Zetman – Primeiras Impressões

Começando a série de posts de primeiras impressões da temporada com esta que, para muitos, é a mais esperada: Zetman. A adaptação do mangá de Masakazu Katsura (Video Girl Ai, I’s, DNA²) foi produzida pelo estúdio TMS (Saint Seya Lost Canvas, Brave 10, B’tX) e dirigida por Osamu Nabeshima (Saint Seya Lost Canvas, Hamtaro, Tottemo! Luckyman).

A História

Em um futuro próximo, cientistas desenvolvem criaturas chamadas de Players cujo objetivo é entrarem numa arena e se digladiarem até a morte para entretenimento de ricaços apostadores. No entanto, esses Players começam a tomar consciência e acabam se rebelando, causando uma chacina na arena. Treze Players e dois humanos conseguiram escapar, Um desses humanos, Kanzaki, levou consigo uma criança, Jin. Nos anos que se seguiram, os dois viveram como sem-teto até que um dia Kanzaki é morto e Jin consegue abrigo com uma garota de programa que ele salvou de uns estupradores. Porém, ambos acabam sendo atacados e ao ver mais uma pessoa importante sofrer, Jin revela seu verdadeiro poder e acaba com o monstro que os atacou.

Ao mesmo tempo, Mitsugai, o outro sobrevivente, continua sua busca por Kanzaki, agora morto, e Jin. Porém, o que ele não sabia é que seu casal de filhos, Kouga e Konoha eram amigos do menino, mas o pai os impediu arrogantemente de continuar vendo o garoto por ele ser um sem-teto.

Um monte de questões foram colocadas e um monte de respostas estão por vir nessa série recheada de ação.

Comentando…

Eu acho válido dizer aqui que nunca li o mangá de Zetman, mesmo sendo um grande fã do Katsura, principalmente seus designs femininos. Eu sempre quis ler, mas por vários e vários motivos eu sempre adiava. Agora com o anime batendo a minha porta era a oportunidade perfeita para conhecer o mundo de Zetman. Mas aí vem o caso… será que a série será uma adaptação à altura do mangá, que possui tantos fãs e é aclamado por sua qualidade? Eu espero que sim.

Mas o que tivemos nesse primeiro episódio, me assustou um pouco. O conceito de tudo é interessantíssimo, mas eu achei a execução um tanto “perigosa”. Tudo aconteceu rápido demais. E falando com pessoas que leram o mangá, parece que isso foi decisão exclusiva da produção do anime, já que no original as coisas não são tão “frenéticas” assim. Mas até aí, é compreensível. É um primeiro episódio e, quando se trata de uma animação, tempo é dinheiro mesmo. Sendo assim, o melhor é realmente deixar o espectador bem situado no universo que ele irá acompanhar no decorrer da série. Uma liberdade tomada pelo diretor que é aceitável nessa mudança de formato. No entanto, espero que fique por aí. Se acelerar demais todo episódio, acaba ficando uma série sem profundidade.

E falando em profundidade, acho válido destacar que apesar do foco de Zetman ser na ação, o lado da construção de personagens é muito rico e, o melhor de tudo, nem um pouco forçado. Não há aquela ideia de manipulação de emoções. Você sente a dor do Jin ao perder seu “avô”, mas o anime não fica massacrando isso na sua cabeça até você chorar. Ponto positivo aí. Se num episódio corrido como esse conseguimos ter um nível de construção de personagens satisfatório, imagina no ritmo normal.

Tecnicamente falando…

Simples mas eficaz. Essas duas características resumem bem o trabalho técnico da TMS na adaptação. O character design está bem interessante e o clima da série parece se adequar bem à história. Em alguns momentos você percebe uma certa “economia” na animação, principalmente com o artificio de zooms e cenas de pouco movimento ou de movimento constante. No entanto, nós entendemos o motivo de tal economia ao assistir às cenas de ação onde a magia realmente acontece. Com excelente qualidade de animação e direção, essas cenas agradam muito e mostram todo o potencial do anime.

Para fechar…

Pessoalmente, Zetman me agradou bastante. Talvez por eu não ter lido o mangá é capaz deu não ter percebido certas “falhas”, mas que, sendo bem sincero, como espectador comum, não se destacaram. Devo acompanhar a série e será uma diversão honesta e não apelativa. E se querem saber o que eu considero como ponto mais alto dessa adaptação? A publicidade que ela irá dar ao mangá. Pode não ser o suprassumo da animação moderna, mas fará o grande público conhecer Zetman e, consequentemente, conhecer Masakazu Katsura.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Começando a série de posts de primeiras impressões da temporada […]

10 thoughts on “Zetman – Primeiras Impressões”

  1. Eu sou um dos que não gostaram nem um pouco da adaptação, ficou muito corrido e cortaram tanta coisa e ao mesmo tempo inventaram tanto que acabaram colocando 12 capítulos nesse primeiro episódio, o que corresponde a 1 volume inteiro de Zetman em 22 minutos de episódio, fora o aparecimento de um personagem que nem devia aparecer agora, não gostei disso. Mesmo assim não irei crucificar essa adaptação pois a partir dela irá crescer um “novo fandom” o que aumentará ainda mais a visibilidade para a série e assim quem sabe possibilitando o aparecimento da obra aqui no Brasil.
    E para finalizar eu gostei muito do seu texto, simples, sincero e direto.
    Valeu!

  2. como vc não leu nada do mangá, entendo a sua opnião, mas sério, vai ler o mangá que é bem melhor.Em um episódio, o anime alterou muita coisa do mangá, não vou falar pro caso de vc depois ler o mangá, mas quem é fã do mangá não vai gostar nenhum pouco do anime, totalmente modificado

  3. Sobre Zetman também não li o manga. Portanto não tenho tantas críticas a fazer. Para mim foi uma boa estreia. Só tem que esperar para ver como as coisas vão se desenvolver. Por exemplo, a relação entre Jin e Kouga foi tratada bem superficialmente. E como esta relação parece ser um ponto chave do anime eu pessoalmente, espero um aprofudamento maior.

    Achei seu blog através do Gyabbo e gostei muito da variedade dos artigos! As reviews são ótimas. Como disse o leitor acima: simples, sincera e direta.

    P.S.: Estava lendo a do Another antes e finalmene achei alguém que tem a mesma opinião da série que eu!

  4. Bom eu assisti o primeiro episodio do anime sem ler o manga , eu me animei com esse episodio e procurei o manga e realmente estao tratando a estoria superfialmente, mas se o anime fazer as pessoas se interessarem e ler o manga (como no meu caso, ja lê 171 caps) ele esta cumprindo muito bem o seu papel para atrair as pessoas para ler o mangá.

  5. Como leitor e fã do mangá, achei esse primeiro episódio desastroso. Cortaram muitas cenas boas, acrescentaram coisas completamente desnecessárias e sem nenhuma sutileza (basicamente, tudo envolvendo Kouga) e fizeram vários remendos para ligar cenas que não tinham conexão no mangá.

    Até mesmo a qualidade técnica, que costuma ser um dos pontos fortes da TMS, me decepcionou pela irregularidade da animação e falta de textura no traço. Espero que o ritmo da história melhore nos próximos episódios, e que esse início não espante leitores em potencial, pois Zetman é um dos melhores mangás de super-herói que eu já li.

  6. Também estou no time que não viu o mangá, por isso achei bem interessante e continuarei assistindo.

Deixe um comentário!