Medaka Box – Primeiras Impressões

Eu nunca li Medaka Box direito e tava realmente ansioso por essa estreia para finalmente poder conferir de vez a série. Com Kuroko no Basket estreando muito bem, eu esperava que Medaka fizesse o mesmo. E qual foi o veredito final? Confira…

A História

Medaka Kurokami, uma caloura, foi eleita presidente do Conselho Estudantil. Isso se deve a todo seu histórico e sua forte “campanha presidencial” tendo como carro-chefe sua “caixa de sugestões”. Um lugar onde os alunos, anonimamente, poderiam colocar pedidos, sugestões, etc, sobre o que quisessem e o conselho faria de tudo para ajudá-los. Medaka sempre foi excelente nos esportes, academicamente, na beleza… mas ao seu lado, sempre esteve Kouki Akune, seu amigo de infância, que sempre era (e ainda é) arrastado para suas loucuras. Com a nova presidente do Conselho eleita, é hora de começar a procurar membros e, principalmente, colocar a caixa de sugestões funcionando. Nesse primeiro episódio, alguém pede para que o Conselho elimine uns vândalos que usam o dojo de kendô para vadiar… mas parece que tem algo por trás desse pedido…

Comentando…

Vamos direto ao ponto… Gostei ou não gostei de Medaka Box…? Gostei e não gostei… Desculpem pela resposta dúbia mas é a verdade. Minhas expectativas estavam relativamente altas e talvez por isso eu não tenha curtido tanto quanto eu esperava curtir. Ou ainda talvez foi o fato deu já ter lido esse iniciozinho do mangá, logo o episódio não me mostrou “nada de novo’. Ou também talvez eu não tenha curtido muito o traço do anime (assunto pra daqui a pouco)… a questão é que eu não curti tanto essa série como um Kuroko no Basket, por exemplo.

Me pareceu DEMAIS com uma mistura de Suzumiya Haruhi no Yuutsu com Sket Dance e essa comparação me pareceu muito mais evidente no anime que no mangá. A Medaka tá a cara da Haruhi+Bosun e o Kouki a cara do Kyon+Onihime. Assistam e reparem nessa semelhança.

Mas eu gosto de Haruhi E de Sket Dance… então por que estou reclamando? Porque eu não consegui sentir um “clima” bom ao ver a série. Sei lá… pareceu forçado demais. Outro aspecto que eu achei mais evidente no anime que no mangá foi o fanservice. Ok, eu sabia que teríamos calcinhas e peitos, mas achei forçado em alguns momentos, apesar do recurso não ser o foco da série.

Tecnicamente falando…

Eu gosto muito da Gainax, é um excelente estúdio, mas não sei porque a adaptação de Medaka Box não me agradou. Parece que pegaram o traço do mangá e simplificaram, mas mantendo certas estilizadas. O resultado final é diferente e não me agradou muito. Pode ser birra minha, mas foi o que achei.

O trabalho de dublagem também me deixou meio desagradado. Não consegui gostar tanto quanto esperava… pelo menos a trilha sonora é competente no que faz e acompanha bem a narrativa.

Mas sendo realista, nenhuma dessas criticas é tão severa a ponto de me impedir de ver a série… só incomodaram um pouco.

Para fechar…

A adaptação de Medaka Box não era o que eu esperava, de fato, mas ainda acho que é cedo para condenar a série. O estúdio é competente e há a promessa de melhoras consideráveis na história para um futuro. A questão é saber se o anime chegará até lá. Continuarei assistindo, mas não com a empolgação que esperava ter. Talvez seja melhor eu migrar de vez para o mangá… vai saber. Infelizmente, é a realidade.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Eu nunca li Medaka Box direito e tava realmente ansioso […]

10 thoughts on “Medaka Box – Primeiras Impressões”

  1. Gostariad e ver uma analise de Acchi Kocchi de você tb, gostei da de medaka box apesar de não fazer juz a obra sendo q leio o manga e sei que o começo é fraco + melhora muito quando começa as lutas e vira o verdadeiro shonen que medaka box é.

