Analisando “LEDD Vol. 2” (Jambô)

Há um ano atrás eu fiz um post elogiando LEDD e divulgando o lançamento do primeiro volume encadernado. Hoje, venho dizer que adquiri o volume 2 e ele conseguiu estar ainda melhor! Não há dúvida que a série, que está toda disponível online, legalmente, para ser lida, já figura entre o panteão dos melhores quadrinhos no estilo mangá já produzidos no Brasil, se não o melhor!

No 1º volume, Ledd, um prisioneiro sem memória, e Ripp, um mago que usa pelos e cabelos como matéria-prima, fizeram o inimaginável e escaparam da grande prisão da Fortaleza Hardof, enfurecendo o Coronel Barba Branca. Depois de perseguidos, acabam sendo capturados na cidade de Warton, mas logo são salvos por Drikka, um furtiva jovem de pele morena. Com sua ajuda eles derrotam Barba Branca e fogem, guiados pela menina, para a estalagem Ganso Afogado, onde estariam em segurança.

O volume 2 começa com Ledd acordando nos quartos da estalagem ao lado de Drikka. Ela está ali para cobrar a dívida que os dois tem com ela… eles só não sabiam o tamanho do problema… a mãe de Drikka, é um dragão.

Diferente do primeiro volume, este é recheado de flashbacks, dando muito mais profundidade a personagens como Ripp e Drikka, e à própria história, com a introdução do Bando da Lança Rubra e a história dos pais de Drikka.

Além de uma evolução na própria história, temos a evolução de seus autores, J.M. Trevisan e Lobo Borges. Trevisan está cada vez mais acostumado com o ritmo do estilo artístico em que resolveu se aventurar e está apresentando um roteiro sólido e envolvente, que faz o leitor não querer parar de ler. Lobo, apesar de já familiarizado com o estilo mangá, evoluiu sua arte, que já era sensacional. Com traços mais seguros e extremamente detalhados, dá vida ao roteiro de Trevisan como poucos artistas nacionais conseguem. Uma dupla bem competente de autores que faz seu trabalho não dever nada para excelentes obras japonesas. Para fãs de aventuras “RPGísticas” medievais é um prato cheio.

Se ler LEDD online regularmente já é legal pra caramba, ler no papel é ainda melhor. Eu não estou querendo ser saudosista nem nada, mas a arte do Lobo fica ainda mais linda impressa e a história é tão legal que você quer ter na estante para poder ler quantas vezes quiser sem precisar ligar o computador para isso. A edição da editora Jambô não deixa a desejar. A qualidade do papel é ótima e a capa é de papel-cartão mais duro. As páginas coloridas estão excelentes (ainda que eu prefira a arte em preto e branco) e o material extra, como esboços comentado e bate-papo entre os autores para criação da história, dá um toque especial.

Encerro com um trecho do prefácio escrito por Sidney Gusman, editor do Universo HQ e responsável pelo Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções:

A história de Trevisan e Lobo Borges tem uma trama cativante, personagens bem desenvolvidos, ganchos interessantes nos finais dos capítulos… Enfim, tem qua-li-da-de. Para ser publicada aqui, no exterior ou em Arton.

Que venha o Volume 3 e que não demore mais um ano para chegar!

Se quiser comprar seus volumes de LEDD, procure nas lojas especializadas ou compre direto no site da Jambô, com frete grátis!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Há um ano atrás eu fiz um post elogiando LEDD […]

3 thoughts on “Analisando “LEDD Vol. 2” (Jambô)”

Deixe um comentário!