Síndrome da Superlotação de Conteúdo

A internet nos possibilita ter acesso a qualquer conteúdo que queremos. Sejam eles gibis, filmes, séries, livros, jogos. No entanto, frente a tamanha quantidade de conteúdo, nós tendemos a ficar perdidos.

De uns tempos pra cá eu venho notando um comportamento curioso em mim. Mesmo tendo bastante tempo livre eu não consigo ver, ler, jogar, tudo que eu quero. E não é questão deu querer fazer mais coisas que as 24h do meu dia podem comportar, mas sim a indecisão do que fazer.

Se eu decido que vou ver um filme, eu tenho que escolher entre um zilhão de títulos que tenho em DVD/BD, ou que tenho no meu HD. É algo como quando íamos à locadora e ficávamos horas indecisos sobre qual filme iríamos alugar. Mas diferente daquela época que, quando chegávamos em casa nós víamos o filme alugado, hoje em dia acontece deu simplesmente encher o saco e ir procrastinar na internet vendo vídeos no YouTube, discutindo inutilidades em algum fórum ou lendo timelines desnecessárias no twitter.

Resumindo: não vejo nada.

E isso não só com filme. Gibis, animes, séries… tudo. Parece que hoje a facilidade de se conseguir algo é tão grande que não temos aquele senso de prioridade no que assistir. Não há uma data limite como “esse filme vai sair do cinema”, “essa série vai demorar eras pra ser reprisada na TV… se for”, “temos que devolver o filme na segunda senão pagamos multa”, “tenho que zerar esse jogo logo antes de devolver pra não apagarem meu save”.

Nós ficamos perdidos frente a tamanha imensidão. Começamos a perder o foco.

Não estou aqui protestando contra a internet (muito pelo contrário, acho uma das maiores invenções da humanidade até hoje), nem defendo o retorno às épocas nostálgicas. Mas simplesmente expresso uma observação comportamental que tenho feito em mim mesmo e tenho certeza que muitos outros também passam por essa “Síndrome da Superlotação de Conteúdo”.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

A internet nos possibilita ter acesso a qualquer conteúdo que […]

18 thoughts on “Síndrome da Superlotação de Conteúdo”

  1. me sinto exatamente assim, tamanho a tanta coisa que tem fico na incerteza do que ver e acabo não vendo nada, lembro antes que eu gravava programas da tv na fita e assistia milhões de vezes, hoje em dia ta tudo ai e se torna desinteressante ver um conteudo hoje, que amanha estara ali, que mes que vem estara ali e que provavelmente sempre estara ali.

  2. Eu concordo contigo, hoje temos acesso a quase tudo, mas não acessamos nada. Isso me lembra um jogo para Nintendo DS que causa o mesmo efeito no jogador, Scribblenauts e Super Scribblenauts, onde o jogador pode criar todo e qualquer objeto que quiser para resolver puzzles de maneira criativa, a liberdade é imensa, mas essa é a maior dificuldade do jogo, é semelhante ao que acontece na internet com os usuários, tanta coisa para ser vista e nficamos dando voltas e acabamos não vendo nada.

    Muito legal o post, poucos param para pensar nisso.

  3. haha, texto sensacional… realmente hoje as opções são inúmeras que não sabemos o que fazer…

    Hoje tenho vários livros numa lista pra ler aqui, nunca sei qual o próximo que vou ler… afora a enorme quantidade de animes e mangás pra ver…

  4. Falô e disse. cabei de twittar isso com a Beta do blog Elfen Lied Brasil. E aguardo o momento em que alguém vai criar a melhor forma para a gente estabelecer a prioridade nos conteúdos da web.

  5. Concordo plenamente!
    Me sinto da mesma forma
    Ainda esses dias estava comentando isso com meus amigos

  6. Isso acontece até com mangas, por que hoje temos uma variedade de títulos, que quando vamos escolher temos dificuldades e acho que isso acaba acontecendo com todos.
    Diferente de antes que o único meio de assistirmos era anime que passava na tv ,hoje acabamos tendo uma variação gigante e assim tem o mesmo que acontece com os filmes

  7. Incrível como isso nos afeta…. por diversas vezes tive estes mesmos devaneios…

    É tanta infromação, que tu acaba te perdendo…

    Tenho criado métodos para não me perder, bem pragmáticos mesmo… Como listas de “coisas para ver”, “coisas para ler” e estipulo tempos limite para assim não ficar me perdendo na procastinação!

