É… parece que Bakuman está realmente perto do fim…

ATENÇÃO! Esse post pode conter spoilers da série BAKUMAN, publicada semanalmente na Shonen Jump e atualmente em publicação pela editora JBC aqui no Brasil. Continue a ler só se estiver atualizado com a série ou não se importar com spoilers. Obrigado.

——————————————————————

No final de março eu escrevi um post indagando os leitores quanto a Bakuman estar ou não estar rumando para seu fim. Naquele momento eu analisei a situação e defendi que ainda havia muita coisa para ser contada no mangá. Porém meu pensamento mudou…

Nos últimos dias, o Manga News Japon, um dos sites mais respeitados de notícias sobre mangás no ocidente, divulgou em seu twitter que Bakuman estaria para terminar no meio de Maio. Claro que isso gerou um buzz infernal na otakusfera e eu tive que responder algumas perguntas de leitores querendo saber minha opinião sobre o assunto. Eu evitei de falar muita coisa, preferi esperar para ler o próximo capítulo da série e tirar minhas próprias conclusões. O twitter do MNJ ainda postou novamente sobre o fim da série, mas eu preferi esperar.

O capítulo chegou e era hora deu lê-lo com muito cuidado. Não deu outra… mais do que qualquer notícia do MNJ, os autores, Ohba e Obata, me convenceram de que a série estava chegando ao fim.

Bakuman sempre foi uma série muito metalinguística e autobiográfica. Era comum eventos que aconteciam em seu universo se relacionarem quase que diretamente a eventos da vida real. Quando se trata da vida profissional da dupla Ashirogi Muto então, é quase que uma cópia descarada da vida dos próprios autores.

Tendo isso em mente, vamos avaliar o final do mangá Reversi, o mais recente trabalho da dupla Ashirogi Muto dentro da série. Mesmo lutando contra o departamento editorial, os dois teimaram por encerrar o mangá em seu climax. Eles sabiam que depois da luta entre os dois personagens principais, não haveria mais espaço para continuar a história de maneira decente. Foi então, que, na cena final do duelo entre os dois, a série chegou ao seu fim.

Após esse encerramento magistral, com uma cena final incrivelmente bem desenhada e planejada, a dupla só tinha mais um desafio a cumprir: passar Eiji no número de vendas dos volumes encadernados.

Sim, Miho havia ganhado o papel da heroína no anime, Ashirogi Muto ficou várias vezes em primeiro lugar nos rankings da Shonen Jump, os sonhos de Mashiro e Miho haviam se realizado mas o mangá não podia acabar sem essa vitória em cima de Niizuma Eiji. A carreira dos dois estaria incompleta se eles nunca tivessem ficado de verdade acima de seu maior rival, por um breve momento que seja. Não bastava ganhar nos rankings, tinha que ser realmente superior, vencer em todos os aspectos.

Não demorou nem algumas páginas e a notícia chegou…

Os volumes finais de Reversi foram um sucesso absoluto e as vendagens superaram a de ZombieXGun, mangá de Eiji. Pronto, aí estava… o resultado do grande duelo final entre Ashirogi Muto e Niizuma Eiji. A grande batalha aconteceu e os protagonistas saíram vitoriosos.

O palco ficou então montado para Ohba e Obata encerrarem a série. Tudo que eles precisam agora é de uma grande cena, um GRAN FINALE, uma grande cena para encerrar BAKUMAN, assim como seus personagens encerraram Reversi.

O casamento de Mashiro e Miho…

É, queridos leitores… nos restam apenas uns 4 ou 5 capítulos para o fim profetizado pelo MNJ no meio de maio. Tempo suficiente para Mashiro pedir a mão de Miho em casamento e a festa acontecer. Estamos chegando mesmo no fim. Como fã, ao mesmo tempo eu fico triste e feliz.

Vale lembrar também que eu defendi bastante o fato de muitos outros personagens secundários não terem tido “finais” ainda, mas se vocês pararem para analisar esse último capítulo (175), muitos deles foram citados e meio que “encaminhados”…

Estou torcendo para que Bakuman termine da melhor maneira possível. Foi uma série que me deixou muito feliz. Teve seus momentos altos, seus momentos baixos, mas sempre me agradou. Fico feliz de ter acompanhado desde o capítulo 1, lá em Agosto de 2008… desde então cerca de quatro anos se passaram.

Mas vamos parar de ficar nostálgicos antes da série realmente acabar não é? Temos ainda um mês pra curtir as aventuras da dupla Ashirogi Muto! Vamos aproveitar esse finalzinho ao máximo!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

ATENÇÃO! Esse post pode conter spoilers da série BAKUMAN, publicada semanalmente […]

9 thoughts on “É… parece que Bakuman está realmente perto do fim…”

  1. Eu discordo que esteja acabando, relendo o volume 8 percebi que ainda falta a parte do Eiji ser o melhor e cancelar alguma série que ele não goste, fora que falta a promessa do Mashiro para o seu tio, de fazer um mangá de sucesso com os ensinamentos dele, como o do Herói lá…

    Acho que ainda tem mais um arco sobre o Eiji e talvez acabe, quem sabe lá pro meio do ano que vem acabe, acho que agora não acabe não…

    1. @Gabriel

      O Eiji já usou esse “poder” quando cancelou a própria série (CROW) e a promessa de Mashiro para o tio foi cumprida. Em todos os trabalhos da dupla Ashirogi Muto, Mashiro colocava em prática algum dos ensinamentos do tio.

