Maoyu – O porquê deste poder ser o melhor anime da temporada

maoyu001

Se eu te mostrasse a imagem acima e falasse que se trata do melhor anime da temporada você provavelmente não acreditaria, não é? E eu não condeno você por isso. Nós somos bombardeados todas as temporadas com animes que dão mais atenção a peitos grandes do que a uma boa história. Porém, para nossa sorte, de vez em nunca aparece um que foge dessa amalgama. Um anime que traz uma boa história, bons personagens e cujo fansevice está ali da maneira mais natural possível, sem atrapalhar a história ou roubar toda atenção para si. Esse anime é Maoyu (Maoyuu Maou Yuusha), que pode tranquilamente levar o título de melhor anime da temporada.

maoyu002

Em um mundo onde a humanidade está em guerra contra os demônios, o grande Herói da humanidade decide dar uma investida final contra o Rei dos Demônios. Ao chegar em sua fortaleza, o Herói se surpreende pois o Rei dos Demônios é uma linda mulher. Os dois acabam conversando e concluem que a manutenção da Guerra só se dá por interesse de ambas as partes, que o fim dela não traria benefício nenhum para os vitoriosos ou os derrotados. Ambos decidem então unir forças para guiar a humanidade e os demônios para a paz, mas de modo que ambos saiam ganhando fazendo uso de novas tecnologias agrícolas, presença política e até mesmo participação ativa em batalhas. Em meio a tudo isso, o Rei dos Demônios ainda revela ter uma enorme admiração pelo Herói, o que acaba evoluindo para um romance entre os dois.

Nomes “impessoalizados”

Para começar, vamos falar da GENIAL ideia que os autores da novel original (da onde o anime foi inspirado) em não dar nomes a seus personagens, na verdade, colocando seus nomes representando o que eles são. “Herói” e “Rei dos Demônios” são os nomes dos protagonistas e eles se dirigem a si mesmos assim! E não só eles como TODOS os personagens tem seus nomes representando o que são. Desde as empregadas até os reis. Essa “impessoalidade” acaba tendo uma resultado positivo. Faz você se importar por cada um dos personagens por ser lembrado de seu papel na história o tempo todo. O anime começa a ficar interessante nesse ponto.

Temos uma GRANDE história acontecendo

Maoyu não traz uma mera história de romance em que parece que o mundo ao redor do casal principal não existe. Pelo contrário, o mundo está em grande ebulição e o casal protagonista está no meio disso tudo com papel ativo! E toda essa agitação acaba influenciando no romance entre os dois. Sim, o romance entre eles também é relevante… afinal é o rei do “inimigo” se relacionando com o grande herói da humanidade. O que acontece é que em vista a suas grandes responsabilidades para conquistar a paz, este romance é raramente posto “pra frente” e quando acontece algo o espectador fica feliz pois é como se finalmente os dois pudessem dar uma pausa em todo o trabalho, curtir um momento juntos e depois continuar com suas inúmeras atividades.

maoyu004

Ritmo de desenvolvimento agradável

A história de Maoyu poderia ser um fracasso se não fosse conduzida da maneira certa, porém, por sorte, o diretor Takeo Takahashi, que até então tinha dirigido animes de qualidade um tanto duvidosa como Spicy & Wolf e Yosuga no Sora, não decepcionou e conseguiu me fazer esquecer de todos seus trabalhos anteriores. O ritmo da história é ótimo e, numa história como essa, isso é particularmente difícil de se fazer já que temos muitos personagens, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, tudo se influenciando e se ligando… fico feliz de estar tudo sendo conduzido de maneira agradável.

Bons personagens secundários

É cada vez mais raro hoje em dia termos animes com bons personagens secundários. Muita atenção se dá aos protagonistas, mas são os secundários que muitas das vezes fazem a história andar. Em Maoyu, as pessoas sabem disso e dão o devido valor aos seus. São vários deles e em várias sub-histórias próprias que, uma hora ou outra, vão se encaixar. Temos o plot do Rei do Inverno, dos Mercadores, das Maids, da Freira Guerreira, e muitos outros que estão por aparecer. Cada um deles tem seus próprios personagens com suas próprias motivações em suas próprias histórias.

