2º Anikenkai Awards – Os melhores dos animes de 2011

E aqui estamos, com o prêmio que move toda a indústria da animação japonesa (na minha imaginação), o Anikenkai Awards! Em sua segunda edição, o Anikenkai Awards irá premiar os melhores dos animes em 2011 em 10 categorias diferentes!

Vale lembrar que os vencedores são escolhidos também levando em consideração meu gosto pessoal. Para conferir outras listas de “melhores do ano”, recomendo você dar uma olhada no blogroll ali do lado.

E sem mais delongas, chegou a hora que todos esperavam… será que o grande favorito Madoka Magica vai levar a maioria dos prêmios? Será que teremos alguma zebra? Independente de quem ganhe, não deixe de comentar expondo sua opinião!

———————————————————————-

Sem dúvida nenhuma Hanasaku Iroha é um belo exemplo dos animes “ame-o ou odeie-o”. Sua popularidade no Japão foi bem grande, as vendas dos blu-rays porvam isso, mas aqui no ocidente a recepção não foi tão boa. A maioria não aguentou ver todos os episódios que facilmente davam para ser reduzidos a uma quantidade bem menor. Porém, uma coisa que todos temos que concordar quanto a esse anime é quão belo são seus cenários. Desde que o anime estreou esse foi um dos grandes fatores que me fizeram aguentar assistir episódio após episódio. Sou um admirador de belos cenários e, esse ano, ninguém superou Hanasaku Iroha nesse sentido.

Menção Honrosa: Mahou Shojo Madoka Magica

Animes baseados em mangás da Shonen Jump raras vezes tem vez em premiações de “melhores do ano”. Porém, esse ano se mostrou uma exceção com a estreia de Sket Dance. Eu sempre tive curiosidade de saber como era a série, mas nunca peguei o mangá para ler. Quando soube que iriam fazer um anime, conferi e não me arrependi. Um episódio divertido atrás do outro. Altas risadas, situações criativas, ótimos personagens e tudo isso com uma animação competente. E, além de tudo, eu ainda me animei para ler o mangá, e não me arrependi.

Menção Honrosa: Nichijou

Eu adoro quando eu assisto um anime para o qual eu não dava nada e ele me surpreende se tornando uma agradável experiência. Ben-to foi o anime que mais representou esse sentimento em 2011. Um anime que eu só assisti pela completa “sem-noçãozice” da sinopse foi um dos que eu mais gostei no ano que passou. O motivo é simples: A SEM-NOÇÃOZICE DO ANIME. Eu acreditava que seria impossível desenvolver aquele plot doido que estava na sinopse, mas não, os caras conseguiram desenvolver e o tornaram ainda melhor do que eu achava. Tem fanservice? Sim, tem, mas ele não é o mote da série. O mote é a porradaria… por bentos! Porradaria pelas melhores marmitas do mercadinho! E tudo isso com uma ambientação de clãs, mestres lendários, códigos de honra, etc. Não tinha como outro tirar esse prêmio de Ben-to em 2011.

Menção Honrosa: Level E

Um anime que deveria ser o novo Code Geass se revelou uma enorme porcaria. Sacred Seven desbancou todos os seus concorrentes nessa categoria por causa do hype criado em cima e da enorme decepção que foi quando o produto final foi exibido. Tivemos uma história fraca, com personagens fracos, com ambientação fraca e com uma qualidade de animação decente mas nada incrível. Não precisa dizer mais nada. Nunca me arrependi tanto de ter falado bem de um anime num post de “primeiras impressões”…

Menção Honrosa: Mirai Nikki

Eu confesso que não vi muitos filmes esse ano, mas mesmo que eu tivesse visto, duvido que seriam tão bons ou melhores que o segundo filme da série Macross Frontier. Em The Wings of Goodbye, a equipe de produção pegou tudo que a série e o primeiro filme (que resumiu os eventos da série) tinham de bom e elevaram a um nível ainda maior. Trouxeram uma história inédita com uma incrível qualidade técnica e que me deixou grudado na tela da TV por todos seus 114 minutos.

