Brave 10 – Primeiras Impressões

Esse anime atraiu os olhos de todos por ter seu mangá publicado no Brasil muito antes de ter um anime anunciado. Apesar de seu sucesso por aqui ser um tanto duvidoso, Brave 10 trás uma história que provavelmente agrada à maioria das pessoas que não tem o costume de assistir a animes regularmente. Os espectadores comuns provavelmente irão ficar satisfeitos, mas e os mais exigentes, ficarão chupando dedo ou terão um bom anime para acompanhar?

Em Brave 10, acompanharemos a história de Saizu Kirigakure, um assassino profissional que acaba esbarrando com Isanami, uma sacerdotisa cujo templo foi destruído. Ela corre por sua sobrevivência em busca de Yukimura Sanada, um poderoso lorde do período sengoku. Apesar da relutância inicial, Saizu ajuda Isanami a chegar ao castelo de Sanada para receber um não ao pedido de ajuda. Desesperada e perseguida, Isanami entra em desespero e um enorme poder é revelado em sua tiara. Atraído por esse poder e pela habilidade de Saizu, o lorde Sanada decide recrutá-los. O lorde precisa ir em busca de dez guerreiros para lutarem ao seu lado contra seu maior rival e o poder de Isanami pode vir a calhar.

Brave 10 chegou recheado de comparações a Sengoku Basara. Infelizmente por causa dessas o anime já estreia cheio de preconceitos por parte dos espectadores como uma obra que não chegará aos pés do “primo”. E infelizmente eu tenho que concordar. Como eu disse na introdução, Brave 10 irá agradar a espectadores não corriqueiros, mas aos que já estão acostumados com o mundo de animes e mangás, provavelmente irá passar como apenas mais um.

O motivo disso começa com a qualidade técnica do anime. Apesar do character design honesto, a animação é muito, mas muito fraca para um anime de ação. As lutas não ganham nem metade da qualidade que poderiam ter por causa disso. Para os que estão acostumados com animes, isso é imperdoável.

Mas e a história? É boa? Olha… eu sempre gosto de enredos históricos. No caso de Brave 10, a história foi baseada na lenda dos Dez Bravos de Sanada tomando-se as devidas liberdades poéticas. Uma história que se encaixa perfeitamente no gênero shonen, da qual a obra faz parte. A busca de Sanada por seus dez guerreiros irá trazer muitos embates e cenas de ação, mas será que será interessante de acompanhar?

Fico na dúvida.

Pra mim, Brave 10 acabará sendo melhor no mangá que no anime. A baixa qualidade técnica irá fazer com que os adversários e as lutas, que deveriam ser bem diferenciadas e interessantes, se tornem repetitivas e sem graça. A presença de Isanami pode acabar trazendo um romance para a trama que não faz parte do cenário e do interesse do público alvo.

Eu ainda irei assistir a mais alguns episódios de Brave 10, mas não espero muito. Torço para eu estar enganado, mas creio que o futuro dessa série não é dos melhores. Não digo para não assistirem. Assistam e tirem suas próprias conclusões. Para mim, não gostei tanto quanto queria gostar.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Esse anime atraiu os olhos de todos por ter seu […]

7 thoughts on “Brave 10 – Primeiras Impressões”

  1. Assisti e pareceu meio que um novelão mexicano! O roteiro é fraco, o protagonista tem aquela pose de “eu não ligo para o que acontecer com você” mas pra amarrar o roteiro eles buscam uma saida cômica onde ele fica devendo comida pra ela… Meio pobre. Nem assistirei, agora um anime HILÁRIO dessa temporada é o Danshi Koukousei no Nichijou!

  2. Eu comecei no mundo dos animes com animes como esse. Acho que se eu visse isso há alguns anos, eu iria gostar, mas eu vi e não gostei. Achei a trama clichê, comum, os personagens sem graça e clichês, animação ruim, batalhas sem graça também… enfim, não vi nada de novo ou diferente nesse anime, e isso é um ponto muito ruim pra mim. Acredito que não vou ver os outros episódios. Nada me agradou nesse anime. A única coisa que poderia me agradar eram as batalhas e o cunho histórico, mas nem isso agradou.

  3. Vi muitos comentarios que este seria um dos bons da temporada, mas realmente não conveceu, será um anime mediano, o que não faz com que seja impossivel assistir, mas mesmo acompanhando eu esperava algo mais. talvez se você assistir sem expectativa nenhuma possa melhorar.

  4. Assisti o primeiro episódio esperando uma história interessante (acho que pelo fato de ser um anime histórico), lutas e personagens carismáticos
    Nenhum dos personagens me cativou.
    Achei a história batida e chata.
    E as lutas não foram aquilo tudo.
    Mas ninguém pode reclamar de falta de sangue, que isso teve de monte (a não ser que tenha ainda mais no mangá).

  5. Concordo com vc em quase tudo, mas acho que Isanami vai estar lá mais pra um fan service do que pra um romance. Pra mim esse animê vai ser só mais shonen que eu não vou perder meu tempo assistindo. Mas fala serio Diogo essa temp. de animê tá muito ruim.

Deixe um comentário!