Coluna do Fred: 10 animes/mangás que INFELIZMENTE fizeram parte da minha vida

Inspirado pela lista do Diogo, eu decidi fazer uma também, mas só pra ser do contra, quis inverter: Citar 10 séries que me marcaram, não por serem boas, mas por terem me frustrado de tal forma que eu ainda me lembro delas, mesmo depois de tantos e tantos anos. Ser citado não quer dizer que achei ruim, só frustrante ao ponto de ter me marcado… Mas às vezes é por ser ruim mesmo.

10) Wolf’s rain

É a história de 4 lobos disfarçados de seres humanos, em um mundo frio e estéril, que se juntam para procurar o paraíso, um lugar onde eles poderiam viver e caçar felizes. Wolf’s rain é um anime que eu esperei muito para ver e quando assisti, minhas expectativas foram todas por água abaixo. Os personagens não são carismáticos e em momento algum a transformação de lobo para ser humano é crível. Muitas vezes eles fazem acrobacias e ataques como lobo, para depois virar humano em seguida, mesmo que a situação não peça isso… Juntando personagens esquecíveis, uma história que apesar de simples se enrola demais e acaba tropeçando nas próprias pernas e uma trilha sonora que nem parece da Yoko Kanno, Wolf’s rain me foi um tremendo fracasso.

9) Patlabor 2 – O filme

Patlabor, a série, conta a história de um grupo de policiais especializados que usam robôs chamados Ingram para coibir a violência no geral, mas a série foca mais no dia a dia dos policiais que em batalhas dramáticas envolvendo os ingram. Eu assisti o filme somente uma vez na Fox Kids, mas lembro que poucas vezes havia me desapontado tanto. O filme retrata um cenário político conturbado no Japão, os maus tratos com aqueles que serviram seu país e como ir em frente numa uma situação dessas. Somente os comandantes da equipe têm algum destaque, enquanto que vários dos personagens principais da série têm participações ridículas ou inexistentes… Somente no fim, quando rola um “embate final” eles aparecem, mas mesmo essa luta é muito desnecessária e parece desculpa para rolar uma reunião, que não dura nem alguns minutos. Esquecer as características que fizeram do seu produto original ser bom nunca é uma boa forma de fazer um filme.

8) The end of evangelion

Evangelion é meu anime preferido, mas eu nunca engoli o fim que a série teve. Não me levem a mal, não é um fim ruim. Explica muito do que aconteceu e tem um clima intimista e desolador que combina bem com a aura de “fim de festa”, mas eu sempre fui um fã do final original da série, que acontecia somente na cabeça do Shinji e sobre os acontecimentos que ele viveu do ponto de vista dele e sua luta para ir em frente. A cabeça do Shinji sempre foi um dos focos da série e o fato dele ter conseguido superar os problemas com a vida no fim era o que interessava. O fim da série não era tão explícito quanto o filme, mas tinha uma mensagem que acho que combinava melhor para a série. Claro que a Asuka enfrentando várias unidades 05 é de ter ataques epiléticos de tanta emoção, mas acho que o original era melhor.

7) Lain

Lain conta a história de uma menina normal que começa a se envolver mais com o mundo da internet após receber um e-mail de uma colega de classe que havia morrido, dizendo que ela não estava morta, mas sim na rede, e com o tempo ela acaba descobrindo mais sobre a net, a influência dela sobre o mundo real e sobre ela mesma. Não sei se é pelo fato de eu ter visto com as legendas da Locomotion na época em que o dinheiro já havia acabado, mas Lain sempre me pareceu uma série sem muito propósito de ser. A série tinha um character design ótimo e era muito famosa como transgressora e adulta, mas acho que no fim a série só conseguiu apresentar idéias e mensagens interessantes, mas sem desenvolver bem. Lain é uma personagem até um pouco carismática, mais pelo aspecto visual que pela personalidade de pires que ela tem, mas nada mais no mundo parece que faz diferença, tanto dentro quanto fora da net… É difícil falar de Lain, porque muitas coisas que acontecem parecem rolar só pela razão de inserir mais informação, mesmo que não faça falta pra história.

