Entrevista: O que vem a seguir para Takehiko Inoue (parte 1)

Você já deve ter ouvido o nome Takehiko Inoue. Se não ouviu, deveria ter ouvido. Ele é um dos maiores mangakas do Japão e dono de um nível artístico que poucos conseguem alcançar. Ele é o autor de séries como Vagabond, Slam Dunk e REAL. Suas obras são lidas e admiradas em todo o mundo. Hoje, com 44 anos, o autor passa por uma certa crise em seus trabalhos. Vagabond está paralisado há mais de um ano (mas parece que vai voltar em breve) e seus outros trabalhos também estão sofrendo. Mas mesmo assim, ele busca melhorar cada vez mais como artista e essa entrevista é uma prova disso.

Ela trata do mais novo trabalho de Inoue, um livro, que vem acompanhado de um DVD, intitulado Pepita: Takehiko Inoue encontra Gaudi, com data de lançamento fixada em 12 de Dezembro desse ano. Nesse projeto, o veterano mangaka decide se aventurar na obra arquitetônica de Gaudi, um dos maiores arquitetos da história. Nessa entrevista, Inoue dá um panorama geral de como foi desenvolver o projeto.

httpv://www.youtube.com/watch?v=0480XbKzlcs

Originalmente publicada na revista Nikkei Enterteinment, está sendo traduzida para o inglês pelo blog The Eastern Edge e agora, em português, pelo Anikenkai. Vale lembrar que o The Eastern Edge foi o mesmo com o qual firmei parceria para a série de posts Uma conversa entre Takehiko Inoue e Eiichiro Oda (se ainda não leram, confiram!!).

A entrevista será traduzida em partes. A ideia é tê-la completamente traduzida até o dia do lançamento do material. Por isso fique ligado aqui no Anikenkai para conferir as próximas partes e espero que vocês gostem pois eu, com certeza, gostei e gostarei de traduzi-la para vocês. A matéria foi publicada toda na primeira pessoa, com Inoue como narrador.

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O que vem a seguir para Takehiko Inoue (parte 1)

Originalmente, isso não era algo que eu tinha decidido fazer por mim mesmo. Eu comecei esse projeto depois de me fazerem uma oferta. Quando li pela primeira vez o projeto, a primeira coisa que pensei foi, “Por que eu?”, não tenho a menor noção quando o assunto é arquitetura. Meu conhecimento sobre a obra de Gaudi era praticamente zero. Fazer uma viagem e o tempo que isso iria me afastar dos quadrinhos era uma forte preocupação. Vagabond está atualmente em hiato, e os trabalhos em geral não estão progredindo bem, então parte de mim se perguntava se eu realmente deveria aceitar um trabalho como esse nesse momento.

No entanto, eu já estava fazendo certas coisas um tanto diferentes do trabalho normal de um autor de quadrinhos.  A The Last Manga Exhibition foi diferente,  assim como o trabalho nos murais de Shinran para o Higashi Honganji.

Eu senti que esse tempo na Espanha seria como continuar a corrente desses outros trabalhos. Eu senti que atráves de Gaudi eu iria ganhar a oportunidade de realizar várias coisas, e ser guiado a respostas que estavam na minha cara, mas que eu não conseguia ver.

Eu sempre fui uma pessoa que aceitou trabalhos sem planos ou guias e seguindo o instinto, mas dessa vez é algo ainda maior pois é Gaudi, e isso foi um ponto importante para mim.

Com quadrinhos, se você os queima, eles se vão ou se se param de ser publicados, uma hora se perdem. Contruções se mantem por um longo período de tempo, não é? Eu posso não parecer, mas sou muito tímido e fico imaginando se seria embaraçoso ver algo que você fez ficar lá no meio de uma cidade (risos). Eu imagino o que as pessoas que deixam coisas como essa no mundo se parecem, e com o que Gaudi, que fez aquele prédio que parece como algo vivo, se parece. Eu achei Gaudi admiravelmente interessante.

A arquitetura de Gaudi e seus outros trabalhos são amplamente conhecidos, mas que tipo de pessoa ele era, e o que estava nas suas raízes (que o fizeram daquela maneira) não.

Eu pensei que se eu poderia conhecer sua história, haverial algo que eu poderia sentir em seu trabalho.

Então, eu aceitei o trabalho pensando que se eu pudesse transmitir para outras pessoas o que eu obtiver fazendo isso, especialmente para as mais jovens, isso o daria um significado real.

(continua na parte 2)

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Você já deve ter ouvido o nome Takehiko Inoue. Se […]

6 thoughts on “Entrevista: O que vem a seguir para Takehiko Inoue (parte 1)”

  1. Takehiko Inoue é sem nem sombra de dúvida um dos meus mangakas favoritos.

    Naquele especial que mostrava o dia-a-dia dele, o Inoue realmente parecia muito exausto e cansado, parecia que Vagabond estava literalmente matando ele, , fico realmente feliz em saber que ele tá tirando um tempo pra descansar e buscar novos horizontes. Ele merece.

    Espero que relaxe bem e volte com tudo pra nos impressionar novamente com seus mangás, que são de qualquer angulo visto, uma arte.

  2. Se tem um artista de mangá que eu admiro ele se chama Takehiko Inoue a arte dele é disparada a mais bela de todas, espero que ele volte a fazer Vagabond pq eu to sentindo falta.

  3. Eu não sei por que eu estou postando neste ”topico” mas eu estava procurando os volumes de Vagabond e Real para comprarno The Book Depository e me deparei com um preço meio de $22 para os primeiros volumes(até o Vol. 10 estava cobrando este preço,que foi até onde eu vi) e como sempre compro coleções fechadas(compro todos os volumes de uma serie de uma só vez) quase cai da cadeira com o preço.

    Ai eu fui ver na Amazon os mesmos volumes e estava muito mas muito mais barato com um preço medio de 12$ e se vc fazer compras acima de $25 vc ainda ganha o frete de ”brinde”.

    Entãp eu comecei a procurar desesperamente outros voluems que eu estava querendo comprar como Akira,Dragon Ball Box Set e etc e vi que na Amazon é tudo bem mais barato(certos titulos como Akira a diferença chegar a ser gritante).

    Enfim,eu acho que vou parar de comprar no The Book Depository,só vou comrpar la volumes soltos(que raramente eu compro,minha ultima compra foi o volume 3 de Ao no Exorcist).

    Recomendo fortemente.

    (desculpa o post did,mas foi por causa do seu post que comecei a pesquisar …a descoberta foi recente rs )

    1. @Akito4bless

      Para compras MUITO grandes, de fato a Amazon se destaca em alguns aspectos. Mas fique atento, o frete grátis acima de $25 não vale para envios internacionais, ou seja, não vale para o Brasil. Na BookDepository é frete grátis garantido. Então pense muito bem se vale a pena comprar lá ou não. Quanto a colocar links para a Amazon aqui, é algo que eu já to pensando tem algum tempo. Vamos ver se pro ano que vem eu embalo uma parceria com eles também. O frete da Amazon é $5.00 fixo + $5.00 por item! Então verifique se vale mesmo a pena e, se valer, vai na fé.

  4. *A Amazon é dona do The Book Depository então acho qeu não estou queimando a sua propaganda aqui neste excelente Blog did,mas eu sugeriria vc a colocar um ad da Amazon aqui também… 😀

  5. Takehiko Inoue anunciou que ja´está a trabalhar novamente nod desenhos de Vagabond. VAGABOND VAI VOLTAR. O autor disse que, brevemente, irá trazer mais notícias acerca do acabamento do hiato.

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