Coluna do Fred: Dreaming Machine, a última obra de Satoshi Kon que pode nunca sair

 yume_miru_kikai_image

Dreaming Machine.

Se você nunca ouviu falar, não fique chateado. Esse filme só existe hoje em alguns manuscritos e imagens presas dentro de um estúdio japonês empoeirando a cada dia, assim como muitas outras obras que nunca verão a luz do dia e ficarão só na mente de alguns malucos. É algo que temos que lidar… Exceto quando o que está em jogo é a última obra de Satoshi Kon.

Satoshi Kon é famoso mesmo fora do meio otaku. O grande diretor que fez filmes sensacionais como Perfect Blue, Paprika (meu preferido dele) e outros (apesar de que eu poderia citar qualquer um aqui que todos seriam impactantes), cujo traço na indústria, mesmo que rápido, foi marcante. Seus animes eram algo que realmente se destacavam. Poucos conseguiam trabalhar o aspecto mental e insano da mente como ele, assim como criar personagens que realmente pareciam reais.

Satoshi Kon em pouco tempo foi considerado um gênio e do patamar de gênios como Miyazaki. Ter algo feito por ele era garantia de que o produto seria bom… Infelizmente ele veio a falecer de forma fulminante vítima de um câncer pancreático, sem nunca poder botar todos seus planos e futuros projetos no papel. Uma perda enorme. Ao menos sempre teremos toda a biblioteca de suas obras a nossa disposição para saber o que tivemos ao nosso alcance… E perdemos… Aliás, toda não. Falta um!

Yume_Miru_Kikai_The_Dreaming_Machine_02 (1)

O que nos leva de volta ao início do texto. Enquanto Kon estava doente, ele focou todos seus esforços para fazer o máximo possível de seu último filme: Yume Miru Kikai ou Dreaming Machine. Ele começou com o projeto antes de adoecer e caminhou com ele até seus últimos momentos, só para garantir que a produção viesse a dar os frutos desejados. Nesse tempo, ele deixou todos os storyboards e o script final pronto, só para ter certeza de que o filme iria caminhar na direção indicada.

Quando Kon morreu, o fundador da Madhouse, Masao Maruyama, garantiu que o filme veria a luz do dia e seria lançado. Masao saiu da Madhouse para poder terminar o filme, assim como fazer outras séries que ele não poderia no estúdio de grande porte, porém o estúdio formado, Mappa, ainda não possui dinheiro para tal e tudo que ele pode fazer hoje é esperar por algo lhe dar essa oportunidade.

yumerobo_02

A história do filme nunca foi divulgada. Só nos foi dado o nome dos personagens principais: Ririco, Robin e King, sendo que todos são robôs. Muitas imagens do longa se encontram na net para que todos os fãs de Satoshi Kon vejam o que seria (e será!) a sua obra final.

Ninguém pode garantir que será o melhor filme dele… Não podemos nem mesmo garantir que será bom só a partir de imagens postas na net… Mas Satoshi Kon era realmente um homem excêntrico e com idéias que mereciam vir à tona mesmo que só pela execução. Eu nunca me decepcionei vendo seus filmes, pelo contrário! Poucas vezes vi personagens tão bem construídos em tão pouco tempo em uma animação. Pessoas com quem podíamos nos identificar, nos deixar levar e sentir a catarse com seus problemas, sonhos e desilusões. Mesmos robôs podem conseguir levar nossos pensamentos para longe e nos imergir no mundo criado por um louco.

Eu ainda espero ansiosamente pelo dia que verei a última obra de Satoshi Kon. Até lá, meu respeito pelo homem só engrandece e eu espero ver a ideia pela qual ele lutou até o fim da sua vida transformada em longa-metragem.

satoshi-kon_jpg_650x10000_q85

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

  Dreaming Machine. Se você nunca ouviu falar, não fique […]