Free – Primeiras Impressões

free_pi_001

E começou, de fato a Temporada de Verão 2013 nos animes! E que maneira de começar, não? Logo com um dos mais aguardados da temporada e, FREE, o novo anime do Kyoto Animation que botou o mundo fujoshi de pernas pro ar desde seu primeiro comercial. Então que comece o surto pois FREE estreou e entregou aquilo que todos esperavam… um anime bem feito cheio de homens sem camisa e com corpos definidos nadando. Claro que isso já foi o suficiente para causar os mais diversos surtos em seu público alvo e para ele FREE foi certeiro. Mas ok, e para os outros? E para aqueles que querem um anime interessante, com bons personagens e/ou uma boa história? Bem… aí a coisa se complica.

Começando com os personagens. Imagina um grupo de meninos, com corpos de caras BEM mais velhos, com vozes forçadamente infantilizadas graças a seus dubladores, além de extremamente feminilizados, inclusive com nomes femininos. Pegue aquelas séries genéricas de menininhas bonitinhas fazendo coisas bonitinhas e diga que aquelas personagens agora são homens. É isso que eu quero dizer, eles não mudam nada, continua a mesma fórmula, com as mesmas situações, só que agora eles tiram a camisa ao invés de mostrar a calcinha.

Claro que, como eu disse, existe público pra isso e este deve estar feliz da vida, mas para o público geral, parece tudo muito sem sentido de ser, do mesmo modo que eu acredito que aquele monte de anime moe genérico o são.

Mas vá lá, apesar de isso ser estranho, pelo menos para mim, os personagens, em sua maioria, não são irritantes… bem… talvez aquele que se faz de crianção. E o anime é bem feito, como eu disse, mas falta algo…

free_pi_004

Falta um bom motivo para me fazer assistir a isso. Afinal, a história não me pareceu interessante. O personagem de cabelo vermelho era amigo do pessoal, vai pra austrália e volta um filho da p*** se achando melhor que tudo e todos. Porém, o personagem de cabelo azul parece saber de algo que os outros, que estão lá só pra fazer palhaçada, e desafia o desafia o de vermelho para uma corrida na água. E é isso. Não rolou identificação com nenhum dos personagens nem com a situação em que eles estavam. Tudo pareceu superficial demais.

Mas é aquela coisa, se FREE acabar se tornando só um anime fanservice para fujoshis, não vejo problema algum, existem uma infinidade de outros voltados para o público masculino, mas eu queria algo além. Queria um anime que fosse interessante para todos podermos assistir.

Infelizmente, com uma dublagem péssima, personagens rasos e uma história que não motiva, não resta nada além do fanservice e fica pouca esperança de que pode melhorar. De melhor do pior, eu destacaria o personagem de cabelo azul que, pelo menos tem suas particularidades e problemas pessoais. O único que tem alguma profundidade.

Para mim, menos um anime para assistir.

PS: O que diabos foi aquele encerramento? rs.

free_pi_003

Leia também:

Free! – Primeiras Impressões, Comentários e Teorias de uma Fujioshi no Elfen Lied Brasil

Primeiras Impressões de FREE no Gyabbo

Confira o ÍNDICE DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES VERÃO 2013

Confira o GUIA ANIKENKAI VERÃO 2013 para sugestões e apostas

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E começou, de fato a Temporada de Verão 2013 nos […]

9 thoughts on “Free – Primeiras Impressões”

  1. É apenas isso, não acredito que alguém esperou mais de um anime totalmente direcionado a fujoshis xD Eu gostei (não sou fujoshi e.e) por causa dos personagens, que apesar de serem rasos me puxam pra valer e.e

    1. Se realmente gostou, te recomendo Kimi to Boku… bem mais trabalhado que esse aew…
      O primeiro episódio não me agradou muito… mas vou assistir mais dois antes de dropar… acredito que Kyoto.A pode fazer algo para melhorar a trama e os personagens.

Deixe um comentário!