Sim, eu julgo antes de assistir…

Queridos leitores, perdi a conta de quantas vezes já ouvi a frase “você não pode falar mal do que você nunca viu”. Em partes, essa frase é uma verdade. Porém, há um outro lado, o lado de que hoje em dia é PRECISO você julgar algo antes de assistir.

Se você não faz nada da vida e passa 100% do seu tempo livre vendo anime (eu conheço gente assim), esse post não é pra você.

A nova temporada já começou, nos próximos dias vamos receber uma avalanche de novos animes. Se já não fosse muita coisa pra escolher, imagina ainda se adicionarmos a infinidade de animes que deixamos de assistir no passado? É… é muita coisa. Não dá pra assistir tudo.

Essa habilidade de conseguir distinguir o que será bom e ruim você ganha com o tempo, com a experiência de assistir série atrás de série. Hoje eu me considero uma pessoa com capacidade clara de, lendo as tabelas de estreias, conseguir separar o que eu provavelmente vou gostar do que provavelmente não irei gostar.

Claro que quando eu escolho as séries que vou assistir eu vou direto naquelas que acho que vou gostar. Porém, como blogueiro eu ainda me forço a ver algumas outras porque vai que a coisa é boa. Nesse quesito é sempre importante estar antenado com a opinião de outras pessoas. Você, com certeza, tem uns dois ou três amigos (ou blogueiros, que seja) que são da sua “zona de confiança”. Aquele tipo de cara que se ele indicar para você o anime X você irá assisti-lo mesmo não botando fé nenhuma porque se ele gostou deve ser bom.

Esse post curto foi minha mensagem para vocês nesse início de temporada. Sim, vocês terão que julgar muitas das estreias sem tê-las assistido. Mas lembre-se de checar os posts de “primeiras impressões”. Aqui do lado tem uma lista enorme de blogs que provavelmente farão posts sobre esses animes. Eu mesmo irei escrever sobre os animes que eu assistir e gostar (ou achar muito ruins) dessa temporada, então fiquem de olho aqui no Anikenkai também!

———————————————————

Ah, e um aviso rápido… domingo (08/07), devemos ter um Hangout (video-conferencia do Google) ao vivo entre alguns blogueiros para bater um papo e falar sobre as estreias da temporada. Então fiquem ligados no meu twitter pra mais infos. Postarei detalhes em breve aqui no Anikenkai também. Até lá!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Queridos leitores, perdi a conta de quantas vezes já ouvi […]

11 thoughts on “Sim, eu julgo antes de assistir…”

  1. Discordo na questão do “julgar”. Acho que ficou uma coisa muito ambigua no seu texto.

    O que você está fazendo ai ver uma lista de novas estréias é no máximo “filtrar”, ou mesmo “apostar” em algo que vc acha que pode ser do seu agrado. Selecionar algo para assistir com base em gostos pessoais é normal, e tem mais a ver com duas preferências do que com a qualidade do anime.

    O que é algo errado, ao meu ver, é quando a pessoa manda um “Ah, esses 3 aqui eu não vou ver pq vai ser uma porcaria”. Não dá pra ter certeza da qualidade de algo sem assistir antes, por mais hora de anime que a pessoa tenha assistido na vida.

    Inclusive, conheço muito anime que é bom mas que muita gente nem viu, mas fala mal “pq é do gênero X” ou “pq todo mundo tb fala mal” 😛

  2. Bom texto, Did, concordo plenamente, apesar de eu mesmo ainda não ter desenvolvimento muito bem essa “habilidade”, erro bastante. Tá, sei o que EU realmente não vou gostar e sei normalmente do que tenho certeza que vou, mas muitos no meio termo eu acabo errando e me surpreendendo, para o bem ou para o mal.

    DNA, normalmente cada pessoa já tem um ou alguns gêneros que não gosta, do que adianta ela se forçar a acreditar que vai gostar? Na falta de tempo ela pode, sim, acreditar que vão ser ruins (mas sempre na dúvida, ninguém pode dizer 100%, as surpresas existem) e não arriscar já que precisa fazer outras coisas, acho normal.

