Sword of the Stranger (Sutorenjia: Mukou hadan, 2007) – Não me empolgava assim com um filme há muito tempo!

Como eu fico feliz após assistir a um bom filme. E para ser um bom filme, você não precisa ser extremamente profundo, psicológico… basta você cumprir com competência o que se propõe. Eu escolhi Sword of the Stranger para esse Anikenkai Movie Week pois sou fã de obras sobre o Japão antigo e não é de hoje que escuto bons comentários sobre esse anime do estúdio BONES que, curiosamente, é dirigido por Ando Masahiro, o mesmo diretor de Hanasaku Iroha, anime que agradou e desagradou muita gente.

A História

Kotaro é um pequeno garoto que vive em um templo abandonado com seu cachorro, Tobimaru. Um dia, eles são surpreendidos por um homem cochilando em seu templo. Sem tempo para apresentações, um grupo de samurais e espadachins chineses aparecem no lugar e o misterioso homem acaba salvando a vida do garoto. Acontece que Kotaro está sendo perseguido por soldados chineses a mando do imperador da dinastia Ming por um motivo misterioso. Temendo por sua vida e com seu cachorro envenenado por um dardo inimigo, o garoto decide “contratar” o homem para protegê-lo, oferecendo o que seria uma pedra preciosa. Eles precisavam chegar até a cidade para comprar remédios para Tobimaru e depois partiriam para um templo onde Kotaro estaria seguro. O homem, que passou a ser chamado de Nanashi (“sem nome”, em japonês), aceita a oferta e levará Kotaro a seu destino. Mas os chineses precisam urgentemente do garoto, o seu tempo está terminando e eles não querem ter que ficar no Japão para mais uma temporada de espera para voltar. Mas ao mesmo tempo, alguns samurais não estão muito contentes de seu senhor estar fazendo acordos com os chineses e deixando eles construírem um forte em seu território.

Comentários Preliminares

Como eu disse logo no começo, Sword of the Stranger não é um filme profundo. Na verdade, chego a dizer que se você costuma assistir filmes (sejam animados ou não) sobre esse período da história japonesa, você com certeza já se deparou com elementos dessa história em outros filmes de samurai. Porém, eu respeito quem consegue pegar algo comum e transformar em uma obra extremamente divertida de se assistir. Em momento nenhum a história faz você aproveitar menos o filme. Eu diria até que conseguiram deixar a história simples, mas competente e principalmente, convincente e plausível. Não há aqueles claros artifícios roteiristicos para dar emoção artificial à história.

Os personagens são bem caracterizados. A chatice infantil de uma criança que teve que sobreviver sozinha no mundo, no caso, Kotaro; o ronin que abandonou a vida de Samurai por algum motivo misterioso em seu passado e hoje decidiu nunca mais desembainhar sua espada, Nanashi; o samurai que aspira crescer cada vez mais em sua vida e está descontente com os acordos de seu senhor com os chineses, Shogen; o bárbaro ocidental que se juntou ao exército chinês unicamente em busca de um bom adversário, Luo-Lang; o líder do grupo chinês que coloca os desejos do imperador sempre em primeiro lugar, mas que acaba tendo pensamentos maliciosos para favorecer a si mesmo, Bai-Luan… São esses e outros personagens que seguram a trama e a deixam interessante do inicio ao fim, relação entre eles e suas motivações funcionam bem.

E não tem como não associar Nanashi à Kenshin Himura (o personagem principal do anime Samurai X). Talvez isso tenha me feito gostar ainda mais do filme, trouxe uma sensação de “hum… já estive navegando por essas bandas… legal voltar”.

As Lutas e a Direção de Arte

Esse filme pode não ser uma obra-prima no que se diz a história, mas sem dúvida nenhuma, sua qualidade técnica é acima do normal. Em filmes nós normalmente temos um orçamento maior a disposição dos animadores, por isso é comum recebermos um produto final tecnicamente bom, porém, Sword of the Stranger tem um algo a mais.

Para começar, tem a questão do character design. Nesse filme nós temos vários personagens relevantes para a trama. Uns mais, outros menos, mas é impressionante como que a equipe de produção tomou cuidado em tratar cada um como um indivíduo único. Não só na aparência, mas também na maneira como ele se movimenta, como ele luta, com que arma luta… um trabalho primoroso que não é comum vermos por aí. Até as armas recebem um cuidado especial.

Mas se tivermos que destacar algo em meio a esse já excelente aspecto técnico, seriam as lutas. Há muito, mas MUITO tempo eu não via lutas tão bem animadas e, principalmente, coreografadas! Excelente, excelente mesmo! Você pode ver que os animadores tiveram um enorme cuidado em representar o estilo de luta de cada um e uni-los de maneira grandiosa em cada uma das lutas. Não temos aquelas lutas em que a câmera fica chacoalhando o tempo todo, vários feixes de luz e linhas de ação pra lé e pra cá e nada dos personagens. Aqui conseguimos acompanhar todos os movimentos e seus resultados como se fosse num filme de carne e osso. Belíssimo! Essa competente direção de arte torna cada luta única e faz o espectador vibrar a cada espadada!

Ah, e os cortes… caramba, os cortes. Os caras não tinham um corte padrão do tipo, espadada aqui -> sangue voa pra lá… nada disso. Aqui o cara corta, perfura, acerta a cabeça, um braço, o tornozelo, a coxa… é tudo muito nítido e real. Trabalho de mestre e recebe aqui meu verdadeiro apreço.

Considerações Finais

Sword of the Stranger foi, sem dúvida, um dos animes de ação que mais me divertiu! Foi prazer imenso assisti-lo do começo ao fim. Não teve nenhum momento em que a peteca caiu. O filme não fica chato. Até na hora em que o garoto tá cuidando do cachorro logo no começo do filme, nós temos coisas acontecendo que prendem nossa atenção e fazem a gente ficar ansioso pelo que está por vir.

Claro que recomendo o filme para todos, especialmente para quem gosta de histórias do gênero! Divertido do começo ao fim!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Como eu fico feliz após assistir a um bom filme. […]

4 thoughts on “Sword of the Stranger (Sutorenjia: Mukou hadan, 2007) – Não me empolgava assim com um filme há muito tempo!”

  1. Esse sim é muito bom! A principio tinha assistido a poucos movies em animação e tinha uma má impressão, achava que todos tinham ou uma história corrida e superficial ou muito mirabolante e non-sense, isso até assistir Mukou Hadan, foi esse filme que me fez ir atrás de muitos outros longa metragens.
    A história é muito bem trabalhada e passa no ritmo certo, sem contar que não é difícil de entender. A animação é exatamente essa das fotos, excelente e fluída. A trilha sonora eu não me lembro direito, mas posso dizer que não deixa a desejar e o final, até hoje acho que foi o melhor final de séries/longas que já vi.
    Também recomendo a todos, e mesmo quem não é fã do gênero deveria dar uma chance, com certeza o movie provará ser digno dela.

  2. Vlwwwwwwwww… Eu assisti o filme ontem, muito bom mesmo, Atingiu todas as minhas expectativas.
    A animação, designer, ambiente, tudo o filme é FODA.
    Pra quem não sabe onde baixar, vai lá no Animes Anbien. Que tem o filme em HD.

Deixe um comentário!