Para que servem os reviews?

Quando comecei a ver animes pela internet, lá pelo início dos anos 2000, era muito difícil você conseguir uma série inteira. Não digo nem que não haviam disponíveis, os fansubs já estavam atuando na rede. A grande dificuldade era a velocidade. 256kbps era velocidade da luz pra quem migrava dos (nem sempre) 56kbps da conexão discada, mas para quem baixava arquivos de vídeo da internet ainda era pouca. Então pegar uma série de 24 episódios era um martírio. Principalmente quando descobri o .avi, afinal, quando se vê em qualidade melhor, não se quer retroceder para um rmvb, por exemplo.

E além da dificuldade tecnológica de se acessar os animes, tem também a falta de informação. Pouco se sabia sobre o que acontecia na terra do sol nascente. Sendo assim, era necessário termos alguma fonte de conhecimento sobre as séries que valiam a pena ser assistidas. Não dava pra gente pegar só pra “ver qualé”. Era muito tempo pra baixar um episódio. Então os reviews eram uma excelente forma de se conhecer séries novas e saber se elas valiam a pena ou não serem assistidas. Você lia vários reviews, de várias séries, escritos por várias pessoas… era algo necessário.

Mas e hoje em dia? Não temos mais os mesmos problemas. É possível pegar uma série de 50 episódios em menos de uma hora. Assistir ao primeiro episódio de várias séries por temporada para decidir se continua assistindo ou não se tornou um hábito comum. Nós sabemos meses antes o que está pra sair no Japão. Pra que ler reviews hoje em dia então? Como os leitores se relacionam com os reviews?

Em busca de uma opinião que combine com a sua.

Por mais estranho que isso possa soar, as pessoas, buscam os reviews hoje para reafirmar suas próprias opiniões sobre determinada série. Por exemplo, o espectador comum assiste a Usagi Drop e gosta do que vê. Vai no site/blog/forum/etc que ele frequenta e começa a ler os reviews da série. Ele acha um review que lhe agrade, que fale bem da série e decide adotar os pontos expostos pelo avaliador como seus. Caso ele encontre reviews negativos, é capaz dele postar só dizendo que o avaliador não entende nada de animes e que a opinião dele é uma bosta.

Poucas vezes alguém lê um review sem ter prévio conhecimento da série e, muito menos ainda, muda de opinião dependendo do que foi exposto pelo avaliador.

Repare então que a mídia especializada teve que se adaptar a essa tendência de seus leitores. A maioria dos blogs/sites/etc agora pouco fazem reviews de séries que já acabaram. Só quando elas tem alguma polêmica envolvida ou são muito underground/antiga. De séries recentes, pouco se fala. O que fazemos agora (sim, me incluo) é postar “primeiras impressões”. São reviews rápidos, de um episódio só, que ainda mantém a razão de aconselhar e guiar os leitores no mundo de estreias que acontece a cada temporada. Com isso, obrigam os avaliadores a verem os episódios assim que saem e postarem suas impressões o quanto antes. Deixa passar uma semana ou duas e seu review já perde valor, porque um mar de gente já baixou o primeiro episódio pra “ver qualé”.

Mas ainda assim, mesmo com essa mudança, o público ainda enxerga os reviews como um reforço de sua própria opinião. Algo para dar apoio ao simplório “gostei/não gostei” do espectador comum. É algo que não podemos chamar de errado. É algo que é, simples assim. Cabe a nós nos adaptarmos aos novos leitores que aparecem.

A grande crítica que eu faço a toda essa realidade é que isso acaba deixando os avaliadores relaxados. As pessoas não mais procuram pautar suas avaliações em argumentos fortes. Muitos reviews acabam sendo umas centenas de palavras que poderiam ser resumidas em um “gostei” ou “não gostei”. Não há mais a necessidade de provar ao leitor que seu ponto de vista é válido. Que ele deve acreditar no que você diz porque você está dando motivos para ele fazer isso. Afinal, ele está lendo seu review depois de já ter uma própria opinião formada. Não importa os argumentos que você dê. Importa se ele concorda ou discorda da sua opinião final.