    Gyabbo!

  3. Filtrar é julgar. Para filtrar você impõe certas condições que farão este ou aquele anime entrar na sua sua lista ou não. Estas condições muitas vezes são baseadas em julgamentos anteriores e na sua impressão subjetiva da sinopse e visual do anime. Impressão ruim ou boa é julgamento já.

    E eu julgo sim. Não pretendo perder meus preciosos minutos com animes que sei que não vou gostar.
    Claro que nessa eu posso julgar mal certo anime e perder algo bom. Mas sinceramente, foram poucos esses casos.

    Com certeza não perco nada em não ver animes como ‘Muv-Luv Aternative’, que já acho terrível o bastante só de ver alguns screens em alguns blogs. Não gosto de ecchi, portanto não vejo animes que exploram esta temática.
    Por outro lado adoro animes históricos, então vou conferir Chouyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi, mesmo correndo o risco de me decepcionar.
    Acho muito válido se basear em gêneros, uma vez que eles estão para certos tipos de público.

    Acredito, como disse o Diogo, que as primeiras impressões estão aí para ajudar a corregir alguns pré-julgamentos e fazer uma lista de repescagem.

    Ah! já aproveito para dizer que uma das minhas apostas: La storia della famiglia Arcana foi decepcionante, mas vou esperar mais alguns eps pra ver no que dá. Tem alguns animes que se salvam mesmo depois de um fraco eps de estreia.

  4. Ta bom, vc me diz q julga antes de assisti, n te conheço entao vo espera pra ve esse julgamento.So n espero q a filtraçao se os animes ecchi(q eu acho ruim pra kct) e mais 1 ou 2 animes q fizeram uma progadanda a mais.
    Ps: Total Eclipse e 1 lixo de boa garotinha de seus 13, 14 anos num mecha feiao VS um inimigo q nem vi a cara no primeiro epi.De boa fiquei os 20 mim do epi tentando ve a cara do ET la e n mostraram q merd

  5. Muita gente exagera com essa de julgamento. Isso não é um tribunal, “julgar” é exercer sua opinião.

    Como o Leonardo disse, esse julgamento é para filtrar o que vamos assistir, afinal não é porque somos blogueiros que temos a obrigação de assistir e comentar todos os animes, mas mesmo que fizéssemos isso o problema permaneceria e sabem por que? Por que o problema não é do julgamento/opinião, o problema é da “crítica”, falar mal do anime. Fosse um julgamento favorável não se reclamaria.

    Esse pessoal tem que entender que cada um tem o seu gosto pessoal, o que faz com que automaticamente animes dentro de uma categoria e estilo sejam descartados.
    Mesmo que aquele anime seja bom, muito bom, isso não interessa para quem não gosta do estilo. É por isso que julgamos, acredito, se vemos a sinopse e primeiras impressões e vemos que o anime não terá nada diferente do que aquilo que promete oferecer que é tradicional ao gênero, porque assistiríamos ou elogiaríamos? Não há motivo.

    E aproveitando, opinamos sobre séries em andamento SIM.
    Sem essa palhaçada de “não pode julgar enquanto não acabou”. Isso é ridículo, querer proibir de comentar sobre o que estamos assistindo.

  6. Acho que hoje em dia a palavra “julgar” sempre acaba remetendo a algo sombrio de certa forma, porém acho que julgar tendo consciencia e controle, ou seja sabendo que tem algo além daquilo que pode ser contrário ao que pensou inicialmente, é até bom.

    Deixando isso de lado…
    Fiquei um pouco surpreso com esse post pois achava isso a coisa mais normal do mundo , tem gente que assiste a todos os animes da temporada pra saber se é bom? Se não fizerem isso quer dizer que estão priorizando um titulo, isso pode ser por forçado por falta de tempo ou não, mas é fato que sempre escolhemos um anime a outro , pode ser por gosto pessoal mas como ainda não assistimos o outro não temos como saber se é realmente inferior ao que escolhemos.

