Uma introdução ao conceito de "Anime Clubs"

Quando eu fiz meu post sobre a MegaCon 2012, uma das vertentes mais interessantes da repercussão dele foi a curiosidade das pessoas pelo que seriam de fato “anime clubs” ou “clubes de anime” no bom e velho português. Me espantei pois acreditava que a maioria tinha conhecimento do esses clubes eram, mas parece que eu estava enganado. Então, por que não fazer um post sobre o assunto? Com esse post, pretendo mostrar a vocês o conceito do que é um anime club e como eles funcionam. Quem sabe algum de vocês não começa um em sua cidade?

O que são “Anime Clubs”?

Para começo de conversa, Anime Clubs não são nada além de um grupo de pessoas que se reúne para assistir/ler e falar sobre animes, mangás e coisas relacionadas. Mas caracteriza-los só como isso seria menosprezar a real utilidade de um anime club. Conhecendo pessoas com um hobby parecido ao seu, faz você criar novas amizades e através dessas amizades desenvolver o seu hobby. Você irá discutir, trocar teorias, conhecer coisas novas…

Primeiro passo para um “Anime Club”

Como vocês devem suspeitar, é necessário haver um lugar físico para se fazerem os encontros dos clubes. Esses lugares podem ser desde a casa de algum dos membros, até uma sala em alguma biblioteca, centro cultural, no colégio, faculdade… claro que dependendo de cada lugar, seu clube vai ter características próprias.

Se forem feitos em espaços públicos como bibliotecas e centros culturais, vocês terão que estar sujeitos às regras do lugar com questão a horário, conteúdos, barulho, etc. Então fiquem de olho.

Se forem feitos em escolas particulares, é importante que os membros (só alunos da instituição) saibam se podem ficar na escola depois da aula, se poderão ter uma sala para isso, se terão que se reunir na biblioteca da escola, etc. Cada escola tem suas regras e elas devem ser seguidas. Converse com seu coordenador para saber das possibilidades.

Nas faculdades públicas, a coisa é um pouco mais fácil pois, normalmente há muitas salas vazias e abertas ao uso. Claro que ter uma coisa estabilizada perante a coordenação é melhor, mas nem sempre é necessário nesses casos. Um grupo de amigos se juntando numa sala para falar sobre animes e mangás não é problema. Sem dúvida é o melhor lugar para se estabelecer esse tipo de clube.

O que fazer em um “Anime Club”?

Existem inúmeras atividades que um clube de anime pode fazer. Algumas delas dentro da sala do clube outras fora da sala do clube. As atividades na sala deverão ser estabelecidas de acordo com a infra-estrutura do local. Abaixo vou listar algumas atividades possíveis:

Assistir a Animes

Vai depender se no local tem um projetor/tv/computador que possa exibir os animes. Claro que isso pode ser providenciado pelos próprios membros dependendo de até que ponto eles são autorizados a mexer no local. Se você tiver as chaves da sala (algo muito raro de ser permitido no Brasil), você pode deixar aquela sua TV que está parada em casa na sala e ninguém vai se importar com ela.

Discutir sobre Animes e Mangás

Essa é a atividade mais comum em clubes de anime e mangá. Os membros conversam sobre o que leram, viram, ouviram, jogaram, etc, durante a semana e discutem em cima disso. Trocam opiniões, teorias, deduções, etc. Claro que, se o clube tem um interesse em comum, é legal já terem temas pré-definidos para discussão, como alguma série específica ou mangaká, etc.

Produção de um fanzine

Apesar dessa não ser uma prática comum no Brasil, é legal incentivar a produção de algo. Que seja um fanzine, um AMV, o que for… seria legal colocar o grupo numa atividade em conjunto.

Construção de Model-kits

Outra prática também não tão comum no nosso fandom, mas que interessa a um número grande de gente. Muitos nunca tentaram porque não tiveram a oportunidade de experimentar. Normalmente quem faz isso tem vários modelos acumulados em casa. Leve alguns dos mais básicos, leve uns equipamentozinhos também e deixe os outros membros participarem das montagens enquanto você os auxilia e ensina a eles.