—————————————-

Qual sua opinião sobre esse assunto? Comente!

Fiz esse post pautado em observações pessoais minhas. É óbvio que existem exceções. Existem ainda leitores que buscam reviews como forma de conhecer uma série, ou saber se vale ou não assistir a uma série, mas eles são minoria hoje em dia. Não digo que foi uma evolução para o pior, só foi uma mudança. Não tem como dizer se foi pior ou melhor. Tem argumentos bons para ambos os lados. Por isso, não tome esse post como uma ofensa caso você não se enquadre nesse “padrão” exposto aqui. 

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Quando comecei a ver animes pela internet, lá pelo início […]

19 thoughts on “Para que servem os reviews?”

  1. Did, nunca vou esquecer de apagar 10 comentários do meu humilde blog por eu ter dito que não gostei de Suzumiya Haruhi, esses weeabos =/

  2. Texto interessantíssimo Did, parabéns mesmo por trazer uma crítica como esta.

    Compartilho de sua opinião quando diz que os reviews, em sua grande maioria, limitam-se atualmente a um conjunto de parágrafos discorrendo de maneira simples e quase padronizada sobre a parte técnica e algo da sensação que determinada série avaliada passa. E, pra mim, isso é péssimo.

    Qual a relevância de dizer que gostou de algo, se você não está usando algo mais profundo, muito provavelmente informações que somente quem já conhece aquela determinada série consegue entender. Simplesmente não traz um significado, ater-se a essa comodidade.

    Mas, não vou dizer que isto é culpa de quem escreve assim, exclusivamente. Porque existe outro ponto que muitos do que expõe suas opiniões na web tenta negar: somos completamente influênciados pelos leitores.

    Queremos falar do que gostamos, mas não queremos falar ao vento, sem respostas. Queremos leituras, comentários, ainda que eles sejam tão vagos quanto os pensamentos que acabamos expondo.

    É exatamente como você disse, os sites/blogs precisaram se adaptar. Não estão errados, porém perdemos textos mais profundos e analíticos que poderiam vir a surgir.

    Pessoal, com meu humilde espaço, procuro fugir desses padrões. Gasto dias com análises de personagens porque vejo o significado que o autor quiz colocar ali de maneira mais sutil, não é algo que possa ser dito em um par de frases. Claro que isso faz a famigerada (e sim, desejada em demasia) popularidade ir ao chão, pois limita a leitura a quem já conhece o tema e a quem esta disposto a ler de modo um pouco mais concentrado.

    Mas sabe, cada um esta livre para tomar a postura que quizer. Só gostaria de acrescentar que nem sempre é preciso pautar-se ao “melhor estilo”, afinal, não seria muito melhor mais conteúdo? (Não, ainda somos escravos daqueles pequenos números que mostram as visualizações nos últimos dias).

    Bom, a internet é livre, podemos tomar a atitude que quizer, só não podemos esperar leitores (eu já desisti deles para dar mais ouvidos ao que realmente quero escrever xP)

  3. Saudações

    Amigo DidCart, acho bem oportuna esta postagem. O tema central aqui é justo e válido. Mas meu ponto de vista baseia-se em uma pequena história…

    Quando comecei a ver animes graças a internet (isso em março de 2006), eu não importava muito com os formatos e tal (aliás, nem hoje em dia, de certa forma). Via a pequena sinopse do anime no site em que ele era disponível, assistia e criava, pouco a pouco, uma necessidade de expor o meu ponto de vista.

    O porque é simples: basicamente, dentro do meu gosto pessoal, não havia quase nada em termos de blogs e até de grandes sites (à exceção do Anime Blade e, às vezes, do Anime Pró) que faziam reviews sólidas dos gêneros drama e slice-of-life.