É tudo muito bonito

Não, eu não estou me referindo só ao decote da Rei dos Demônios, mas ao anime como um todo. Temos uma produção com boa animação, design de personagens e cenários. Tudo bem harmonizado e agradável de se assistir. A trilha sonora também merece destaque por dar o tom à história e as músicas de abertura e encerramento também são muito legais. O encerramento, em especial, é muito bom pois trazendo aquela animação estilo livro antigo dá à história aquela pegada de aventura clássica medieval.

maoyu003

Nem todos são bonzinhos e nem todos são mauzinhos

Para pegar um ponto mais particular da história de Maoyu, não há um lado bom e um lado mau na história. Temos humanos bons e humanos maus, temos demônios bons e demônios maus. Todos lutam pelos seus interesses particulares. Sejam esses continuar recebendo investimento para sua cidade não morrer de fome, ou tomar proveito da miséria da guerra para melhorar seus negócios, ou até mesmo por puro sadismo. Cada um tem seu motivo, ninguém é santo. Uma boa representação do que acontece numa guerra de fato. Essa instabilidade de personalidade só torna cada personagem e cada situação ainda mais interessante. É aquele pensamento de “porque ele está fazendo isso dessa maneira?”, “qual o interesse dele nisso?” e por aí vai.

CONCLUINDO

Não querendo me estender já me estendendo, o que eu quero dizer é que Maoyu, além de ter me surpreendido não sendo um anime com fanservice e ecchi apelativo, ainda trouxe uma história interessante, com personagens interessantes em um universo interessante. Numa temporada fraca com essa de Inverno, sem dúvida ele irá se destacar. Eu estou gostando bastante do que estou vendo, mas fico triste por saber que só serão 12 episódios. Caso não concluam 100% a história, espero que tenham planos para uma segunda temporada e que as vendagens de DVD e BD possibilitem isso.

MAOYU está disponível no Crunchyroll BR! Clique aqui e assista!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Se eu te mostrasse a imagem acima e falasse que […]

24 thoughts on “Maoyu – O porquê deste poder ser o melhor anime da temporada”

    1. Beta, eu desconsidero continuações quando falo das temporadas. Deveria ter deixado isso claro. Sim, Chihaya é bem melhor que Maoyu, mas também são coisas bem diferentes.

  1. Bem, vou ter que discordar de você em diferentes níveis

    Melhor da temporada sempre vai ser algo de juízo de gosto, mas Maou dificilmente teria isso, alem da premissa boa, ele não está sendo bem cuidado.
    É o ponto levantado, o diretor não é bom. O mesmo aconteceu com Spice & Wolf, que pegou inicialmente algo com potencial, e deixou em um ritmo ruim. Em Maou acontece a mesma coisa.

    Quanto ao character design – esse é uma obra com várias adaptações, e apesar dessa não ser a pior interpretação das personagens, está longe de ser boa, principalmente comparando com a light novel ou alguns dos mangas.

    Não fico feliz em falar isso, já que era uma das grandes apostas, mas Maou não está pagando.

    1. Por mais que possam provar por A+B que Spice & Wolf foi mal adaptado para a TV, pelo menos no caso dele o material original se sustenta. Não tem como comparar Maoyuu com ele, seus personagens, Spice & Wolf é todo sobre diálogos, Lawrence e Horo passam todos os episódios em uma refinada batalha oral, enquanto isso os personagens de Maoyuu mal balbuciam.
      Enquanto Lawrence e Horo ficam pelados na frente do outro sem constrangimentos, Héroi evita encontrar a Demônias por meio ano. Ridículo.

        1. O ponto que estou olhando não é se tem sim ou não diálogos, mais ou menos diálogos, é apenas a qualidade dos mesmos.
          Nada garante que por mais que tenha boas ideias, os diálogos sejam de alto nível, são duas qualidades separadas que nem sempre andam juntas.

  2. Olha, postando sem ler, porque tenho certeza que vou concordar com tudo e discordar de tudo.

    Maoyuu é um bom teste de conceito.
    Uma história de fantasia medieval com todos os estereótipos BONS e focado na política, mostrando soluções para conflitos que não necessariamente precisem de “força” e a resolução do conflito ser o equilíbrio ao invés da derrota do inimigo.

