Primeiras Impressões: Tamako Market

tamako001

Não há como negar que o estrondoso sucesso de K-ON! foi responsável por trazer o estúdio Kyoto Animation de volta ao centro das atenções. De lá pra cá, o estúdio não decepcionou trazendo bons animes como Nichijou, Hyouka e, mais recentemente, Chuunibyou, este especialmente interessante. Sendo assim, quando o estúdio anuncia um novo anime é fato de que este vem embrulhado em grande expectativa. Será que Tamako Market continua a sequencia de bons animes?

tamako002

A família de Tamako trabalha numa loja de mochi, um doce tradicional japonês, uma espécie de bolinho elástico de arroz. Quando não está na escola ou com as amigas, Tamako cria novas receitas e re-inventa outras para tornar seu doce favorito ainda melhor. Toda sua vida “comum” tem um baque quando ela encontra Dera Mochimazzi, um pássaro real de uma monarquia tropical (segundo suas próprias palavras) que fala fluentemente japonês e que está em busca de uma noiva para seu mestre. Não tem como mais nada ser “normal” a partir daí…

Sim, todos acreditavam que Tamako Market seria mais um anime com garotas fofinhas fazendo coisas fofinhas dia após dia, no melhor estilo K-ON de ser… assim como eu. Porém, quem acompanhava os bastidores da produção já sabia da intenção da produção em dar uma pegada mais mágica para a história. Mesmo essa ideia tendo sido parcialmente descartada devido às limitações de uma série com 12 episódios, parece que não sumiu por completo.

O pássaro, sem dúvida nenhuma, foi a grande sacada dessa série. O elemento que diz que algo está fora do normal ali, que esse anime não será mais só sobre garotas fofinhas fazendo coisas fofinhas, vai além.

tamako005

Acrescente a isso o esdrúxulo grupo de personagens que habita aquele distrito comercial, tal qual o claramente travesti que cuida da loja de flores, ou o tiozinho que gerencia a casa de banho e que sempre quis conhecer um bicho que falasse… isso só pra citar os que tiveram destaque nesse episódio. Temos algo bem fora do comum em mãos.

Esse “um anime fora da caixinha” já seria motivo para me fazer continuar assistindo, mas não paramos por aí. Mais uma vez a Kyoto Animation traz um excelente design de personagens, um impecável tratamento de cenário e uma animação fluida. Da parte técnica, no entanto, o que mais me atraiu foram as cores. Temos muitas! Estão espalhadas pelo cenário, pelas roupas, pelas locações, etc. É um anime bem colorido… me faz lembrar Mawaru Penguindrum… todas essas cores me fazem sentir ainda mais atraído por essa série.

tamako006

Trata-se de uma série original feita pelo pessoal por trás de K-ON. Sendo assim, não dá pra prever se a história será boa ou ruim. É tudo uma incógnita. Mas já dá pra prever que haverá algum tipo de romance entre Tamako e seu amigo Mochizou, filho do dono de uma loja de mochi rival à dela… mas não vamos botar o carro na frente dos bois…

O fato é que Tamako Market promete e é uma iniciativa ousada por parte da produção. Saíram de sua zona de conforto e entraram em um novo “gênero” se assim podemos chamar. Vamos ver como as coisas se desenvolvem, mas torço para que seja bom e um sucesso!

Para mais, confira o índice de primeiras impressões de outros animes dessa temporada aqui.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Não há como negar que o estrondoso sucesso de K-ON! […]