    Hoje em dia o panorama é outro, bem mais diversificado…

    Então comecei com o meu blog que, só em 2008, passou à dedicar-se à animação e cultura japonesa. E comentava muito sobre animes de drama. Com o passar do tempo, outros gêneros foram aparecendo no meu blog e, pouco à pouco, o meu gosto pela coisa (escrever reviews) foi aumentando mais e mais.

    Basicamente, minhas reviews traduzem apenas o básico. Escrevo sobre apenas aquilo que eu tenha achado, no mínimo, interessante para ser analisado. Tanto que não há reviews negativas de nenhuma obra em meu blog…

    Por não conseguir me ater à dados técnicos e mais objetivos, escrevo mais sobre a história e os personagens, dando clara ênfase ao que eu entendi da obra e, mais ainda, à mensagem que quero repassar.

    Neste sentido, para mim, as reviews têm o intuito de enxugar amigavelmente uma obra, de dar uma perspectiva honesta sobre o título comentado, para quem for visitar o blog analisar com cuidado e, dentro das perspectivas, opinar à respeito.

    Nas 66 reviews de animes que já publiquei, a evolução nos textos é clara e gratificante. Isso me deixa muito contente.

    Primeiras Impressões é um tópico no qual ainda tento me habituar. De momento ainda fico com as reviews. Da mesma forma, as apostas para as novas temporadas (que seriam previews, de certa forma) também fazem parte de um tópico que ainda reluto em explorar, por razões óbvias…

    Seu texto pegou muito bem a questão. E meu comentário acabou sendo grande o suficiente para fazer uma postagem, também…

    Até mais!

  4. Bom, amigo Diogo, os reviews são boas saídas pra quem quer conhecer uma série e formar uma opinião “base” pra ver se terá ou não interese em assistí-la… Porém, muitas pessoas “sem personalidade” acabam ficando escravas dos reviews, como se fossem oraculos! O que eu acho, é que ler essas resenhas de séries é importante, mas o mais importante mesmo é assistir o que tem vontade de mente aberta e tirar suas proprias conclusões! Ps: ótimo post, com um tema muito bom pra ser abordado! Parabéns

  5. Na verdade, até pouco tempo a minha internet era bem precária. u.u…Lembrei disso lendo o que você falou acima. Eu acabava pegando os animês que determinado amigo baixava da “nova temporada”.Mas, eram sempre as apostas dos outros. Não as minhas…Era um tanto desconfortável…

    Agora sobre reviews. Eu não sei se acho válido. Porque veja bem, é a opinião de uma pessoa. Embasada em que mesmo? No gosto pessoal. E algumas das resenhas ainda tem uma nota ao final. Coisa que me deixa muito indignada…

    Acho que é por isso que gosto das primeiras impressões de vocês. Porque dá pra comparar com as de outros (quase sempre as mesmas). Não que os leitores não tenham as suas opiniões próprias, mas, é legal ver que alguém também gostou da mesma série que a gente.

  6. Eu gosto de pensar que os reviews servem para lermos opiniões distintas ou parecidas com a nossa e só. Não acho interessante a idéia de tentar impor minha opinião para outra pessoa.

    Acho mais válido tentar entender as opiniões diferentes, ver porque eu pensei isso e tal pessoa pensou outra coisa totalmente diferente sobre o mesmo tema.

    Gosto muito mais de ler críticas que vão contra o que eu falei, do que aquelas que vão de encontro ao que falei. Claro, se essas críticas não forem apelativas e gerarem uma discussão saudável, do contrário eu ignoro.

  7. Um bom tema, que a ver pelos comentários pode gerar bastante controversia…

    Esse ano fiz um curso de crítica cinematográfica, e lá mostraram que existe uma diferença entre o review e a crítica.

