Primeiras Impressões: Tamako Market

tamako001

Não há como negar que o estrondoso sucesso de K-ON! foi responsável por trazer o estúdio Kyoto Animation de volta ao centro das atenções. De lá pra cá, o estúdio não decepcionou trazendo bons animes como Nichijou, Hyouka e, mais recentemente, Chuunibyou, este especialmente interessante. Sendo assim, quando o estúdio anuncia um novo anime é fato de que este vem embrulhado em grande expectativa. Será que Tamako Market continua a sequencia de bons animes?

tamako002

A família de Tamako trabalha numa loja de mochi, um doce tradicional japonês, uma espécie de bolinho elástico de arroz. Quando não está na escola ou com as amigas, Tamako cria novas receitas e re-inventa outras para tornar seu doce favorito ainda melhor. Toda sua vida “comum” tem um baque quando ela encontra Dera Mochimazzi, um pássaro real de uma monarquia tropical (segundo suas próprias palavras) que fala fluentemente japonês e que está em busca de uma noiva para seu mestre. Não tem como mais nada ser “normal” a partir daí…

Sim, todos acreditavam que Tamako Market seria mais um anime com garotas fofinhas fazendo coisas fofinhas dia após dia, no melhor estilo K-ON de ser… assim como eu. Porém, quem acompanhava os bastidores da produção já sabia da intenção da produção em dar uma pegada mais mágica para a história. Mesmo essa ideia tendo sido parcialmente descartada devido às limitações de uma série com 12 episódios, parece que não sumiu por completo.

O pássaro, sem dúvida nenhuma, foi a grande sacada dessa série. O elemento que diz que algo está fora do normal ali, que esse anime não será mais só sobre garotas fofinhas fazendo coisas fofinhas, vai além.

tamako005

Acrescente a isso o esdrúxulo grupo de personagens que habita aquele distrito comercial, tal qual o claramente travesti que cuida da loja de flores, ou o tiozinho que gerencia a casa de banho e que sempre quis conhecer um bicho que falasse… isso só pra citar os que tiveram destaque nesse episódio. Temos algo bem fora do comum em mãos.

Esse “um anime fora da caixinha” já seria motivo para me fazer continuar assistindo, mas não paramos por aí. Mais uma vez a Kyoto Animation traz um excelente design de personagens, um impecável tratamento de cenário e uma animação fluida. Da parte técnica, no entanto, o que mais me atraiu foram as cores. Temos muitas! Estão espalhadas pelo cenário, pelas roupas, pelas locações, etc. É um anime bem colorido… me faz lembrar Mawaru Penguindrum… todas essas cores me fazem sentir ainda mais atraído por essa série.

tamako006

Trata-se de uma série original feita pelo pessoal por trás de K-ON. Sendo assim, não dá pra prever se a história será boa ou ruim. É tudo uma incógnita. Mas já dá pra prever que haverá algum tipo de romance entre Tamako e seu amigo Mochizou, filho do dono de uma loja de mochi rival à dela… mas não vamos botar o carro na frente dos bois…

O fato é que Tamako Market promete e é uma iniciativa ousada por parte da produção. Saíram de sua zona de conforto e entraram em um novo “gênero” se assim podemos chamar. Vamos ver como as coisas se desenvolvem, mas torço para que seja bom e um sucesso!

Para mais, confira o índice de primeiras impressões de outros animes dessa temporada aqui.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Não há como negar que o estrondoso sucesso de K-ON! […]

17 thoughts on “Primeiras Impressões: Tamako Market”

  1. Incrível como todo anime do Kyoani mantém esse character design… Que eu detesto. Já estou fugindo dos animes dele só pra evitar de ver os mesmos personagens sempre. Olha a Mio ali no meio!

    1. @Fred

      Mas quanto mimimi, ein, amiche… na boa.
      Criticar os animes do KyoAni por manterem o mesmo character design é o mesmo que criticar o criador do Lupin por dar o mesmo character design aos personagens que toca ou falar que Bakuman é ruim porque no começo tem o mesmo traço de Death Note.

      1. concordo com o Diogo, não da pra se julgar um livro pela capa, Kyo Ani é um ótimo estúdio, não é só pq o estúdio tem um traço próprio que os animes serão ruins, qual o problema de deixar os personagens moe? é a marca deles, pelo menos eles criam conteúdos caprichados e geralmente com boa história, vê se para com essa ignorância

      2. O problema é que eu não gosto do CD do Kyoani, hahaha. Se fosse um que eu gostasse, não teria muitos problemas.

  2. Gosto do character design da kyoto animation. Ele segue um padrão interessante, assim como o Akira Toriyama faz nas obras dele…

  3. Inovar constantemente e progressivamente, fazendo o de sempre de um jeito totalmente novo, um novo que não se disvincular do antigo por mais que mude, estabelecendo assim uma linguagem, uma marca. É assim que eu vejo os animes da KyoAni.

    1. KyoAni já se desvinculou do antigo, porém atualmente não vem inovando, sempre mantendo o mesmo padrão vida escolar.

  4. A KyoAni está planejando esse anime para sair das críticas ruins lá no Japão que obteve com “Chuu-2”. Provavelmente, um romance sem drama nenhum deve ser trabalho nesse anime. Isso se chegar a ter. Mas como é KyoAni, deve ser coisa boa.

    1. Realmente Chuu2Koi gerou criticas negativas à KyoAni, mas não acredito que este em especial se trate de uma ‘resposta’ à estas criticas porque antes mesmo de Chuu2Koi estrear, certamente já havia todo um planejamento em torno desta série. Embora as animações ocorram em cima da hora e nunca com antecedência, ainda há toda uma logística por trás, como patrocinadores e aprovação de roteiro.

  5. Esse era um anime que eu não botava muita fé por ter parecido ser exatamente o que você falou: Um anime com meninas bonitinhas fazendo coisas bonitinhas. Mas ao assistir o primeiro episodio, fiquei com um ar de quero mais. Esse pássaro realmente fez uma enorme diferença, e aprece que sua historia será bem sentimental, acredito. Bom, vamos ver no que dá hehe… Agora… Você irá fazer as primeiras impressões de Koutora-san?

  6. Bons comentários Did. Engraçado que enquanto assistia, eu acabei referenciando este anime às produções do Ghibli. Exatamente por este colorido, a fluidez, o argumento um tanto quanto fantasioso, o grupo de personagens excentricos e todo um feeling meio ~magico~no ar. Este episódio me deixou com a expectativa alta, espero não me decepcionar. O pássaro já é o melhor personagem da temporada HEHUEHUEHEUEHUEHUEHUEHUEE

  7. Eu vi esse animê sem pretensão nenhuma, na verdade eu decidi ver Tamako Market de última hora, e fiquei extremamente satisfeito com o que eu vi, as cores, o pássaro (o melhor personagem do 1º epi), o jeito fofinho das menininhas etc…

    esse vai ser aquele animê que vc vai ver depois de um dia cansativo, e esquecer todos os problemas e relaxar por completo.

  8. Sinceramente, adoro a Kyoto Animation (menos Suzumiya Haruhi). Eles usam clichês, roteiros simples, usam e abusam do moe, o caracter design é padronizado (porém muito carismático), e mesmo assim os animes continuam tendo muita qualidade.
    Com certeza vou acompanhar Tamako Market.

Deixe um comentário!