Mercado Nacional de Mangás: Qual o saldo de 2012? (Parte 1 de 2)

mercnac2012_2

Já passou o Natal e 2013 já tá dobrando a esquina. Nesse período de fim de ano, nada mais comum do que olharmos para o ano que passou e fazermos um balanço das coisas que vivenciamos. Para nós, é sempre bom olhar como o nosso mercado de mangás foi tratado em 2012. Será que tivemos melhoras? Pioras? Promessas cumpridas? Promessas não cumpridas? Vamos fazer uma pequena retrospectiva e ver se o saldo de 2012 para os mangás no Brasil foi positivo ou negativo.

O ano começou um tanto nebuloso e incerto quando se tratava de mangás. O, na época, diretor de conteúdo da Editora JBC, Marcelo Del Greco, havia recentemente dado declarações que vieram como um balde de água fria em quem esperava um 2012 de renovação e bons mangás. Depois dessa, um ano de “mais do mesmo” estava parecendo se formar.

No entanto, a Panini contra-atacou e logo no início do ano trouxe de volta um mangá muito querido e que estava paro há anos graças à falência definitiva dos mangás da Editora Conrad: One Piece. Esse re-lançamento, da maneira como foi feita, com duas publicações em paralelo, deu uma injeção de ânimo nos fãs.   Veio também Dragonball! O clássico estava de volta com as lindas capas originais, também pela Panini! Parecia que o ano de 2012 não seria tão ruim, afinal.

Mas o MONOLITO ESTÁTICO DE DESESPERANÇA, JBC, ainda estava lá. Como um fantasma falando “não esperem muito de nós”. Mas tudo estava para mudar. A JBC estava a ponto de anunciar uma das mudanças mais importantes desde que foi fundada. O anúncio que seria responsável pela guinada na maneira como encararíamos 2012. Se terminamos 2011 com gente chutando mangás… literalmente… 2012 acenderia uma nova chama.

Marcelo Del Greco estava se desligando da JBC.

Essa foi, sem dúvida, a notícia mais importante do nosso mercado. Não tanto por ela em si, mas pelo que ela gerou: uma renovação na fé dos leitores para com as editoras. Pessoas que se recusavam a comprar os mangás pela baixa qualidade que estes vinham apresentando, agora começaram a cogitar voltar. As próprias editoras também viram este como um momento propício para mudanças. Para grandes anúncios.

Depois disso, tivemos Sakura Card Captors e Samurai X (agora padronizado mundialmente como Rurouni Kenshin) publicados em edições especiais (de verdade) pela Editora JBC. Tivemos a volta de Monster (também paralisado pela Conrad) pela Panini, agradando vários fãs que estavam com suas coleções tristes e órfãs de Naoki Urasawa. Outro mangá de Urasawa, 20th Century Boys, tão aguardado, finalmente também viu a luz do dia pela Panini. Kekkaishi voltou a ser bimestral, para a alegria dos leitores. A JBC veio também com RG Veda, mangá do CLAMP, além do tão aguardado SOUL EATER e do inesperado sucesso de Freezing. Teve ainda a chegada de Beelzebub, Panini, um mangá que muitos não acreditavam ser possível sair por aqui.  E como não falar do recente Nura: A Ascensão do Clã das Sombras, JBC.

Nossa, quanto coisa! E quanta coisa legal! 2012 foi um ano muito melhor do que jamais poderíamos ter esperado. Todos esses lançamentos, re-lançamentos, etc, vieram acompanhados de uma melhora editorial também. Os mangás da JBC agora estavam melhor impressos. Paginas transparentes agora se tornaram mais difíceis de aparecer. Tivemos a entrada de edições especiais de verdade em nosso mercado (nada da picaretagem feita com Cavaleiros do Zodíaco e Evangelion). Sem dúvida nenhuma o ano foi espetacular nesse sentido.

Mas não nos enganemos, ainda tem muito o que melhorar. Só que o legal esse ano mostrou que os leitores sabem reconhecer boas investidas, estão prontos para receber coisas melhores e QUEREM receber coisas melhores. Só que isso não é assunto para esse post…

Apesar de tudo isso, essa retrospectiva ainda não chegou ao fim. Falamos apenas da Panini e da JBC, ainda temos outras editoras correndo no “underground” para lembrarmos. Confira na parte 2 em breve! Mas enquanto  não sai, deixe nos comentários sua impressão sobre o ano que se passou. Foi bom? Foi ruim? Gostou dos lançamentos? Das mudanças? Sugestões pra 2013? Etc!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Já passou o Natal e 2013 já tá dobrando a […]

13 thoughts on “Mercado Nacional de Mangás: Qual o saldo de 2012? (Parte 1 de 2)”