    Um review é justamente isso que vc falou, uma coisa de momento. São as primeiras impressões, as explicações rápidas e etc. Elas são temporais, perdem o valor rápido e acabam servindo como um “guia de compras” do que vc vai pegar na prateleira da temporada 😛

    Agora, uma crítica é algo bem mais complexo, demanda estudo da área, da técnica, e por se focar mais na produção em si, independe de ser um assunto que agrade o critico ou não. Lembro do cara do curso mostrar uma cena de uma comédia romântica falando “Não gosto desse tipo de filme, mas é inegável que essa cena tem uma técnica maravilhosa”.

    Já comentei uma vez no twitter, mas acho que a “Mídia especializada” comete o erro de não levar esse título tão a sério. Acaba rolando um movimento em cima do muro. “Quero falar mas não quero me responsabilizar” ou então “é só um blog pessoal, quero falar do que gosto”. E acabam falando só das coisas que gostam, não reclamam das coisa que não gostam (até pq 99% não termina de ver o que não gosta pra poder falar mal com propriedade :P)

    Não vejo problema algum com os reviews, mas quem escreve tem de saber que eles são sazonais. Agora, uma critica com embasamento de uma série inteira precisa ser bem mais aprofundado, e vai demandar mais tempo de quem escreve, mas ao mesmo tempo vai durar bem mais pela internet afora 😛

    Acho que no fim esses questionamentos vão servir mais para amadurecer a blogosfera do que trazer uma resposta definitiva…

  8. Falam que a 1° impressão é a que fica.
    Eu ñ gosto do politicamente correto.
    Coloca aquilo que vc achou sem se importar com o que os outros pensam.
    Só que tem um porem os de curta temporada vc pode fazer isso, só que animes de temporadas longas ñ tem como.
    Ex: Naruto 1° ep ele fala que o sonho dele é vira Hokage para que todos reconheçam usa existência (isso é prioridade na vida dele) mais lá na frente isso muda no momento que a Sakura fala para o Naruto trazer o Sasuke de volta.
    Mudou o foco original do anime a sua reviews foi para o ralo.

  9. Parabéns pela postagem, assunto bem relevante no momento.

    O que você falou é bem verdade.
    Por muito tempo, eu não tinha como baixar animes. Para ter uma ideia, a primeira série que eu baixei, em uma conexão de 33.6kbps, foi Evangelion, em .rm, de 7,5MB!!!

    Mesmo depois que pude contar com o sistema de “trocas” e baixar eu mesmo em uma conexão decente, ainda era muito necessário ter uma fonte de informação sobre o que se travava a série. Essa informação eram as resenhas de alguns sites especializados nisso.
    Com o surgimento dos blogs, eles passaram também a ser fontes de resenhas, mas com a popularidade deles e dos fóruns, além de comunidades em mensageiros e outros microblogs, a prioridade passou a ser a informação ao invés da opinião.

    Resenha hoje não é mais para informação. Ela serve para informar, mas são cada vez mais raras as pessoas que escrevem as resenhas apenas com essa finalidade. Muitos tentam ser o máximo imparciais com essa finalidade, e então no momento tempos dois tipos de avaliadores: os que escrevem uma resenha técnica para informar sem influenciar e as que escrevem para dar sua opinião sobre a série.
    O segundo tipo é o mais comum e é no qual me enquadro.

    Como é mais fácil hoje em dia ter informações sobre qualquer série, a resenha perdeu seu lugar de destaque nessa função, de modo que hoje quem busca resenhas em sua grande maioria são pessoas que querem saber o que outras pessoas acharam daquela série.
    Elas querem opinião.

    Os “primeiras impressões” dos blogs passaram a ter a função de informar sobre as séries.
    Graças a fácil acessibilidade de praticamente todas as séries das novas temporadas de anime, é essa a demanda atual. “Quais séries eu pego para assistir da nova temporada?” e aí entra o primeiras impressões.