Menção Honrosa: The Borrower Arrietty

Categoria nova nesse 2º Anikenkai Awards e, confesso, que foi uma das mais difíceis de decidir, só perdendo para Anime do Ano mesmo. A escolha pela música Sweet Drops da dupla Puffy foi feita com base, principalmente, na minha experiência pessoal com as músicas. Não quer dizer que essa tenha sido, tecnicamente, a melhor música de 2011, por isso especifiquei bem que era ANISONG do ano. Essa é a música de abertura de Usagi Drop e sempre que eu a escutava eu sentia uma sensação de calmaria e bem-estar por saber que estava pronto para mais um belo episódio. O estilo de música também me agrada muito e então era impossível eu não escolhê-la como melhor do ano. Confira o PV abaixo.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=pDWZH6U0WK0

Não tem como negar que esse ano não tivemos um time exemplar de candidatos nessa categoria. Cada vez mais temos cada vez menos bons personagens masculinos nas séries. Por isso que eu acabei suando mais do que deveria para dar esse prêmio a Kaburagi T. Kotetsu. Sem dúivida ele se destaca entre os demais. Super-heróis veterano, pai de família… o cara tornou a experiência de assistir Tiger & Bunny muito mais agradável com suas participações. Posso até dizer que ele foi um dos motivos para eu ter continuado a ver a série até o final.

Já para personagem femina do ano eu não tive dúvida alguma. Ao terminar de assistgir a Madoka Magica, Akemi Homura se tornou rapidamente a número um da categoria. Todo seu envolvimento e dedicação à amiga, sua personalidade a principio fria e clichê depois se tornando um incrível objeto de admiração pelos espectadores da série. Akemi Homura é uma personagem complexa e que merece vencer nessa categoria. O fato dela usar um escudinho a la Shiryu ao lado de basucas e armas nucleares tiradas de baixo da saia só a torna ainda mais especial.

Mais uma categoria nova no Anikenkai. Nesse mundo de temporadas de 12/24 episódios, termos continuações é algo extremamente comum. E assim como Poderoso Chefão 2 superou seu predecessor, essa categoria visa premiar a continuação que mais agradou em 2011. E, sem mais delongas, como vocês já puderam ver, o vencedor é Kaiji 2nd. Sem dúvida nenhuma quem acompanhou a primeira temporada vibrou tanto ou ainda mais com a segunda. Um anime bem feito, com um estilo bem distinto e que, infelizmente, poucos assistiram de fato.

E chegamos à categoria que todos esperavam: ANIME DO ANO! E o vencedor é USAGI DROP! Isso mesmo, camaradas. Esperado para alguns e inesperado para outros, Madoka não venceu o Anikenkai Awards e os motivos disso eu pretendo esclarecer para vocês.

Usagi Drop me agradou do início ao fim. A cada semana e a cada episódio era uma alegria. Quem acompanhou o anime enquanto saia e me seguia no twitter na época sabia que era de praxe eu aparecer na timeline dizendo que Usagi Drop era anime para se assistir de manhã para deixaro resto do seu dia mais alegre.

Pode ser que Madoka tenha deixado o mundo inteiro pregado na cara do PC/TV esperando para ver o que vinha a seguir… mas não pra mim. Eu estava lá, acompanhando o dia-a-dia de Taichi e Rin. Usagi Drop foi o anime que fez o lado paternal que existe em cada otaku despertar e mereceu levar o prêmio de Anime do Ano do Anikenkai Awards.

Abaixo a lista dos outros concorrentes em oredem de preferência:

02 – Madoka Magica
03 – Kaiji 2nd
04 – Ano Hana
05 – Mawaru Penguindrum

Até o ano que vem. Por favor, não deixem de comentar!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

E aqui estamos, com o prêmio que move toda a […]

33 thoughts on “2º Anikenkai Awards – Os melhores dos animes de 2011”

  1. Melhores personagens masculino e feminino idênticos as minhas escolhas 😀

    Adorei Usagi Drop, mas achei AnoHana, Tiger & Bunny e Madoka mais marcantes. Quanto a decepção do ano, não assisti Sacred Seven… Mas pelo que li por aí não acho que era algo a provocar muitas expectativas ao ponto de decepcionar, sei lá. Acho [C] do Noitamina bem mais frustrante.

  2. Não concordo com muitos, com certeza, mas esse Anikenkai Awards me fez querer ver vários animes que eu ainda não vi! Acho que Madoka deveria ganhar em cenário e anime do ano, mas acho que o resto está legal. Mas uma coisa que não entendi foi por que Guilty Crow não foi citado no “Decepção do ano. Eu lembro que teve um hype grande e começou bem, mas depois ficou bem ruim… Será que o Diogo gostou ou parou de assistir? Também achei estranho Mirai Nikki ter ficado como decepção, já que não se esperava muito dele… Vou com certeza assistir Usagi Dropp quando puder e ver se realmente merece o prêmio (o que acho difícil, já que Madoka é meu anime preferido da vida). E acho que quem tinha que ganhar melhor personagem masculino era o Lunatic! Ele sim tem uma história muito interessante! Enfim, esse Anikenkai Awards foi surpreendente, mas eu até gostei, mesmo discordando. Espero ter assistido todos os animes que vencerão o próximo, pq esse ano foi difícil.

