Primeiras Impressões – Tari Tari

[nggallery id=2]

Vamos dar a largada nas primeiras impressões com Tari Tari, novo anime do estúdio P.A. Works (Hanasaku Iroha, Angel Beats, CANAAN) e primeira série dirigida pelo diretor novato Masakazu Hashimoto.

Para começar a falar de Tari Tari eu tenho que dar destaque aos belos cenários que nos são apresentados. Quem já me conhece sabe que eu adoro cenários bem feitos e essa é uma característica recorrente nos trabalhos da P.A. Works. Mas assim como esse é um ponto alto do estúdio, o ponto baixo é ter anime originais que começam prometendo muito e depois decaem de qualidade (como aconteceu com o recente Hanasaku Iroha). Mas como não podemos sobre o que ainda não vimos, vamos torcer para que isso não aconteça com Tari Tari já que esse primeiro episódio mostrou um início bem promissor.

Konatsu está frustrada por sua professora não permitir mais que ela cante no coral da escola. Frente às negações, ela decide sair e montar seu próprio coral. Para isso precisa recrutar pessoas. Seus primeiros alvos são seus amigos mais próximos.

Fiz uma sinopse um tanto genérica, é verdade. Se formos olhar por aí parece só mais uma cópia de K-ON. Mas não é. O que me chamou a atenção em Tari Tari foi a carga dramática que envolve toda a história. Mas como o anime é character-driven (guiado pelos personagens), nada mais justo que apresentá-los aqui.

Konatsu é uma menina energética e sorridente que quer passar seu último ano na escola ao lado de suas amigas se divertindo. Ela acha que criando esse novo coral ela poderá realizar esse desejo; Wakana é uma menina bem reservada que está de olho em seu futuro profissional agora que começou a estudar música. Uma menina com poucos amigos que por algum trauma não quer se envolver com o novo coral; Sawa é a amiga mais próxima de Konatsu, mas seus sonhos não estão muito ligados à música, mas sim a coisas mais tradicionais como cavalgada e arco-e-flecha. No meio dessas meninas ainda temos Taichi, que atualmente pratica badminton, e Wien, um imigrante que acabou de chegar da Áustria e está tentando se adaptar ao Japão… o problema é que ele aprendeu sobre os costumes sociais através de livros bem antigos.

O character design dos personagens tem sim uma pegada moe, mas, pelo menos nesse primeiro episódio, eu não vi um apelo para a “moezice”. Espero que continue assim. E me agradou muito a empatia que os personagens passam e a química que há entre eles, mesmo sendo pessoas tão diferentes. Não há nenhuma forçação de barra até o momento e isso contribui com a suavidade do anime. Sem dúvida foi bem agradável conferir esse primeiro episódio.

Tari Tari não é um clone de K-ON, também não o é de Hanasaku Iroha. Darei uma chance ao anime, que se mostrou muito agradável nesse primeiro episódio. Recomendo que assistam se curtem um bom slice-of-life. Um entretenimento leve para se conferir semanalmente.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

[nggallery id=2] Vamos dar a largada nas primeiras impressões com […]

2 thoughts on “Primeiras Impressões – Tari Tari”

  1. Não me animei muito não com Tari Tari. Concordo que os cenários foram muito bem feitos, mas o enredo em si não me chamou a atenção. Essa premissa de ‘vamos abrir um clube’ não é novidade, né… E o que vai acontecer em seguida parece meio óbvio, mas o negócio é esperar para ver…

    Os personagens masculinos parecem mais originais que os femininos. E acho que eles podem balancear um pouco o grupo e trazer algo de novo. Porque as personagens femininas em si são bastante comuns. A super alegre meio sem-noção, a antissocial sem sentimentos, a meiga arqueira…

    Além disso essa moda de caracter design moe não vai comigo. Mesmo que o anime não tenha sido moe.

    Enfim, ainda vou ver mais uns eps. Pode ser que eu esteja errada.

    Está previsto um post desses para Natsuyuki Rendezvous? Estava esperando algo bom, mas vou dizer que superou minhas expectativas 🙂

    1. @joli

      Opiniões bem válidas a sua! E sim, claro que está previsto um post para Natsuyuki Rendezvous!

Deixe um comentário!