21º encontro "O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante"

Quanto tempo! Devido a diversos fatores, faz um mês desde o nosso último encontro. Espero não ter que entrar num hiato tão grande até o final da temporada.  Mas, curiosamente, o que falaremos hoje sobre, é hiato. Sejam bem vindos ao 21º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”!

Nesse mês, tivemos a exibição dos episódios 2 a 6 e muita coisa aconteceu. Tivemos o arco do Nakai convencendo a Aoki a tentar novamente emplacar Hideout Door com ele, tivemos o arco da Miho tendo que fazer um ensaio de biquíni como forma de alavancar a carreira de dubladora e, por fim, tivemos o início do grande arco de serialização de Detetive Trap. E é sobre esse último que pretendo falar nesse encontro (e uma curiosidade sobnre o cross com Sket Dance, mas esse fica mais pro final).

Detetive Trap, até hoje, é um dos meus mangás favoritos do Ashirogi Muto. É engraçado falar isso sendo que a gente nunca leu nada de fato da série, mas todo o conceito, design de personagens, desenvolvimento de arcos que vemos os autores falar sobre me deixaram muito interessado. Da dupla de autores, é o manga que eu mais quero ver um dia feito de verdade (mesmo sabendo que dificilmente irá acontecer). Outros seriam CROW, do Eiji, e Otters 11, do Hiramaru.

Falando sobre essas séries, não tenho como destacar todo o clima desse arco em que estamos entrando no mangá. Foi um dos momentos mais legais e mais shonen da série. Todos os autores do Team Fukuda serializados e disputando posição a posição nos rankings. É um clima de rivalidade muito legal e que deixava tudo mais tranquilo de se ler.

Porém, não foi tardar e os problemas começaram a acontecer. Mashiro se viu obrigado a melhorar sua arte cada vez mais e, ainda tendo que estudar para as provas do colégio, se via sacrificando preciosas horas de sono em prol do trabalho. Junte isso a falta de uma alimentação adequada e, inevitavelmente, ele desenvolveu um problema de saúde. Foi hospitalizado e o diagnóstico foi que era necessária uma cirurgia para tirar um pequeno pedaço do fígado dele, sendo que ele deveria ficar hospitalizado por três meses no pós-operatório. A notícia não foi nem um pouco fácil de absorver. Detetive Trap teria que entrar em hiato e isso era algo que Mashiro não estava disposto a deixar acontecer.

Vamos falar um pouco sobre o que entrar em hiato representaria para a dupla…

As posições dos primeiros capítulos de Trap nos rankings não era muito agradável, era um mangá de mistério, precisava de desenvolvimento. Finalmente, lá pro 16º capítulo, eles finalmente tinham conquistado uma posição boa. Tinham um mangá de mistério com uma boa base de fãs, que já tinha sido absorvida no desenvolvimento inicial necessário, tinham acabado de empatar com Eiji nos rankings, receberiam páginas coloridas nas próximas edições, tinham tudo para conseguir seu objetivo de superarem o rival… e vem o risco de entrarem em hiato.

Todo o trabalho feito até aquele momento, todo o esforço, teria sido em vão. Os fãs iriam se dissipar e eles teriam que começar tudo de novo, mas começar do meio, o que é muito mais difícil que começar do começo. Mashiro sabia que isso seria assinar uma carta de suicídio para uma série semanal de mistério. Um exemplo não tão exato de um caso como esse pode ser o de Hunter X Hunter.

Quem acompanha os ToC’s semanais aqui no Anikenkai, sabe que HxH tem aparecido numas posições bem estranhas e baixas. Apesar de muitos defenderem o fato de que ele não é de fato rankeado no ToC como os outros mangás, ainda é um caso a ser estudado. Rapidamente (porque pretendo fazer um post a respeito do caso no futuro), HxH sofreu com diversos hiatos em toda a sua serialização. Isso acabou afastando o público semanal de votar por ele nos rankings. Porém, HxH não é ameaçado de cancelamento pois tem um público fiel que conquistou após anos de serialização e que, apesar de não votar nos rankings semanais, compra (e muito) os volumes encadernados (tankobons). Já Detetive Trap, não tem essa fanbase instalada. O primeiro volume nem saiu ainda. Como lidar com um hiato em uma série que não teve nem seu volume 1 pulicado?

É um problema, não há dúvidas. Mashiro quer continuar a desenhar  a todo custo. O departamento editorial, por outro lado, não quer arriscar a saúde de um menino e quer que a série entre em hiato. Como as coisas vão ser daqui pra frente? Esperem e verão. Muita tensão vai rolar ainda.

Para fechar esse encontro, quero comentar algo curioso sobre a parceria BAKUMAN/SKET DANCE, que acabou gerando um crossover entre os animes com Sket Dance tendo aparecido no episódio 5 de Bakuman e a dubladora da Miho tendo dublado no episódio 31 de Sket Dance.

A partir desse ponto, poderão haver spoilers relativos ao mangá de Bakuman. São spoilers pequenos, mas que algumas pessoas podem considerar relevantes. Sendo assim, leia se quiser. Se não quiser, avance até a marca “FIM DO SPOILER” e continue lendo tranquilamente o post.