    Enfim, todos por não assistirem a todos os animes julgam, então ainda é um coisa comum, e não entendo porque outros reclaman disso.

    obs: Gostei dessa temporada porque como tudo parece uma bosta vou poder ver animes que ainda não vi (finalmente vou ver durarara)

  7. ninguem é obrigado a ver todos os animes, tudo bem se a pessoa ‘filtrar’ os animes que (aparentemente) sao bons para ela, que ela acha que vai gostar, todo mundo tem direito de fazer isso, o que nao acho legal é quando as pessoas nao sabem quase nada do anime, so viram uma imagem e tal, e já falam que com certeza o anime vai ser péssimo e que nao vai ver ele de jeito nenhum, nao tem problema fazer suposições, o problema é colocar suposições como certezas, como a conclusao final, sem ter realmente certeza de que o anime é ruim

    tem muitas pessoas que falam como se vissem o futuro, vê uma imagem, apenas um episódio do anime e já diz que ele será ruim, previsivel, e etc, todo anime por mais clichê e ruim que pareça ser, merece uma chance, porque eles podem surpreender

    uma coisa que ajuda muito na decisão de quais animes ver, é acompanhar os comentários que estao fazendo do anime, e depois que todos os episódios terminam ver a opiniao final das pessoas, o que elas acharam do anime todo, do final dele e tal, aí sim dá para escolher bem quais animes ver

  8. Já quebrei muito a cara com alguns animes e mangás que eu julguei ruim sem ter visto antes, só pra citar alguns (Yuyu Hakusho, One Piece, Death Note, Gantz, etc), isso que eu me lembro no momento.

  9. Na verdade, escolher um ou mais animes pra assistir é uma questão que mistura o gosto pessoal do espectador mais a curiosidade de ver se vale a pena ou não assistir.
    No meu caso, analiso a sinopse e as informações existentes a respeito deste ou aquele anime, pra ver se interesso de assistir ou não. Sinceramente, não curto muito esta coisa de primeiras impressões, porque na maioria dos casos, o primeiro episódio não comprova o valor da animação em si e tampouco de seu enredo. É mais simples dar apenas a sinopse e dar oportunidade ao público ver se é bom ou não.
    Também tento evitar de assistir animes mais comentados pelo público, porque você cria uma grande expectativa e pode acabar se decepcionando por completo.
    Bem, esta é apenas uma singela opinião de uma garota…

  10. É bem por aí mesmo, pessoal. A palavra “julgar” nada mais é do que fazer escolhas baseadas em algo. Se eu decido assistir ao anime x e não ao anime y eu to julgando o anime y como algo que não valerá a pena pra mim.

    Claro que tem vezes que a gente erra. Que a gente julga algo errado. Por isso que eu fico sempre de olho no que meus amigos tão assistindo, no que o pessoal do twitter tá assistindo, no que os meus leitores tão assistindo. Isso porque a gente tá sempre passível de erros nesses “pré-julgamentos”.

    Mas vocês não vão me ver falando que um anime é uma bosta sem ter assistido. No máximo vou falar que “pra mim parece que será ruim, mas nunca vi”.

  11. Bom,Diogo, a gente faz essa seleção só de ver o poster da nova temporada. (Não acredito que exista ser humano que acompanhe tudo,por esse mesmo motivo que você citou no texto, “tempo”).E,como a curiosidade é grande,assistimos títulos além dos que havíamos planejado.

    Eu tendo a concordar com o que Léo DNA disse ali, sobre pré-julgamentos, e com que a Escritora falou acima (por isso que “primeiras impressões” não me animam). Até concordo sobre animês muito comentados. Já falei (no Twitter) que sempre fico com um pé atrás com animês hypados demais.Mas,é aquela história do risco ~. Assisto por curiosidade e por causa de um tweet positivo ou negativo (curiosidade again).

Deixe um comentário!