Editorial 003 – Voltando de viagem, evento internacional, novidades acadêmicas, Anikencast de volta…

Depois de um período de férias, cá estou eu de volta ao comando do Anikenkai. Me diverti muito, relaxei, mas agora é voltar ao batente. Em minha ausência vocês puderam conferir um texto do meu amigo Fred sobre a influência de animes clássicos na formação de novos fãs. Ele até que cuidou desse espaço direitinho… e levantou a bola de um post sobre hentai o que, de fato, não é comum na blogsfera brasileira mas que na internacional dá o que falar e gera discussões bem pertinentes sobre o fandom. Isso me deu ideias… mas falando em internacional…

Em minha viagem a Orlando acabei descobrindo que estava acontecendo um grande evento de cultura pop por lá. Ele se chama Megacon e, ao que parece, é o maior evento do Sudeste dos EUA. Pode não parecer grande coisa falando assim, mas acreditem, é. O fato é que eu fui a esse evento e um post quentinho está saindo do forno sobre o assunto. Creio que vocês vão adorar. Infelizmente ir a esse evento me fez ficar mais triste com o que temos por aqui. O post deve entrar no ar nesse final de semana provavelmente.

Há também outro tópico sobre o qual eu gostaria de compartilhar com vocês nesse editorial. Durante a minha viagem eu recebi a feliz notícia de que havia passado para minha segunda faculdade, Letras na UFRJ. Quem me acompanha no Twitter já deve saber, mas eu estava tentando entrar no curso de Português-Japonês da UFRJ para poder dar início a uma nova fase da minha vida onde pretendo levar ao nível acadêmico o que faço apenas como “amador”, observar, usufruir, criticar e estudar a cultura japonesa. E quando eu digo cultura japonesa não me refiro só a animes e mangás, mas sim a todo o resto que isso engloba. Do passado ao presente. Das partes boas às partes ruins desse país que fascina e assusta. Espero que dê tudo certo daqui pra frente. Poucas pessoas conseguem trabalhar de fato com o que gostam e eu dei um grande (e de certa forma audacioso) passo para conseguir isso para mim.

Mas o que isso influência o Anikenkai? Em muito! Primeiramente eu estarei mais qualificado para falar sobre muitas das coisas que falo aqui. Além do fato deu ter que aprender de uma vez por todas a língua japonesa, o que irá melhorar ainda mais meu acesso a fontes de pesquisa de conteúdo, eu irei poder trazer a vocês vários temas diferentes frutos do meu estudo e pesquisa futuro! Mas relaxem, eu ainda vou falar (e muito) sobre animes e mangás.

Se você, por um acaso estuda na UFRJ, mais ainda, faz Letras na UFRJ, ou mais ainda mais, faz Japonês na UFRJ, prazer, serei seu colega por lá.

Por fim, venho aqui anunciar que, MUITO em breve (assim espero), o Anikencast estará de volta! Novos tópicos, novos convidados, mas sempre prezando pelo conteúdo! Aguardem e verão!

É bom estar de volta! Não deixem de comentar!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Depois de um período de férias, cá estou eu de […]

14 thoughts on “Editorial 003 – Voltando de viagem, evento internacional, novidades acadêmicas, Anikencast de volta…”

  1. Estou doida Pra ler como foi o evento! Meu amigo foi a Katsucon em washington, ele contou muitas coisas legais!
    Eu estudo na UFRJ, faço gravura, meu prédio é na frente do de letras (faço artes e estudo japonês), seja Bem vindo!!!!

    1. @Sarah

      Se me vir por lá, é só se apresentar!

      @Rah

      É o curso de Letras, Rah. Você terá um foco grande na parte da língua mas também poderá se dedicar bastante ao estudo da cultura pois, afinal, a linguá faz parte da cultura de um povo. Se quiser perguntar qualquer coisa só dizer.

  2. Bem vindo de volta, Did! Estou ansiosa para os seus posts! Ah, eu queria saber mais detalhes sobre esse curso Português-Japonês da UFRJ, se não for incomodar *O*

    Abraços!

  3. Anikencast de volta !! Aeeee
    Ansioso pelo post sobre o evento. Já ouvi falar sobre alguns eventos no exterior.
    E boa sorte com o Nihongo. Eu também estudo Japonês, mas na UnB. O seu é Licenciatura ou Bacharelado?

    1. @Moonshadow

      Seguirei para o bacharelado pois quero focar em pesquisa, mas se eu puder, tentarei fazer ambos.

  4. Que bacana! Também gostaria de saber mais sobre o curso…mas minha dúvida é voltada sobre o mercado de trabalho,tem boas oportunidades se eu escolher esse curso? Farei vestibular esse ano,estou na dúvida sobre oque escolher x.X” queria algo que eu gostasse mas também com um bom mercado de trabalho,entende? xD

    1. @Matheus

      Amiche, sendo bem sincero com você e todos interessados nesse curso, digo que o mercado é bem restrito. Dá pra se ganhar muito dinheiro na área, mas muito poucos conseguem e, se você não for descendente de japonêses, mais difícil será. Você tem que ser muito bom para se destacar.

      @Ricks

      Fico feliz de saber que fiz uma pessoa ler e gostar de Genshiken. E o a segunda parte do Anikencast sobre a série VAI SAIR!

  5. Opa! Voltou com força total, hein!
    Esperando ansiosamente pelos novos Aninkencasts!
    Será que sai Genshiken parte II? Li toda a série (inclusive Genshiken Nidaime) incentivado por seus posts… e não me arrependo!

  6. Aguardando ansiosamente seu post sobre o evento gringo! Podia fazer um post também com as coisas “otaku” que vc comprou se é que deu tempo.

    Fazendo japonês na faculdade? Isso é muito bacana, lembrei até da história do Danny Choo que estudava japônes em Londres, pois tinha o sonho de morar no Japão, e hoje têm até um programa falando da cultura japonesa, por acaso você se inspirou nele?

    1. @Waru Shinji

      Infelizmente não comprei nada “otaku” por lá. Eu já compro normalmente os mangás que quero daqui do Brasil mesmo e o frete grátis da Book Depository torna isso bem fácil. Não teve nada lá que eu não pudesse comprar aqui. E sobre a faculdade e o lance do Danny Choo, eu diria que a resposta é sim e não. Eu já tenho o desejo de seguir por essa carreira tem algum tempo, antes até deu conhecer o trabalho do Danny Choo, mas posso dizer que saber da história dele e como ele chegou até onde chegou foi, sem dúvida, um motivador a mais.

      @Diogo

      Obrigado, xará.

  7. Parabens cara UFRJ é pra poucos, boa sorte e seja feliz fazendo o que gosta que é o mais importante.

Deixe um comentário!