    Na teoria é excelente, você tem tem tudo isso lá, vocês tem personagens que os otakus querem ver, deveria agradar a todos não é?
    Agradar até agrada, mas não satisfaz. É tudo muito superficial, por exemplo a ideia por trás da batatas. Se alimentação é um problema, porque as colheitas são frágeis e o solo é pobre, então vamos enriquecer o solo e buscar um alimento mais resistente. O que Maoyuu faz? Mostra que existe essa possibilidade, mas depois de apontar isso ele já passa para o próximo tópico, que também só servirá para mostrar que existe e levar a próximo tópico.
    Você tanto não tem uma imagem clara de como é aquele mundo, de como afinal os países estão interligados e porquê eles se unirem naquela configuração, quanto você não tem ideia de qual o estado tecnológico daquele mundo e de como ele pode ser melhorado. A Demônia só tira um item “mágico” de lugar nenhum e joga ali no meio, para preencher uma deficiência que você nem imaginava que existia. E a pessoa que recebe aquele item simplesmente o pega e já sai usando, ou seja, não existe nenhuma melhora real no desenvolvimento tecnológico, porque não há uma compreensão do processo por trás daquele dispositivo. Ontem de noite minha mãe pegou um DVD para assistir. Ela tem uma TV, um DVD player, o disco, o controle remoto, e não sabe usar nenhum dos dois, quanto mais entender como é que aqueles dispositivos funcionam em conjunto. Eu quem tive que colocar o vídeo para ela assistir. O mesmo deveria acontecer em Maoyuu, não adianta a Demônia fazer o que está fazendo, pois só tornará o povo dependente daqueles dispositivos (não confundir com tecnologias) e dependentes dela.

    É uma série que quer provar a todo custo que é inteligente, mas não é.
    Conhecimento superficial não é inteligência, quanto mais sabedoria.

    Os planos que eles fazem igualmente são igualmente jogados na história.
    A Demônia, o Herói e a Cavaleira estavam todos atuando de forma independente, e do nada seus planos se unem a perfeição? Difícil de acreditar, o Herói é meio burro para bolar um plano tão bem sincronizado, e se eles planejaram aqui.. quanto? A narrativa é muito errática para você ter a impressão de que algo realmente está acontecendo, a série não consegue mostrar isso direito, esse episódio 6 prova isso em definitivo. A atuação do Herói francamente foi constrangedora, que raios de soldados são aqueles da Cidade dos Portões? Que besteira. A série perdeu uma grande oportunidade de um arco excelente com um excelente personagem, não seria tão mais legal ver o Herói tendo uma vida múltipla, agindo e interferindo aqui e ali com ele mesmo, como Cavaleiro Negro e como Cavaleiro Fantasma, desviando a atenção com a ilusão de que haviam várias forças agindo, isso ao invés de simplesmente mostrar o resultado do plano dele?
    De certa forma esse pequeno arco me lembro de Juuni Kokuki, no arco “Kaze no Banri, Reimei no Sora”, com a Youko agindo na moita, colhendo e plantando informação, tirando proveito de outros atores no conflito… Ver os plano sendo construível e se desdobrando, isso é interessante de ver, não apenas o resultado.

    Tudo isso poderia ser relevado se os personagens fosse interessantes, mas ao meu ver são muito formuláicos para isso.
    Se você gosta de animes medianos, com personagens padrões, sem muita personalidade então vai gostar sim, mas não dá para elogiar eles muito além disso. O relacionamento entre a Demônia e o Herói é ridículo, chega ser constrangedor assistir os dois juntos, tantos pelo atos quanto pelos diálogos. Chega me dar desgosto. É assim mesmo que eles deveriam ser, tão bocós e desajeitados? Parece como qualquer outro anime de escolinha.
    Só que o que me surpreendeu mesmo foi a batalha do episódio 6. Se aqueles guerreiros são tão poderosos, como a guerra ainda não acabou? Um bambambam dos demônios foi derrotado facilmente como se não fosse nada, imagine o Herói que dizem ser o fodão da série? Ou ele e uma maga atuando juntos? Sei que o roteiro da guerra está sendo controlado pelos reis e nobres, no entanto com os heróis tendo independência para agir, eles deveriam ter limpado todos os locais por onde passaram, e se os nobres tentassem impedir, deveria ter ficado claro para eles suas segundas e terceiras intenções no conflito.

    Já escrevi demais, para terminar, só comentar que quando o anime se esforçar para ter algum conteúdo isso também pode ser um problema, porque dá espaço para o espectador argumentar contra a série. No segundo episódio eu não engoli de jeito nenhum o papo daquela Empregadona, só vi falácias e falhas e incoerências no argumento dela naquele episódio, a série também fica sujeita a esse tipo de problema.

    Maoyuu ainda merece mérito por tentar ser só um pouquinho diferente de outros tantos animes no estilo que tivemos nos últimos anos, um pouco mais sério. Só que isso não faz ele ser necessariamente bom, comparado com outros animes realmente bons então, ele diminui até desaparecer.