6) Saber J to X

Saber J é um anime estrelando Mamiya Otaru, um jovem que vive em um mundo onde não há mulheres exceto por marionetes, andróides feitas para suprir a falta das versões de carne e osso. Otaru não possui nenhuma, mas 3 marionetes especiais com um coração e sentimentos acabam se ligando a ele de tal forma que o grupo se torna inseparável. É uma série animada e feliz, bem ajeitadinha… Já sua sequência, Saber J to X dá dor só de pensar. A história é realmente incompreensível, envolvendo perdas de memória, planos que não fazem sentido de destruição do mundo e milagres surreais, com o espectador precisando ver mais de uma vez só pra entender o que está acontecendo (e chegar à conclusão de que perdeu tempo), além de que a série toma um foco especial para a Lime (andróide mais famosa) e põe as outras duas para o escanteio legal, assim como vários outros personagens que eram importantes e outros que voltam, mas com personalidades totalmente diferentes. É terrível.

5) Noir

Noir é sobre duas assassinas especializadas que combatem uma organização chamada Soldats que as criou para serem as assassinas perfeitas, mas que agora quer ambas mortas para o bem da organização. Noir é um anime com uma trilha sonora legal, animação competente e uma história boa, mas todo o clima realista que a série quer passar cai por terra quando você percebe que não importa a situação: As protagonistas são invencíveis. É a mesma sensação de ver um episódio de tom e Jerry torcendo pro Tom. As meninas entram em enrascadas do tipo “Numa casa, com um exército cercando elas com armas e caças todos preparados pra atirar” e saem usando só um garfo e um durex e sem nenhum arranhão. É extremamente frustrante ver situações completamente surreais indo pro lado delas com pouco ou nenhum esforço e isso acaba diminuindo muito a força que a série quer passar. Nada contra girl power, mas nunca consegui engolir tanta apelação por parte das garotas, ou então os soldats que eram incompetentes mesmo.

4) First Squad

Esse é pouco conhecido. Um filme que mostra uma menina russa na época da segunda guerra mundial que acaba sendo envolvida num experimento para gerar poderes especiais nela e em alguns colegas. Seus colegas morrem em batalha e ela é a única que sobrevive, usando seus poderes em shows itinerantes atrás de grana, mas ela retorna à luta para enfrentar um cavalheiro do passado a serviço do Hitler, usando uma máquina que a põe entre ambos os mundos. É escrito por russos e só tem a animação feita no Japão, que apesar de ser bastante competente, assim como o character design que é muito charmoso, não salva o filme de ser bem ruim e só faz você se questionar sobre o potencial desperdiçado. A história é péssima, mas o que a deixa ainda pior é que o filme pára constantemente para dar lugar a depoimentos de pessoas de verdade falando sobre como os russos tentaram mesmo usar experimentos para resgatar os mortos e etc, o que piora tudo ainda mais, já que não dá nem pra se animar quando a ação dá lugar pra uma tela preta com um velho falando sobre nada a cada 2 minutos. Só vendo para crer.

3) Cinderella Boy

Do Mestre Monkey Punch, criador de Lupin III, Cinderella Boy é sobre dois detetives, o esperto e talentoso Ranma e a bela Rella, que morrem em uma missão num acidente de carro. Meses depois, Ranma acorda achando que foi o único que sobreviveu, mas depois de meia-noite, ele e Rella trocam de corpo. Assim os dois podem continuar atrás de pistas e tentar vingar suas mortes, além de procurar uma forma de retornar ao normal. Cinderella Boy é uma daquelas séries que ninguém espera muito. Passou no cartoon network na madrugada, vindo do pacote da Enoki de animes… Tudo dava a entender que era um fracasso… E é mesmo! Mas pra mim foi pessoal, porque sou muito fã do Monkey Punch e ver um produto dele como esse é doloroso. A animação, música, design… Tudo é pobre e feito sem esmero, mas mesmo uma série malfeita pode se salvar se a história for boa, o que não é o caso. É tudo muito comum, tenta usar o estilo amigável de Lupin, mas falha feio no processo, usando os piores clichês e esquecendo tudo que fazia o original ser um clássico. Apesar de tudo, os personagens principais são legais e valem o esforço de ver um ou dois episódios, mas a dublagem destrói até isso. Enfim…

2) Mawaru Penguin Drum

Ok… Mawaru Penguin Drum é o anime mais recente da lista. Muitos de vocês devem conhecer. Shouma e Kanba são dois irmãos que querem dar dias felizes para a sua irmã Himari, que está muito doente. Infelizmente, Himari morre e deixa ambos em pedaços, mas ela ressucita a partir do uso de um chapéu de pinguim, que toma controle dela e exige que ambos consigam o Penguin Drum para que Himari seja salva, mesmo que nenhum dos dois saiba o que é isso.

