Another – Impressões Finais (sem spoilers)

Há cerca de três meses comecei a assistir Another com um hype consideravelmente alto. Achei o plot da série um dos mais interessantes da fraca temporada de Inverno. O primeiro episódio da série veio para reiterar que teríamos um anime, no mínimo, bem feito e de certa forma, interessante. Fez jus ao hype. Agora, a questão é que lembro bem como terminei aquele texto: “Se Another vai ser uma série incrível do começo ao fim, só o tempo dirá, mas é a com mais potencial para tal. Teremos uma história interessante e instigante que irá trabalhar com o psicológico do espectador e fazê-lo pensar. Espero que não apele para o gore ou a soluções baratas para a história.”… E aí?

Primeiramente gostaria de dizer que não, Another não foi uma série incrível. Mediana, no máximo. Mas e isso é ruim? Não creio. Mas ainda assim, eu também me enganei quanto ao fato de termos uma história que irá trabalhar o psicológico do espectador. Como uma série de mistério ela deveria fazer isso, mas não faz. Ela falha em um ponto que primordial de seu próprio gênero. Mas e então? Por que eu ainda não acho que a série foi ruim?

O motivo é simples: me divertiu. Sim. Eu achei que foi divertido acompanhar o anime. Não me deixou pensando muito, nem me instigou, mas foi bem feito visualmente, destaque para os “ângulos de câmera” e a “cinematografia” do anime. O P.A. Works traz mais uma vez um excelente trabalho nesse quesito.

Mas aí você, estimado leitor, que está em busca de uma análise certeira para ver se irá ou não assistir ao anime… não sei se sou capaz de te dar a resposta que procura. Tentarei explicar o por quê.

Another começa bem, com uma proposta interessante e que começa a instigar o espectador. Nos primeiros episódios nós vamos conhecendo os personagens e suas personalidades. Quando o mistério, de fato, começa, você fica ansioso para ver como ele vai se desenvolver. A questão é que é nessa parte que a série começa a desandar de sua proposta original. O desenvolvimento da trama fica lento e eles parecem estar a todo momento querendo “encher linguiça”. Algo me diz que a história não era suficiente para preencher os doze episódios. A folga no tempo poderia ter dado mais profundidade ao mistério, o que não acontece. Lá para o final, a série ainda sofre com um desfecho apressado servido de personagens descaracterizados para fins de roteirismo.

É, falando assim dá a entender que a série não deveria ser assistida, não é? Mas eu discordo. Assim como a @beta_blood falou em seu review da série, o anime é um dos poucos desse gênero quase em extinção. Ele pode não ser perfeito, mas entretém e isso é algo que eu levo muito em consideração. Fazia tempo que eu não assistia um suspense/mistério e por causa disso acho que Another se mostrou mais agradável. Se você é um fã hardcore do gênero, não faz falta, mas se você está afim de curtir um misteriozinho, pegue Another. Dificilmente irá se decepcionar.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Há cerca de três meses comecei a assistir Another com […]

11 thoughts on “Another – Impressões Finais (sem spoilers)”

  1. Não, incrivel são só animes que “transcendem a realidade” como madoka magica e bakuman(cujo não há enrrolação alguma) .

  2. Assista Another por pena, é essa a mensagem?

    Another é um anime ruinzinho que você vai assistindo pra ver aonde chega. No fim a trama é tão caótica e bizarra que “quem é o fantasma?” não importa mais, nós ficamos querendo saber é o porquê de todas atitudes ridículas que tomaram.

    Gostar de um estilo nem é uma desculpa pois o suspense é detonado pelas bizarrices que acontecem e o terror vira estupidez com as mortes ao estilo do filme “A premonição”.

    Minha opinião, claro.

    1. @Reaper

      Se a pergunta foi destinada a mim, vamos à resposta.
      Angel Beat é um anime agradável, mas nada excepcional. Bom.
      Star Driver tem coisas legais, mas não entrei na vibe do anime e nem assisti até o final.
      E se eu tivesse que destacar um bom anime recente, sem dúvida seria Chihayafuru.

