Coluna do Fred: More money, more problems?

Oi, Fred aqui.

O Diogo já escreveu muito da minha opinião sobre o aumento dos preços dos mangás da JBC. Doze reais pelos produtos que eles oferecem realmente é abusivo…

Mas eu, que pensava no momento da notícia que jamais iria fazê-lo, ainda pretendo continuar comprando da JBC.

Não me levem a mal. Posso dar desculpas como “ah, só quero terminar minha coleção, blablabla”. É uma conduta normal do ser humano: Quando sabe que está fazendo algo repreensível, ele começa a tentar justificar o porquê de suas atitudes. Eu não vou me dar a esse trabalho. Eu só quero ler Hunter x Hunter e, infelizmente, a JBC é quem publica.

Hoje em dia, a JBC tem sido alvo de ataques constantes que, via de regra, acabam minimizando o serviço porco das outras editoras. Tudo bem que eles editam os mangás deles em guardanapos de lanchonete usados, mas isso não redime o serviço ruim das demais. A Panini cancela mangás e atrasa outros constantemente (sim, eu leio Kekkaishi). A Conrad, que Deus a tenha, eu nem preciso comentar. Newpop, apesar de terem feitos bons serviços até o momento, é extremamente inconstante em seus lançamentos…

Enfim, o mercado todo tem seus problemas e pagamos muito por isso. Tanto para o pessoal que quer um produto de qualidade, quanto pro pessoal que só quer ler.

Mas isso quer dizer que estou defendendo a JBC? De forma nenhuma. Os valores que eles cobram são irreais? Com certeza. Cobrar valores altos por produtos bons é uma prática normal do mercado. Cobrar valores altos por produtos ruins é burrice. Eu não sei de que forma tentaram justificar, se é que o fizeram, mas é um valor alto demais pra um produto com qualidade de menos.

Eu só acho que o caminho não é pensar quê, parando de comprar da JBC ou malhando só ela, as coisas vão melhorar. Estou esperando Kekkaishi 15 desde março e até hoje nem sinal de vida. E olha que já é trimestral… No fim das contas, comprar mangás no Brasil tem sido mais uma questão de escolher qual veneno você quer. Seja lá a escolha, você sempre sai lesado.

Ah, mas devo dizer que no meio desses problemas, a entrada L&PM foi um belo sopro de esperança. Lançaram dois gibis com ótima qualidade, preço não muito diferente dos praticados pelas velhas conhecidas e publicaram tudo de uma tacada só. Fiquei honestamente impressionado. Espero que tenhamos mais casos como esse para ajudar nosso mercado a melhorar. Eu ainda vou comprar Hunter x Hunter, mas espero muito que não caia no conto do vigário de querer ler outro mangá da JBC, até porque errar é humano, persistir é burrice.

Sobre Fred

I'm a very twisted person. Gosto de animes e mangás por boa parte da minha vida e comentar sobre isso é sempre um prazer... Desde que eu tenha algo útil pra falar. Afinal, Dirac já dizia: "Eu não começo uma frase sem saber como ela vai terminar". Sou também um quimicuzinho que sabe falar bobagem o suficiente pra parecer inteligente.

Oi, Fred aqui. O Diogo já escreveu muito da minha […]

8 thoughts on “Coluna do Fred: More money, more problems?”

  1. Não compro mais mangas no brasil. pra min morreu.
    Agora so compro mangas que não tiver na internet pra download.
    Pra que vo gastar meu dinheiro pra colecionar manga de papel higienico ? se for so pra ler internet e fansubs tao ae so procurar.
    Unico que compro atualmente é Ranma 1/2 por que o fansub abandonou o manga no meio.

  2. Texto perfeito, ilustrou tudo o que penso, principalmente sobre a maioria ir na onda de criticar só a JBC e esquecer que a Panini não faz um trabalho bom, e sim um menos ruim.

  3. A Jbc diz que é por causa da “matéria bruta” do mangá que aumentou, logo o preço do produto aumentaria. Isso eu até acho normal as coisas realmente aumentam o grande problema é que a própria editora não faz nada para tentar melhorar, diferente da Panini que apesar de usar praticamente o mesmo papel, oferece ao consumidor alguns mimos como paginas coloridas, contra capa colorida, posters agora isso, claro quando ela lança o mangá, pois diferente da Jbc, que lança seus mangás na praticamente na data firmada no checklist, tem atrasos gritantes, mudanças de periodicidade do nada, além dos terríveis cancelamentos. é exatamente o que você disse “comprar mangás no Brasil tem sido mais uma questão de escolher qual veneno você quer”, bem eu vou continuar comprando porque ainda tenho fé que um dia isso vai mudar, um dia nos leitores de mangá seremos levados a serio pelo menos pelas editoras.

  4. Parabéns pela postagem disse tudo e mais um pouco… concordo com o que disse, não podemos passar a mão na cabeça de nenhum editora porque lançam o que gostamos, nem podemos deixar de ver o erro de outras editoras em detrimento de uma que achamos que erra mais, mas como colecionador e fã de quadrinhos é complicado me pedir para parar de colecionar, paciência tem limite, mas minha impaciência feliz ou infelizmente não passou meu fanatismo.

    Gostaria apenas de fazer uma breve crítica a senhora Panini que publica sim, quadrinhos com uma qualidade boa, mas nenhum deles vindos de sua linha planet manga, por que? Não me diga que vende mal né?

    Mais uma ve, bela postagem e continuemos ao menos criticando as editoras, não com intuito de por a mesmas abaixo, mas para que elas se toquem de seus erros e comecem a acertar.

  5. Estou contente com o trabalho da panini, pois compro One Piece e Claymore e a editora vem melhorando a cada dia em termos de qualidade o unico problema é os constantes atrasos.

    Gosto mais da Panini do que da JbC, o manga da panini é com qualidade melhor e mais barato. Um dia ela para de atrasar os mangas.

  6. Post muito bom. Afinal essa semana fiquei muito chateado com a péssima qualidade do volume 45 de Bleach, páginas bem transparentes e fininhas, ambas editoras estão pisando muito na bola, uma com qualidade ruim e adaptações estranhas de alguns, não todos, seus mangás, a outra vem caindo sua qualidade gráfica a cada volume e periodicidade péssima com seus mangás.

Deixe um comentário!