  3. Gostei da escolha do animê song, e da justificativa para o primeiro lugar de melhor do ano (embora não classificasse do mesmo jeito por diversos motivos).

    Mas quanto ao que você disso dos personagens masculinos, eu discordo. Realmente, não temos tantos personagens geniais, mas ainda tem bastante coisa interessante. Eu vejo essa dificuldade de bons personagens mais na categoria feminina, que se vê cada vez mais repleta de tsunderes e MOE repetitivo, sem surpresas, sem emoção.

    Enfim…

  4. Minha lista só bate em alguns pontos com a sua…Melhor personagem feminina, eu não discordo, Homura é a melhor sem dúvida, mais personagem masculino, eu daria o prêmio para Okabe Rintarou(Okarin para os íntimos), se não fosse ele aposto que Steins; Gate não teria tido metade do sucesso que teve.

    Surpresa do ano, eu concordo. Ben-to foi algo divertidissimo de se acompanhar, se a lista fosse minha acho que daria uma menção honrosa de anime mais divertido do ano. Aliás meu escolhido dessa categoria seria Gintama. Já que ele voltou a passar em 2011, dá pra encaixar na lista(e até o encaixaria como melhor continuação também), mais até acho incrível como as pessoas ignoram o melhor anime de comédia já produzido e que digo sem titubear ser o melhor anime shounen do tipo infinito em atividade.

    Anime do ano pra mim seria Madoka Magica e Steins; Gate(não abro mão de por os 2 juntos em primeiro), com menção mais do que honrosa ao também excelente Mawaru Penguindrum.

    Decepção do ano seria [C] que tinha tudo pra ter uma história foda se bem desenvolvida, mais como isso não ocorreu…Com menção honrosa a Guilty Crown, mesmo que nem tenha terminado ainda.

  5. Discordo em algumas coisas e concordo em outras. Ainda acho que o anime mais divertido foi Nichijou (ta certo que não assisti Sket Dance), decepção eu colocaria Guilty Crown ou [C], que tiveram um hype enorme antes de começar e viraram verdadeiros soníferos. De resto eu concordo com a maioria.

  6. Cara vc é chegado num Slice of Life né? Vc viu Steins;Gate? O personagem principal (Okabe Rintarou) é simplesmente fantastico é um dos melhores personagens que eu já vi na minha vida

    1. @Yuru

      Sim, gosto bastante de slices of life (quando bem feitos, claro). E assisti steins:gate e apesar do anime não ter entrado no TOP5 (tive que pensar muito pra por Chihayafuru antes dele), eu gostei bastante e seu personagem principal é bem interessante mesmo. Poderia ter colocado como menção honrosa na categoria.

  7. A decepção do ano deveria ser Beelzebub ou o remake de Hunter x Hunter, ambos grotescamente alterados para parecerem infantis.

    *O correto é “Daikichi” e não “Taichi”

  8. @Humberto Sasaki
    Cara não acho que Beelzebub tenha sido um decepção, pelo contrario o anime está muito bom como o manga, claro algum fillers para complementar e não deixar o anime se aproximar muito do manga (que por sinal está bem perto). Mais claro se estamos falando de censura ai sim tenho a reclamar, mais fora isso está muito bom.
    Hunter, digo a mesma coisa, quem le o manga sebe que está bem fiel. Até os traços ficaram mais infantilizados como no próprio manga. Mais como já disse a censura estragou um obra prima como Hunter x Hunter.

  9. Anime do ano :Sket Dance
    Maior surpresa :Ben-to
    Anime mais divertido :Sket Dance
    Melhor cenário : Hanasaku Iroha
    Decepção do ano : Guilty Crown
    Personagem masculino : Okabe Rintarō
    Personagem feminino: Makise Kurisu
    Melhor continuação: Kaiji

  10. E concordo com Ryogachan, as pessoas simplesmente fingem que Gintama não existe, deixando de lado uma das melhores séries shounens em atividade. E de longe, a melhor comédia já criada.

    SKET Dance é cria de Gintama, não esqueçam isso.