    O que resta é a discussão e troca de ideias.
    Resenhas hoje, na minha opinião, são uma forma de ter a opinião detalhada e aprofundada de outra pessoa acerca de alguma. E graças aos comentários, podemos desde já compartilhar e confrontar nossa opinião.

    Os blogs ocuparam grande parte do espaço dos fóruns.
    Há poucos fóruns especializados em anime, e os que tem são pouco conhecidos. Gostaria que algum se tornasse popular, pois é algo “democrático” e muito divertido, servindo com banco de dados de informações e opiniões. Por isso que apoiei o fórum do subete. Ele já valeu a pena existir pelas discussões que permitiu sobre Steins;Gate, em uma discussão dinâmica sobre os episódios, um pouco mais confortável do que discutir em comentários de blogs, por causa do sistema de comentários ruins de alguns deles (tá lendo Qwerty?).

    Bem, é isso aí.
    Que você e todos os blogueiros continuem escrevendo o que pensam da forma que acreditarem ser melhor.
    Brigas e ofensas por causa de uma opinião sempre existiram e continuarão existindo, isso ficou apenas um pouco mais a mostra por causa da abertura de opiniões.

  10. Caramba, nunca parei pra pensar nisso, mas talvez realmente seja o que acontece hoje em dia.

    Eu mesmo, sempre que termino um mangá ou um anime vou pesquisar reviews para saber como outros pessoas interpretaram a série, mas acredito que não seja como forma de auto-reafirmação.
    É só pensar, sempre que vemos um filme, uma novela, ou até mesmo um jogo de futebol sempre vamos conversar com outras pessoas pra saber o que elas acharam, quando pesquiso reviews, quero saber outras opiniões mesmo, ver como outras pessoas analisaram e pensaram sobre o que li, já que na vida real conheço poucas pessoas que partilham deste mesmo “universo”, diferentemente de um jogo de futebol que posso comentar com qualquer pessoa na rua.

    Acho que reviews estão servindo mesmo é como uma forma de recomendação, hoje em dia tenho muito pouco tempo então reviews servem exatamente pra eu selecionar o que vou ou não ler. Eu mesmo quando escrevo um texto pelo menos, tenta dar uma rápida explicada sobre a história e convencer o leitor de o por quê ele deveria, ou não, ler aquilo. Acredito que a pessoa irá acreditar em mim, não porque ela confia no meu gosto, mas sim porque gostou do texto….acho.

    Sei lá, acho que cada pessoa tem que escrever como acha que deve e ficar feliz com isso, se atrair leitores que bom, se não também que bom, afinal de contas acredito que ninguém está faturando milhões com o blog.

  11. Não sei se é o normal fazer isso, mas, eu acho mais util procurar um crítico que tenha um gosto parecido do que uma review/critica “solta” na internet.

    Após “conhecer” aquele critico é saber seus gostos e ideas, voce sabe que uma indicação daquela pessoa tem uma boa chance de fazer ou não seu gosto

  12. Discordo um pouco de sua matéria, pois no meu caso, eu leio reviews para saber uma segunda opinião sobre um assunto/anime/filme, não para reforçar minha opinião

    Como por exemplo o mangá Bakuman, que eu adoro, li varios reviews que mostraram pontos que eu realmente não tinha percebido/tinha fechado os olhos.

    Por isso sempre leio reviews sobre o que eu jah assisti e o que eu não assisti, pois sempre é util. ;D

  13. Como já disse pelo Twitter, belo texto Did.

    Entendo bem o que o pessoal passava para baixar animes antigamente, embora eu confesse que quando comecei já tinha uma conexão banda larga razoável e episódios em .avi disponivéis. Quando comecei a baixar os animes da nova temporada foi justo quando comecei a bloggar.

