E pior que isso, associar de maneira que o japonês seja bem inferior.

De qualquer modo, o anime mostrou que tem personalidade, mostrando seu protagonista se ferrando fortemente logo no primeiro episódio, mas achei tudo infantilizado demais. Achei a relação do “herói” com o policial forçada demais e o fato dele ficar ligando o tempo todo pedindo ajuda me fez mais rir do que sentir pena ou ficar tenso, como eu acho que era a intenção.

flamenco_003

Para nos dar um pouco de esperança, tem o fato de que este anime está planejado para ter 24 episódios, o que abre um grande campo para ele se desenvolver. Por causa da duração aumentada, fica claro os cortes nos custos de animação e efeitos especiais.

Eu não pretendo continuar vendo Samurai Flamenco semanalmente. Vou deixar rolar mais alguns episódios e ficarei acompanhando a reação internet a fora. Se o anime se mostrar algo além de uma versão leve de Kick-Ass, eu volto a assisti-lo. Caso contrário será só mais um para ser esquecido. Uma pena. Faltou um tempero a mais.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Essa semana foi bem pesada, mas vamos voltar com os […]

3 thoughts on “Samurai Flamenco – Primeiras Impressões”

  1. Assisti há pouco e achei que tá mais pra Dom Quixote do que Kick-Ass. Afinal, o primeiro é mais despreparado que o outro. E Flamenco é uma dança espanhola, então parece que vai se inspirar mais na obra literária.

    1. boa observação…rs

      eu particularmente gostei do primeiro episodio. vou acreditar no potencial dessa serie.

      quanto ao policial se tornar amigo do protagonista. eu percebi que no fundo ele também queria ser um super heroi. talvez por isso seguiu a carreira de policial.

      meu palpite é que o policial se junte com o heroi, e formem uma dupla. talvez com os dois juntos eles não apanhem tanto…kkkkkkkkk

      se tiver um grande vilão, aposto que vai ser tipo o coringa, sem super poderes mas um completo lunático.

      1. Pois é! No início, é o policial que começa a puxar assunto com o colega da base se o Kamen Rider estaria cometendo uma infração de trânsito ao não usar capacete ou se sua máscara poderia ser considerada como tal. E naquela hora que ele sai pro mercado gritando na rua deserta, aquilo pode ter sido referência a algum tokusatsu. Também vamos lembrar que ele encontrou, antes do Flamenco, os mesmos moleques e o bebum que furou fila no mercado, deu pra perceber que ele quis fazer alguma coisa naquelas ocasiões, mas se segurou.

Deixe um comentário!