Jogos

Sejam eles eletrônicos, de tabuleiro ou baralho. Jogos são ótimos para fazer as pessoas interagirem. Se você pode ter a liberdade de ter um PS3 na sala do seu clube, excelente. Mas se não tiver, que sejam portáteis, video-games antigos, ou até mesmo jogos de tabuleiro, como eu disse. Card games também são válidos (e até bem comuns no fandom).

Visitas a comic-shops

Se sua cidade tiver uma comic-shop, vá a ela em grupo. Comprar gibis com a galera é legal. Você pode ouvir sugestões, críticas, etc. Se não existir uma Comic-Shop na sua cidade, vá a sebos, livrarias, etc. Dá pra encontrar coisas bem legais nesses lugares.

Dentre outros…

A criatividade dos membros é o limite! Façam o que vocês acham que irá diverti-los e o clube de vocês será um lugar bem legal de se frequentar.

Da organização de um “Anime Club”

Você já tem o lugar e algumas ideias de atividades… excelente. Agora resta organizar, de fato, o seu clube. É necessária uma certa hierarquia para que a coisa funcione direito. É necessário eleger um dos membros para ser o presidente do clube. O cara pode ser o presidente por que foi o fundador, ou porque é o mais velho… o motivo não importa. O que importa é elegê-lo. Claro que esse é um cargo que deve ser passado adiante. Alguns podem optar pela passagem direcionada, onde o presidente anterior nomeia o sucessor, ou por mais uma votação. A escolha vai de cada grupo.

A função do presidente é zelar pelo bom funcionamento do clube. Em um clube pequeno, só ele é necessário. Ele irá cuidar da manutenção do local, dos fundos do clube (se houver, explicarei mais a frente) e tomará as grandes decisões que envolvem o clube como um todo. Claro que podem existir mais funções e caberá ao presidente, a medida que o clube for crescendo, a nomear pessoas para cuidar de funções específicas que estejam ficando muito penosas para ele cumprir sozinho.

Você já tem o lugar, atividades, um presidente… faltam os membros para o seu clube. Dificilmente um clube começa com uma só pessoal, provavelmente você tem um grupo de uns 3 ou 4 amigos dispostos a isso. Mas você precisa de mais. Divulgue o seu clube nas redes sociais, em eventos de anime, nos murais da sua escola/faculdade… o importante é fazer as pessoas saberem da existência dele.

Uma boa maneira de atrair interessados aqui no Brasil, seria ter salas temáticas em eventos de anime, onde o clube poderia realizar várias atividades, atrair o público do evento e fazer propaganda do clube.

Como se mantém um “Anime Club”?

Você já tem um lugar, atividades, um presidente, membros… você agora precisa fazer com que as coisas funcionem em seu clube. Existem várias maneiras de se manter um Anime Club funcionando e essa é uma questão um tanto polêmica pois pode envolver dinheiro.

Não é necessário cobrar uma taxa dos membros do seu clube. A melhor coisa seria não ter que gastar nada com o espaço que vocês ocupam. Mas caso vocês gastem, é necessário ter uma fonte de renda para o clube.

No Brasil, o mais viável seria, em eventos de anime, o clube oferecer alguns serviços. Sejam eles comidelas, como num “maid café” ou venda de mangás originais importados pelos membros do clube, ou venda de fanzines (infelizmente isso não dá tanto dinheiro assim), ou torneios de video-game… o que quer que seja. É legal para gerar fundos para o clube que serão usados das mais diversas maneiras.

Cabe ao presidente ou algum encarregado de confiança de cuidar desse dinheiro e o uso dele deve ser em prol do clube. Para melhoria das instalações, compra de DVDs, Blu Rays, mangás, figures, tudo para o clube e não para um membro específico, que fiquem bem claro.

Considerações Finais e “É realmente possível fazer isso no Brasil?”

