Coluna do Fred: Evangelion 3.33 – Um triunfo!

0a16ff76b61749e452b543ba0786227c

O que caracteriza um bom filme? Você pode perguntar para qualquer um que terá as mais variadas respostas, mas para mim, é a capacidade de inserir o telespectador no mundo que está sendo mostrado, fazer ele viajar num universo diferente, enfim, prender quem está vendo.

E Evangelion 3.33 you can not redo consegue isso e muito mais. É um primor ter um filme como esse à nossa disposição.

Eu poderia tentar explicar a história, mas honestamente, é Evangelion. É um filme novo, mas se você conhece Evangelion você já sabe o que esperar e eu acho que é melhor manter a expectativa caso alguém ainda não tenha visto o filme. Se sim, veja. Se você não queria ver mesmo, bem, talvez minha opinião consiga te deixar com um pouco mais de boa vontade…

Evangelion 3.33 se passa 14 anos depois do segundo filme, com Shinji despertando do sono e preso em um lugar que ele nunca viu, com pessoas familiares, mas que não são quem ele conheceu e com uma situação que ele nunca esperou acontecer, onde ele não consegue ver uma saída, mas que pode vir da forma que ele mais odeia, que é voltar ao cockpit do Eva.

28578-EVA

Se você viu os filmes anteriores de Eva, você sabe o evento que é o lançamento de um novo filme e sabe o que pode esperar: Animação, qualidade e som impecáveis. Aqui não é diferente, se não for ainda mais incrível, tamanha a grandeza de algumas cenas e cenários. Comentar sobre isso é até chover no molhado, o que torna esse filme tão divisivo não é o que ele apresenta, mas sim o que ele é, o que ele quer passar. You can not redo é o primeiro filme da série totalmente novo. Não há uma fala repetida ou qualquer ação já vista e, como tal, está sujeito a uma crítica diferenciada, afinal, ele quebra o lugar comum. Os dois filmes anteriores faziam isso em doses menores, ainda que houvessem mudanças, o cenário ainda era o mesmo, o que nos deixava com um sentimento de que tudo estava no lugar, só de um jeito diferente.

evangelion-3-0

Agora já não há mais isso. Os personagens não tem mais as mesmas caracterizações (com algumas exceções…), não temos mais aquele clima normal de Tóquio 3 e o dia a dia na Nerv… Enfim, as interações dos personagens com o mundo mudaram, o mundo mudou. Isso sempre vai gerar um desconforto naqueles que estavam assistindo.

Como história totalmente nova, ela gera mais perguntas e situações que não parecem ter sentido, mas isso é o que Evangelion sempre foi. Eva sempre nos trouxe perguntas que eram estranhas e que demoravam a ser respondidas, mas que quando eram, nos deixavam de queixo caído com aquilo que víamos. Aquilo que não tem sentido hoje (e pode até ser que tenha, talvez só não tenha sido pescado ainda) é o que estará em panos claros amanhã. Essa é a alegria de ver uma série como Eva. A de sentir animado e empolgado de tal forma que você quer discutir, quer falar sobre o que viu e o que acha que aconteceu. Muitas séries todos os anos vêm e vão, ganham um post no anikenkai aqui e são comentadas pela temporada, pra na seguinte serem esquecidas para sempre. Você nunca vai conseguir fazer algo assim com Eva.

435755810_640 Shin Evangelion foi um projeto cuja idéia era apresentar a série para um novo público, mas ao mesmo tempo era mostrar o que era Evangelion de um novo ângulo. Esse novo filme realmente apresenta coisas que um fã da série pescaria, porém alguém novo ao universo nunca veria, mas nada impede que isso seja esclarecido no derradeiro filme, inclusive, nada impede que o próximo filme venha a distorcer tudo que vimos aqui, afinal, Hideaki Anno é o mestre da quebra de paradigmas.

A série original sempre vai estar disponível em dvd ou na internet para qualquer um que quiser ver, enquanto os filmes estão aqui para apresentar algo novo. Dá pra dizer que ele não teve sucesso nessa empreitada? Você pode até não ter gostado, achado ruim, mas ainda assim, não se pode negar que o que foi apresentado aqui é completamente inesperado. Se os questionamentos gerados aqui serão explicados, ninguém pode dizer que sim ou não, mas que o que foi criado nesse filme tem tudo para gerar um final grandioso para essa nova saga, não há dúvida alguma.

Ah, já ia esquecendo da minha opinião: Eu acho que o filme é o melhor dos três. Consegue apresentar um universo quase que inteiramente novo, mas sem esquecer quem ele é e a essência do que ele representa. Me surpreendi com o mundo do filme, mas em nenhum momento eu pensei que ele estava tentando copiar algo. Sempre pensei que estava assistindo Evangelion e isso é tudo que eu poderia pedir. Ter um filme emocionante, com cenas de ação incríveis, uma história que fica no limiar entre sensacional e sem pé nem cabeça e questionamentos que só poderiam ter saído da cabeça de um louco são só a cereja do bolo.

Eu, como um grande fã de Evangelion (meu anime favorito, inclusive), só posso recomendar esse filme. Eu posso garantir que será uma experiência única. Se será pro bem ou pro mal, vai depender de você, mas sua reação nunca será de desinteresse.

Evangelion_3.33_JPN_Blu-Ray_trailer

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

O que caracteriza um bom filme? Você pode perguntar para […]