    Quem gostou dele, desse tipo de tema, recomendo fortemente dois animes:
    – Seirei no Moribito, que é espetacular em retratar a não existência de lados e certo e errado, apenas um grupo de personagens que por um motivo ou outro se veem em conflito, todos tentando fazer a coisa certa pelo menos na posição em que eles se encontram.
    Também te uma arte, personagens, trilha sonora, animação e lutas a anos luz de distância de Maoyuu.
    – Juuni Kokuki, esse é o parente mais próximo. Um mundo de fantasia extremamente detalhado, personagens com desenvolvimento real ao longo dos arcos, roteiro político que realmente entra a fundo em suas questões e um pouco de aula de economia daquele mundo.

    Acho por bem deixar uma nota final avisando que eu não estou sendo ou tentando ser hater dessa série, pelo contrário eu fui quase evangelizador dela no início da temporada, mas a cada episódio ficava mais claro que a série não é tudo que promete. Não crie expectativas para o risco de se decepcionar. Não comemoro o “fracasso” de Maoyuu, apenas lamento.

  3. O Panino me disse que o 6º episódio está sofrível. Assisti até o 5º. Irei conferir este até o final e dar meu parecer lá também, mas até o momento, tirando as continuações, este é o melhor.

    Infelizmente, é como você disse, o diretor é ruim e isso é um problema já que a qualquer momento a série pode desandar (tal qual parece ser o caso com o episódio 6).

    1. Que fique claro, quem está gostando da série do jeito que ela é irá gostar, talvez adorar o episódio 6.
      Apenas para os meus padrões, a série que já vinha com uma qualidade regular para baixa, apenas manteve o ritmo, ou seja, não melhorou, e quando deveria mostrar do que é capaz, não mostrou, pelo contrário. As ideias do episódios eram boas, eu só não gostei da execução que foi fraca.

      Até entendo quem está gostando, ao longo dos anos vi muitas pessoas abandonarem séries com um desenvolvimento muito melhor justamente por… serem melhores. Tramas políticas são interessantes até certo ponto, chega uma hora que a paciência de grande parte do público se esgota a espera de algo mais simples e direto e mais ação. Eu citei aqui Juuni Kokuki, sabendo que a maioria dos que estão adorando Maoyuu não irão gostar do estilo dele por melhor que ele seja.

      1. @Panino

        Eu sempre gostei desse tipo de história, que mistura um quê de RPG com manipulações políticas e quetais. Sim, Maoyu não é um Game of Thrones da vida, MUITO longe disso, mas me diverte bastante. Em momento nenhum da série até o momento, pra você ver, eu esperava ver grandes cenas de ação. Pra mim, ficava só na política que tava bom. Mas hoje assisto esse tão emblemático episódio 6… vamos ver como eu o encaro.

        1. Então, agora você assistiu o episódio 6.
          O ponto não é a animação na luta, que mesmo tendo o direito de ser fraca não justifica ser tão pouco empolgante e mentirosa.
          A Cavaleira aparentemente consegue derrubar exércitos inteiros sozinha, e sem nenhum esforço derrotou um dos maiores generais dos demônios, talvez o maior pelo que foi dito. A força desse grupo de heróis não está muito exagerada? Ainda mais quando tudo que você vê são flashes de luz… se você parar para pensar que o Herói é muito mais forte que ela, só o grupo deles conseguiria facilmente terminar com a guerra! E aquele Velho que não faz nada? Ele poderia no minimo liderar as tropas menores já que também deve ser bastante forte e é o mais experiente ali.

          Mas o problema não é esse.
          A Demônia leva os caras para lutar sem explicar nada? E o plano dela se combina perfeitamente com o plano do Herói sem terem combinado nada, já que quase não se falam? O plano da Demônia se resumia a tomar a ilha na força, com ajuda daquela ponte artificial, e só deu certo pela “sorte” do Herói chegar com reforços, justamente no momento exato!
          E como o Herói fez isso? Deixando de lado que não combinaram, ele sozinho, disfarçado de Cavaleiro Fantasma, assustou as tropas da cidade para que eles fugissem? Tropas essas que estavam acostumadas a viver entre demônios, e nunca viram um corpo ou sinal de desaparecimento de ninguém depois das aparições do Cavaleiro Fantasma. E porra, assustar um exercito INTEIRO, que nunca sofreu um arranhão, para fazer eles correrem lá pra casa do caralho, no meio da sibéria, tomar um ilha, lotada de demônios fodões, lideradas pelo general mais fodão dos demônios… tem lógica? Tem medo de um suposto fantasma, o bastante para se jogarem em cima do exército imbatível dos demônios? Não me convence.