  8. Cara, sinto a mesma sensação. São filmes, séries, jogos, animes, mangás, notícias, textos aprofundados…Tantas coisas que me deixam sempre no “stand by”. Aquela situação de estar pronto, mas só fica na expectativa, na teoria, e não avança para a execução, para a prática.
    De certa forma eu inventei uma maneira de “autocobrança”, primeiramente em relação aos animes. Tenho um caderno, que anoto todo dia, todos os animes a que assisto. E para me incentivar, estabeleci que sou obrigado a assistir a um episódio de anime por dia. Se não assisto, sou obrigado a ver dois episódios no dia seguinte.
    Eu sei, isso é um pouco estranho, bizarro até, mas funcionou comigo. Após três anos já assisti a inúmeras séries de anime e “acumulei” 1394(mil trezentos e noventa e quatro) episódios assistidos. Esses episódios acumulados são aqueles a que assisto além do obrigatório episódio diário.
    Por exemplo: Assisti a pouco tempo cinco episódios de Kaiji 2 no mesmo dia. Significa que vi o obrigatório e acumulei quatro episódios. Quer dizer que vi muito mais de 1394 episódios durante três anos.
    Não sei se vocês fariam algo parecido, mas é que quando os episódios começaram a acumular bastante, me senti com uma vontade cada vez maior de acumulá-los ainda mais. Não sei se é doentio(talvez…^^) mas fiquei mais de um ano vendo episódios todo dia sem falta. Fiquei até ansioso por esse “recorde” pessoal, mas terminá-lo foi um certo alívio. Haja pressão diária!
    Bom, estendi esse método a filmes, livros, séries e mangás. Com mangás eu conto como um capítulo por dia e com livros conto como uma página por dia. Estou mais indolente em relação aos livros (dá uma preguiça!!), mas os animes eu acompanho religiosamente! Em vez de ter um período para rezar, eu tiro meia hora para assistir a um episódio (hehhehehe….)
    Bem é isso!
    Se você chegou até aqui desculpe pelo tempo perdido. Você poderia tê-lo gastado lendo uma página de um livro. Mas não posso acusá-lo, pois procrastinar é uma bênção!
    Inté!

  9. Heheh, estou em situação parecida, não conseguia decidir qual filme assistir então baixei +ou – uns 200 que pareciam ser bons, agora eu escolho na sorte XD Hum… já faz aproximadamente um ano e meio que eu não baixo animes (com exceção dos animes em andamento que acompanho) porque simplesmente tinha muito anime disponível na internet, sério, descobrir trackers de animes foi um grande erro, consegui em 6 meses lotar meu HD de 1.5Tb praticamente SÓ de animes, agora tenho muito o que assistir e acabo não conseguindo ver nada dos novos animes…

  10. Então não sou o único? Aqui é a mesma coisa. As vezes vou tomar um banho e fico imaginando qual anime ou seriado irei maratonar durante a madrugada, ao pensar ter decidido, saio do banho e acabo entrando na internet e, como é de praxe, corro aos fórums e sites de noticias, esqueço do meu objetivo e deixo o Nico Nico e o Youtube carregando vídeos, o porn baixando, e escutando música… Olho para o relógio: “ainda são 01:30, lá para as duas começo assistir…”, e acabo nessa até o dia amanhecer. É uma merda mesmo… com os livros tá no mesmo.
    Estou pensando seriamente em cancelar a internet por um mês para “curtir” a infinidade de coisas que estão lotando meus HDs e que ainda nem toquei, e é MUITA coisa.

  11. Me junto ao coro para dizer que também partilho dos sintomas. Não só temos que ser seletivos hoje em dia como também temos que tomar cuidado com o material ruim ou que não agrada o nosso gosto.

    Eu (e muitos outros, acredito) que cresci vendo animes na TV aberta, manchete, SBT e muito depois Band e Globo, nunca tive muito poder de escolha até a Internet vir abrir o mundo de opções.

  12. Eu tenho no meu HD portátil umas 15 séries de anime completas mais uns 10 filmes que vão de Clássicos de cinema a trash/cult. E não assisti nem 80% disso tudo. E nem tenho vontade de priorizar isso. O que é muito engraçado, já que, na hora de procurar esses títulos pra download a gente se esforça um bocado. E quando já tem tudo baixado, faltando só assitir, a gente se desinteressa. Eu vou começar a assistir um filme, pauso e vou pro Twitter pq recebi uma mention. Daí a minutos já esqueci do filme.