    Na época (final de 2007) nem fazia muita idéia que novas séries passavam no Japão todo trimestre e só comecei a descobrir isso a medida que procurava material para o Subete Animes. Lembro que dos poucos blogs que existiam, poucos davam foco nos novos animes e achei interessante começar a falar disso no blog, já que embora houvesse muitos gringos fazendo isso, no Brasil era raro.

    Posso entender perfeitamente a importância das primeiras impressões por causa disso. Tinha um trabalho grande pra reunir material das estréias e depois comentar sobre elas, então sei bem o quanto ter tudo isso pronto no blog de alguém é de grande valia, mesmo que seja só para reforçar a opinião que se tem sobre um determinado anime. E mais, fico feliz de ver a blogosfera de animes no Brasil tão diversificada e rica em termos de primeiras impressões.

    Quanto as reviews mais extensas (da série toda) acho que a quantidade menor delas se deva por tudo que foi dito aqui, mas por experiência própria o fator que a meu ver pesa bastante é o tempo. Há muito mais para falar da série quando ela termina do que quando começa. E aí entra a questão de prioridades. Uma review completa de uma série pelo menos no meu caso levava o tempo de umas 5 postagens normais do blog.

    Claro que isso depende também da forma como você faz a review. Tanto que num determinado momento parei de fazer reviews super extenssas e adotei outro formato (embora nunca tenha tirado o esquema de notas, que hoje vejo como uma das minhas “falhas”) um pouco menor.

    Mesmo assim não me animava muito para fazer reviews mais completas, focando a série inteira ou algum ponto nela que eu achasse que gerava alguma discussão interessante. Embora depois de feitas algumas ficassem até interessantes xD

    Enfim, lendo os comentários acima acho que disse muito do que o Prado já disse por aqui, e concordo muito com ele nessa diferenciação de review e crítica. Já fiz o exercício de analisar séries que não são totalmente do meu agrado, e é interessante notar que as vezes dependendo do foco que jogamos na análise, até mesmo aquela série meio chata pode se tornar um excelente material de análise tanto para quem escreve, quanto para quem vai ler e discutiir depois.

  14. Mano… Me desculpe por uma resposta tão informal e por uma leitura meio que corrida de seu texto, mas é que é MUITO difícil me concentrar rindo deste jeito. Ok… Me acalmei, vamos reler ali em cima.

    Eu já trabalhei em um blog de reviews, e fazia uns seis meses que estava querendo voltar em forma de podcasts, ontem mesmo, eu criei um blog pra ir voltar a fazer reviews, e hoje de madrugada estava trabalhando (ainda falta editar imagens e arrumar o blog) na vista geral (não primeiras impressões) de uma série desconhecida pela maioria.

    E estava pensando justamente nisto, na falta que havia no blog antigo, de cada um dar sua opnião (raramente acontecia de comentarmos o mesmo assunto), deixando de atrair justamente a discução de “Epa mas eu acho que essa série é diferente do que você acha, ela tem seus defeitos mas não é tão ruim assim”.

    Não há nada mais divertido em dicutir anime do que fazer um narutard que começou ao ouvir o nome “naruto” falar: “Eu gosto, naruto phoda sasuke bixona e tah muito tezaum agora” ah escutar argumentos lógicos e concordar que o que ele falou que era a melhor coisa do mundo ser um completo lixo (sem desmerecer a série, as vezes).

    Eu planejo (se meus colegas tiverem paciência) discutir uma mesma série com várias reviews, e em alguns casos ainda mantendo primeiras impressões, pois eu ao contrário da maioria dos meus colegas, se não gosto de uma série, não espero os 25 episódios para ficar melhor.

    Não acho errado pessoas procurarem algo para reforçar sua opinião, de certa forma, é assim que amigos surgem não? E eu gosto destas discuções de argumentos, lembro que num fórum de pokémon, um amigo meu Zuperman, criou um tópico Pokémon vs Digimon, e dentro dele, eu e mais um membro usavamos argumentos lógicos discutindo a série, recolhendo mais e mais fontes para afirmarem nossas idéias (que não eram completamente ofensivas), enquanto o moderador parecia um disco riscado repetindo a mesma coisa e ignorando nossos argumentos, fazendo até aqueles que estavam defendendo pokémon, ficarem irritados com o que ele falava.