          A série é cheia de ideias muito boas, mas não passa de insinuações e faz de conta. Nunca vemos nada de fato acontecer. Para não ter que dar explicações convincentes, com o risco de não convencer, a série não dá explicação nenhuma.

          Era de se pensar que o Herói teria vida tripla, como ele mesmo, como Cavaleiro Negro e como Cavaleiro Fantasma, manipulando os lados da guerra, aparecendo em frentes de batalha estratégias e criando rivalidade entre as identidades dele, mas não… aparentemente todo mundo sabe quem eles são, o que estão fazendo, ao mesmo tempo que ninguém parece realmente entender e se importar.

          Cada episódio apresenta mais e mais ideias boas mas de forma ridículas e muito forçadas, as negociações na cama foi o cúmulo do absurdo, também tem isso de os personagens terem ações contraditórias.
          No último episódio que eu vi, a Cavaleira se ajoelhando diante do Herói foi triste de ver.
          Sério, essa série não é ruim, não é tão ruim quanto todas as outras séries ridículas que insistem em fazer, só que falta qualidade aqui para dizer que a série tem qualidade. Essa série não tem nada de bem feito de verdade, é um grande engodo. Você assisti, ouve as boas ideias e até se diverte, mas em momento nenhum você vê uma série bem executada, não cresce, não brilha.. sério, quando terminar de assistir pega para assistir Juuni Kokuki que você vai entender exatamente do que estou falando, desenvolvimento real, tramas se desenrolando.

          1. @Panino

            Infelizmente não posso discordar de você nesse ponto. Sim, Maoyu tem muitas falhas de execução… talvez por conta do material em que foi baseado ser limitado… mas mesmo assim, esses lances de brilhantismo, essas insinuações de boas ideias, pra mim, são suficientes para me prender e fazer minha cabeça funcionar. As vezes eu me pego pensando mais sobre o que aconteceu e sobre como a história poderia progredir do que ela mesmo o faz. Numa temporada fraca como essa, um anime que me faz viajar na maionese já é melhor que muitos outros. Sim, Maoyu provavelmente vai ser esquecido no momento em que terminar, mas enquanto isso não acontece, vem me entretendo. Mais por minha própria imaginação que por méritos próprios, no entanto.

  4. Eu não me interesso mais por animes com o tema demônios, alguns já me decepcionaram demais. Pra mim o melhor da temporada vai pra Amnesia. Como Haganai NEXT é continuação, os outros que eu estou vendo são muito bons, mas Amnesia é um anime imprevisível que me deixou pregada na tela, com gráficos MUITO bons, e personagens interessantes.

  5. esse anime e legalzinho,nessa temporada ta na quele dilema,”em terra de cego quem tem um olho e rei” podemos destacar alem dele
    Vividred Opreation e Nekomonogatari,como opinião pessoal eu to gostando de Ore Shura acho que eh um enredo simples de anime Moe mais desenvolvido de forma eficiente,eles tão comentando muito de um tal de Sasami-san,mais definitivamente não faz meu estilo eu não entendi o lance do cara com o saco na cabeça.

  6. Eu, quando assisti ao primeiro episódio, achei que tinha tudo para ser o melhor da temporada, mas depois vendo os próximos epis. me decepcionei um pouco, não era tudo o que eu imaginava. Pra mim o melhor é Boku Wa Next, este sim esta melhor que a primeira temp., outro que eu não achei que seria grandes coisa era OreShura e até agora ele esta me surpreendendo. 🙂

  7. Droppei no primeiro capítulo.
    Lendo o post, bem, não vou voltar a ver, desculpe.
    Se fosse para apontar um anime de destaque na temporada, eu escolheria The Unlimited.

  8. Tbm, acho o melhor anime da temporada, pelos motivos citados , de começo eu pensei em dexar pra la no momento em que os peitos pularam pra la e pra ca , mas dpois a historia me pegou, e estou vendo …..

    Muito bom o post , vlw ….

  9. Tirando as continuações, talvez seja o melhor da temporada sim. Só discordo de você quando diz que a temporada é fraca. Acho que “falta de títulos de peso” seria uma melhor descrição, mas fraca, não mesmo.

  10. Por mais que um anime faça sucesso numa temporada, um ano depois ele já é esquecido por todo mundo.

  11. Bom, confesso que agi com puro preconceito por não ter assistido esse anime antes, li a sinopse e pensei que seria uma bosta, mas esse post a respeito dele, me surpreendeu, era um anime que eu nem imaginava ser no mínimo descente. Vou dar uma chance e assistir hoje. ÒÓb

Deixe um comentário!