20º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”

Olá, queridos leitores do Anikenkai! Já fazem seis meses desde o último encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”. Como o tempo passa rápido! Infelizmente, ao verificar o arquivo do Anikenkai não encontrei o post do 19º encontro, onde falei sobre o final da temporada. Não consigo entender o que aconteceu para ele sumir. Então, para tentar contornar um pouco esse “problema”, vamos a um apanhado básico sobre o final da temporada passada:

A primeira temporada de BAKUMAN acabou nos eventos do final do volume 4 do mangá. Mashiro e Takagi venceram a Gold Future Cup com seu one-shot de “Detetive Trap”, derrotando o mala do Koogy. Na reunião do departamento editorial, ficou decidido que o trabalho dos garotos seria serializado, era um sonho sendo realizado para a dupla. No entanto, os outros membros do Time Fukuda não tiveram muita sorte. Nem o trabalho do próprio Fukuda, nem o da Aoki com o Nakai, foram serializados. Ao fim do episódio, Mashiro e Takagi descobrem que Hattori não será mais seu editor, o substituto é Miura, um jovem demasiadamente energético e empolgado.

A segunda temporada começa exatamente onde a anterior deixou, com a dupla conhecendo seu novo editor. Vendo a empolgação do novo editor em trabalhar com eles, cria-se uma dúvida de se isso será realmente bom para eles ou não. Hattori os ajudou muito, mas a vida segue e não há nada que eles possam fazer quanto a isso. E é interessante ver nesse ponto que Hattori foi transferido para trabalhar em One Piece, um cargo bem importante, mostrando a confiança que o editor-chefe tem nele e em seu trabalho.

E eu quero destacar a escolha para o dublador do Miura. Ficou exatamente como eu imaginava que seria. Um cara barulhento, agitado, que fala alto, energético. Muito boa a escolha e casa bem com a personalidade do personagem.

E como o Miura é irritante. Mas eu acho que isso vem da minha experiência com o mangá. Não gosto do Miura e nunca gostei. Mas eu quero congratular a produção do anime. Eles deram ao Miura uma nova faceta, uma faceta cômica. Isso provavelmente fará os espectadores que não tiveram contato com o mangá a gostar do personagem. É incrível como colocar uma trilha sonora adequada em alguns momentos pode mudar tanto. Gostei. Miura se tornou mais tolerável. Um alívio cômico. Evitam-se assim comparações diretas com o trabalho do Hattori. É tudo levado como piada.

Por outro lado, como esse episódio condensou 3 capítulos do mangá, praticamente, algumas coisas ficaram um tanto corridas demais, como a relação do Mashiro com os assistentes e dos próprios assistentes entre si. Há um certo desenvolvimento disso nos capítulos do mangá que foi esquecido no anime.

E teve também o dublador do Hiramaru. Não aprovo. Para os diálogos normais não influencia tanto, mas na hora dos surtos, a voz parece ser completamente deslocada do personagem e de sua expressão. Tinham que ter colocado uma voz mais grave e que na hora dos surtos ficasse bem doida, algo como a do Eiji, só que mais grossa. O dublador que escolheram deixou o personagem com um ar mais jovem do que deveria ser, menos depressivo do que deveria ser e menos engraçado do que deveria ser. Prevejo que a popularidade dele para com os fãs do anime não será tão grande quanto entre os leitores do mangá.

Não posso esquecer de falar também da “abertura” de “Detetive Trap” que o Mashiro ficou imaginando no início do episódio. Esse desenvolvimento dos meta-mangás do universo de Bakuman continua sendo um dos pontos fortes do anime de Bakuman e um excelente motivo para os fãs do mangá o acompanharem.

Para terminar, vale comentarmos a participação de Kazuhiko Torishima no anime. Para quem não sabe, Kazuhiko Torishima foi o editor de Akira Toriyama quando ele trabalhou com Dr. Slump e Dragonball e é figura carimbada na indústria de mangás. Mashiro e Takagi o reconhecem por uma paródia feita pelo tio de Mashiro e por Mashirito, paródia feita por Toriyama em Dr. Slump. Confiram a imagem abaixo que eu fiz para mostrar o Torishima…

Bem, esse foi o nosso primeiro encontro da temporada, espero que vocês tenham gostado. Não deixem de comentar e até semana que vem!

————————————————————–

Para quem não acompanhou na temporada passada, o encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante”, acontece toda semana ou a cada duas semanas e é onde comento sobre os últimos episódios do anime de Bakuman. Busco trazer curiosidades, observações e comparações para quem quer saber um pouco mais sobre o que viu. Espero que gostem.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Olá, queridos leitores do Anikenkai! Já fazem seis meses desde […]

6 thoughts on “20º encontro “O Bakuman Dessa Semana Foi Interessante””

  1. Eu estou viajando na maionese ou mudaram a voz do Takagi e do Mashiro?Mas efim…gosto muito do anime mas prefiro a mangá.E achei interessante o ex editor do Akira no anime/mangá até então eu não sabia.

    1. @Suzi

      Legal saber disso! Agora eles estão de volta!

      @Daniel

      Rapaz, você não é a primeira pessoa que me diz isso. Mas até onde eu sei, os dubladores são os mesmos ainda.

  2. ^^ tb achei que a escolha do dublador do hiramaru não ficou tão boa e o dublador do miura me fez lembrar do quanto ele era chato ja tinha até me esquecido

  3. Esse episódio teve um ritmo bem diferente do da primeira temporada. Cobriram 3 capítulos de uma vez, e acabaram pulando um monte de cenas. Koogy nem apareceu na festa da Jump (não que tenha feito falta), e cortaram várias conversas entre os assistentes, bem como as discussões de Takagi, Mashiro e Miura sobre os primeiros capítulos de Trap.

    Também estão mexendo na ordem dos eventos, adiando para o próximo episódio aquela trama de Azuki sendo pressionada para fazer um livro de fotos, que no mangá começa ao mesmo tempo em que Takagi e Mashiro conseguem a serialização. Dei uma olhada nos títulos dos próximos episódios, e vi que também jogaram para depois aquele capítulo centrado em Nakai e Aoki. Pelo menos não vão cortar essa parte.

    Creio que os roteiristas perceberam que, se continuassem no ritmo lento da primeira temporada, não daria para cobrir os melhores arcos que ainda estão por vir, nem encerrar a série num momento marcante.

  4. Arco do Miura é uma das piores partes do mangá, eu parei de ler semanalmente justamente nessa parte e agora com esse arco dos velhos mangakas, não sei se terei a vontade de ver bakuman como tive na primeira temporada mas vamos lá!

Deixe um comentário!