Bakuman – Comparação de Capas (BR/USA/JAP)

Bakuman já é da JBC. A própria editora confirmou durante o Festival do Japão. Porém, pouco se sabia sobre a versão nacional. Hoje ela entrou em pré-venda no site da Comix com preço promocional limitado de R$8,50 (o preço de capa continua a R$10,90). A data para o lançamento está como 01 de Agosto! Ou seja, semana que vem o mangá deve começar a chegar as bancas de São Paulo, Rio de Janeiro e, progressivamente, no resto do Brasil.

Um dos grandes medos dos fãs de Bakuman era o tratamento que a JBC iria dar às capas. Elas são, sem dúvida, um dos maiores atrativos dos volumes do mangá trazendo artes originais muito bem feitas pelo habilidoso Takeshi Obata (responsável pela arte do mangá).

Porém, nada temam, fãs. A JBC fez um bom trabalho com a capa do mangá, que você pode conferir na comparação abaixo (clique para aumentar):

Como vocês podem ver, todas as capas se parecem bastante. Claramente a matriz da edição brasileira foi a japonesa (já que na americana o logo recebeu um tratamento em gradiente, que não aparecem nas outras). O tradicional “dos mesmos criadores de…”, que assombrou os leitores da edição nacional de Buso Renkin, agora recebeu um tratamento bem mais discreto e combinou com o todo.

Vocês devem ter reparado que a edição brasileira está um pouco mais “clara” que as outras. Não podemos dizer que isso é uma falha ainda pois essas imagens foram escaneadas por pessoas diferentes, em aparelhos diferentes. Sendo assim, só com o produto final em mãos poderemos comentar (farei isso através do twitter quando tiver a minha).

A minha única crítica à edição brasileira, por enquanto, é a presença dos “Ls” em preto nas bordas da arte. Nas edições americana e japonesa, eles tem uma função (que é abrigar o nome dos autores). Porém, na edição brasileira eles estão sem nada dentro. Me incomodou um pouco isso. Que fizessem que nem a edição americana que só manteve os “Ls” de baixo.

Mas esse pequeno “problema” (se é que eu posso chamar de problema) não é motivo para deixarmos de comprar. Muito pelo contrário. Do que poderia vir, a JBC até que fez um bom trabalho. Ou seja, não há contra indicações quanto à aparência externa, podem comprar a edição brasileira sem problemas. Estou realmente torcendo para a JBC fazer um bom trabalho nesse que, hoje, é um dos mangás que mais gosto de ler.

E para quem ainda não conhece Bakuman, recomendo que dê uma olhada na categoria “Bakuman” aqui do Anikenkai.

Sobre Diogo Prado

Tradutor, professor, host do Anikencast, apaixonado por quadrinhos, apreciador de jogos eletrônicos e precoce entendedor de animação japonesa.

Você pode me achar no twitter em @didcart.

Bakuman já é da JBC. A própria editora confirmou durante […]

9 thoughts on “Bakuman – Comparação de Capas (BR/USA/JAP)”

  1. Se já viu problema naqueles “Ls”, imagino seu surto quando ver a infinidade de tarjas na parte de trás.

  2. Espero qe não coloquem tarjas pretas enormes atra igual Fullmetal ou fairy tail….mas pelo que vi do comentario do panino a coisa ta triste nesse aspecto…mas so de pensar em ter meu manga do BAKUMAN em mão já é o bastante pra alegrar meu dia

  3. Um toque: não são “Ls”. Na verdade refletem justamente a margem de corte quando vai para a gráfica (algo que nenhum leitor vê porque é decapitado no processo de refilamento de uma revista após ser impressa e montada).

    1. @Alexandre

      Eu sei o que são, Lancaster. Os “Ls” foi pra facilitar a compreensão pelos leitores leigos. A questão é que na capa japonesa eles “somem” frente ao uso deles. Na capa brasileira eles estão muito em destaque. Mas como eu disse, não sei nem se posso chamar isso de “problema”.

  4. As margens ou L’s não me incomodaram. Espero q a tradução e todo o resto seja bom porque Bakuman é muito legal.

  5. Se os “Ls” são algo que representam uma característica da realidade editorial não vejo problema nenhum em deixar evidente. Afinal, tem gente que gostou mais do logo americano pois “passa melhor a ideia de estar fazendo um esboço e finalizando a arte”. Isso parece mais a velha questão do “os gringos sempre fazem algo melhor que os brasileiros” (mesmo quando “erram” fica melhor do que o original…)

  6. Sou de brasilia…o manga chegando em SP e RJ nessa segunda tem uma noção de quando deve chegar no resto do Brasil ?

Deixe um comentário!