História do Japão: um trabalho sobre o Período Edo

edo2

Bem, como alguns de vocês provavelmente já sabem, eu sou formado em Comunicação Social e atualmente estou cursando Letras Português-Japonês na UFRJ. Recentemente tive que apresentar um seminário sobre uma parte do período Edo, o último período do Japão pré-Restauração Meiji, o último período em que o Japão foi governado pelo poderio militar dos Xoguns. Um período muito importante na história do Japão e, sem dúvida, que desperta muito interesse para nós, fãs de animes e mangás.

Por isso, decidi botar meu trabalho escrito online para os interessados poderem ler. Não chega nem perto de ser um trabalho super-completo sobre o período em questão, até porque dividi com outro colega, mas dá para se ter uma boa noção do que foi e de como se deu esse período tão interessante.

O trabalho ficou com um total de 22 páginas e trata dos seguintes assuntos: hierarquização social, a cidade de Edo, introdução do Confucionismo, destaques para alguns xoguns, Períodos Culturais e fim do xogunato (bakumatsu, shinsengumi, hitokiri, Guerra Boshin, etc). Podem baixá-lo nesse link.

Um dia, quem sabe, não faço uma coluna aqui no blog contando um pouco sobre a história do Japão? Vocês teriam interesse nisso? Seria algo bem mais resumido, mais para dar uma noção geral e desenvolvendo alguns pontos que provavelmente nós acharemos mais interessantes!

O que vocês acham? Se quiserem, postem nos comentários seu apoio! Mesmo que vocês não tiverem lido, postem um comentário dizendo se querem uma coluna como essa!

Sobre Diogo Prado

Jornalista, tradutor, podcaster, amante de cinema, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Bem, como alguns de vocês provavelmente já sabem, eu sou […]