Os novos da Jump: “Shinmai Fukei Kiruko-san” e “Shokugeki no Soma”!

Há quem acredita que Shonen Jump é só One Piece, Bleach e Naruto. Só que não é. Existem um monte de outras séries que aparecem nas páginas da revista. Recentemente tivemos uma leva muito boa de estreias, dentre as quais se destacam Ansatsu Kyoushitsu e Nisekoi. É claro que qualquer nova estreia agora viria com atenção total para sabermos se seriam ou não melhores do que essas duas novas queridinhas. É nesse cenário que apareceram Shinmai Fukei Kiruko-san e Shokugeki no Soma, duas séries bem diferentes, mas que lutam pelo mesmo objetivo comum, agradar os leitores da Shonen Jump!

Shinmai Fukei Kiruko-san

Carinhosamente chamada por mim de “Policial Novatinha Kiruko-san“, a série estreou conquistando uma grande base de fãs online. Inúmeras fanarts pipocaram por todo o mundo como há muito não se via para uma nova série. Será que ela era realmente tão boa? Fui conferir…

Achei bem mais ou menos.

Haruki é um policial em Hamigawa, uma pacata cidade interiorana. Tudo fica de pernas pro ar quando chega à delegacia a novata Kiruko, uma ex-mercenária de guerra. Acontece que Kiruko achava que Hamigawa seria um lugar super-tecnológico e cheio de ameaças para testar suas habilidades… grande engano… não deve haver cidade mais pacata que Hamigawa… até então.

Uma história bem batida, não? Mas por que todo o alarde em cima desse mangá? Eu tinha que saber… pensei, pensei, pensei… KIRUKO!

O pessoal não ficou viciado no mangá Shinmai Fukei Kiruko-san, mas sim na própria Kiruko. E, não tem como negar, ela é uma personagem divertida. Completamente doida, as caras que ela faz durante o mangá deixam claro isso., e porradeira… e com peitos… grandes peitos… o mangá faz questão de deixar isso claro visual e verbalmente. É… dá pra entender o fascínio momentâneo pela personagem.

No entanto, a história em si é bem mais ou menos. Achei esse primeiro capítulo bem entediante até. O ritmo narrativo não me atraiu. Pode ser que isso melhore nos outros capítulos, só li o 1º, mas não apostaria minhas fichas nisso. Provavelmente será aquele tipo de mangá que dá uma explosão de popularidade no começo e não consegue segurar.

Shokugeki no Soma

Ah, que mangá divertido. Perdoem-me por já começar dando minha opinião, mas é verdade.

Souma trabalha no tradicional e modesto restaurante de seu pai. Seu grande objetivo é superar seu pai na cozinha e herdar o restaurante. Porém, um dia, o restaurante é atacado por alguns criminosos que estavam interessados em comprar o terreno. Souma consegue reverter a situação e salvar o restaurante.  Seu pai, no entanto, decide fechar o restaurante, mas não pra sempre. Ele irá para fora da cidade, ajudar no restaurante de um amigo, e Souma irá para uma escola de gastronomia. Só que há muito mais por trás de seu pai e dessa escola do que ele pensava.

É um mangá sobre comida, isso logo me deixou interessado, mas fiquei curioso mesmo foi porque disseram que o mangá estava recheado de fanservice. Como inseriram fanservice num mangá de comida? Tinha que conferir.

Para minha sorte e a de todos os leitores, o fanservice de Shokugeki no Soma é daqueles que colabora para a  história e para os momentos de comédia. Não é algo simplesmente jogado a esmo e não o principal do mangá.

Diferente de Kiruko-san, eu gostei bem mais do ritmo e da narrativa desse mangá. A história parece melhor contada e a arte mais bem trabalhada. Os autores não estão em seu primeiro trabalho. Tsukuda Yuuto (roteiro), já tinha publicado um mangá de futebol em 2010 na própria Jump, mas que foi cancelado com apenas dois volumes. Yuuto decidiu se dedicar só a escrever e chamou o desenhista Saeki Shun, que até então só tinha publicado mangás com conteúdo adulto sob o pseudônimo tosh, para essa nova empreitada.

A junção deu certo e Shokugeki no Soma, pelo menos pra mim, foi divertido pra caramba de ler e eu espero que continue por bastante tempo pois tem o que ser explorado. Sem contar que eu vou adorar testar em casa as receitas que aparecem no mangá!

Concluindo

Dois mangás BEM diferentes, fato, mas, para mim, Shokugeki no Soma é o único que tem chances, a longo prazo, de se manter. Kiruko-san é legal, mas só isso. Não me chamou a atenção e nem me deixou empolgado para continuar lendo. No entanto, recomendo que leiam ambos e tirem suas próprias conclusões! Não deixem de postá-las aqui embaixo depois, é sempre bom trocar opiniões!

Ah, e só comparando brevemente, nem um desses novos tem chance, pelo menos por enquanto, de ameaçar a soberania novatinha de Ansatsu Kyoushitsu e Nisekoi

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Há quem acredita que Shonen Jump é só One Piece, […]

13 thoughts on “Os novos da Jump: “Shinmai Fukei Kiruko-san” e “Shokugeki no Soma”!”

  1. Achei as críticas muito superficiais, mesmo que seja baseada na leitura de um capítulo apenas. Mas concordo com isso, mesmo que um blog fale que é ruim ou bom, s´podemos saber mesmo lendo e tirando nossas próprias conclusões, darei uma olhada, mas antes tenho que ler Nisekoi (que entro no lugar do meu querido e injustiçado Enigma :[) e em Ansatsu Kyoushitsu…

    1. @rob3rto0

      São primeiras impressões, não tem como ser muito profundo sobre elas. Ficar enrolando seria só pra encher linguiça.

  2. Eu também li os dois mangás e minha opinão é basicamente a mesma que a sua, li três capítulos de Kiruko e esses capitulos seguintes seguem o mesmo padrão do primeiro, com piadas um pouco mais forçadas e clichês, provavelmente não durará muito na revista.
    No mesmo dia também li Hungry Joker, esse me entreteu bastante, tem chances de se segurar na revista por um tempo, você fará um post sobre o mesmo?

  3. Sobre Shokugeki no Soma, acabei de ler e estou realmente animado. Fazia tempo que não ficava ansioso pelo lançamento da tradução de um capítulo de mangá novo. Só achei o primeiro capítulo, logo não quero fazer nenhuma afirmação precipitada, mas eu realmente gostei desse mangá. =]

  4. Não sei como está hoje, mas mangás de culinaria eram bem comuns na revista rival Shonen Magazine. De cabeça eu me lembro de uns 5 ou 6 titulos. Para mim , essa é a primeira vez que vejo um manga sobre culinaria na Jump.

  5. eu li o Kiruko-san na Jump (eu tenho)
    achei bem engraçado…
    e pensei: é meio ecchi? porque tipo, no primeiro capítulo tem um ladrão de calcinhas… o.o

  6. São bem realistas na verdade(pelo menos a do Souma). Quando eu li tive uma impressão bem parecida. As impressões vão se aprimorando conforme o manga avançar, pode confiar.

  7. 2 opções:
    • Lê em inglês(sou muito impaciente cm capítulos novos, se soubesse japonês, eu lia Raw)
    • Mangas project(ta acompanhando a história)

Deixe um comentário!