Editorial 014: Mudando as formas de “avaliações” no Anikenkai

Como blogueiros, é sempre bom estarmos atento ao que fazemos e se está sendo o melhor para os nossos leitores. Pensando nisso que eu decidi mudar um pouco o formato como faço avaliações dos animes de temporada no Anikenkai.

Vocês já devem ter reparado que a aparência física do post mudou. Agora temos uma galeria de nove imagens entre o título e o corpo do texto com capturas do primeiro episódio da série em questão. O motivo para isso não é só estético, mas tem também o lado da composição do texto.

Eu ficava incomodado em fazer posts sem imagem alguma pois eu sempre acho que elas ajudam o leitor na hora de escolher um anime para assistir e até para compreender melhor o que está sendo falado no texto. Porém, ao mesmo tempo, eu também me incomodava com ter imagens entrelaçadas ao texto pois isso tirava a dinâmica do mesmo. Era como se fossem blocos isolados de texto separados por imagens. Eu queria um texto sólido e coeso, mas não queria abrir mão das imagens. Precisava de uma solução.

Foi aí que pensei na galeria, me inspirando no visual dos posts do Random Curiosity. Acho que dessa forma eu preservo a presença de imagens (e posso até colocar mais delas) e também preservo a forma do texto como uma unidade de informação sem interrupções para o leitor.

Ok. Isso é um dos aspectos. O outro veio recorrente de um comentário que o @qwerty ou o @PaninoManino (desculpem, não lembro exatamente qual dos dois) que dizia da discrepância entre o número de “Primeiras Impressões” e o de “Conclusões” nos blogs brasileiros. Parando para pensar sobre isso, eu percebi que raramente faço posts de conclusão de alguma série aqui no Anikenkai. O grande motivo para isso é que no decorrer da temporada eu abandono muitos dos animes que comecei assistindo pois eles perdem o interesse pra mim ou há outras prioridades. Só que essa prática gera uma resposta complicada dos leitores.

Pelos posts de primeiras impressões, eles podem achar que adorei uma série X, mas que na realidade ela foi abandonada dois episódios depois porque ficou chata pra caramba. Se o leitor não acompanha o meu twitter ele nunca vai saber que eu abandonei a série. Ele nunca vai saber minha opinião real sobre aquilo ali, só a minha primeira impressão que, fugindo ao ditado popular, não é a que fica quando se trata de animes.

Pensando nisso eu decidi que teremos agora três tipos de posts por temporada aqui no Anikenkai. O primeiro é o corriqueiro “Primeiras Impressões”, no modo como vem sendo feito normalmente. O segundo será o “Opiniões de Meio de Temporada” onde eu irei dar um apanhado geral do que eu continuo assistindo, do que eu desisti de ver, do que eu to achando no geral, etc. Dessa forma o leitor poderá acompanhar qualquer mudança de opinião minha no decorrer da temporada aqui mesmo pelo blog, sem precisar ir para o twitter. E por fim, dos animes que eu de fato terminar de ver, eu me comprometo a fazer um post de “Opinião Final”. Dessa forma poderei expor para o leitor uma opinião mais embasada sobre a série.

Sendo assim, quando os leitores forem buscar uma nova série para assistir e quiserem a minha opinião, poderão optar em ler três etapas dela. Podem ler uma opinião mais leve e superficial (no caso das “Primeiras Impressões”), podem ver como essas opiniões se desenvolveram no decorrer da temporada (com o “Opiniões de Meio de Temporada”) e, se ainda quiserem, podem conferir minha opinião final sobre a série inteira (com o “Opinião Final”).

Por fim, agora algo mais pessoal, eu decidi não escrever sobre todas as estreias. Eu só falarei sobre aquilo que eu gostar ou que tiver algo de interessante para o meu leitor. Por exemplo: Eu gostei do ANIME X então eu venho aqui e recomendo pros meus leitores. Assim como eu poderia não ter gostado do ANIME Y mas por ser uma série importante e que gera uma certa repercussão eu acho válido escrever minha opinião, mesmo que negativa.

Com tudo isso, o que eu espero é gerar muito mais conteúdo e muito mais ferramentas para os leitores. Por isso, gostaria muito de saber a opinião de vocês. Se acham que esse novo formato tem futuro, suas opiniões sobre ele, etc. Aguardo comentários!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Como blogueiros, é sempre bom estarmos atento ao que fazemos […]