      A única coisa que fica em aberto mesmo é o Eiji ser o maior mangaka do mundo, mas creio que não veremos isso na série. Talvez em um spin-off no futuro, nunca se sabe… até porque o Eiji já chegou à conclusão (há alguns capítulos atrás) de que ser o melhor do mundo é ser o melhor do Japão, simples assim… mas aí estamos falando só de ser o melhor mangaka, se ele quiser ser o melhor quadrinhista do mundo aí são outros quinhentos. rs.

  2. Aquela cena onde apareceram todos os personagens secundários, no final de Reversi, foi simplesmente épica. Foi muita fodacidade! 😀

  3. Me lembro muito bem quando conheci Bakuman em 2008…
    Na época não era Bakuman, era “o novo mangá dos criadores de Death Note”. Mas aí logo nos primeiros capítulos, via que aquela obra merecia ser creditada pelo seu conteúdo e acompanhei cada capítulo com entusiasmo. Valeu muito a pena ler essa obra e fiquei feliz com o lançamento dos tankobons no Brasil.
    Ansiosamente esperarei a nova obra de Ohba, e espero que a parceria com Obata permaneça.

  4. Eu me lembro como se fosse ontem,eu tava procurando saber o nome dos criadores de Death Note quando vi que eles tinham lançado uma serie nova,até hoje eu lembro do meu pensamento,”O QUE!,eles tão fazendo um outro mangá e eu não sabia!”,foi ai que eu conheci Bakuman e acompanho até hoje com muito orgulho,e agora ver Bakuman acabar é meio que estranho.Fica aquele vazio,mais eu vo torcer pra que o Ohba e Obata façam uma nova serie depois de Bakuman so que dessa vez,um Shonen Legitimo,kkkkkkkkkkkkk
    Eles tem muito talento,porem o Ohba so escreveu historias realistas,eu gostaria que ele explorasse mais seu talento legitimo fazendo um mangá mais fantasioso,algo SHONEN!
    mais não importa muito,sabendo que qualquer Historia e qualquer Genero,Ohba fará sempre historias boas e Obata sempre desenhara bem.

  5. Bakuman é, sem dúvida, meu mangá preferido. Será o primeiro mangá que eu acompanhei até o fim, lendo semanalmente e tudo mais. Eu fico feliz que acabe como os autores querem e torço para que eles venham com outra obra ainda melhor. Altos e baixos, tanto do Ohba quanto do Obata, coisas incríveis, coisas ruins, mas sempre me fazendo querer continuar lendo.

    Eu acho que o final está um tanto corrido demais, e não vejo motivo pra isso (talvez outra série engatilhada?). Em um capítulo tudo parecia normal e no outro tudo se encaminha para o fim. O próprio post do blog mostra isso, primeiro fazendo um achando que tinha muita coisa pra rolar e no outro as coisas chegando ao fim. Eu ficaria muito feliz se a dupla voltasse com um novo mangá incrível, mas não algo como Bakuman, nem como Death Note, algo realmente grande, algo que disputasse a ponta com Naruto, One Piece e Toriko, algo bom de verdade. Seria incrível e eu acho bem provável.

    Bakuman criou uma sub-gênero novo, ao meu ver, algo que a Jump precisa e deveria explorar. Mangá sobre autores de mangás, isso é ótimo, pode mostrar (de leve) a vida dos autores, como funcionam algumas coisas e ainda cria uma geração de leitores que podem se tornar grandes mangakas após lerem, o que cria mais profissionais para o mercado, mais mangás bons (alguns sonhos frustrados, já que ler Bakuman não faz de vc um mangaka) e boas histórias. Existe uma infinidade de histórias que podem ser contadas com esse tema. Bakuman, pra mim, fez o Making Manga ser mais um sub-gênero que pode ser explorado, assim como Basquete, Ninjas ou Samurais, mangakas ainda têm muita história pra contar.

    Espero que acabe bem e não seja apenas o final óbvio com o casamento. Essa promessa faz o final ser muito previsível, então espero que dê certo, no fim. Obrigado pelo post e estou esperando um post cheio de lágrimas e nostalgia para daqui a algumas semanas.

  6. Realmente, eu tinha defendido que a série poderia continuar e tal, mas quando comecei a ver que os personagens secundários começaram a aparecer e serem encaminhados eu percebi que o fim estava próximo.
    Fico triste, pois Bakuman foi uma série que (Apesar de seus erros e acertos) me divertiu muito. Mas ao mesmo tempo, já acho que se extendeu demais. Por várias vezes era claro que não havia mais o que colocar na trama (Apesar de eu particularmente achar que vários personagens fcaram sem um desenvolvimento satisfatório). Espero que termine da melhor maneira possível também. E que não demore para que Takeshi Obata apareça numa próxima obra, pois sou muito fã dos desenhos dele.

Deixe um comentário!