    1. @Zuperman

      Amiche, Steins:Gate e Fate/Zero são bons animes, mas não figuram no meu TOP5. Quanto a Gintama, eu acho o anime bem legal, mas nunca fui fã. Ele poderia entrar na categoria de continuações, mas o prêmio de Kaiji não ia tirar.

      @Humberto Sasaki

      Valeu pelo toque do erro. Corrigido.

  11. @Zuperman

    to ligado que na parada do Sket Dance
    Mais Gintama já é um dos grandes animes já

    Gintama de fato é o melhor anime de comedia.

    Junto com One Piece é um dos animes mais injustiçados aqui no Brasil.

  12. Boa lista e boa justificativa. Embora eu pense de uma outra forma, assim como a Vulgo Pss. Realmente, há poucos personagens masculinos realmente dignos de nota, mas eles ainda existem. Huey é um bom exemplo, de personagem centrado e maduro. Colocaria ele ao lado de Okarin e o Tiger <33

  13. Como Roberta disse foi boas escolhas e boas justificativas,mas não são as melhores principalmente da anime song,sobre a questão de personagens,é verdade está cada vez mais dificil de conseguir um bom personagem mas isso não qualifica só em personagens masculinos,mas sim em femininos eu achei esse ano os personagens um tanto repetitivos.
    Bem é isso, o que eu mais concordei foi na questão do sacred seven que não foi o que eu esperava e sobre o kaiji.

  14. boa lista, a maioria dos animes citados eu curti também. =’)

    a minha ficaria assim:
    melhor cenário: penguindrum
    anime mais divertido: sket dance
    maior surpresa: azazel-san
    decepção do ano: deadman wonderland
    personagem masculino do ano: daikichi
    personagem feminino do ano: chihaya
    melhor continuação: gintama’
    anime do ano: nichijou

    sou muito fã de kaiji, mas aquela enrolação no final foi triste (principalmente pra quem acompanhou semanalmente), mas ainda assim foi um dos melhores animes do ano, na minha opinião.

  15. Acho que 2011 foi o ano das séries sentimentais, pois meu top 5 ficou cheio delas:

    1- Ano Hi Mita Hana no Namae o Boku-tachi wa Mada Shiranai
    2- Mawaru Penguindrum
    3- Madoka Magica
    4- Usagi Drop
    5- Chihayafuru

    Menções honrosas: Kaiji S2, Hanasaku Iroha, Blood-C (para mim, o anime mais injustiçado do ano), C – Control – The Money and Soul of Possibility, Fate Zero e Kimi ni Todoke S2.

  16. Tá, Sacred Seven não foi essas coisas todas, mas decepção do ano??

    Já não estava curtindo muito Guilty Crown e depois desses “elogios” que estão dando pro anime ai que eu não vou terminar de ver ele mesmo.

  17. Melhor continuação pra mim é Bakuman 2, anime mais divertido Sket Dance mesmo, melhor animesong seria Place to Try de TotalFat, o resto não posso opinar muito por não ter visto os animes citados no post.
    ___________
    Vocês me recomendar ver primeiro Steins Gates ou Chihayafuru?

  18. Steins Gate não é aquele anime que levou 5 episódios pra desenvolver os personagens e mais 4 pra desfazer as mudanças temporais e voltar a estaca zero? E que levou 2 episódios pra se despedir de uma ruiva que no episódio seguinte volta?…

  19. Concordo com alguns de sua lista, porém devo discordar de anime do ano e anime mais divertido. Eu achei Sket Dance extremamente sem graça, e até mesmo a piada do leite, que vejo muitos comentarem, eu não consegui rir. Já Gintama conseguiu me mijar de rir em diversos momentos (tipo o ultimo episódio, aonde o Gintoki ensina a Kagura a vomitar com som de fundo).
    Mas mesmo que você não tivesse escolhido Gintama por ser continuação, ainda tem “Kore Wa Zombie Desu Ka?” que também foi muito hilário.

    Quanto ao melhor anime do ano, acho que Mawaru Penguindrum deveria ficar com o prêmio, já que não se pode dar dois prêmios a Kaiji XP

  20. Hanasaku Iroha merece mesmo o reconhecimento pelos cenários belíssimos, não só os cenários, mas as personagens. Mesmo em uma cena simples, como a protagonista encerando o chão, se torna uma experiência sensacional. Em compensação, a história não compensa muito. Mas só pela aparência mesmo, a gente se sente resposável por finalizá-lo.

Deixe um comentário!