DVDs/BDs de Anime nos EUA tão caros quanto no Japão? A nova realidade?

dvdsbdscaros_top

Lindo esse box de Gurren Lagann, não? Quando eu soube que ele seria lançado nos EUA fiquei muito feliz pois gosto bastante da série, mas os DVDs e BDs de anime no Japão tem preços tão impraticáveis que nunca me mobilizei para comprar. Imaginem a minha surpresa então quando descobri que esse box, que será lançado pela Aniplex USA em DVD custará “singelos” $140.00, cerca de R$280,00! Caramba… tudo bem. Tem uns extras legais e o tratamento deve ser de excelente qualidade. O preço, apesar de abusivo, ainda não irreal e está dentro da faixa de preços do mercado de animes americanos.

Mas e o blu-ray? Afinal hoje em dia, se vamos comprar um anime, que seja em 1080p, pelo menos e no melhor formato possível. Sem contar que o box em BD da Aniplex ainda vem com mais extras e ainda com os dois filmes! Que legal! Mas pera lá… não haverá um lançamento americano dessa versão. Ao invés disso o site da Aniplex USA diz que você pode importar o box japonês… ai caramba… já vi para onde isso está indo… POR UM “PREÇO ESPECIAL” DE $549.98, APROX. R$1100,00! Caramba… isso sem contar frete e taxas.

Era o que eu temia.

Com a constante popularização dos animes pelo mundo e as facilidades em se transportar mercadorias ao redor do globo era evidente que as produtoras de anime iriam parar de fazer lançamentos de seus produtos fora do Japão optando por, simplesmente, exportarem-nos diretamente para quem quiser. Basta colocarem legendas em inglês em seus discos e pronto. É o que a Aniplex fez com os BDs do novo box de Gurren Lagann.

Eu reconheço que os blu-rays japoneses são excepcionais, mas nada no universo justifica um preço desses. Para vocês terem uma ideia, o box em blu-ray de Harry Potter mais ULTRA MOTHERFUCKING AWESOME com 31 discos entre BDs e DVDs, cheio de firulas e uma embalagem sensacional tem preço “de capa” de $499.00, mas compra-se na Amazon por $345.00. A MALETA VINGADORES MARAVILHOSA em BD com todos os filmes sai por $150.00! Sim, eu sei que são realidades diferentes, mas cara…

Desculpa Aniplex USA, você não vai conseguir o meu dinheiro. Prefiro comprar o novo PS4.

tumblr_mkfqseygwK1s98vfho1_r1_500

Segura essa, otaku…

>> Giga License Breaker: Aniplex rescues Gurren Lagann

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Lindo esse box de Gurren Lagann, não? Quando eu soube […]

11 thoughts on “DVDs/BDs de Anime nos EUA tão caros quanto no Japão? A nova realidade?”

  1. É comum usar os States como exêmplo de país desenvolvido e falar das coisas boas quanto à animes e mangás por lá, mas a realidade é bem diferente.

    Mangás/Animes nos EUA são nicho do nicho. Os consumidores disso são muito específicos, e são pouquíssimos, então eles nem se preocupam em baixar o preço. A intenção é vender para os 10 únicos fãs que existem por lá e eras isso.

    Naruto é o mangá mais vendido por lá, e mesmo assim difícilmente o volume ultrapassa 25 mil cópias vendidas. No Japão 25mil cópias é o quanto vende aquelas séries que são publicadas na Jump e são canceladas no primeiro ciclo.

    Um mangá nos EUA? 10 dólares, aproximadamente 20 reais.
    E eu só perdoo o preço pois a qualidade do produto é fantástica.

    Infelizmente é assim que funciona, os EUA é um país que no ramo de anime/mangá foi derrotado pela pirataria. Tudo que resta de produtos lá a serem vendidos, eles sabem que venderão pouco, então elevam o preço às alturas.

  2. Eu já estou acostumado a pagar os preços abusivos dos japoneses, e até tinha feito pre-order desse box na Amazon japonesa quando soube que ele teria legendas em inglês e que tanto a série como os filmes foram recompostos em alta definição (originalmente, eles foram animados digitalmente em definição padrão).