  3. Você sintetizou bem o que Another foi pra mim. Começou com uma ótima premissa, mas se perdeu nos próprios pesos do mistério que criou. Aqueles que já tinham desvendado o mistério viram um desenrolar fraco e sem clima. Havia mistério, não havia suspense. Um desenrolar frouxo utilizando-se dos potenciais do enredo de forma covarde. Aliás, criar um Battle Royale da vida é o caminho mais fácil pra impressionar o espectador que ainda não tinha matado a charada, mas foi um martírio para quem já tinha juntado as peças.
    Faltou suspense, faltou reações decentes dos personagens, sobrou mistério dúbio, sobrou Misaki Moe, sobrou falta de clima.
    : )

  4. Não, éra para o imbecil acima, mas obrigado pela atenção(isso não foi irônia).Não assisti Chihayafuru, então não posso comentar.

    Mas desculpa pela grosseria dos comentarios anteriores, é que eu gosto de animes, e acho que no Brasil não há um site bom sobre eles(não digo o seu).

    Já vi pessoa dizendo que Madla Magika é um anime que “transcende a realidade”(nunca vou me esquecer disso), que estava esperando uma grande explosão de personagens e emoções no final de another (lugar de pseudo-intelectual é lá no Omelete), e idiotas que disseram que Steins;Gate lembram J.J Abrans(tinham que ser as crianças lá do Unitedcast, que dizem “foderoso” rs).Sei que há essa ética hipócrita de não falar mal do outro site então você não pode, mas você acha mesmo que uma pessoa que reclama do episódio da praia de another porque faltou fanservice tem alguma capácidade de fazer uma crítica descente?

  5. Me metendo na sua crítica e na discussão. xD
    Creio que sobre quem você está falando fez esse tipo de comentário devido a algumas coisas: o episódio da praia era algo completamente desnecessário e que foi feito pros Moe Moe Kyun ver, é a máquina de vendas no Nippon. Creio que o autor do post, que é de crítica afiada, destacou isso falando nada, além que não tinha fanservice. O episódio não acrescentou em nada, só aumentou o fandom por lá e isso foi o destaque que ele deu. Na minha visão.
    Não achei Another maravilhoso, apenas bom. Mas tinha potencial pra ser aquele suspense marcante… Uma pena.

  6. “Crítica afiada”.Me desculpa, mas não é não.E ele disse com essas palavras:”…o pior filme de praia…não teve fanservice algum….”

  7. Digamos que, de forma bem resumida, Another tinha um bom roteiro em mãos, só que não soube aproveitar todo seu potencial.
    A série nos apresentou um ideia que possibilitou criarmos grande expectativa sobre o que poderia ser feito no desenrolar da série. Assim como o Diogo-san citou, não há no mercado muitos animes do gênero Suspense/Mistério. Para vocês terem um base de comparação, o ultimo que lançou de gênero semelhante, foi o SHIKI, na temporada de verão(Julho) de 2010. Não possuía um excelente roteiro, este que por sua vez, em muitos pontos da série, se mostrou confuso. Porém, em contra-partida, mesmo com sua limitação e confusão no roteiro, a série conseguiu manter um certo suspense e mistério no ar na maioria dos episódios. Pena que o final foi péssimo, mas foi o resultado do roteiro trabalhado.
    Já Another, apresentou-nos um roteiro excelente (para os mais exigentes, no mínimo, interessante), uma qualidade artística sensacional e principalmente uma primeira impressão que possibilitava-nos grandes aspirações para essa série.
    Então o que desandou?
    Acho que ninguém, a não ser os próprios diretores da série, conseguiria responder essa pergunta exatamente.
    Concordo com as palavras do Diogo-san: “… a história não era suficiente para preencher os doze episódios.”. Entretanto, acrescento que não acho que foi culpa somente da história, e sim da produção que meteu os pés pelas mãos em um roteiro que dava X possibilidades. E o resultado disto, foi um final que esqueceu o suspense e mistério, dando tudo “de bandeja” para o espectador e apelando para o estilo “gore” indiscriminadamente, ignorando todo o trabalho que se teve para construção de personalidade dos personagens.
    Dito isto, concordo que o anime me divertiu e que vale a pena ser assistido, principalmente por quem gosta de mistérios e suspense, que é muito carente de séries no gênero. Assistam e tirem suas próprias conclusões.

Deixe um comentário!