Corações Sujos: O pós-Guerra na colônia japonesa do Brasil

Aqui no Anikenkai, o foco sempre foi a animação e os quadrinhos japoneses. Eu nunca falei de um filme (live action) por aqui. Decidi por quebrar então esse “costume” e comentar sobre um filme que vi no Festival do Rio desse ano e que creio ser interessante para todos que frequentam esse blog. Curiosamente não é um filme japonês. É um filme brasileiro que fala sobre japoneses. Uma produção 100% brasileira, falada quase que totalmente em japonês e com grande parte do seu elenco sendo japoneses ou de origem japonesa. Esse filme é Corações Sujos, dirigido por Vicente Amorim.

A Segunda Guerra Mundial acabou com a rendição do imperador japonês às forças Aliadas em 1945. A notícia rodou o mundo, mas na segunda maior colônia japonesa, o Brasil, muitos se recusaram a acreditar na derrota do Japão. O filme conta a história de uma pequena cidade no interior paulista, de maioria japonesa, que trabalhavam no cultivo de algodão. O líder local, o coronel Watanabe, recusa a ideia da rendição e está disposto a tomar medidas drásticas contra quem pensa o contrário. Ele recruta seu maior “soldado”, Takahashi, para um serviço ingrato: eliminar os traidores, os “corações sujos”.

Quando fui assistir a esse filme, estava com grande receio de que ele focasse demais em um conflito entre brasileiros e japoneses. É um filme brasileiro, afinal. Porém, para felicidade do espectador, esse conflito fica em segundo plano. O foco são realmente as disputas e lutas dentro da própria colônia japonesa. O diretor foi bem competente em contar essa parte da história que muitos não sabiam nem ter existido. Brasileiros ou japoneses. É uma parte da história da colônia japonesa no Brasil pouco explorada e que agora vem a tona.

O diretor teve ajuda de um ótimo elenco trazido diretamente do Japão e que se dispôs a pesquisar e a dar vida aos personagens. Atores que já participaram de grandes produções japonesas e hollywoodianas, como 20th Century Boys, O Último Samurai, Kill Bill, Sob o Olhar do Mar e A Partida. Temos também Eduardo Moscovis no papel do delegado local que se vê no meio de uma guerra em que tem pouco poder e a jovem atriz brasileira Celine Fukumoto, estreando em sua carreira com uma bela atuação no papel de Akemi, a filhinha de Takahashi.

A trilha sonora do filme também é um espetáculo a parte. Dá pra ver que deram uma atenção forte a ela para dar bem o clima do filme. Que apesar de ser um drama, também tem toques de thriller, onde a música é essencial para o ritmo. Excelente trabalho aqui.

É comum nós assistirmos filmes americanos que falam sobre outros povos, mas raras vezes temos peças do nosso próprio cinema tratando de algum aspecto histórico fora de nossa “tradição”. Ver um filme como Corações Sujos, tão bem feito, dá gosto e confiança que nosso cinema ainda tem muito o que crescer. Não fiquem com preconceito por ser cinema nacional. Assista confiante de que tem um bom filme para ser assistido.

Se você lê esse blog, provavelmente é fã de animes e mangás e, provavelmente, tem um certo interesse na cultura japonesa em geral. Esse é mais um motivo para você assistir a esse filme. Apesar de não se passar no Japão, é um filme sobre japoneses fora de seu território lutando por suas tradições e crenças, por mais cegas que elas possam os estar deixando. Um filme que mescla a história do Brasil com a história do Japão.

A estreia no circuito normal ainda não tem data certa, mas será no primeiro semestre de 2012. Fiquem atentos aos cinemas de sua região e podem ficar atentos ao meu twitter também pois certamente irei divulgar quando o filme for entrar em cartaz.

httpvh://www.youtube.com/watch?v=MkZ__ccbjho

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Aqui no Anikenkai, o foco sempre foi a animação e […]

5 thoughts on “Corações Sujos: O pós-Guerra na colônia japonesa do Brasil”

  1. Realmente parece ser um filme interessante e parece que foi bem gravado alem de oferecer um bom nível de cultura.

    Corações Sujos parece ser um filme bom, vale a pena desperdiçar algumas horas para acompanhar o filme.

    A postagem esta bem esclarecedora mesmo sendo uma opinião mostra também ser imparcial.

  2. Vééioo.. Eu tenho o livro “Corações Sujos ” aqui em casa faz uns cinco anos…nem lembrava da existência disso….

  3. Post esclarecedor e mais que isso muito interessante saber que existem livros sobre isso no Brasil

    Fernnado morais éfamoso por escrever sobre a guerra e seus efeitos no Brasil Parte da prova disso é que a biografia de Olga que foii transformada em filme é dele, também.

    Já comprei o meu exemplar. E acho que os otakinhos deveriam se interessar sobre artefatos culturais relacioandos ao Japão mesmo não sendo propriamente Japoneses ou sendo animês, mas é díficil vermso alguém se interessar por isso.

  4. Acho bastante interessante o tema e já li alguns livros sobre imigrantes japoneses durante a segunda guerra sendo levados para alojamentos similares à campos de concentração nos EUA e Canadá, mas no Brasil o cenário é bastante diferente.

Deixe um comentário!