    Ainda rindo um pouco, espero conseguir manter um nível de discução ao menos na metade do seu, e quem sabe, não só no meu blog, mas outros blogs comecem a trocar idéias sobre séries que já terminaram, não tendo expectativas de segundas ou terceiras temporadas.

    Ah, esqueci de falar algo antes, seu comentário junto desta resposta me lembraram uma série que você com certeza assistiu, Ore no Imouto, o que você sente falta nas reviews é exatamente a relação da Kuroneko com Kirino, elas se detestam pelos gostos opostos, se enfurecendo e trocando insultos, mas mesmo assim, elas estão tento diversão com isso, e acabam tendo outras visões sobre a série uma da outra, isto me lembra também do fato de não achar dificuldades em achar em eventos a brecha pra discutir uma série com alguma pessoa, algo que raramente consigo apenas em lojas de revistas, mas isto fica pra outro post, certo? XD

    PS: Perdoe minha resposta desorganizada, mas rindo pela coincidência, foi difícil organizar as idéias.

  15. Hoje em dia, existem basicamente 2 motivos pelos quais eu leio reviews:

    1 – Antes de assistir ao anime: pra saber se vale mesmo a pena assisti-lo e se não será uma perda de tempo;

    2 – Depois de assistir ao anime: para confrontar opiniões e, eventualmente, poder captar outros aspectos que às vezes não entendi ou tive um entendimento diferente dos demais.

    E também, em casos bastante específicos, eu leio só pra rir mesmo.

  16. Acho bobagem review, basta comentar sobre a história ou colocar uma sinopse boa te algum lugar e dizer se gostou ou não. Muitos detalhes só geram aquele texto gigante nada atrativo.

    Além de ser fácil baixar um episódio para conferir, hoje em dia tem muita comunicação pela internet, amigos em sites, blogs, fóruns acabam te recomendando coisas e tudo mais.

    Animes hoje em dia ganham fama pela internet, boa ou ruim, mas não através de reviews. Comentários são ótimos, reviews são muito texto para pouca utilidade.

    Eu apoio totalmente o cartaz de temporadas e as primeiras impressões. Avaliações finais, músicas, recomendações por gênero e coisas assim são legais. Review cheia de texto falando sobre detalhes de anime não me interessa. Hoje em dia nem dou chances para elas.

    Mas um comentários fazem muita diferença, já vi vários e vários que me fizeram querer ver um anime.

  17. EU SOU MEIO A MEIO GOSTO DE LER OS REVIEW POS ME POUPAM TEMPO ASSIM SEI SE ASSISTIREI EU NAO A SERIE COMO POOR EXEMPLO EU IA ASSISTIR MIDORI NO HIBE E VI O VIDEO VALANDO SOBRE ELE CARA AINDA BEM PORQUE E UM ANIME MUITO ESTRANHO MEDINHO EU DIRIA ENTAO ME AJUDA MUITO MAS TAMBEM GOSTO DE LER TODA SEMANA COMENTAIRIOS SOBRE OS MANGAS QUE LEIO SEMANALMENTE BOM TODOS OS DOIS SAO INTERESANTES E ME AJUDAM VALEU

  18. Muito interessante o texto..
    Confesso que já tinha visto o post a muito
    tempo mas estava com preguiça de ler

    Enfim li hoje ^^”
    Ainda considro os reviews interessantes, porque mesmo que eu já tenha assistido algum primeiro
    episdio pra saber “qualé”, posso não gostar por deixar passar desabercebido algum detalhe…
    E o review pode me chamar atenção novamente a série e quem sabe dar uma segunda chance pra ela

Deixe um comentário!