Análise Comportamental no Capítulo 69 de Genshiken (aka "Yoshitake é uma intrometida?")

Nossa… há quanto tempo não falo dos capítulos atuais de Genshiken por aqui. Tava com saudades. Tivemos até uma nova personagem e nada de um postzinho a respeito. Bem, o post está aqui, mas não é sobre a nova personagem, sim sobre a Yoshitake (mais velha – se você está lendo entendeu porque eu especifiquei qual Yoshitake estamos falando sobre). A pequena e energética personagem teve um importante papel no recente capítulo 69 do mangá e rendeu uma boa discussão pelo fandom: Afinal, ela é ou não é uma intrometida?

Para um breve histórico para situar o leitor eventual na história: A irmã da Yoshitake, Risa, está com dúvidas sobre qual faculdade entrar. Como forma de ajudá-la nessa decisão, ela resolve levá-la em um tour pela universidade Shiou, onde fica o Genshiken (acontecimentos do capítulo 58). A grande questão é que na noite depois da visita, Yajima e Hato acabaram indo pra casa da Yoshitake e lá ficaram até de manhã. Ao acordarem, Risa, que sempre enfrentou problemas por parecer um garoto, pede para ver a “versão masculina” do Hato. Acaba que todos então decidem ir para a casa do Hato onde ele poderá se trocar tranquilamente… bem… não tão tranquilamente. Acontece que Hato decide tomar um banho, deixando as três meninas na sala esperando. Seguindo sua personalidade, Yoshitake resolve “explorar o ambiente”.

Aí começa a grande questão. Yajima logo se coloca contra essa intromissão na privacidade de Hato. Ela inclusive fica indignada com a atitude da amiga e diz que era algo que nunca imaginou esperar dela. Mas voltemos um pouco no tempo, mais precisamente para o capítulo 58, quando os então novatos resolveram se reunir na casa da Yajima para uma “festinha”. Naquela ocasião, a personagem não ficou nem um pouco incomodada com a intromissão de Yoshitake pra cima das suas coisas logo ao entrar. Por que agora, com outra pessoa, ela se incomodaria?

Há uma teoria que eu tenho como certa e que compartilho com outros “pensadores” do fandom: Yajima gosta do Hato. Gosta no sentido de sentir atração mesmo. Pode ser uma atração inconsciente ainda, mas que existe. Esse sentimento inconsciente é que fez ela reagir mais fortemente quando algo do Hato está em jogo do que quando algo dela própria está. Acrescente a isso o complexo de inferioridade da personagem e pronto, podemos compreender sua reação.

Mas o post não é sobre ela, e sim sobre a atitude da Yoshitake. Será que ela está sendo intrometida demais ao querer adentrar no submundo do quarto do Hato? Pessoalmente, digo-te não. Minha teoria é de que, assim como os outros membros do clube, excluindo a Yajima, a Yoshitake está encarando o Hato como uma das garotas. Se é assim que ele quer ser tratado, é assim que ela vai tratá-lo. Seguindo sua personalidade, ela gosta de ser bem próxima das pessoas. Próximas no sentido físico e no sentido de um relacionamento também. Ficar fuçando pra achar dojinshis é o que ela faria na casa de qualquer uma de suas amigas, por que não fazer na do Hato? Só porque ele é um menino? Mas ele não quer ser visto como tal.

Para mim, a Yoshitake não faz o que faz por mal, pelo contrário, ela trata o Hato tão como igual que não vê problema em chegar nesse nível de intimidade. Se isso é certo ou errado, só o tempo irá dizer. Agora, não achem que ela faz tudo isso inocentemente. É só ver seu discurso e suas feições pra saber que de inocente essa menina não tem nada. Fico curioso para os rumos que a personagem vai tomar. Espero que seja explorada cada vez mais pelo autor. Será que a Yoshitake será a Kasukabe dessa geração? Será ela a personagem entrópica que fará os outros membros se desenvolverem? Só Kio Shimoku sabe…

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Nossa… há quanto tempo não falo dos capítulos atuais de […]

2 thoughts on “Análise Comportamental no Capítulo 69 de Genshiken (aka "Yoshitake é uma intrometida?")”

  1. Ola Did! o/ só vi o post agora ~desu como eu gosto de ficar fazendo teorias… vim comentar =D

    SIM! eu concordo sim que a Yajima sente algo pelo Haato-chan ^^

    Nem que seja só um respeito ou até sentimento de proteção o.o… Ela provavelmente não entendeu ainda, mas talvez por que o ‘tipo’ dela seja outro (Quando ela pensava que a Risa era Homem… ela ficou bem né…) e por isso o desenvolvimento de seus sentimentos pelo Haato seja bem lento já que ela não vai se apegar a ele por sua aparência e sim pela convivência/personalidade/situações que eles tem, provavelmente o autor vai dar várias oportunidades para eles (como aconteceu nesse ultimo cap… se bem que não sei se posso dizer que aquilo foi uma “oportunidade”, mas pode até ser para acordar um pouco os sentimentos da Yajima xD~).

    Ela tem Curiosidades, curiosidade além do nível de querer entender esse lado Crossdresser dele o.o… Ela quer conhecer ele um pouco mais intimamente… a ponto de querer vê-lo vestido como homem e também ter levantando a saia dele só para ter CERTEZA de sua situação xD~

    Por isso exitou um pouco quando a Yoshitake comentou sobre ” O que um garoto como Haato faria com os doujinshis sozinho no quarto” (Na verdade, para as fãs Fujoshis de Genshiken [tipo eu] talvez seja algo que gostariam de saber xDDDDDDD)

    No fim das contas esse não é o tema do tópico e me empolguei demais xDDDD~

    Agora a Yoshitake, ela ser intrometida, Sorry eu acho que ela é sim SuashiuAISUihsiuAS, Coisa feia mexer nas coisas dos outros sem a permissão menina! uaSIUshiuhIUSHIUAUsi!!

    Assim, fato, ela trata o Haato como uma das garotas, na verdade acho que todos do Genshiken o tratam assim, mas existem horas que alguns dos personagens como a Yajima e o Madarame o vêem totalmente como um garoto. Mas isso a Yoshitake considerou o fato do Haato ser um garoto nesse capitulo como um dos motivos para xeretar a casa dele xD~.

    A Curiosidade é algo muito gritante em sua personalidade, eu não a recrimino por isso (até pq eu e ela somos parecidas nesse aspecto), mas tem horas que as coisas fogem do controle xD~

  2. Se Risa continuar aparecendo nos próximos capítulos, acho que um triângulo amoroso pode acabar se desenhando aí, pois tanto ela quanto Yajima (à sua maneira) parecem estar interessadas em Hato.

    Mas acho mais provável que ela faça como a irmã de Sasahara, que só aparecia de vez em quando para tumultuar.

Deixe um comentário!