Editorial 010 – Novo layout e botando ordem na casa!

Foi engraçado. Eu estava procurando uma imagem nos meus volumes de Genshiken para ilustrar esse Editorial só que me peguei lendo de fato o mangá. Relembrando todas as cenas que eu adoro, parei em uma que é de muita importância para o mangá: a apresentação da Ogiue ao Genshiken. Só que percebi algo. Eu estava reconhecendo os kanji dos balões. Pela primeira vez consegui ler uma passagem de Genshiken em japonês e sem auxílio de qualquer dicionário! Minha felicidade foi extrema. E ainda pude comprovar uma curiosidade…

A tradução de Genshiken acabou sofrendo várias adaptações nos EUA e algumas, apesar de não afetarem diretamente o conteúdo geral, divergem do original em questão de tom. Eu explico.

A passagem 「オタクが嫌いな荻上です、特に女オタクが嫌いです。」foi traduzida para o inglês como “I’m Ogiue and I hate otaku, specially female otaku.”, que em português seria (em tradução livre) “Eu sou a Ogiue e odeio otakus, especialmente mulheres otaku”.

Apesar da tradução expressar exatamente o que a Ogiue quis dizer, o tom se perde um pouco na tradução pois a personagem coloca “odiar otakus” como um adjetivo para si mesma. “Eu sou a ‘odiadora de otakus’ Ogiue”. Ela dá uma forte ênfase nessa característica, essa é sua alcunha praticamente.

Poder entender identificar isso me deixou muito feliz e me deu um gás ainda maior para continuar meus estudos da língua japonesa.

E depois dessa introdução um tanto alongada, vamos ao que interessa: o novo layout do Anikenkai.

Como vocês já devem ter percebido, o Anikenkai mudou um pouquinho o visual. Isso aconteceu porque o tema usado aqui no blog anteriormente entrou em colapso depois de uma atualização e não tinha como corrigir de forma “pacífica”. Sendo assim, renovei o visual do blog de uma vez por todas, mas mantendo a essência que se estabilizou na versão anterior. Espero que vocês tenham gostado.

Gostaria de aproveitar esse editorial também para organizar de uma vez por todas a cabeça dos leitores quanto às colunas que serão presença constante no Anikenkai. Em virtude do meu tempo curto ultimamente, ficamos limitados a quatro colunas:

– Coluna do Fred

– Editorial

– ToC

– Recapitulando

Essas quatro serão as colunas do momento por aqui, sendo que o Diário de Bordo Gunpla e o Arquivo Otaku podem ser retomados a qualquer momento também.

Outro detalhe importante é que, agora que não faz mais sentido postar “primeiras impressões”, vou me dedicar a posts mais… como eu posso dizer… completos. Posts mais analíticos, comportamentais, etc. Faz tempo que eu quero voltar com esse tipo de post por aqui e nuca acho uma brecha para tal. Me dedicando a eles uma hora eles aparecem por aqui.

O motivo dessa mudança está no fato de produção de conteúdo. Enquanto posts como os de primeiras impressões tem sua importância, são nesses posts diferenciados que há a maior criação de conteúdo para os leitores. É aquele tipo de post que o leitor só veria aqui, que ele pode dizer “nossa, esse aí tem a cara do Anikenkai”.

Por fim, gostaria de dizer que foi bem legal conhecer a leitora Mônica Camacho. Espero poder conhecer mais leitores e trocar ideias com vocês, mesmo eu não tendo tido tanto tempo pra falar com a Mônica assim.

Bem, espero que vocês gostem do que está por vir aí no Anikenkai. Agora que minha agenda voltou “ao normal” pretendo colocar muito conteúdo legal aqui. Aguardem.

P.S.: Como vocês devem ter reparado, eu acabei não achando uma imagem para abrir esse post. rs.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Foi engraçado. Eu estava procurando uma imagem nos meus volumes […]

4 thoughts on “Editorial 010 – Novo layout e botando ordem na casa!”

  1. E eu certamente aprovo o novo layout do anikenkai. Gostei bastante dele.

    De resto, apesar de gostar de ver o que os blogueiros, de uma forma geral, acham dos primeiros episódios da séries, eu pessoalmente prefiro ler sobre o cotidiano, reflexões, e outras coisas do estilo quando vou procurar realmente ler algum post. Então por mim sem problemas com esta mudança. Por mim pode deixar para falar no twitter, que acho um bom lugar para isto, ou deixa mais para lá mesmo.

    E mesmo que eu não visite constantemente o blog, adoro dar aquela passada aqui e ficar lendo os posts. Acho que vou ficar fazendo isto no momento. Fui!

    1. @Vitor @joli

      Não, nem um nem outro.
      A ideia de colocar quadros de Genshiken ao fundo do Anikenkai existe desde o começo, mas não era possível nos outros temas do WordPress.
      E eu não tinha reparado, mas parece mesmo com a ideia do layout do Gyabbo, mas os temas são bem diferentes estruturalmente falando.

Deixe um comentário!