Como eu bem disse no título desse post, essa é uma introdução ao conceito de “Anime Clubs”. Não daria para em um post falar sobre TUDO que deve ser feito com os clubes até porque cada caso é um caso. O que eu posso dizer é que, se vocês gostaram da ideia, coloque isso em prática na sua cidade/colégio/faculdade/etc. Esses clubes existem mundo a fora. Cansamos de ver obras sobre isso na cultura pop japonesa e, de fato, é uma ótima maneira de se conhecer pessoas novas que compartilham o mesmo hobby que você.

Hoje em dia, com a internet, nos limitamos muito a falar com outros fãs online, mas não há nada como poder conversar e trocar ideias pessoalmente com alguém. A ideia de “Anime Clubs” é viável e deve ser incentivada. Seria muito legal um dia eu ir a um Anime Club e saber que foi graças a esse post que ele existe.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Quando eu fiz meu post sobre a MegaCon 2012, uma […]

19 thoughts on “Uma introdução ao conceito de "Anime Clubs"”

  1. Muito bom, realmente falou o básico. Entretanto, acho que pra mim ainda não teria como fazer um Anime Club pois sou muito novo. T-T

    1. @Nobu

      De fato. Erro corrigido.

      No mais, rapaz, você não precisa ter um super anime club não. Junta um pessoal da sua escola e apresenta a ideia para o(a) seu(sua) coordenador(a)/diretor(a). Vai que aceitam liberar uma sala pra vocês. Pode acontecer. Mas lembre-se sempre de se mostrar uma pessoa madura e que não está lá só pra zonear. Isso é bem importante. Ou vocês podem se reunir na biblioteca da escola, se tiver uma.

  2. Hm, entendo, mas acho difícil, também são poucos que curtem animes, e aqueles que conheço e que curtem não procuram outros animes, ficam só no que gostam, sendo Naruto e One Piece e esses mais conhecidos. Sim, um Anime Club seria um novo jeito de mostrá-los novas obras, mas muitos são pessimistas achando que não levará a nada. Eu até vou tentar convencê-los, e tentar arranjar um lugar para o encontro, pois não há muitos lugares além de nossas casas pra nos encontrar-nos.

    E finalizando esse meu comentário, na revista Acão Magazine edição 01, tem uma citação de colaboradores, onde tem alguns nomes e um Diogo Prado, seria você um dos colaboradores?

  3. Curti a matéria, did. Conheci alguns animes club aqui no brasil, tipo o NAC – Neves Anime Club (em ribeirão da neves, mg) e o Rio Anime Club. Esses, apesar de se dizerem ser club, não achei eles tão dedicados assim, assistiam alguns animes, FIM. Era algo meio monótono… Seria bacana um por aqui nesse nível do post o.~

  4. Bom post.
    Faz bastante tempo que eu quero participar/criar um animeclub, mas é complicado, porque a maioria do fandom que eu conheço não é tão interessado assim.
    Além disso, a minha universidade não cede sala nem pra laboratório, quem dirá pra um clube… ¬¬

    Ah sim: caso alguém se interesse mais pelo assunto, tem alguns animês que mostram como é um animeclub (os obrigatórios Genshiken e Otaku no Video, por exemplo), e nos EUA existem inclusive vários clubes “famosos”, como o CJAS, cujos sites dão uma idéia de como funciona o clube. 😉

  5. Senti uma “leve” inspiração de Genshiken.

    A ideia de um Anime Club é boa, já até pensei em montar algo do gênero. Quando era mais novo, coisa de fundamental, sempre juntávamos alguns amigos para discutir o desenho do dia. Mas isso não era nada sério, porque nem tínhamos opiniões formadas sobre nada (geralmente era só “goku é mais forte ou fulano vence sicrano”).
    Hoje, acompanho muito mais séries, e realmente tenho o que discutir… só me falta amigos que tenham os mesmos interesses. Acho que até já postei um comentários assim, mas onde moro a cultura japonesa é vista como coisa de criança/retardado. É só você falar que lê mangá que o pessoal faz cara feia ou pergunta o que é isso.
    Enfim, mas um comentário sobre minhas frustrações pessoais…
    Bem, o que me alivia é sites como este, onde rola até um bate papo nos comentários!