O meta-mangá mais recente da dupla Ashirogi Muto no mangá de Bakuman é PERFECT CRIME PARTY, PCP. Nele, um grupo de colegas resolvem se juntar para criar um clube que executa “pegadinhas” pela escola e, acaba muitas vezes, ajudando outros colegas e solucionando problemas na escola. Esse meta-mangá foi muito comparado com Sket Dance, graças a sua temática. Em Sket, um grupo de colegas tem um clube cuja função é ajudar outros alunos em seus problemas. Ver que Bakuman e Sket Dance se juntaram nesse crossover, não tem como não encarar como uma boa piada dos autores com relação a essa comparação. Esse tipo de fanservice é sempre bem vindo. Fico feliz quando vejo autores “confraternizando” assim com suas obras.

FIM DO SPOILER

Bem, chegamos então ao fim do nosso encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”. Para tranquilizá-los de que não iremos ter um novo hiato tão grande, semana que vem teremos o 22º encontro sem falta! Anotem e suas agendas, leiam e comentem!

E não se esqueçam, se ainda não responderam…

CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO 1º CENSO ANIKENKAI!

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Quanto tempo! Devido a diversos fatores, faz um mês desde […]

11 thoughts on “21º encontro "O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante"”

  1. Meu cérebro deu um nó vendo no episódio 31 de SKET Dance.

    Dá a entender que Bakuman é o “mundo real” e SKET Dance é só mais um mangá da JUMP. Tanto que Miho dubla uma personagem no episódio 31.

    Só que tipo… Nesse mesmo episódio eles fazem uma grande piada envolvendo o Niizuma Eiji de Bakuman (uma também com o Vegeta de DB e GT Robo de Toriko). citando serem obras da JUMP.

    Tenso demais.

  2. Isso foi um crossover? Mas que lixo de crossover em. Falaram que ia ter um arco com 3 episódios vamos ver se vão ser do mesmo nível ou vão ser melhores

    1. Foi como eu coloquei no post (deveria ter feito de forma mais explicita). Pra mim isso foi mais um fanservice do que um crossover de fato. Vamos ver se teremos mais coisas para o futuro.

  3. Se isso for realmente um crossover, foi lixoso demais, de fato.

    Achei que seria nível do crossover de One Piece & Toriko e Gintama & SKET Dance

  4. Eu fiquei meio apreensivo quando anunciaram o “crossover” dos animes de Bakuman e Sket Dance, pois embora eu goste de ambas séries, acho que os tons delas não se misturam bem. Ainda bem que foi algo bem sutil e pouco intrusivo.

    Sobre os episódios, a mudança na ordem de vários acontecimentos acabou funcionando melhor do que eu esperava, e embora estejam pulando várias cenas e diálogos do mangá, esse ritmo mais acelerado está fazendo muito bem ao anime. Esse arco da doença de Mashiro, por exemplo, foi doloroso de acompanhar em doses semanais no mangá, mas é capaz de ele passar voando no anime.

  5. Impossivel Bakuman fazer um crossover com os animes da jump, Bakuman é digamos “real demais” se é que vcs me entendem, mas essa parceria de Bakuman e Sket dance deu certo pra mim, eu nunca me interessei por Sket Dance mas vou dar uma conferida ainda mais depois de saber que tem semelhança com PCP.

  6. Ao termino desse episódio, eu, pasmo, não era capaz de expressar meu desgosto. No entanto, os adjetivos que mais me chamavam atenção em minha verborragia interna eram infantil e supérfluo. Ou, quem sabe, uma soma de ambos.

    Importante frisar que venho acompanhando Bakuman pela JBC, portanto nada sei sobre o desenrolar dessa trama. Mas, tendo seguido o anime desde o lançamento, é certo que eu não esperava algo tão pueril da obra. Esse episódio foi uma decepção tremenda, embalada por atitudes desmedidas,ingênuas e, desculpe dizer, estupidas.

    A situação não apenas é clichê – é um clichê mal desenvolvido. Compreendo as razões e frustração de Mashiro, mas, muito aquém do sempre comentado “velho no corpo de uma criança”, sua infantilidade ultrapassou toda lógica da situação, tornando-a desnecessária. Querendo ou não, não há como continuar a desenhar estando morto, logo o hiato era necessário. Não se trata de uma questão discutível. Não se trata de vilania ou incompreensão de terceiros, como o roteiro de maneira muito infeliz buscou demonstrar. Trata-se de bom-senso. Mas o protagonista, outrora tão inteligente e consciente, mostra-se inflexível em sua idiotice. Uma criança, como nunca antes fora. E, como se a total descaracterização não bastasse, vemos também a conivência de tantos outros personagens, que em vez de ajuizá-lo, incentivam a imaturidade que, de certo, pode levá-lo a óbito como levou o tio.

    E nesse joguinho bobo, vemos desde o parceiro, passando pelo suposto responsável (e que belo merda de editor mostra-se o Miura, hein?!), e até mesmo a garotinha submissa (novamente peço desculpas, mas a abordagem do autor não me deixa interpretar o desenrolar dessa relação de nenhuma outra forma) dando força à essa sandice.

    Um filme da sessão da tarde, do qual o nome eu realmente não me recordo, ostenta a seguinte frase: “Toda criança faz bagunça, mas só um adulto limpa.”. E cá estou eu, esperando que um adulto entre em cena e diga algo coerente; pois esse arco parece ser sobre e para crianças. Crianças não muito espertas, aliás.

Deixe um comentário!