  2. Achei Madaka razoável, não me deu vontade dropar, e nem ver o 2, apenas seguir em frente até encher a paciência, ou gostar de vez.

    Como eu vejo tudo da temporada (tirando continuações de algo anteriormente dropado, Queen`s Blade da vida e Pretty cure da vida), vou dizer o que penso sobre os animes dos comentários acima

    Acchi Kocchi – Achei bestinha, me parece que veio tapar o buraco de quem curtiu kill me baby, que confesso ter gostado do primeiro episódio do kill, mas encheu o saco devido a limitação da série.

    Accel World – esse eu curti, mas me preocupa para o futuro, esse mundo digital de combate pode ficar cansativo e repetitivo. Mas essa impressão da batalha, tive ao ver o episódio 2, com apenas o 1 fiquei em êxtase, o 2 baixou a bola, pode acabar decepcionando no final.

    Já que estão recomendando , eu indico uma análise de Lupin III ou Sankarea

  3. Segundo episódio de madaka – a um passo do drop, o terceiro vai ter que ter uma virada brusca, o segundo foi ridículo.

  4. Recomendo que veja até sair dessa fase Sket Dance
    + ou – [spoiler]

    e entrar nas batalhas sangrentas com poderes bizarros.

  5. Concordo totalmente com suas impressões a respeito de Medaka Box, principalmente nos quesitos técnicos. Quando comparo com o mangá, que eu já tinha começado uma vez e dropado e agora comecei novamente, o “port” do character design me incomodou um pouco, e as vozes dos personagens estão muito fora do que eu imaginava que seriam (os dubladores dos protagonistas são novidade pra mim, já que não acompanhei nenhum trabalho relevante deles, disponíveis nas páginas da Jump pouco antes do anime estrear).

    O fato de a obra ter essa mistura de Haruhi com Sket Dance é justamente o que me atraiu mais na obra, e foi justamente pelo fato de ele ter mudado o foco alguns capítulos após o início da série que me levou a abandoná-lo durante algum tempo. Vim retomá-lo só depois que eu descobri que era roteirizado pelo NishiOishin, que tem como mídia principal novels, sendo a Death Note: BB Murder Case a única que eu li. Resolvi dar mais uma chance pra ela justamente porque o anime iria estrear, e porque já era fã de Bakemonogatari e Katanagatari.

    [Spoiler]

    Como o Dioga bem comentou, o mangá muda, e entra em dois arco cheio de ação e batalhas bizarras, dos quais não sou grande fã, mas vários bons personagens são apresentados à trama. O meu arco favorito é o que vem depois desses dois, apresentando uma nova vilã e enchendo de referências, mais do que já existe (alguém que não leu o mangá notou a referência a Dragon Ball nesse primeiro episódio? E acho que há uma pequenina referência a Evangelion ali também).

    Bom, essa é a minha opinião. Eu vou continuar a acompanhar o anime porque acredito que os próximos arcos só têm a ganhar na animação. E vamos ver se eles não guardam mais surpresas e mudam totalmente o plot, já que o arco mais recentemente encerrado, como dito anteriormente, é cheio de referências à Shonen Jump e à Shonen Square.

  6. Medaka Box não perfeito,mais se fizermos uma analise completa até que o anime merece ser acompanhado,porém eu obtei por não ver o anime e continuar vendo o mangá mesmo,nessa temporada um anime que veio otimo mesmo na minha opnião foi Kuroko No Basket,tanto anime quanto o mangá estão otimos.

  7. basicamente, foi o que eu achei do mangá no começo. espero que ele se mantenha até o kumagawa pelo menos.

  8. Não sabia nada sobre a série e achei o primeiro episódio bem divertido. Adorei a Medaka e continuarei assistindo.

Deixe um comentário!