Avaliação: Thermae Romae Vol.1

Thermae_Romae_manga_vol_1

Bem, esse é um mangá que eu estava muito ansioso pra ler. Quando vi na Bienal do livro aqui no Rio não tive dúvidas e comprei sem pestanejar. Como não querer um mangá sobre a Roma antiga e suas casas de banho? Impossível.

Primeiramente, Thermae Romae é um mangá feito por uma historiadora japonesa chamada Mari Yamazaki, cujo objetivo era passar um pouco da cultura romana para os japoneses, naturalmente fechados para outros modos de vida e ela viu as casas de banho como uma similaridade entre os dois povos, decidindo assim fazer essa obra. A série trata de um arquiteto chamado Lucius que foi demitido recentemente. Ele decide relaxar com um amigo em uma casa de banho e acaba sugado para o Japão do século vinte, conhecendo as casas de banho de lá. Na sua volta para Roma, ele traz consigo o modus operandi japonês e tenta inserir no mundo de Roma.

Thermae Romae é um mangá bem divertido e despretensioso. A mera sinopse já é o suficiente para arregalar alguns olhos e gerar o pensamento “Que que é isso?” e o conteúdo em geral segue pelo mesmo esquema, com uma história mais maluca que a outra. Difícil não dar aquelas risadas “Heh” lendo, seja por vergonha ou incredulidade da situação que está a nossa frente.

images

A edição brasileira está muito bem cuidada. O papel é offset (aquele branquinho), a capa tem orelhas e alto relevo na lombada e na toalha da frente e a qualidade em geral está muito boa. Também tem uma introdução feita pela autora que é específica da edição brasileira.

O mangá intercala as histórias com curiosidades e fotos da Roma antiga, o que é muito interessante. Meu conhecimento da época se resumia aos livros de escola, mas aqui temos várias fotos e equipamentos que eram usados em Roma. Tudo com foco no banho, claro.

Uma coisa que me chamou a atenção é o número de notas de rodapé presentes, muitas sobre nomes, pessoas e lugares romanos, mas também tem algumas notas japonesas. Algumas coisas até conhecidas do público que lê mangá e anime. Com isso nota-se que o público que a JBC quer pegar é diferente do usual. Uma fatia que tem curiosidade sobre história ou só sobre Roma mesmo, o que não quer dizer que quem gosta de mangá normal não vai achar interessante a obra que temos aqui.

Parece que a edição irá direto para livrarias e lojas especializadas. O preço dela é 19,90. Meu conselho? Vale a pena se o tema roubou sua atenção ou só quer ler um mangá descompromissado. A edição brasileira de Thermae Romae está muito boa e merece o prestígio. Recomendo.

images (1)

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

Bem, esse é um mangá que eu estava muito ansioso […]

4 thoughts on “Avaliação: Thermae Romae Vol.1”

  1. To muito curioso pra ler esse ai… Talvez no natal do ano que vem… (tenho que dar um jeito de comprar Death Note)

  2. Em relação ao preço, é bom pra pessoas que só gostam da “qualidade dos gringo” verem que mangá igual ao dos EUA não sairia aqui por menos 20 pila o volume.

  3. Se souber pesquisar, dar pra achar o mangá com 40% de desconto, só doido pra ficar pagando preço de capa, até o death note eu paguei quase a metade do preço de capa.

Deixe um comentário!