Mawaru tem um clima incrível e uma trilha sonora de arrepiar. É uma série que me fez ficar preso até o último segundo atrás de respostas para as perguntas dadas… E ainda estou esperando. O fim da série é frustrante de tal forma que me deixou com um gosto azedo na boca e me questionar “Que porra foi essa?” A série mantém um clima de suspense até o fim, mas escolhe por utilizar metáforas e mais metáforas para não explicar nada e sair com um clima “avant-garde”. Poderia entrar em maiores detalhes, mas é difícil falar sem soltar spoilers, mas ainda assim, depois de tantos episódios sem nexo, eu queria ao menos um final que fizesse sentido, não tirando mais situações bizarras de dentro da cartola insana da Momoka.

1) Demon Lord Dante

Esse pra mim é o anime mais ofensivo que já vi. Não sou cristão, mas mesmo eu me sentia enojado assistindo pelo quão desrespeitoso era. A série é sobre Ryo, um jovem que descobre que é um demônio, o Dante, ele fica triste no começo, mas depois descobre que os demônios são bons e que Deus é que é mau, controlando o governo para acabar com os demônios e tomar o mundo. Dante se junta aos outros e ganha força, mas Deus destrói o mundo quase todo e usa de anjos para lutar. Um desses anjos é uma forma nova da irmã de Ryo, que ele sempre protegeu com unhas e dentes. Na luta, Ryo descobre que ele a protegia porque era apaixonado por ela, mas não pode haver amor entre um anjo e um demônio, mas Ryo manda um foda-se e vai atrás dela, que era o plano de Deus para fazer o mundo se destruir de vez, o que rola, mas Ryo e sua irmã acabam reencarnados em outro tempo como Adão e Eva, então Ryo pode comer sua irmã à vontade.

Tá bom ou quer mais?

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

Inspirado pela lista do Diogo, eu decidi fazer uma também, […]

29 thoughts on “Coluna do Fred: 10 animes/mangás que INFELIZMENTE fizeram parte da minha vida”

  1. Eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru lalalalallaa eu não li Mawaru lalalalallaa eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru lalalalallaa eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru eu não li Mawaru lalalalallaa eu não li Mawaru

  2. Vou ler Demon Lord Dante. Tá decidido.
    QUANDO É GO NAGAI, TEM QUE ESTAR PREPARADO, AMIGO. hehehehehehe

    1. Cara eu lembro q Demon Lord Dante passava nos fins de samana no extinto Animax, passava junto a outros animes de design retrõ mas q pareciam ter sido feitos recentemente, dentre eles um do Capitão Harlock em q ele era um cowboy(???) eu assisitia e falava “noooossa… mas isso eh muito interessante, vamos ver um pouco mais” enfim, não eh um primor mas era muito bom no final das contas… do jeito de Go Nagai XD

  3. Que isso?! PenguinDrum foi incrível *-*
    Achei o final perfeito mesmo com as metáforas, aliás, o livro que o anime é baseado é feito basicamente de metáforas… o anime n poderia ser diferente. Fora que a Momoka no final tava perfeita… a gente tem que entender que ela simplesmente é a força rs

  4. Oi, Monica. Nem sabia que Mawaru vinha de um novel! Talvez o estilo de história combine mais com um livro mesmo…

    Mas sendo bem sincero, eu queria ter gostado mais de Mawaru, mas acho que chega uma hora que você põe tanto a cargo do público que você já não tá mais fazendo uma história, hahaha. Muita coisa que eu me questionei desde o começo sequer é citada, como o fato de que nas cenas da Ringo, todas as pessoas ao redor eram reais, enquanto que os garotos só viam bonecos. Eu achava que tinha mó simbolismo aquilo, de eles estarem tão fechados no mundo deles que eles não viam mais nada, mas isso nunca sequer foi mencionado na história, pra mim, pareceu só isca pra pegar peixe. Hehe. Do fim eu não comento muito pra não evitar spoiler mesmo. Acho que a Momoka era uma ótima personagem, mas achei o vilão fraco…

    Leokitsune, honestamente, Go Nagai é muito tenso. Quando o cara quer fazer coisa doente, ele é rei. Tenho uma edição de Kekko Kamen aqui que é pior do que hentais bizarros, mas acho Demon Lord Dante o ápice mesmo. Eu nem comentei o quanto é ruim essa porra, só da história. Achei que seria o necessário. Hahaha