    Seu texto resume muito bem a situação: nós não conseguimos mais nos focar em uma coisa só. E, mesmo percebendo, não é mais possível mudar esse hábito sem que a gente se afaste de sua fonte: o incrível PC com acesso a internet, que nos dá tudo o que quisermos. E em troca só pede nossa liberdade. kkk

  13. Fugindo do assunto do tópico, vocês viram Bakuman essa semana? Um novo “velho” personagem tentando apagar o passado de mangás ruins, estreando uma série nova e interessante, parece o passado que vocês contaram no podcast sobre como Death Note não é a primeira série da dupla que já conta com alguns fracassos.

  14. é incrivel como percebemos isso mas não nos tocamos, não na hora, é muito dificil manter um ritmo diario, pelo menos pra mim, hj eu tenho que escolher a dedo qual anime devo assistir por isso levo a sinopse meio que a sério. Trabalho mais estudo, mais pc é uma combinação matadora u.u e tem gente que consegue fazer mais coisa que eu em um dia, como lidar u.ú

  15. Me sentia assim até algum tempo atrás, pensava ser uma espécie de superlotação porém percebi que (pelo menos no meu caso) não é a superlotação em si, mas sim a “falta de impacto”. Perco horas e horas com besteiras procurando coisas que me prendam a atenção em uma leitura rápida de no máximo 5 minutos e assim sedendo como um zumbi, saio a procura de outras fontes de “alimento” em um ciclo eterno ou pelo menos até a hora de ir fazer outra coisa.

  16. Acho que isso se junta à Síndrome da Pressa que falaram outro dia no noticiário. Todo mundo tem mil coisas pra fazer, mil compromissos; todo mundo diz que não tem tempo, que não descansa, que vive ocupado 48 horas por dia (?) – mesmo que não esteja.
    .
    Parece que hoje em dia ou você é totalmente ocupado ou é um vagabundo, não existe mais meio termo. E isso se aplica à todo tipo de informação também: ou você fica antenado em absolutamente TUDO – internet, tv, cinema, música, livros – ou você é um alienado.
    .
    Então as pessoas acabam se sentindo obrigadas a ler tudo, ouvir tudo, saber de tudo, opinar sobre tudo (já que atualmente tá bem mais fácil emitir opinião sobre qualquer coisa – e dizer besteiras também >.>) e no final das contas ninguém se foca em nada, presta atenção em nada, sabe de nada. É informação demais, em qualquer lugar e qualquer hora.
    .
    Acho que tá na hora de todo mundo voltar a definir prioridades, antes que alguém enlouqueça (oficialmente, porque oficiosamente acho que já tem vários assim ‘^^)

  17. Eu vi no dia em que você postou, mas não comentei e só voltei agora.
    É o seguinte, acho que isso é puramente psicológico. Não há falta de foco.
    Se você assiste a sua “coleção” sem foco, isso não é culpa do tamanho dela, é você que nunca teve um foco.
    Tanto faz que não tivesse a coleção, assistiria coisas aleatórias ao acaso.

    O único inconveniente real é ter espaço em disco, e em casa, para armazenar.
    Vocês devem passar por esse problema, todo dia lutando para achar espaço no PC para baixar algo mais e então comprar DVD e gravar.
    Mas não é que tem coisas de mais para assistir, e ler. Para começar, já temos pouco tempo para assistir e ler, gastar em entretenimento. Por isso justamente que fazemos coleção e guardamos tudo.
    Pra começar, o que nos interessa baixamos e compramos sem pensar. QUEREMOS aquilo, e consumiremos quando tivermos tempo. Mas sempre tem o desenho de um dia consumir o que é segunda prioridade, e pegamos também. Mas isso é porque se não guardarmos, esqueceremos e não encontraremos mais no futuro.

    Essa é a questão pra mim aqui.
    Não lembrar de algo e não encontrar quando quisermos assistir ou ler.
    Por mais que com a internet o acesso é fácil, o prazo de validade dos links acaba.
    Até termos um futuro em que tudo que quisermos estará disponível o tempo todo em todas as línguas, essa é a solução.

  18. Desculpe não comentar longamente, é meu jeitinho =)

    Mas, Did, concordo demais ctg, maravilhosa postagem cara! Manter o foco diante dessa “síndrome” é um desafio diário, ainda mais quando temos projetos que nos exigem atenção e concentração.

    Mais uma vez, parabéns.

Deixe um comentário!