Colorização Manual X Colorização Digital

Eu adoro páginas coloridas. Sempre aprecio quando um artista consegue transformar sua arte em algo ainda melhor quando colocava cores. Por essas e outras que adoro a arte de Kio Shimoku. As páginas coloridas que ele fazia eram excelentes. Porém, quando a segunda fase de Genshiken começou a ser publicada (no final do ano passado), ele decidiu que iria começar a fazer suas pinturas digitalmente.

Isso por si só não é algo ruim. Vemos os exemplos dos gibis americanos que são praticamente todos colorizados digitalmente e são de extrema qualidade. Porém, esse não é o caso de Kio Shimoku e de vários outros mangakás. Eles simplesmente não sabem pintar digitalmente tão bem quanto pintam manualmente.

A arte digital é bem mais barata e produz resultados magníficos, mas é como qualquer outra ferramenta, para se fazer bem feito, tem que saber usá-la. A arte de Kio Shimoku perde muito quando é colorizada digitalmente por ele.

Abaixo vou colocar duas páginas coloridas feitas por ele. Uma do volume 9 (primeira fase) e outra do volume 10 (quando começa a segunda fase). Tirem suas próprias conclusões. Para mais artes coloridas de Kio Shimoku, vá na Genshiken Wiki!

E para vocês? Preferem arte digital ou manual? Quais artistas que mais gostam no quesito cores? Comentem!

Arte colorida do Volume 9

Arte colorida do Volume 10

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Eu adoro páginas coloridas. Sempre aprecio quando um artista consegue […]