    1. Comecei o mangá há instantes atrás. Já li 80 páginas (é bem curto), e me parece NARRATIVAMENTE muito bom (quase todo se passa na mente dele, muitas páginas duplas, quase sem falas, é bem bacana)
      Parece ter um plot de merda, mas to curtindo. hehehehehe
      Aliás: LEIA Devilman (mas tem uns OVAs bacanas, tbm)
      E eu vi um filme de Kekkou Kamen. Mais uma imbecilidade do Go Nagai, mas, porra, é Go Nagai. Entende? xD

    2. Entendo, na questão de simbolismo acho que o clima do anime acaba interferindo na estética da coisa… e isso gerou mta expectativa.. mas pra entender melhor até nessa questão sugiro que leia o livro… “Viagem noturna no trem da via láctea” é o nome. É sem duvidas mil vezes mais louco que PenguinDrum, mas é mto bom!

      Quanto ao vilão… achei que ele encaixou com a ideia e completou a Momoka. Não esperaria nada diferente.

      1. Mônica, caso não saiba essa história do livro é de autoria do Kenji Miyazawa, clássico dos clássicos japoneses, e se você pesquisar verá que há versões animadas dessa e de outra histórias dele protagonizada por… gatos.
        Spring and Caos é um média metragem semi biográfico dele.

    3. Mawaru não vem de novel não, ele teve uma novel paralela que contava a história do ponto de vista de cada um dos irmãos.
      Primeiro da Himari, depois do Shouma, e por último do Kanba. Foram publicados nessa ordem.

      Agora o que você falou desse simbolismo dos pedestres… isso não se explica, final é simbolismo!
      Contar a história com e através da arte visual dela, adicionar informações e camadas extras de interpretação sem ter que interromper a história.
      Meio estranho essa crítica específica ein.

      No final o Satoshi ficou mesmo devendo um pouco, porque tudo sobre ele foi contado através de simbolismos. Pelas questão abordadas pela história e os simbolismos usados ao redor dele você pega a ideia geral do que ele é e o que ele representa, mas isso não é explicitado de forma nenhuma porque ele não tem um momento só para ele, para conhecermos de fato ele como os outros personagens, também não tem uma novel com o ponto de vista dele.

      Ficou sabendo que há um projeto de Mawaru em desenvolvimento?
      Ninguém sabe o que é, mas parece ser outra série.

      1. Panino, eu já sabia sim, inclusive ganhei o livro de aniversario e leio os contos vez ou outra… Não sabia sobre Spring & Chaos mas já achei e vou assistir (o trailer é muito interessante)

        Outra série de PenguinDrum seria incrivel! Sempre quis entender mais um pouco sobre a Momoka…E quem sabe assim fique mais explicado as questões de Sanetoshi, viraria uma loucura, mas seria o melhor anime da temporada com certeza ^^

  5. filme de Patlabor realmente foi desapontante, especialmente porque vi ainda jovem…

    SABER J TO X – não basta ser péssimo, ainda tem um traço TERRIVEL, infinitamente pior que o [generico] anterior

    Demon Lord Dante – é ofensivo, satanista, etc? ME GUSTTA GO NAGAI \o/

  6. Os únicos dois que discordo são: Mawaru Penguin Drum e Patlabor The Movie 02.
    A respeito do Filme de 02 de Patlabor, infelizmente, pra vc aproveitar melhor, é questão de ver a série, Ver o primeiro Filme, Ver alguns OVAs e até acompanhar o mangá. Os Filmes de Patlabor são MUITO para aqueles que acompanham TUDO. O filme 1 e o 2 passaram MUITO na Fox Kids. Meu favorito é o 1, que pra mim é EXCELENTE, quanto ao 2, na época, gostei mas não entendi ahahah era criança, mas depois que cresci, assisti novamente e aproveitei bastante.

    Demon Lorde Dante…. HAHAAHAHHAAHHAHAAH sério, nessa ai o Nagai resolveu aloprar (mais que o normal), sério, assisti na Animax e achei simplesmente “WTF?!” XD

  7. Devo concordar sobre J to X, a série estava… xoxa… Em comparação a primeira, Bloodberry em especial ficou completamente descaracterizada. Porém, o episódio que elas recuperam a memória e os 2 finais – não contando o 26, que é especial – Até hoje me arrepiam quando os assisto. Foi uma das séries com a melhor conclusão que já vi.