  6. Gostei do post, ms acho a ideia aqui um pouco impraticável.

    A maioria dos comments citou os dois problemas: Quantidade de gente e desinteresse do Fandom. Fãs de anime aqui no Brasil são iguais estudantes universitários de lingua japonesas: Somos muitos, mas somos poucos (bem vindo ao clube =P). Por isso os eventos de anime enchem tanto, eles juntam esse pouco, é o dia e o espaço da galera se libertar e ser o otakuzão maluco q ele não é na escola e etc

    E francamente, dependendo do colégio, alguem levar a ideia de montar um anime clube pra direção, acredito que receberá nada menos do que escarnio. E com razão, na minha opinião LOL

    Também não acho “demérito” nem “vergonha” alguem só gostar de Naruto ou One Piece, se eu gosto de filmes não sou obrigado a ver TODOS os tipos de filme existentes. E cada um se interessa pelo que achar melhor.

    Alem de tudo, esse negocio de Anime Clube me lembra Genshiken, ae me da nojinho tb =P Acho que algumas coisas não precisam ser levadas tão a sério. Enfim, é o que eu acho.

    Did, aindo tô esperando você vir aqui em casa resolver as paradas! Tem outra prateleira pra você pregar tb LOL

    Abraço!

    1. @Dios e outros

      Boa réplica! De fato temos que considerar que estamos no Brasil e isso influencia MUITO na formação de um anime club. Mas sendo sincero com você e os demais, eu acho que se ninguém tentar, nada vai mudar. E que comece com uma coisa pequena. Um encontro no Shopping mais perto dois ou um final de semana por mês para comentar sobre o que vocês assistiram, passar um tempo juntos e se divertir em grupo. Daí a coisa vai evoluindo, evoluindo até começarem a se encontrar com mais frequência, em lugares melhores, etc.

      O importante, pra mim, é que alguém tome a iniciativa de chegar lá e tentar. Se não conseguir, beleza. Tenta de novo daqui a algum tempo.

  7. Caramba, adorei a ideia, fiquei animado.

    Será que ja existe algum por aqui @didcart ? eu estudando do seu lado derrepente da pra fazer alguma coisa

  8. Já tentei fazer Sozinho com TOKUSATSU,mas ai até que estava atras de uma pessssoa que já organizou eventos bem pequenos com RPG, Magic e Cosplay. Aqui em Barueri não existe mais eventos e ainda no meu Bairroé bem dificil, Já fiz exibições de Tokusatsu aqui no bairro foi bemlegal,o dificil é reunir algumas pessoas interessadas ainda a fazer isso!!!

  9. gostari de um anime club de verdade aqui no rio pq o Rio Anime Club me parece mais um medio evento do que a proposta de anime club realmente deve ser

  10. realmente sei como é divertido ter um grupo para se encontrar toda semana, eu mesmo tive meu grupo de rpg e foi um tempo relamente muito divertido.
    eu realmente apoio quem quiser fazer este tipo de clube e podem acreditar q mesmo com trabalho a fazer vcs vao se divertir muito!!!
    moro em São gabriel do oese no interio de mato grosso do sul, só existe um verdadeiro evento de anime aqui no estado e ele é de pequeno porte.
    em minha cidade sou um dos poucos que veem alguma coisa.
    alguem tem alguma ideia de como encontrar otakus em uma cidade pequena como a minha que não envolva a internet?

    1. @Joao e Gustavo

      Eu, infelizmente, não tenho essa informação. Foi uma ilustração que achei na internet enquanto lia artigos de referencia. Tentarei encontrar a informação para vocês e assim que a tiver, posto aqui ou em algum editorial.

  11. Temos um clube de anime na minha universidade, UFABC, desde 2007 e é o que mais gosto de lá hauhauhaa. O clube tem sessões semanais de exibição de animes, uma biblioteca de mangás e participamos de eventos (de animes ou não).

    http://animeufabc.wordpress.com/

Deixe um comentário!