Eu queria que fizessem um anime/mangá sobre otakus ocidentais…

otaku1

“Otakus são o orgulho da cultura Japonesa!”

Uma das temáticas que mais me chama a atenção nos animes/mangás/etc é a de retratar o próprio universo de fãs de cultura pop japonesa. Me chama a atenção ver como os japoneses enxergam a si mesmos nesse contexto. Meu mangá favorito, Genshiken, trata muito bem esse assunto dando uma pegada menos fantasiosa e mais verossímil. Há muito tempo vem crescendo uma vontade de poder assistir a alguma obra que tratasse sobre esse universo, mas fora do Japão. Algum anime/mangá que botasse o foco nos otakus ocidentais.

Os otakus ocidentais já foram apresentados em vários animes e mangás: Patricia Martin, de Lucky Star, é a personagem loirinha que está na imagem de abertura desse post declamando uma das mais comuns alienações dos fãs desse lado de cá do globo, o de achar que Otaku no Japão é o “novo preto”. Temos exemplos dentro de Genshiken mesmo, com as amigas americanas da Ohno, Angela e Sue, indo até o Japão e servindo como um interessante contraste com os próprios otakus locais, principalmente quanto a vida social e jeito de agir (Angela) como também a falar japonês só através de falas de anime (Sue). As referencias não param nos animes e mangás, no documentário fictício Otaku no Video, eles chegam a entrevistar um otaku ocidental que mora no Japão e a dublagem em japonês é claramente deturpada para torná-lo ainda mais weeaboo, aquele tipo de pessoa que acha o Japão a 8ª maravilha do mundo, um lugar onde tudo é lindo e onde eles poderão ser felizes então passam a agir como (o que eles acham serem) japoneses.

otaku2

“Vocês não fazem isso no Japão, né?”

Não posso esquecer também dos exemplos de trabalhos criados no ocidente sobre os otakus daqui. Eles são muitos, mas para questão de exemplo, temos aqui no próprio Portal Genkidama o Ganbaru! do Fábio Sakuda, no Brasil também temos o Bouken Ni! da Lilian Mazaki e, pra citar um trabalho de fora, temos o The Anime Club de KC Green. Todos esses são competentes em mostrar o nosso lado da história, mas ainda permanece aquela vontade de ver o que os japoneses, fonte de material para esse público ocidental, nos enxergam.

Já li alguns artigos acadêmicos sobre o assunto, existe até um livro sobre isso, do qual você pode conferir a resenha nesse site, mas um anime/mangá dedicado a isso ainda não achei. Pode ser que exista, e se conhecerem, por favor, coloquem o nome nos comentários.

otaku3

“e você deve ser Johnatan Joestar” – citação a Jojo’s Bizarre Adventure

Não sei se sou só eu, mas acredito que esse é um tema ainda a ser desenvolvido. Se vai ser ou não, só Deus sabe, mas eu sei que se sair, eu vou querer assistir.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

“Otakus são o orgulho da cultura Japonesa!” Uma das temáticas […]

5 thoughts on “Eu queria que fizessem um anime/mangá sobre otakus ocidentais…”

  1. existia uma tirinha americana que eu lia sobre dois americanos otakus. o inicio era mais cômico, mas depois li algumas edições mais afrente e virou um drama com menas pegadas de humor.
    vou ver se acho o nome.

Deixe um comentário!