    Demon Lord Dante, era o extremo do forçado, mas devo dizer que me incomodava demais quando chegava nesse papo de Deus e mal e os Demonios bons. Mas… That´s Go Nagai! :V Vish, já pensaram se esse anime passasse na TV aberta? =P

  8. Na verdade o final do filme de Evangelion é o mesmo da série.Eles apenas se complementam. A diferença é q na série foi mostrado tudo dentro da cabeça do Shinji, enquanto no filme mostra o que estava acontecendo fora. Tanto é que existe um flash da Misato caída e sangrando em um momento do fim da série, coisa que vemos mais claramente no filme

  9. Panino

    Bem que eu estava desconfiado que já tinha ouvido esse nome. Eu tenho um dvd de Spring and Chaos aqui. É legal pela animação, mas acho um dos projetos mais fracos do Kawamori. Acho que o fato de não ser familiarizado com o autor da história ajudou a não entrar direito no clima, mas não achei tão legal não.

    Rafael,

    Eu tô ligado, o que eu quis dizer é que o fim do filme era uma coisa muito mais explícita e que pra mim, era desnecessária. Não quis entrar muito no fato de que os episódios finais também comentam um pouco a história do filme, porque já vi que isso é um objeto de debate(tem gente que acha que aquilo eram só visões do Shinji e etc.) e, apesar de eu concordar com você nesse caso, preferi ficar em cima do muro. Hahaha

  10. Curtindo a “anti-lista”, pessoal? Acho que pra mim a único da lista que discordo seria Mawaru. Apesar de que eu entendo a crítica do Fred. Nem todos gostam de simbolismos desse tipo. Esse tipo de coisa faz parte do “background” de Mawaru, que é muito mais rico que o “foreground”. Analisando a série pelo “foreground” você vai realmente tirar essa conclusão de que ela é mal explicada.

  11. Cara, tenho que ver Noir! Pelo o que eu vi nesse texto, corresponderia às minhas ‘já prévias’ expectativas, exceto pelo fato de elas serem extremamente fuck yeah. Mas essa parte vai ser a que mais acabará me atraindo. Faz tempo que estou pra ver, agora com certeza irei. A lista, ironicamente, me deu essa certeza! xD

    De resto não vi quase nada. Evangelion nunca gostei (é, isso). Mas a Top -10 já adiantou algumas coisas aqui! ^^

  12. A maioria dos apresentados eu não conhecia. Mas lendo o que você colocou sobre todos… achei deveras interessante Demon Lord Dante, o enredo parece ser muito bom. Reveja esses seus conceitos de “não sou cristão”… .-.

  13. Concordo com Mawaru, sei que todo muito diz que o negócio é entender as metáforas, mas quando um anime é só isso, fica bem cansativo…. Se houvessem menos metáforas, talvez eu não tivesse achado tão ruim no final. Mas convenhamos, a trilha de mawaru é mesmo de arrepiar e nisso ninguém ousará por defeito (=ò.ó=)

    Já First Squad, me arrependo amargamente de ter assistido. Ô animezinho ruim!.. ì.í

  14. Desses o único que vi foi Lain e é o que não concordo em estar na lista. u vi quando era mais nova e não entendi porcaria nenhuma e achei um saco e até interrompi, mas depois eu analisei bem e é necessário er uma sensibilidade muito grande pra poder compreender Lain. Então pra mim vale a pena dar mais uma chance quando esiver mais “preparado”.

    E nossa GO NAGAI me ofende de uma maneira absurda, eu realmente não consigo dar chance a nenhuma de suas obras simplesmente pela sinopse. Eu não consigo aceitar essa ideia de inversão de papeis quando se trata de bemxmal. pra mim bem é bem e mal é mal..

  15. no wolf’s rain eles não viram lobo eles apenas fazem uma ilusão no qual da para perceber que a sombra fica igual e não sei se vc percebeu mas vc tinha que prestar atenção mais na historia no qual parece que passou batido tanto quanto em outros animes sitados. no caso do mawaru se trata de simbolismo uma coisa que não é dada de graça vc olha e reflete e conclui e que não e dado de mão baixada ou não teria sentido eu construir metáforas ou mistérios e depois jogasse isso na sua cara seu a mesma coisa de te chamar de burro e não fazer vc pensar para descobrir pois entreter não é apenas se divertir.

Deixe um comentário!