  1. Esse ano começou monótono, mas com o passar dos meses deu uma virada. Os relançamentos de bons títulos e a vinda de novos deram uma aquecida no meu ânimo pra comprar edições brasileiras. Minha maior preocupação era com relação a qualidade do material. Editoras menores como New Pop e LPM tinham lançado mangás com ótima qualidade como Solanin e K-ON, feitos pra durar mesmo na estante. Mas como eram títulos curtos em editoras menores ainda via isso como uma excessão. O lançamentos das edições especiais de Rurouni e Sakura numa editora grande como a JBC foi pra mim o ponto alto do ano e espero q 2013 continue nesse sentido.
    Em questão de títulos não há o que comentar. Bons títulos relançaos e bons títulos q os fãs achavam q nunca seriam publicados aqui como Solanin, Red Garden, RG Veda e Beelzebub foi ótimo. =] E que melhore mais o/

  2. ainda não voltei a comprar e nem pretendo. e o dinheiro sendo juntado para comprar os mangás em nihongo. mas ainda torço para que os outros brasileiros também tenham um mangá de qualidade. ontem vi pela primeira vez o mangá do soul eater. eu estranho a linguagem que a jbc usa, além de que as letras são grandes e variam de tamanho de acordo com o balão,(frescura?) mas muita gente nem vê problema nisso, e bem maneiro as páginas coloridas. antes eu só comprava o mangá da panini, agora talvez eu comprasse as duas. acho que a panini ainda precisa de mais organização pra conseguir lançar todos dentro do prazo. feliz o dia em que os mangás forem lançado em dias previamente fixados. abç.

  3. Esse foi o ano que eu comecei a comprar mangás (e quadrinhos em geral) com mais vontade. Assinei One Piece, comprei alguns volumes de Bakuman e comecei a comprar 20th Century Boys. E ainda queria comprar muito, muito mais! Então, acho que o saldo foi muito positivo, com muitos lançamentos interessantes. E ano que vem pode ser muito bom também, já que Toriko e Reborn! vão chegar. Ignorando qualidade, são duas obras grandes e importantes.

  4. Esse ano foi muito bom, tipo 90% dos meus mangás são tudo desse ano.

    Gostaria que viesse para esse próximo ano os mangás de Pokémon Adventure e S.A.O.

  5. Gostaria que eles inovassem mais, com os animes que o povo diz serem “modinha” Se a Panini ou a JBC lançassem SAO seria sucesso na hora, eu gostaria também de ver os mangás da Key por aí,e um pedido impossível: Mangás mais baratoooooooos \o

  6. A JBC que estava entre as piores editoras do país (em se tratando de qualidade física de suas publicações, traduções ridículas com aquele Briggs cagão, e o desrespeito com o consumidor), melhorou demais com a entrada do Cassius e essa nova fase da editora em que a qualidade física dos mangás está muito melhor, com lançamentos inclusive em papel off set e páginas coloridas. Já a Panini, apesar de trazer grandes títulos, continua uma grande porcaria, com uma impressão totalmente fodida, papel fodido que não serve nem pra limpar a bunda, e o desrespeito com o consumidor (principalmente com o assinante), em 2012 apesar de ter muito menos dinheiro que a Panini a JBC mudou inclusive no tratamento aos clientes, e hoje talvez seja a melhor editora nacional de mangás em todos os aspectos, o que não quer dizer muita coisa também, já que a qualidade das edições brasileiras quase sempre foi uma merda (exceto pela Conrad que no começo publicava seus mangás em papel off set e a qualidade da impressão, do papel, o tratamento ao cliente eram fenomenais), espero que um dia possamos ter edições de qualidade como as edições americanas por exemplo, mas enquanto esse dia não chega continuarei importando e comprando apenas as edições nacionais muito bem trabalhadas como Sakura, Rurouni Kenshin, K-ON (da New Pop) etc…

    1. @Samuel

      Exatamente! A JBC realmente evoluiu muito em 2012 tanto na qualidade física de seus produtos quanto no relacionamento com os leitores e a imprensa. O caminho a percorrer ainda é longo, mas eles estão de parabéns por terem dado esses primeiros passos. No mais, fica de olho que a Parte 2 sai por agora!

      1. Cara, parabéns pelo seu blog, estava apenas fazendo uma pesquisa na internet e achei seu blog/site por acaso, porém, fui lendo algumas matérias e gostei demais da sua forma de escrever, da forma de abordar os assuntos, etc… Logo se vê que você tem um grande talento na escrita e tal, não sei com o que você trabalha, se ainda estuda, mas acredito que você deveria investir nessa área, afinal você tem muito talento mesmo. E pode deixar que eu vou ficar de olho na parte 2 quando sair sim =D

  7. como seria bom um relançamento de slam dunk por essas bandas :)…pra mim um do melhores mangas do genero esportivo, pena que eu não ostei muito do tratamento da conrad, mas tenho quase completa minha coleção! gostaria muito de ver um tambem mais mangas do genero esportivo por aqui (exemplo kuroko no basket que com o anime ganhou muito fãs por aqui) seria um boa aposta….mas vamos esperar né…ainda tem muita obra boa pra vir e/ou ser relançadas…otimo post, gostei de como o assunto foi elaborado!!

Deixe um comentário!