    O que me chateia é quando a filial americana da Aniplex simplesmente importa os boxes japoneses, e nem se dá ao trabalho de traduzir os livretos e legendar os extras. Há exceções como o box de Bakemonogatari, no qual legendaram até as faixas de comentários, mas no caso do primeiro OVA de Rurouni Kenshin, por exemplo, eles simplesmente acrescentaram um folheto com a tradução dos textos do livreto, que foi mantido em japonês. De resto, era o mesmíssimo Blu-ray que saiu no Japão. Infelizmente, parece que o box de Gurren-Lagann não vai ter um único extra traduzido.

    Esse modelo da Aniplex americana pode parecer algo distante da realidade dos fãs ocidentais, mas tem dado muito certo lá nos EUA, por incrível que pareça. Eles começaram lançando um box caríssimo com todos os filmes da série Kara no Kyoukai, e ele esgotou rapidamente. Desde então, eles praticamente só tem lançado boxes (ou, no caso de Madoka Magica, volumes avulsos) com tiragens minúsculas e preços nas alturas.

    O curioso é que, anos atrás, a Bandai Visual tentou a mesma coisa nos EUA com o selo Honneamise, mas a iniciativa foi um fracasso retumbante. O problema foi que insistiram em lançar volumes avulsos com 2 ou 3 episódios cada em vez de boxes, além de terem produzido tiragens maiores que as da Aniplex, tanto que até hoje dá para encontrar certos DVDs e Blu-rays deles com relativa facilidade e preços mais razoáveis.

  3. Eu digo e repito: Otaku japônes é um héroi. Pra dar de mão beijada 1000 conto tem que ter amor, tem que ser doido…

  4. Você só não disse que o box contém a série completa, os filmes e episódios especiais animados em HD(mais um especial inédito), a soundtrack completa e todos os artbooks originais e alguns nem lançados ainda, não é só os discos com os episódios, é a pura definição de item de colecionador.

    Não acredito que o preço seja justo, mas não acho que seja injustificado.

  5. ‘PREÇO ESPECIAL’???? Peço Espacial, isso sim, kkkkk

    Acho que como o colega disse aí, não é justo nem injusto, se pensar bem, esses ‘boxs’ são mais para colecionadores ou ‘fãs cegamente viciados’. Eu amo TTGL mas não a esse ponto. Sério, são mil reais, MIL REAIS, para ver a Yoko em maior resolução? … bem… err… seria legal… muito legal… é… hrum hrum… Claro que vem com muitas coisas que eu queria, extras exclusivos e tudo mais. Mas… Mil reais por tudo isso? Oh My…

    Pode ser um preço quase justo pelo conteúdo, mas não para pessoas normais e comuns do dia-a-dia, haha. Bem, quem sabe eu não ganho na mega-cena esse mês? ‘-‘

  6. O box de Kara no Kyoukai custava 400 dólares e esgotou mesmo. Infelizmente tem gente que compra então a Aniplex vai continuar usando esse modelo. Madoka até teve uma edição normal com preço razoável, mas as lojas não podiam vender pra fora dos EUA.

    Assim fica difícil, eu costumo comprar as versões americanas mas atualmente torço pra eles não licenciarem séries que gosto.

  7. foda-se, não é pra vc brasileiro mesmo é pra americano q tem mais dinheiro e coisas do japão é pros japoneses q tem mais ainda, tão pouco ligando pra brasileiros e vc fika reclamando blá blá blá é caro demais pra mim compra, NÃO FOI FEITO PRA VC! SE LIGA OTÁRIO! NEM É VENDIDO NO SEU PAÍS OQ VC KER?

    1. Que bom que você vive no século passado e não sabe que podemos importar coisas hoje em dia… opa, espera aí, tem ZILHÕES de coisas que você consome no seu dia a dia que são importadas camarada e… peraí… você tá num blog de animes, que é feito no Japão em japonês… CARAMBA! Sai daqui agora cara, não foi feito pra você isso, nem vende aqui no nosso país! Que pena… agora que eu tava começando a gostar de animes e mangás…

Deixe um comentário!